
Na distante Ramat, no Oriente Médio, um príncipe tenta manter a salvo suas joias enviando-as para a Inglaterra. Mas antes que elas cheguem a seu destino, algo inesperado acontece. Na tradicional escola para meninas Meadowbank, um assassino está aterrorizando alunas e professoras, que não sabem quem será a próxima vítima. Em um primeiro momento, essas histórias parecem não ter nenhuma relação. Mas para Hercule Poirot, o brilhante detetive criado por Agatha Christie, nenhuma informação pode ser deixada de lado quando se quer descobrir quem é o gato entre os pombos.
Seguindo no #ReadChristie2024, agora com um livro dos anos 50, mês que vem entramos na década 60 e na reta final deste dasafio. O meu escolhido do mês foi Um Gato Entre os Pombos.
Desta vez Agatha Christie antes de nos entregar um assassinato ou vários, nos apresenta diversas tramas paralelas que vão se conectar ao poucos e virar uma trama cheia de mistério e intriga.
O começo é em um um país do oriente médio, mostrando um príncipe e seu piloto tramando uma fuga. O país está prestes a ser tomado por um golpe de estado e o príncipe precisa ir embora de lá se quiser sobreviver. Antes da fuga, com medo de não ter sucesso no plano, ele confia ao seu piloto e melhor amigo um pacote de joias de enorme valor.
As joias acabam tendo sua própria trajetória e ao que tudo indica chegam na Inglaterra. Muita gente vai atrás para ganhar um fortuna fácil, não importando se para isso vão ter que tirar vidas.
E por fim chegamos no cenário principal da história, um colégio feminino renomado na Inglaterra, onde as professoras começam a ser assassinadas uma atrás da outra. Finalmente temos o momento dos crimes, do mistério e das perguntas.
Acho que o Harlan Coben se inspirou nesse livro da Agatha para criar suas tramas cheias de histórias paralelas que aos poucos vão se conectando. Este livro de Agatha não foca apenas em um lugar e grupo de personagens, ela expande isso e vai aos poucos ligando cada parte da história.
Claro que as joias são o foco e sabemos que foram parar na escola, mas quem sabe também e foi atrás, isso não sabemos. E justamente essa pessoa ou pessoas caçando um tesouro, é que pode/podem estar por trás dos assassinatos.
Não é fácil descobrir quem é, pois claramente as pessoas usam identidades falsas aqui o tempo todo e disfarces. Cabe a polícia descobrir quem é quem nesse cenário. Só que nem tudo são eles que descobrem, alguns outros personagens acabam dando uma ajudinha, incluindo uma aluna da escola e o famoso detetive Hercule Poirot.
Nem o leitor pega fácil a verdade, eu inclusive, mas eu tinha uma desconfiança de que nem tudo estava ligado as tais joias. Para mim, o gato entre os pombos queria é dar outro bote.
É uma trama bem articulada, gostosa de investigar e com um final bastante convincente. Eu tive apenas uma ressalva em relação a história, que foi ter Poirot entrando cena bem depois da metade. É como se fosse apenas uma participação especial e não uma história efetivamente protagonizada por ele. Não é a primeira vez que isso acontece e eu sempre prefiro quando ele atua desde o começo.
Ainda assim, é aquele livro que não dá para largar até a última página, dificilmente uma história de Agatha não vai te fisgar e fazer perder uma noite de sono lendo. Recomendo!
Confira as resenhas dos outros livros do projeto.
#ReadChristie2024 - Lidos
O Misterioso Caso de Styles O Adversário Secreto O Mistério do Trem Azul
A Casa do Penhasco Morte na Mesopotâmia E Não Sobrou Nenhum
Seguindo a Correnteza Convite Para um Homicídio Um Gato Entre os Pombos
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirAchei interessante o título do livro. Também fiquei curiosa pelo mistério envolvendo as joias e sua ligação com a escola.
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com
Oi Cida, estou lendo um livro da Agatha que o Poirot demora a chegar também, (Os Relógios) e não é o primeiro que leio que isso acontece. Eu também gosto de vê-lo desde o começo, mas sim, mesmo sem ele atuando os mistérios não deixam de ser instigantes e deixar a gente curiosa pra saber o que vai acontecer. Provavelmente lerei esse livro, já que estou lendo tudo com o Poirot, mas ainda não sei quando.
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)