[Resenha] Serraria Baixo-Astral

Serraria Baixo-Astral
Título Original: The Miserable Mill (A Series of Unfortunate Events #4)
Autor(a): Lemony Snicket   
Editora: Seguinte                 Páginas: 176
Lançamento: 2002               ISBN: 9788535902105

 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||  
Na opinião de Lemony Snicket, "de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, Serraria baixo-astral talvez seja o mais triste até agora". Alto-Astral é o nome da serraria que serve de cenário para as novas calamidades que Klaus, Violet e Sunny serão obrigados a viver. Trata-se de uma "ironia do destino", pois ali, no meio daquelas árvores derrubadas, daquelas enormes toras de madeira, o que as três crianças vão encontrar é mais uma coleção de coisas horripilantes, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça. A vida dos Baudelaire é mesmo muito diferente da vida da maioria das pessoas, "a diferença principal estando no grau de infelicidade, horror e desespero"... Diante desse quadro, algum leitor desavisado pode desconfiar: "Como é que alguém vai se divertir com um livro desses, se as personagens não param de sofrer?!". A pergunta faz sentido, mas é justamente aí que descobrimos um dos melhores segredos de Lemony Snicket, pseudônimo do americano Daniel Handler. Ele leva o exagero às raias do absurdo, faz o realismo perder feio para o mais deslavado faz-de-conta e o resultado não poderia ser outro: um jogo literário incessantemente bem-humorado.
É hoje gente! Chegou o dia da estreia de Desventuras. \0/

Serraria Baixo -Astral é o quarto volume de Desventuras em Série, de Lemony Snicket. Este livro foi aquele que mais me empolgou até agora. Não que os outros três não sejam maravilhosos, mas como foram a base da adaptação cinematográfica, lê-los foi como fazer uma releitura para ter uma visão mais profunda dos fatos.

Empolgada demais, mergulhei em mais uma etapa da jornada infeliz dos órfãos Baudelaire. Eles perderam os pais e foram viver como um vilão. Conseguiram escapar e desde então cada parente que os acolhe não tem um destino muito bom, já que usando os mais abomináveis disfarces, o Conde Olaf sempre encontra os irmãos e elimina aqueles que querem protegê-los.

Agora, Klaus, Violet e Sunny vão viver com um homem de nome impronunciável e que fuma tanto ao ponto de seu rosto ficar oculto na fumaça do cigarro. O novo tutor coloca os três para trabalhar na serraria que é dono e os explora sem um pingo de culpa. Ironicamente o lugar é chamado de Serraria Alto-Astral. Os três até fazem amizade e algumas pessoas os tratam bem, mas no geral a situação é péssima e o medo do Conde surgir os deixa sempre tensos e em estado de alerta.

Eu sei que este é ainda o quarto volume e temos que ler até o de número treze para saber se a sorte vai sorrir para Klaus, Violet e Sunny, mas o clima em Serraria Baixo -Astral é tão pesado que dava para acreditar que o infeliz final da linha havia chegado.

Desde o começo o perigo ronda o irmãos e há aquela sensação de que Olaf está espionando e oculto nas sombras. Você sente na pele que ele está ali, mesmo não mostrando sua cara feia. O autor consegue nos fazer sentir o mesmo desespero dos protagonistas. Quanto mais ele segura a aparição do Conde, mais nossa expectativa pelo pior aumenta. Cada novo personagem que surge você pensa que é ele, mas não é. Aguenta coração.

E enquanto esperamos nosso vilão, vemos como Klaus, Violet e Sunny estão amadurecendo e ganhando independência. A união entre eles é bem forte ainda, mas as personalidades individuais e as ações estão mais acentuadas neste livro. Pela primeira vez ficaram mais tempo separados e tiveram que agir por conta própria e ocorreu uma inversão interessante de papéis. Klaus tendo que criar algo no lugar de Violet. Ela precisando ser a pesquisadora na ausência dele. E a pequena Sunny cuidando dos mais velhos.

Foi bem desesperador, pois atuar em posições que não estão acostumados torna a chance de falhar muito maior e eu pensava a todo momento que Olaf sairia vitorioso. O desfecho desta forma foi ainda melhor, mais surpreendente e o mais ousado.

E ainda há nosso narrador (rei do spoiler), que se revela mais um pouco. Sabe-se agora que ele teve o coração partido. Será que ele vai entrar efetivamente na história? Será que vai ajudar os Baudelaire?

Desventuras em Série fica melhor a cada livro, este projeto de leitura coletiva está sendo maravilhoso. E sabem o que é bem legal? Sempre há um tema polêmico inserido nas entrelinhas, desta vez foi a exploração do trabalho infantil.



Quem aí está lendo também? Vem gente! Confira a postagem inicial do projeto e lista de canais/sites participantes aqui e mais no Instagram moonlightbooks.



2leep.com

7 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem?
    Eu nunca li os livros, mas já assisti a adaptação e gostei muito. Não pretendo começar a série agora, mas os livros estão aqui na minha lista de desejados.
    Ótima resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. conheço apenas o que ja vi da adaptação para o cinema, mas gostaria de ler na integra as desventuras
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não, ainda não li, mas a cada resenha fico com mais vontade de ler! E olha, escrevi um comentário enorme e ele não foi, sumiu, cliquei em algo errado... Que raiva! Mas dizia que suas resenhas mostram que você está gostando da leitura e isso me instiga a ler, pena que o box está um pouco salgado, vou esperar uma grande promoção ou quem sabe a black... tá longe... mas... kkkk

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida! Estou acompanhando sua empolgação e ficando cada vez mais curiosa! Achei interessante o narrador rei do spoiler e espero poder conferir a série logo tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Que legal que a série fica cada vez melhor! Eu também quero ver a série da Netflix, mas vou ver se termino umas que estou assistindo primeiro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Parece bem legal! São esses livros que vão virar série na Netflix?
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Esse ano eu comprarei o box. Aguarde!!!

    Bjksssssss

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!