[Resenha] O Fim

O Fim 
Título Original: The End (A Series of Unfortunate Events #11)
Autor(a): Lemony Snicket   
Editora: Seguinte                 Páginas: 312
Lançamento: 2006               ISBN: 9788535909463
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Finalmente, o tão esperado 13º volume que encerra a longa narrativa da terrível saga dos órfãos Sunny, Klaus e Violet. Mesmo que a vida dos três oferecesse mistério e martírio suficientes para preencher milhares de páginas, Lemony Snicket garante ter chegado à reta final da solene tarefa que lhe ocupou tantos anos de vida.Mas, como sempre, vale o alerta: aqueles que encontram prazer e alegria em outras coisas, que passem ao largo deste livro - pois é bem possível que O fim acabe com a vida do leitor mais suscetível. Mesmo quem enfrentou corajosamente os doze volumes anteriores não irá suportar tanta desgraça, como uma tempestade bravia, uma bebida suspeita, um bando de ovelhas selvagens, uma gaiola de passarinho gigante e ornamentada, e um segredo de fato assustador sobre os pais dos Baudelaire.Para completar, diferentemente dos outros livros da série, neste último o grande vilão, conde Olaf, está presente desde o início da narrativa. Ele e os Baudelaire começam juntos: estão todos no barco que os salvou no final de O penúltimo perigo. Atracam em uma ilha, que, perdida no meio do oceano, é povoada por náufragos e comandada por Ishmael, um homem barbudo que tem os pés feridos sempre cobertos de barro. Tudo muito suspeito...Será que todo o mistério finalmente será revelado? Afinal, quem são os pais dos órfãos Baudelaire, o que é C.S.C., e o que acontecerá com todos os personagens da série? Bem, talvez O fim não seja para qualquer um. Por isso é de fato muito recomendável que se faça um check-up cardíaco antes de ler o livro.
O Fim é o fim. Sim! Após doze livros de uma dezena de infortúnios, chega ao final a saga do Baudelaire.

Sunny, Klaus e Violet desde que ficaram órfãos viveram para fugir do Conde Olaf, que armou muitos e muitos planos pérfidos para roubar a fortuna dos três.

No começo ele os perseguiu e eliminou todos os tutores que se habilitaram para cuidar dos irmãos, mas em determinado momento as crianças desistiram de depositar sua fé nos adultos e passaram a seguir sozinhas. Assim, tomada esta decisão, deixaram de ser seguidos e começaram a seguir o Conde e seus comparsas com o objetivo de descobrir os segredos do vilão e da sociedade secreta da qual seus pais faziam parte.

Sunny, Klaus e Violet precisavam destas respostas para saber o motivo do assassinato dos pais, reencontrar os amigos que fizeram durante esta jornada e quem sabe o pai ou a mãe ainda poderiam estar vivos. Será?

No volume anterior, um dos melhores na minha opinião, Sunny, Klaus e Violet ficaram muito próximos de Olaf. Quando falo próximos, não digo apenas em questão de espaço, mas também de atos. Eu não poderia imaginar que os irmãos tomariam certas decisões e acabariam no mesmo barco que o vilão. 

Os quatro, após conseguirem deixar para trás um grande incêndio, chegam numa ilha que parece deserta, para logo descobrirem que ali vive um grupo excêntrico e liderado por um homem manipulador.

Lá, tentam se adaptar a um modo de vida rústico e confrontam a cada minuto os motivos que os levaram a deixar de ser tão puros. Mais do que nunca o autor evidencia a perda de inocência dos Baudelaire, a forma cruel como o mundo lhe deu as costas e a questão de até onde se deve ir pela sobrevivência. O livro é o mais maduro da série, mais sério e questionador.

Admito que eu nunca imaginei que a etapa final dos personagens fosse ser numa ilha esquecida pelo mundo e nem que em um lugar tão ermo eles finalmente fossem encontrar respostas, embora algumas situações eu ache que não foram resolvidas. 

De fato este livro foi uma surpresa, tudo mudou e a cada página virada eu me via frente a frente com mudanças drásticas nos personagens. Olaf foi o mais afetado, nem parecia o homem determinado a roubar e matar que conhecemos. Neste final senti uma apatia no vilão e fiquei desconcertada com suas atitudes e o desfecho reservado para ele.

Os irmãos amadureceram em cem por cento e acredito que encontraram a paz, ainda que eu tenha desejado que tivesse sido ao lado dos antigos aliados. Sunny, Klaus e Violet tiveram um desfecho para sua saga, mas não um desfecho total. Vou ser sincera, mais um volume seria bem vindo, pois acredito que o autor tinha espaço para desenvolver algo mais e fechar de vez o ciclo Baudelaire. O fim foi legal, mas acredito que poderia ter sido mais elaborado.

Eu havia dado uma pausa na adaptação e agora a retomei.  No geral foi bem fiel aos livros, mas com mudanças sutis e muito bem vindas. Alguns personagens que nos livros ficaram em segundo plano, ganharam novos contornos no seriado e deixaram a história mais rica. Os irmãos me conquistaram de forma inversa. Na obra escrita Violet é minha preferida e no seriado acho que sua perspicácia e iniciativa ficaram em Klaus e Sunny, que dão um show todo o tempo.

Olaf sempre vai ser meu personagem preferido e no seriado seus comparsas ainda que perversos, são mais voltados para a comédia e criam cenas divertidíssimas. O seriado é muito engraçado, amei a adaptação. É mais explicativo, completa a leitura e percebo que o autor deixou para ele algumas respostas. Leiam e assistam. 

Resenhas
2leep.com

11 comentários:

  1. Oi Cida,

    Teve uma época que queria muito ler essa série de livros, mas infelizmente passou.
    Mas quero muito ver a série, pois vi o filme anos atrás e adorei.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, a série é muito longa né? Mas eu ainda quero ter o box e voltar a conferir a adaptação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oii Cida, eu gosto de ler série longas, mas no máximo 13 livros. Ainda não tive contato com os livros|seriado, mas como você disse que o seriado é engraçado, eu já quero ver. Bobo foi o autor que não estendeu mais a história, rsrs.

    PS, desconsidere o último comentários, sorry.

    Depois da Leitura
    Loja Depois da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, ainda não conhecia esse livro, mas por você ter gostado, acho que irei gostar também. Dica anotadíssima!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Ahhh eu adorei a sua resenha, adoro a saga <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Cida.
    Eu achei que faltou bastante respostas nesse ultimo volume e não gostei do final, mesmo ele tendo sido coerente com o que havia sido apresentado até então. Mas por isso acabei gostando mais da série porque o final foi mais explicativo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida!
    Que bom que terminou bem a série terminou bem.. só de encarar esse bando de livro você merece uma medalha haahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    Que legal que a série de livros e a da Netflix se conectam bem e ainda com momentos divertidos. Acredito que eu vá só assistir mesmo.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Oiii Cida

    Eu acabo acompanhando essa série pelas resenhas que leio, parece ser tão legal! Mas sou sincera em dizer que dá preguiça pensar em tantos livros....hehe, quem sabe um dia eu me aventure em ler pelo menos os primeiros

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. 12 livros? Amei!!!
    Não conhecia essa série, gostei demais da sua resenha e um dia quem sabe vou tentar ler rs
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cida

    Meu sobrinho que leu os livros e resenhou lá pro ME. Ele gostou bastante e agora falta assistir a última temporada da série. Já cogitei fazer a leitura, imagino que eu leria bem rápido, mas desisti pq é muito livro pra pouco tempo. Hahaha


    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!