[Resenha] Império de Tempestades

Império de Tempestades
Título Original: Empire of Storms (Throne of Glass #5)
Autor(a):  Sarah J. Maas 
Editora: Galera Record         Páginas: 364/322
Lançamento: 2017               ISBN: 9788501109996/9788501110008
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Skoob||  ||Goodreads||

Antes de serem traídos pelo atual rei, os Galathynius reinaram em Terrasen por séculos. E agora Aelin deseja recuperar a coroa e voltar a seu trono de direito... Mas o caminho até lá é longo e sinuoso. Amigos serão perdidos, lealdades serão quebradas e alianças inesperadas surgirão. Com a vida e poder jurados ao povo que está determinada a salvar, a antiga assassina, conhecida como Celaena Sardothien, colocará a própria segurança em risco para proteger os seus. Mas a única salvação está numa relíquia enterrada nas ruínas de um velho pântano. A história de Aelin Galathynius, sempre repleta de ação e intrigas, continua nesta segunda parte do quinto livro da série, Império de tempestades. Aelin Galathyius sobreviveu a prisão, à perda de amigos e amores, às traições. Agora deve vencer seu maior medo para salvar o mundo. Com a vida e poder jurados ao povo que está determinada a salvar, a antiga assassina, conhecida como Celaena Sardothien, colocará a própria segurança em risco para proteger os seus. Mais que nunca, Aelin precisa de Rowan, de Dorian e de todos os aliados para conseguir descobrir a localização da relíquia sagrada capaz de banir de seu mundo a ameaça valg e os horrores libertados em Morath. Chegou a hora de levantar os exércitos de Erilea. De cobrar velhas dívidas... é hora de marchar contra o mais supremo dos males. E confiar na pureza de seu coração para trazer a luz.
Império de Tempestades é quinto volume da série Trono de Vidro, de Sarah J. Maas e foi lançado no Brasil pela Galera Record dividido em dois livros. Li os dois na sequencia e a resenha será de ambos.

Eu sou apaixonada em igual  medida pelas duas séries da autora que a Galera lançou. Não me peçam para escolher entre ACOTAR e Trono de Vidro, já que tanto os personagens, quanto as histórias são divinos. Eu aprecio as obras não apenas por suas histórias bem contadas e muito bem montadas, mas também por encontrar nas duas séries fantasia de peso e batalhas épicas. 

Em ACOTAR eu shippo muito um certo romance, em Trono não é o que mais me empolga, eu curto mesmo as batalhas, até mesmo por conta de o meu casal preferido não ter dado certo. Enfim, vamos ver como segue este volume.

De assassina a herdeira de um trono. Celaena Sardothien, a assassina de Adarlan, é na verdade um princesa que sobreviveu ao massacre de seu reino e após muitos e muitos desafios, ressurgiu como Aelin Galathyius, a herdeira de Terrasen.

No livro anterior, após uma batalha grandiosa, ela segue rumo a reivindicar sua herança e lugar de direito. Eu até pensei que finalmente as coisas estavam se encaminhando na vida da jovem, mas ledo engano, logo de cara em Império de Tempestades percebemos que ela não vai ter o trono tão fácil. Pior ainda, um senhor das trevas está vindo com todas as suas forças para tomar o reino dela e todos os outros. Celaena precisa unir o maior número possível de aliados para derrotar Erawan e, só então, pensar em reconquistar seu trono.

O livro segue nos mostrando a frustração de Celaena ao ser rejeitada para ser rainha e sua luta para dominar o grande poder que possui e encontrar pessoas dispostas a lutar com ela. Seja por medo de Erawan ou por mágoa antiga em relação ao tempo que ela foi assassina, quase ninguém quer fazer parte do time da jovem, mas aqueles aos seu lado são leais e morreriam por ela.

