[Resenha] O Clube do Livro Mortal

O Clube do Livro Mortal
Título Original: The Deadly Book Club
Autor(a): Lyn Liao Butler
Editora: Faro                                   Páginas: 256
Lançamento: 2025                          Crime, Thriller
Tradução: Carlos Szlak
 ||Compre|| ||Skoob||  ||Goodreads|

 

 

UM CRIME BRUTAL DIANTE DE UM ENCONTRO VIRTUAL LITERÁRIO. Cinco renomadas influenciadoras formam um clube do livro online que provoca ciúmes no mundo literário. Todos os meses, elas se reúnem em uma videochamada para degustar coquetéis, trocar impressões, falar sobre lançamentos, e principalmente, debater o livro escolhido do mês. Até que, em uma dessas reuniões, a chamada virtual congela para todas ao mesmo tempo, mas o áudio permanece ativo. As mulheres entram em pânico, sem entender o que está acontecendo. Então, um grito dilacerante ecoa — e fica claro que uma delas está sendo brutalmente atacada. O momento parece uma eternidade até a conexão cair por completo. E então começam as mensagens e ligações frenéticas enquanto tentam desvendar quem foi a vítima e qual o motivo. Conforme a investigação progride, tanto os segredos que cada uma luta para manter soterrados, quanto os ressentimentos escondidos e os problemas pessoais vêm à tona, revelando que nem tudo o que é postado nas redes é tão perfeito quanto aparenta. Agora, há quatro sobreviventes e todas desconfiam umas das outras, apontando o dedo para desviar a atenção de suas próprias falhas. Mas, se quiserem descobrir quem matou a amiga, precisam se unir e superar as mágoas do passado. Caso contrário, logo aparecerá uma próxima vítima.

As Bookers são um grupo de influenciadoras literárias que despertam inveja e fascínio nas redes sociais. Jess, Kate, Sidney, Helena e Leigh — cada uma com um gosto literário diferente — não apenas são bem-sucedidas em suas vidas, como também sabem promover livros e autores com maestria.

No entanto, durante a mais recente transmissão de seu clube do livro, a imagem na tela fica  escura e apenas o áudio permanece ativo. Nesse momento, gritos podem ser ouvidos, deixando claro que algo muito grave aconteceu com uma das Bookers.

Quem foi a vítima? E quem pode ser o assassino?

Este foi meu primeiro suspense do ano e posso dizer que foi uma ótima escolha. A história me prendeu do começo ao fim, com vários mistérios e reviravoltas, e mesmo tendo matado a charada, a leitura foi empolgante e conseguiu me surpreender em diversos momentos.

À primeira vista, as Bookers passam a imagem de mulheres bem resolvidas e muito amigas, mas, conforme avançamos na história, fica claro que entre elas havia muita inveja e ressentimento. Nas redes sociais, tudo parecia perfeito; na vida real, porém, elas se chantageavam e se ameaçavam o tempo todo. Um segredo confidenciado virava facilmente moeda de troca.

A autora conduz a narrativa oferecendo pequenas pistas sobre o que realmente aconteceu. Nem mesmo a identidade da vítima é revelada de imediato e, ao longo dessa jornada, ela vai construindo as personagens e mostrando suas múltiplas camadas. Aqui, todo mundo tem segredos, todos mentem e nada é exatamente o que parece ser.

Antes do crime, somos apresentados a diversos atritos entre elas, o que faz com que qualquer uma possa ser a assassina — assim como outros personagens que surgem ao longo da história e também se mostram bastante suspeitos.

A narrativa é dinâmica e os capítulos curtos nos fazem querer ler sempre só mais um, já que a cada página surge uma nova surpresa. Gostei bastante do foco em todas as Bookers, pois isso me permitiu ter uma visão mais ampla da trama.

Ver o mundo literário sob a ótica de relações nocivas, marcado por violência, foi uma experiência única e sombria. A escolha da autora de ambientar o suspense nesse cenário foi realmente marcante e, ao final, fica a pergunta: elas eram mesmo amigas?

Curti muito a leitura. Desvendar mistérios — e pessoas — foi incrível, e fiquei com muita vontade de ler outras obras da autora. Recomendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!