[Resenha] O Cemitério

O Cemitério
Título Original: Pet Sematary
Autor(a): Stephen King 
Editora: Suma                      Páginas: 424 
Lançamento: 2013               ISBN: 9788581050393
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um "simitério" no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.

Esta semana estreia nas telonas Cemitério Maldito, a nova adaptação deste clássico de Stephen King, O Cemitério.

Eu não vi a adaptação anterior e até então não tinha lido a obra, então resolvi conferir a história deste que é considerado um dos livros mais assustadores do autor  antes da estreia nos cinemas.

Louis Creed é um médico que se muda com a família para um pequena cidade do Maine por conta de um novo emprego. É um lugar bem no meio de nada, as casas ficam na beira de uma  estrada onde passam muitos caminhões de carga e na parte de trás do terreno há uma floresta fechada que abriga um antigo cemitério de animais.

Louis tem dois filhos pequenos e uma esposa que não lida muito bem com assuntos de morte. Quando o vizinho da frente, um velhinho simpático e prestativo, resolve lhes mostrar o cemitério, a esposa reage de maneira negativa e o casal briga. Ela sente que ali habita algo ruim, ou melhor, que algo ruim está enterrado naquele cemitério e não demora para que o jovem doutor venha a descobrir e que sua vida nunca mais seja a mesma.

A obra tem toda aquela atmosfera tensa e cheia de suspense eletrizante que King cria tão bem. Você vira a página pronto para levar aquele susto, ainda mais quando sempre ouviu que a história é aterrorizante. Talvez tenha sido por esperar tanto ser assustada, que quando de fato certos aspectos bizarros da trama se revelaram, eu não senti medo nenhum.

O Cemitério é, sim, um livro com uma das histórias mais cheia de aspectos sombrios que li de King, mas não de dar medo. O que senti foi uma imensa tristeza pelo destino que os personagens tiveram e uma angustia grande pelas desgraças que os cercaram desde o momento que a família de Lou foi viver naquela cidadezinha. O local era amaldiçoado e se aproveitava do desespero das pessoas para lhes sugar a sanidade e a vida. Você sente pena de ver o que vai acontecer com aquela família tão adorável.

É um livro bizarro e talvez os mais sensíveis sintam certo terror, mas eu leio muitos livros pesados e já me acostumei com as extravagancias criativas de King, assim me senti curiosa e não assustada. 

A trama é envolvente, apreciei toda a atmosfera densa , sombria e me afeiçoei aos personagens. Li desejando que o final fosse promissor para cada um deles e o autor me surpreendeu bastante como o desfecho. É um desfecho para os fortes.

Eu vi o trailer do filme logo após concluir a leitura e notei mudanças significativas. Não vou negar, o trailer, sim, me deixou apavorada. A adaptação parece que vai ser direcionada totalmente para o lado do terror e eu estou reunindo coragem para conferir.

Em suma, O Cemitério é mais um excelente livro de King, que impressiona e deixa uma marca no leitor. Vocês já leram ou pretendem ler? Vão conferir a adaptação? 






2leep.com

13 comentários:

  1. Oi Cida,

    Eu quero muito ler os livros do King, mas esse é um que não me chama tanta atenção.
    Não sabia da adaptação, mas para os fãs do gênero deve ser maravilhoso ver o livro nas telas.
    Espero que não seja tão diferente do livro.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, tudo bem?
    Esse livro vai ganhar adaptação em breve, né? Pretendo assistir.
    Mas confesso que ler King me causa um pouco de receio. Tentei um livro de contos dele e foi tenebroso, não passei do primeiro. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida,
    Acho que os livros do King não são para mim.
    Esse peso sobrenatural e beeem sombrio, não me agrada tanto.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?
    Terror não é o meu forte, por isso nunca li nada do autor. Mas confesso que fiquei curiosa para saber o motivo do lugar ser amaldiçoado.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, o filme tem mesmo algumas modificações, mas achei que ficaram boas, principalmente em relação as crianças. King é sensacional!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida! Tudo bom?
    Eita que bom saber que os elementos de terror não pesam tanto assim! Eu já li vários títulos do King, quem sabe já esteja "vacinada" pra me aventurar nesse. Tenho bastante curiosidade com a história e queria ter coragem de ver o novo filme também :v

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. ah eu lia mt king na adolescencia, inclusive li esse, agora quero mt ver como ficou a adaptação pro cinema

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida.
    Ainda não consegui me encontrar para ler mais obras do Stephen King, mas espero o fazer em breve. Goste bastante da resenha deste. Parece ser uma obra formidável por conta da sua peculiaridade. Fiquei curiosa com o desfecho.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  9. Sempre deixo os livros do King para depois e acabo nunca lendo, sou de evitar terror, até gosto de suspense, mas não terror
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Cida.
    Esse foi mais um dos livros do autor que entrou para minha lista dos livros que só prometem e não cumprem. Acredito que o filme vai dar medo, mas no livro só ficou na vontade. Sem falar que a gente espera o livro todo para a ação acontecer nas ultimas vinte páginas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cida!
    Menina, pois eu odiei esse livro. Não achei ele, nem de longe, o melhor e mais assustador do autor.
    Assisti o filme ontem e também outra decepção... não entendi bem porque fizeram as mudanças, mas não influenciou em nada pra mim.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, tudo bem?
    Passando pra agradecer a visita e desejar bom domingo. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cida!

    Eu nunca li o livro, mas sua adaptação foi um dos filmes que mais vi na infância/adolescência, haha. Por isso, estou muito empolgada para assistir ao novo filme, apesar de estar com medo das mudanças. Quanto ao livro, pretendo ler, mas fiquei decepcionada em saber que não assusta, nem nada.

    Beijocas.
    https://artesaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!