[Resenha] Inferno no Colégio Interno

Inferno no Colégio Interno
Título Original: The Austere Academy (A Series of Unfortunate Events #5)
Autor(a): Lemony Snicket   
Editora: Seguinte                 Páginas: 200
Lançamento: 2002               ISBN: 9788535902747

 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Nada de aventuras emocionantes com final feliz: Violet, Klaus e Sunny Baudelaire são legais e inteligentes, mas a vida deles está repleta de má sorte e infelicidade. Em Inferno no colégio interno, os três irmãos enfrentam caranguejos, provas hiper-rigorosas e os castigos de um internato. O colégio se transformou em mais um desastroso episódio de suas vidas horríveis. Desta vez, eles precisam escapar de fungos gotejantes e assistir a recitais de violinos, além de entender o complicado sistema métrico e suportar os exercícios de D.O.R. Violet, Klaus e Sunny têm o poder de atrair desgraças. Quem gosta de histórias alegres não deve nem abrir este livro, avisa o autor, pois as histórias dos Baudelaire são sempre uma desventura pior do que a outra.
Inferno no Colégio Interno é o quinto volume de Desventuras em Série e percebe-se claramente que a cada volume a situação dos órfãos Baudelaire fica pior. O descaso dos adultos aumenta e ninguém parece sentir pena das crianças.

Para o Sr. Poe -  responsável por encontrar um novo tutor para eles – Violet, Klaus e Sunny são uma incumbência, um trabalho chato com o qual precisa lidar. Antes ele era cuidadoso e agora passou a tratá-los como um pacote, largando – os assim em qualquer lugar e desta vez num colégio interno bizarro.

Isso mesmo! Após a morte de diversos tutores não está fácil encontrar alguém para assumir a responsabilidade pelas crianças e eles são levados para um colégio. Aí você pensa: Que legal! Vão poder ter a rotina de crianças normais! \o/ . Até parece, são os Baudelaire gente! E infelicidade é que os espera.

O colégio parece um cemitério e a hospitalidade é zero. O diretor é maluco e estabelece regras bem rígidas.  Ele coloca Violet, Klaus e Sunny em um barracão velho e os três mais uma vez precisam se unir para agüentar. E claro, esperar mais uma aparição do Conde Olaf, que com certeza já está por ali.

A história vinha seguindo uma fórmula padrão e eu estava querendo uma reviravolta. E a mudança de ares ajudou neste sentido, trazendo não apenas um ambiente novo para os irmãos, como também a interação com outras crianças. Se vocês observarem vão notar que eles sempre estão cercados por adultos.

Os novos amigos são uma dupla de irmão adoráveis e gentis. Eles também são órfãos e trigêmeos, mas algo aconteceu e agora são apenas dois deles. Logo se identificaram com os Baudelaire e a amizade deles me deixou alegre. Não que a situação fique promissora, mas sentimentos bons sempre agradam e enchem nosso coração. Além disso surgem indícios de um primeiro amor para Klaus e Violet, mostrando que estão amadurecendo e deixando a infância para trás.

Como todo mundo que os ajuda morre, eu li com o coração na mão desejando que desta vez o Conde não desse cabo da vida de mais alguém. Não vou entrar em detalhes sobre o que aconteceu, mas afirmo que foi sensacional e abriu muitas possibilidades para o rumo que a história vai tomar. Além disso  os novos personagens foram de suma importância na busca por pistas sobre o vilão e ficou ainda mais claro que ele tem um passado muito interessante. Olaf vem de longe matando e cometendo maldades, é bem mais sinistro do que Violet, Klaus e Sunny imaginam.

O narrador também se revela um pouco mais neste volume e mais do que nunca tive certeza de sua ligação direta com Olaf. Em algum momento Snicket também viveu uma tragédia orquestrada pelo vilão.

Desventuras em Série é intrigante. Você acha que é apenas a infeliz trajetória de três crianças quando na verdade é um mar de mistérios para desvendarmos. Empolgante demais reunir cada peça e tentar achar respostas.

A trama está ficando mais complexa e Violet, Klaus e Sunny ganharam um novo propósito além daquele de salvar suas próprias vidas.  Agora não vão mais poder fugir do Conde. Precisam encontrá-lo , enfrentá-lo e salvar todos que estão sob o domínio do vilão. Gostei bastante deste volume, um dos melhores. 

Ao menos desta vez não posso afirmar que tudo foi tão ruim desde o começo, já que eles fizeram amigos no colégio.  

Resenhas
 Mau Começo (#1)   A Sala dos Répteis (#2)  
O Lago das Sanguessugas (#3)   Serraria Baixo-Astral (#4)



2leep.com

8 comentários:

  1. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Nossa, você já está no quinto livro!!! Que bom que nesse livro temos uma mudança de cenário e novos personagens que agitaram mais o enredo. Fiquei empolgada com esses mistérios que eles terão que desvendar e com o que os espera nessa escola tenebrosa, risos... Não vejo a hora de ler a série!!! Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pelas resenhas que confiro, parece mesmo que a série inteira é pura tristeza e desgraça pras crianças, mas se no meio da história nós temos mistério, então já dá um ar diferente. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. oi Cida, eu tenho curiosidade de conhecer a série que é sempre bem elogiada aqui no blog
    cada livro é possivelmente uma aventura diferentehttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida!!! Estou acompanhando suas postagens sobre a série de livros desde o inicio e só pelas resenhas me sinto completamente envolvida! Fico feliz que as crianças dessa vez fizeram até amigos! Ainda quero ler todos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cida

    Quem está lendo essa série é meu sobrinho, e ele fica me falando o que está achando. Que bom que houve essa mudança de cenário, uma dinâmica nova sempre é bem vindo.
    Como vc mesma falou, pelo menos eles fizeram amigos. Uma coisa boa entre tantas ruins.


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi! Tenho muita curiosidade em ler o livro. Parabéns pela resenha. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida!
    Gente, os Baudelaire pularam a fila da sorte mesmo viu? Naaam... nunca vi!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oie Cida =)

    Eu até tinha curiosidade em ler a série. Mas confesso que não gostei da adaptação da Netflix, não sei mas algo nela não me cativou =(

    E depois que uma amiga minha que leu a série toda me contou como tudo termina desanimei de vez.

    Mas fico feliz em saber que para você ela realmente está se relevando uma boa aventura.


    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!