[#ReadChristie2025] Morte no Nilo

Morte no Nilo
Título Original: Death on the Nile
Autor(a): Agatha Christie 
Editora: Harper Collins           Páginas: 320
Lançamento: 2020                 Crime, mistério
Tradução: Érico Assis   
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 
Medium_2545

 

Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais... Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.

E chegamos ao final do #ReadChristie2025 com o tema Personagens e Carreiras. Para encerrar o desafio, eu não poderia ter escolhido outra história senão uma protagonizada pelo meu personagem favorito de Agatha Christie: o brilhante detetive Hercule Poirot. 💙

Morte no Nilo é mais um dos livros da autora que se passa durante uma viagem — dessa vez pelo Egito — onde não vão faltar mortes e mistérios para entreter o leitor, além de uma ambientação  incrível.

A história começa apresentando diversos personagens: alguns com ligações entre si, outros nem tanto — ao menos à primeira vista —, mas todos com algo em comum: planos de viajar para o Egito. No centro desse grupo está a jovem, bela e riquíssima Linnet Doyle, que, após roubar e se casar com o noivo da melhor amiga, Jacqueline de Bellefort, decide passar a lua de mel no Egito. Uma viagem que, para ela, será apenas de ida, afinal, Linnet será assassinada.

O crime não acontece logo de início; a autora constrói a expectativa aos poucos. Antes disso, vamos acompanhando os personagens na preparação e durante a viagem, percebendo que todos mentem, escondem segredos e que, no fundo, por mais que achem Linnet fascinante, nenhum deles gosta dela de verdade.

E quando o crime acontece — um momento bastante emocionante — fica claro que todos ali, exceto Poirot e seu companheiro de investigação, o coronel Race, tinham motivos para matá-la.

Este é um dos meus favoritos da autora, com aquela receita perfeita de “quem matou?” e Poirot conduzindo um verdadeiro espetáculo investigativo, que culmina em um final teatral, empolgante e no qual cada peça se encaixa com perfeição.

Eu adorei o clima da obra e o desempenho de Poirot que, diferente dos últimos livros que li, não está cheio de graça, mas totalmente sério e preocupado, tentando evitar que alguém ceda ao mal. Essa tensão que o envolve acaba nos contagiando, tornando a leitura ainda mais marcante.

Amei! Amei! Recomendo tanto para os fãs quanto para quem quer conhecer Agatha Christie. Um dos melhores mistérios da Rainha do Crime.

Obrigada pela companhia ao longo do desafio. Foi uma delícia compartilhar essa jornada com vocês. Nos vemos no #ReadChristie2026!


Setembro - Religiosos - O Cavalo Amarelo

Outubro - Advogados - Cipreste Triste

Novembro - Espiões - Os Quatro Grandes

Dezembro - Militares - Morte do Nilo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!