[Resenha] O Espetáculo Carnívoro

O Espetáculo Carnívoro
Título Original: The Carnivorous Carnival (A Series of Unfortunate Events #9)
Autor(a): Lemony Snicket   
Editora: Seguinte                 Páginas: 240
Lançamento: 2004               ISBN: 9788535905243
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
No princípio de mais um episódio funesto de suas penosas existências, Violet, Klaus e Sunny Baudelaire se encontram no porta-malas de um carro preto. Qualquer pessoa que não seja um pacote ou uma mala preferiria viajar confortavelmente instalado no banco do passageiro, mas os órfãos Baudelaire não têm escolha. Quando refugiaram-se no bagageiro desse carro sinistro, eles escapavam de uma situação ainda pior.As três crianças encontram-se na "barriga da fera", o que vale dizer que estão numa enrascada. Ao volante do automóvel está o ganancioso Conde Olaf, um vilão traiçoeiro que, desde que os Baudelaire perderam os pais num incêndio, vem perseguindo os três com o objetivo de se apossar da fortuna herdada por eles. Até aqui, felizmente, ele foi mal-sucedido.Além de se safar dessa armadilha, em O espetáculo carnívoro Violet, Klaus e Sunny Baudelaire terão de escapar do Parque Caligari e enfrentar uma multidão indócil. Tudo isso para tentar localizar o dossiê Snicket e decifrar a sigla C.S.C., que pode confirmar se um dos pais das crianças realmente sobreviveu ao terrível incêndio.Pseudônimo do escritor Daniel Handler, Lemony Snicket se tornou um fenômeno editorial em todo o mundo. Snicket homenageia Edgar Allan Poe e Charles Baudelaire, pais da literatura de mistério e da poesia simbolista, subvertendo os padrões bem comportados da literatura infanto-juvenil para compor uma saga engraçada e arrepiante.
O Espetáculo Carnívoro é o nono volume da série Desventuras em Série, de Lemony Snicket, que conta a terrível saga dos irmãos Baudelaire após a perda dos pais.

Após as reviravoltas do último volume, Violet, Klaus e Sunny têm uma nova chama de esperança acesa em seus corações. Ao que tudo indica um de seus pais pode estar vivo. É uma boa noticia após uma chuva de infortúnios e para descobrir a resposta desta pergunta e de todas as outras que vem juntando, assim como derrotar o famigerado Conde Olaf, as crianças vão fazer uso literal do seguinte lema: se não pode vencê-los, junte-se a eles.

Sim! Neste volume a trama nos apresenta os protagonistas agindo com mais esperteza e mostrando que aprenderam com as quedas, na verdade aprenderam alguns truques com o vilão. Violet, Klaus e Sunny param de fugir e se escondem no meio da trupe de Olaf. Eles usam a arte de disfarces empregada pelo vilão desde o começo desta jornada e o enganam. Maravilhosa esta reviravolta.

O cenário desta parte da aventura é um parque de diversões. Lá os irmãos descobrem que a fonte de informações de Olaf é uma vidente e infiltrados conseguem eles mesmos usar esta mulher para desvendar alguns segredos. Uma das maiores perguntas para ser respondida é o que significa a sigla C.S.C e, embora eles não tenham se dado conta, a resposta fica clara para nós leitores.

Gostei de ver os Baudelaire agindo com audácia. É melhor jogar o jogo do vilão do que passar a vida toda como vítima. Isso deu novo fôlego para a série, que por ter muitos volumes pode algumas vezes ter partes repetitivas.  O autor não deixa de colocar os protagonistas em meio a desventuras, mas desta vez não foi tão cruel e inovou.

O final foi ainda mais empolgante, embora terrível. Desta vez Olaf não saiu de cena com uma grande fuga e sim com uma grande sacada e, pela primeira vez, Violet e Klaus vão ter que se virar sem Sunny. Como assim? Leiam para descobrir. Em breve tem mais!


Resenhas
2leep.com

8 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Eu não tenho muita curiosidade pela série justamente pelo fator repetitivo, que já li em outras resenhas. Mas fico super curiosa pra saber se, no final, Olaf paga pelos crimes.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    Gostei muito da premissa do livro por ele falar sobre o Simbolismo e outras questões que me chamaram atenção.

    Que bom que final valeu a pena!

    Até mais ❤

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha, embora essa não seja meu estilo de história favorito sua resenha me animou muito para conhecê-la!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cida

    Quem leu a série foi meu sobrinho e ele já terminou todos.
    Realmente é melhor jogar o jogo do vilão, sempre temos que ser mais espertos!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cida.
    Ainda bem que nesse livro eles foram um pouco mais espertos porque em todos os anteriores o Olaf engana eles e todos mundo tão fácil hehe. Eu cansei de passar raiva com essa série porque achei as histórias todas parecidas. E acabei achando a adaptação da Netflix melhor que os livros.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,

    Essa série estava na minha lista de leitura até o ano passado, mas parei para refletir e vi que não ia ler e só estava empurrando para frente.
    Quero ver a série, mas acho que não leria os livros mais infelizmente.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida!
    Menina, eu jurava que tu já havia terminado de ler essa série.
    Finalmente esses meninos vão dar uma lição no Olaf. O autor inovar e não ser cruel deve ser bom né?
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!