[Resenha Dupla] A Gruta Gorgônea e O Penúltimo Perigo

A Gruta Gorgônea 
Título Original: The Grim Grotto (A Series of Unfortunate Events #11)
Autor(a): Lemony Snicket   
Editora: Seguinte                 Páginas: 288
Lançamento: 2005               ISBN: 9788535907025
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
O novo volume que dá seqüência à crônica da trágica e desgostosa vida dos irmãos Baudelaire está, como sempre, repleto de infortúnios. Aqueles que ignorarem a advertência de Lemony Snicket - que diz: "Como autor dedicado que jurou registrar a deprimente história dos Baudelaire, preciso continuar me aprofundando profundamente nas profundezas cavernosas das vidas dos órfãos. Mas você pode se aprofundar na leitura de um livro mais alegre e evitar que seus olhos e seu humor se afoguem" - encontrarão Violet, Klaus e Sunny em um tobogã, descendo as águas cinzentas do Arroio Enamorado. A situação não é das melhores: depois de resgatar Sunny das garras do Conde Olaf, os Baudelaire se vêem separados do amigo Quigley, numa jornada rumo ao pé das Montanhas de Mão-Morta.A viagem só não é mais desagradável graças à aparição do submarino Queequeg, que resgata os três das águas violentas do Arroio. Capitaneado pelo excêntrico Andarré, o minúsculo Submarino Q e sua Tripulação de Dois ainda abriga Fiona, enteada do capitão, e Phil, que já havia ajudado os Baudelaire no infeliz episódio da Serraria Alto-Astral. Em busca de um misterioso açucareiro, os seis chegam à Gruta Gorgônea, onde cogumelos venenosos e a aparição de um certo conde podem precipitar desenlaces ainda mais tristes na vida da trinca desafortunada.
Chegamos na reta final de Desventuras em Série e a longa saga de infortúnios dos irmãos Baudelaire. 

Eles não imaginavam a quantidade de desafios que enfrentariam quando receberam a notícia que os pais haviam morrido em um incêndio. Desde então VioletKlaus e Sunny passaram por uma série de tutores, descobriram que os pais foram assassinados, que eles faziam parte de uma organização secreta e que o vilão, Conde Olaf, queria roubar sua fortuna.

Em determinado momento, os três, desistiram de pedir ajuda aos adultos e passaram a se virar sozinhos. Passaram por maus bocados, mas amadureceram. A caçula, que nem falava direito, já fala e está grandinha, marcando bem a passagem do tempo na vida deles. Faltando apenas três volumes para o desfecho da série, vamos descobrir se Violet, Klaus e Sunny  vão encontrar as respostas que buscam e finalmente ter paz e felicidade.

A Gruta Gorgônea é um volume onde eles não se deslocam muito, a aventura da vez é basicamente passada em um submarino e vem na sequencia da última fuga dos irmãos. Agora eles conhecem novos membros da organização secreta C.S.C e partem em busca de um objeto que vilões e mocinhos estão atrás. Não sabem para que serve, assim como também não sabem direito sobre a função da C.S.C, mas tentam dar o seu melhor para que possam descobrir se um dos pais está ou não vivo.

O Conde Olaf aparece, mas acho que ele já foi mais cruel. O vilão ou se acomodou ou anda meio cansado, o fato é que pela primeira vez dá bobeira e permite que os irmãos cheguem ao final do livro em boa situação. Nem acreditei que o final não foi outra tragédia.



O Penúltimo Perigo 
Título Original: The Penultimate Peril (A Series of Unfortunate Events #12)
Autor(a): Lemony Snicket   
Editora: Seguinte                 Páginas: 320
Lançamento: 2006               ISBN:  9788535908268
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 
Quem, em prantos, seguiu as Desventuras em Série publicadas pela Companhia das Letras, vai chorar ainda mais com o 12o. e último livro antes do último livro da terrível coleção de Lemony Snicket. Nele, os órfãos Baudelaire enfrentam o odioso Conde Olaf no Hotel Desenlace, onde os horrores se sucedem: uma vilã vestida de alface, gente furtiva perambulando no porão, um relógio sinistro, um açucareiro perdido, uma lavanderia com Cerramento Supravernacular Complexo, um tribunal vendado, pessoas nobres e pérfidas no mesmo barco e um final terrivelmente surpreendente.Porém, o que contém o açucareiro, e o que é C.S.C.? Só saberemos, talvez, num igualmente misterioso 13o. volume.


O Penúltimo Perigo é o livro de número doze e já é quase hora do desfecho. Achei que chegando aqui o autor já ia estar sem novas ideias, mas eu estava errada.

Este volume é um dos melhores, com boas reviravoltas e muito mistério. Violet, Klaus e Sunny  estão em um hotel disfarçados de empregados, pois ali vai acontecer uma importante reunião e eles precisam descobrir o tema em pauta. O legal é que conforme vão explorando o hotel, vão reencontrando todo o pessoal que conheceram desde o primeiro livro e logo se vêem cercados tanto de amigos, como de inimigos. Apenas os trigêmeos Q ainda não voltaram.

O que mais gostei foi o clima de mistério, não tem como saber o que toda aquela gente faz ali e nem mesmo suas intenções. O único claro em seus objetivos é o conde que apronta novamente e coloca os Baudelaire numa tremenda saia justa, fazendo com que eles pareçam ser os vilões. E o final? Adorei a surpresa! Todo mundo, literalmente, no mesmo barco. Que venha o último volume!

Nota: No seriado, os episódios que adaptam estes dois volumes, foram excelentes. Eu destaco a adaptação de O Penúltimo Perigo, que foi muito divertida e teve o acréscimo de elementos que não temos nos livros e isso deixou a trama muito mais rica e completa. 


Resenhas
2leep.com

6 comentários:

  1. Oi Cida!
    Eu cheguei a ler o primeiro livro e vi a primeira temporada da serie, mas confesso que nenhum dos dois me ganhou. Achei ambos cansativos e acabei abandonando, infelizmente.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Cida.
    A primeira vez que ouvi falar desta coleção foi através da série da Netflix e, não sei porquê, não me cativou e acabei por não assistir. Agora estou na dúvida...
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
  3. Oie Cida =)

    Como você sabe, essa uma série que infelizmente não me cativou muito. Porém, ficou feliz em acompanhar suas resenhas e perceber o quando você se sentiu envolvida pela leitura.

    Acredito que agora que falta apenas uma livros para a conclusão, você já deve estar sentindo aquela saudade dos personagens.

    Beijos uma linda semana para você! ;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.


    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?
    Essa série deve ser muito legal pra jovens iniciarem o hábito da leitura. Hoje eu não sei se leria, mas parece muito legal. Mas confesso que fico um pouco nervosa com os coitados dos irmãos sempre se ferrando hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cida!
    Menina, está acabando hein... guerreira você!
    Sobre o lance do vilão, realmente ficar fazendo vilania a série toda em algum momento deve ficar repetitivo... até entendo o lance dele ter ficado "cansado"
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,
    Apesar dos livros parecerem legais e se manterem em tantos volumes, acho que vou assistir só a série mesmo - por enquanto - e espero curtir.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!