Apesar das grandes batalhas, das muitas revelações e das alianças improváveis que surgem neste volume, o que mais gostei foi ver Celaena e seus amigos a cada dia mais unidos. A autora deu espaço para desenvolver mais esta relação dela com eles. O núcleo de aliados foi muito bem trabalhado.  A protagonista tem destaque, mas os demais ganham um bom espaço para se desenvolverem e mostrarem quem são e o que querem. Aedion, Lysandra e Dorian estão bem ativos na trama e foram essenciais em diversos momentos.

Há outros personagens que também vão se destacar, não são exatamente os melhores amigos de Celaena, mas aliados provisórios e muito úteis. A bruxa Manon foi uma personagem que para mim roubou a cena e junto do meu querido Dorian me alegraram demais.

Este volume, até pouco mais da metade (livro um), é um aquecimento para o que vai vir. A autora divide os personagens em vários grupos e desenvolve arcos separados para cada um deles. Apesar de eu ter mencionado o grupo de Celaena, há outras frentes se formando. Temos batalhas, mas não a guerra definitiva. Ainda assim, como citei, seu forte são relações entre pessoas e algumas eu nem quero mencionar para não tirar de você que ainda não leu o gostinho da surpresa.

O único ponto que não me agradou foi o romance de Celaena e Rowan. Eu gosto de ambos, acho os dois formidáveis, mas lutando e brigando. Juntinhos, cheios de mel e doçura foi tão estranho. Não que eu seja contra o casal (não adianta sonhar em ver ela com Dorian, não é?), que sejam felizes juntos, mas não havia espaço para tanto romance e pegação no meio da guerra. Ficou meio deslocado o relacionamento em uma situação tão séria. E fora que eles estavam excitadinhos demais, menos, por favor!

Na minha resenha de Rainha das Sombras eu coloquei duas perguntas e este volume as respondeu. Será que ela e certo rapaz vão formar um par? Manon e Celaena vão trabalha juntas? Sim e Sim! 

Em suma, Império de Tempestades é tão cheio de momentos chocantes quanto os volumes anteriores, não vejo como o mais movimentado da série, mas consegue ter um desfecho tão impactante, que parece que um raio caiu na nossa cabeça. Um volume que vai aquecendo, aquecendo até ferver e explodir. Apenas leiam! 


2leep.com

10 comentários:

  1. Oi Cida, você já está no volume 5?
    Menina só li o primeiro e amei, porém não comprei os outros e são tão caros...
    Gostei do que disse, aquecendo, aquecendo até explodir, boa analogia!!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cida.
    Eu li sua resenha meio que pulando os parágrafos porque estou lendo a série e acabei de terminar o terceiro livro. A Manon já roubou muito a cena no terceiro livro imagino nos outros hehe. Nem sei para quem eu torço para fazer par com a Celaena porque até agora foram 3 livros e três homens diferentes hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida,
    Vou começar a ler o 5.2 hoje. Comprei o último volume e estou mega ansiosa.
    Essa série é muito incrível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Me sinto como se fosse a única pessoa que ainda não leu nada da Sarah J. haha, mas morro de curiosidade e tenho um dos livros dela apenas esperando para ser lido muito em breve!
    Que pena que seu casal não aconteceu, detesto quando isso acontece :(
    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Tenho o primeiro livro dessa série mas não comprei os outros e acabei não dando continuidade na leitura da série, só li o primeiro livro mesmo.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!! Puxa como essa série faz sucesso né? Eu sempre me impressiono! Que bom que o livro te trouxe respostas e a autora continua arrasando!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida eu li dessa série os livros 1 e 2 tenho que ler os outros #curiosa.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,

    Amo demais essa série, esse final é de cair o queixo e cortar o coração de qualquer leitor.
    Se prepara para o próximo, serão altas emoções!
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cida

    Como não vi aviso de spoiler eu li a resenha bem por cima. Eu achei bem ruim essa coisa se dividir em dois tomos, ainda mais pq um tem a cor diferente, não ornou. Hahahah
    Agora que o último será publicado vou tomar vergonha pra ler, mas vai demorar, pq são enormes. Hahaaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cida!
    Tirando Rowaelin, esse livro é maravilhoso!!! Prepara o coração que Reino de Cinzas é tiro atrás de tiro.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!