[Resenha] Halt em Perigo

Halt em Perigo
Título Original: Halt's Peril (Ranger's Apprentice #9)
Autor(a): John Flanagan
Editora: Fundamento         Páginas: 392
Lançamento: 2015             ISBN:9788539503414

 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Com muito esforço, Will e seus companheiros conseguiram livrar o reino de Clonmel da terrível influência dos forasteiros. Entretanto, o sangue derramado naquelas terras ainda clama por justiça, pois o bando liderado pelo falso profeta Tennyson escapou para Picta. E não foi uma fuga desordenada. Os forasteiros tinham um destino bem traçado: Araluen. Mas Will, Halt e Horace, determinados a impedir que Tennyson leve suas mentiras para o reino dos arqueiros, estão no encalço do bandido e seus seguidores. Durante a perseguição aos criminosos, o trio araluense descobre que o território de Picta abriga mais perigos do que eles imaginavam... Os arqueiros vão precisar de toda sua habilidade e perícia para enfrentar forasteiros, saqueadores e os perigosos assassinos genoveses. Mas é Halt quem enfrentará a prova mais difícil. O mentor de Will lutará contra um inimigo invisível na maior batalha de sua vida. E, talvez, a última... Será?!.
Halt Em Perigo é o nono livro da série Rangers – Ordem dos Arqueiros, de John Flanagan, publicada no Brasil pela Editora Fundamento. Esta série já está completa faz algum tempo, mas somente ano passado eu comecei a leitura e foi uma das séries que mencionei como grande descoberta do ano na retrospectiva.

A história embora sequencial, não é daquele tipo que começa um assunto no primeiro volume e vai arrastando o mesmo por todos os livros, fazendo com que fique cansativo. Ao contrário, é uma história dinâmica e marcada por evolução constante da trama e dos personagens. O que temos aqui são sempre novas aventuras, que no máximo se estendem por dois livros.

O protagonista é o jovem Will, um órfão que virou aprendiz de arqueiro e deste dia em diante se viu enfrentando muitos desafios. Nesta jornada reuniu um grande time de amigos e são eles que levam adiante a série. O grupo é maravilhoso, sou apaixonada pela relação de amizade entre eles e a forma que amadureceram no decorrer dos livro. Will, hoje não é mais um aprendiz, agora segue ao lado do mestre como um igual e neste livro os dois mostram mais do que nunca que gostam um do outro como se fossem pai e filho.

Halt em Perigo marca o meu retorno a leitura da série agora em 2019 e é uma sequencia da aventura começada em em Reis de Clonmel (8#). Will, seu mestre Halt e o melhor amigo Horace estão seguindo o grupo de pilantras que aprontou todas no volume anterior, para lhes dar a devida punição pelos roubos e assassinatos que cometeram. Nesta viagem, que embora perigosa, tenha um clima divertido pela interação peculiar do trio, eles não imaginavam que enfrentariam um dos maiores desafios de suas vidas.

O título já deixa claro quem vai estar em uma situação ruim, mas nem de longe eu percebi o quanto seria algo complicado. Eu estava esperando um determinado acontecimento e então o autor deu o golpe com algo que nem imaginei. Que sofrimento! Este livro arrancou lágrimas facilmente de mim com toda a carga pesada que trouxe com sua reviravolta. Foi tudo muito emocionante e comovente, os sentimentos dos personagens à flor da pele e um desespero sem fim.

Will,, Halt e Horace desempenham seus papéis com primor, mas sem dúvidas são os dois primeiros que roubam a cena com a forte ligação que existe entre ambos. Não vou detalhar os acontecimentos para evitar spoilers, mas é algo significativo e que foi bem conduzido.

A primeira parte da obra é mais descontraída, a segunda mais dramática e a terceira cheia de ação. A transição entre estes diversos momentos é feita com naturalidade e a leitura flui bem. Destaco também o retorno de um importante personagem que foi apresentado em Feiticeiro do Norte (#5) e seguiu até Cerco a Macindaw (#6), ele retorna neste volume como peça chave.

O desfecho do volume é bem fechadinho, sem pontas soltas e nos deixa ansiosos para descobrir qual a próxima aventura. Como o autor é criativo, não sei o que esperar.

Em suma, este livro foi mais um dos meus favoritos da série e encheu meu coração com muito sentimentos fortes. Eu me apeguei bastante aos personagens e já na reta final da leitura da série, sei que sentirei saudades de suas grandes aventuras. Rangers é uma leitura incrível! Eu recomendo. 

Resenhas



2leep.com

8 comentários:

  1. Oie Cida =)

    Dá para sentir nas suas resenhas dos livros dessa série o quanto você gosta dela. Eu acho a temática dela super interessante, especialmente porque amo fantasia. O meu problema aqui é o tamanho da série mesmo.

    Beijos e uma ótima semana!;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.




    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida! Tudo bom?
    Eu queria MUITO ler essa série, mas o tamanho dela me desanimou uns tempos atrás e hoje em dia se tem mais de 4 livros eu nem tô olhando pra história UHUHASUHASUHAS não dá tempo de acompanhar tanto volume e_e

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cida.
    É impressionante o autor chegar no nono livro da série mantendo ela com essa qualidade e ainda se tornar um dos seus favoritos dela. Não é para qualquer um não.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oiiii Cida

    eu achei interessante essa tranisção que o autor consegue fazer entre as partes com mais adrenalina, a parte dramática e o inicio mais levinho, sem dar um choque com as mudanças no leitor. Acho essa série bem bacana, mas te confesso que me dá preguicinha pensar na quantidade de livros...rsrs

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha, ainda não conhecia essa série, mas pela sua experiência ela deve ser aquele tipo de série que todo mundo deveria assistir! Amei a dica.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,
    Quantos livros essa série tem?
    Não li nada dela ainda e pela quantidade de livros, se for ler, tenho que começar logo! HAHAHA
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida!
    Pela sua resenha, esse livro é de deixar o coração na mão pelos personagens hein...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu já vi muitos comentários positivos dessa série, toda vez que vejo a capa por ai penso que tenho que ler, mas nunca leio. Mas deve ser uma boa escrita e que bom que gosto de mais essa leitura da série.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!