[#ReadChristie2024] Seguindo a Correnteza

Seguindo a Correnteza
Título Original: Taken at the Flood   
Autor(a): Agatha Christie
Editora: L&PM                      Páginas: 256
Lançamento: 2009               Crime, mistério
Tradução: Lúcia Brito
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 
Medium_2545

 

Mortos podem retornar ao mundo dos vivos? Espíritos podem enviar recados? Para o cético Hercule Poirot, um grande conhecedor das artimanhas dos criminosos, tudo é possível para dissimular um delito. Algumas semanas depois de se casar com uma jovem e atraente viúva, Gordon Cloade é tragicamente morto em um bombardeio a Londres. Da noite para o dia, a Sra. Underhay vê-se como a única dona da fortuna da família Cloade. Pouco mais de um ano após o ocorrido, Poirot recebe a visita da cunhada do falecido, que alega ter sido avisada por espíritos de uma grande revelação. Mais do que os espíritos, o que causa suspeita em Poirot é o verdadeiro motivo que leva a mulher até ele...

.

Eu termino um livro de Agatha já querendo ler outros. 

O desafio #ReadChristie2024 propõe aos leitores ler os livros de Agatha Christie através das décadas e agora em julho entramos na década de 40. O escolhido do mês foi Seguindo a Correnteza, mais uma história protagonizada pelo célebre detetive da autora, Hercule Poirot. Não foi proposital escolher outra história com Poirot, mas não nego que ele é meu personagem favorito da autora. 

Nesta história o assassinato que Poirot vai desvendar não acontece logo, embora uma morte acidental seja a força motriz que vai levar ao caso que o detetive irá investigar.  O que acontece é o seguinte:

A jovem viúva Rosaleen Underhay casa-se com o excêntrico milionário Gordon Cloade, um homem que carregava financeiramente todos os parentes nas costas. Quando ele morre em um bombardeio, ela vira sua única herdeira e os ditos parentes ficam sem a mina de ouro. Eles ficam desesperados, a única forma de ter o dinheiro de volta seria com a morte de Rosaleen, visto que na falta de testamento, o dinheiro de Gordon retornaria para a família. Já fica fácil imaginar quem vai ser a vitima, não é?

Nem tanto, já que a primeira vítima não é Rosaleen e sim um homem misterioso que apareceu na cidade chantageando a viúva. Então temos um crime e os Cloade procurando Poirot por uma série de motivos curiosos. Assim o detetive se vê muito interessado em desvendar esse assassinato, mas até lá, ele não consegue evitar que outras mortes aconteçam. 

Eu não nego que até os assassinatos começarem, a história não tinham me fisgado. Essa família Cloade, desesperada por dinheiro e acostumada a viver as custas do velho Gordon, são um grupo que esgotaram minha paciência. Eu queria que todos fossem trabalhar e deixassem de ser sanguessugas. Como até quase metade do livro eles figuram muito na história mostrando seu jeito desprezível, eu estava bem impaciente por me ver livre deles e ter ação, ou melhor, Poirot em cena caçando um assassino. 

E quando isso ocorre parece outra história. Ainda que os Cloade estejam ali, a dinâmica das coisas muda e temos um ótimo mistério para desvendar. A princípio parece ser claro quem tinha motivo para cometer o crime, mas conforme Poirot vai revelando diversas mentiras de vários personagens, percebemos que nada é tão simples. Ninguém ali é confiável. 

Até que Poirot encaixe as peças, teremos mais mortes e em certo momento ele chega a ser enganado. Claro que logo ele se recupera e nos entrega no final todas as respostas e um quebra cabeças bem montadinho. O desfecho foi muito bom e dessa vez não descobri quem estava por trás de tudo. Adoro quando isso acontece. 

Por fim, Seguindo a Correnteza, mesmo tendo um começo mais lento, acabou apresentando uma história intrigante, com excelentes reviravoltas e um desfecho de deixar os fãs de mistério bem satisfeitos. Recomendo! 

Confira as resenhas dos outros livros do projeto. 


#ReadChristie2024 - Lidos

O Misterioso Caso de Styles              O Adversário Secreto                    O Mistério do Trem Azul

A Casa do Penhasco                         Morte na Mesopotâmia                  E Não Sobrou Nenhum

Seguindo a Correnteza




2 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bem? Poirot também é meu favorito e com certeza irei ler esse livro. Tenho planos de ler todos os que contam com a participação dele. No momento estou lendo 'A Mansão Hollow'. Eu também fico ansiosa para a ação começar e o Poirot aparecer, quando for ler esse livro, já estarei prevenida pela sua resenha e terei paciência extra.. hahaha..

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante dos livros da Agatha, mas esse eu ainda não conhecia. E bom saber que, mesmo com o começo mais lento, a rainha continua mostrando o motivo do título que mantém por anos.
    Bjks!
    https://mundinhodahanna.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!