1915. O navio de passageiros RMS Lusitania acabara de ser torpedeado por forças alemãs. Seu fim era inevitável. A bordo, um homem misterioso deposita todas as suas fichas em uma jovem desconhecida, ao confiar-lhe documentos secretos. Certamente, ela teria maiores chances de sobreviver ao desastre, embarcando em um dos poucos botes salva-vidas restantes. Se os documentos caíssem nas mãos erradas, o futuro dos países aliados estaria comprometido. Alguns anos depois, Tuppence Cowley e Tommy Beresford, esse simpático casal de jovens amigos de infância, encontram-se por acaso na saída de uma estação de metrô. Desempregados, buscando a reinserção diante das dificuldades na vida do pós-guerra e ávidos por aventuras, decidem publicar um anúncio oferecendo seus serviços, ''dispostos a fazer qualquer coisa''. O destino faz das suas e, antes mesmo de conseguirem veicular a mensagem, recebem um convite de um homem que ouviu a conversa inadvertidamente e acabam se envolvendo na busca dos documentos secretos perdidos no Lusitania. Seguindo as pistas, descobrem que os comprometedores documentos, após resistir ao famoso naufrágio, estariam nas mãos de uma moça chamada Jane Finn. Os jovens e inexperientes detetives, então contatados pelo serviço secreto britânico, partem no encalço da misteriosa moça com o dever de encontrá-la antes de mr. Brown, gênio criminoso que deseja utilizar os documentos para ampliar seu poder pelo mundo. Tommy e Tuppence, personagens dos mais instigantes e enérgicos de Agatha Christie, terão que usar tudo o que sabem para se antecipar a mr. Brown e sua assustadora onipresença.
No segundo livro do #ReadChristie2024, seguimos na década de 20, agora conhecendo outra dupla de protagonistas que a autora utiliza em suas histórias, o casal Tommy e Tuppence (que aqui ainda eram apenas amigos). A dupla protagoniza além deste livro as obras Sócios no Crime, M ou N?, Portal do Destino e Um Pressentimento Funesto.
Tommy e Tuppence, amigos de longa data, se reencontram após a Guerra e resolvem tomar um chá juntos. Entre uma conversa e outra, ambos compartilham o medo de a falta de emprego os obrigar a voltar para casa da família.
Então, Tuppence tem a ideia brilhante de criarem um empresa e prestarem os mais diversos serviços. Ainda que relutante, Tommy acaba aceitando, convencido por toda a empolgação da moça. Surge então Os Jovens Aventureiros.
Logo a primeira missão será encontrar Jane Finn, uma moça que desapareceu há mais de três anos durante o naufrágio do navio Lusitânia. Naquela viagem um americano entregou à ela papéis importantes, que hoje se divulgados, podem causar uma nova guerra. Um grupo criminoso liderado pelo homem sem rosto conhecido como Mr. Brown, assim como o serviço secreto inglês, estão em busca dos papéis e, contratados pelo governo , Tommy e Tuppence vão aceitar essa missão.
Ah! Eu gostei bastante dessa releitura, não apenas por todo o plot de investigação mas também por toda a nova visão que tive da obra, desde sua concepção até a construção da história.
Essas releituras estão me dando uma nova perspectiva da obra de Agatha, antes eu lia apenas pelo plot, mas agora estou também impressionada pela jornada da autora para conseguir publicar cada livro, suas inspiração para a história e pelos detalhes relacionados ao tempo e personagens.
Esse livro eu li na edição publicada pela Globo, em assim como aconteceu em O Misterioso Caso de Styles, há um conteúdo que conta a história da publicação.
Sobre minha impressão dos personagens, eu lembrava de Tommy e Tuppence como um ótimo casal de detetives amadores, mas agora nessa releitura percebi o quanto Tuppence é uma mulher divertida e muito a frente do seu tempo. Ela é independente, ousada e destemida. Na década de 20 uma mulher falar de igual para igual com um homem, o questionando e não tendo medo de ser tomada como rebelde, era algo admirável.
Sobre a história, diferente de muitas da autora, não há um assassinato para desvendar. Essa obra traz uma história com veios de espionagem, intrigas políticas e um criminoso astuto e escorregadio. Lembra algumas histórias de Sherlock Holmes e foi muito empolgante do começo ao fim.
A dupla Tommy e Tuppence se mete em muitas enrascadas, ficam próximos da morte muitas vezes e com muita audácia, ludibriam os criminosos. O chefão, claro, é mais difícil de pegar e eu adorei ficar tentando descobrir quem era Mr. Brown. E para minha supressa e consegui desvendar o mistério.
Tuppence é a audácia e quem gosta de arriscar, mas quem deu o golpe final e desmantelou a quadrilha toda, inclusive pegou Mr. Brown, foi Tommy. O jovem mais comedido e racional que a parceira, juntou direitinho as pistas.
O Adversário Secreto é uma obra diferente de Agatha, com mais ação e aventura que as histórias de Poirot e Miss Marple e não deixa de entregar um bom mistério para desvendar. Recomendo!
Oie!
ResponderExcluirAmo Agatha Christie, mas li poucas histórias dela. Essa, por exemplo, eu não conhecia e nem o casal protagonista, mas fiquei super interessada! Tenho evitado livros de suspense que envolvem assassinatos, então vou logo colocar esse na minha TBR já que puxa mais pro lado investigativo.
Amei a resenha!
Estante Bibliográfica
Oi Laura! Sim, esse livro investiga o roubo de documentos e o desaparecimento de uma mulher. Espero que tenha oportunidade de ler. Obrigada pela visita.
ExcluirAchei bem interessante não envolver um assassinato em si. Fiquei curiosa pelo estilo dos investigadores (apesar de ainda não ter lido nenhum livro da Agatha, já tinha assistido uma adaptação de uma das obras dela e a linha do poirot, conheço um pouco). Acho que das resenhas lidas, esse foi o que mais me chamou a atenção para ler.
ResponderExcluirAS vezes eu acho que releituras são até mais interessantes do que a primeira leitura.
beijos
https://duquesaazarada.blogspot.com
Parece ser bem eletrizante. E essa parte da investigação é o que mais me chama a atenção para as obras da autora, adoro.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi!
ResponderExcluirAdorei descobrir esse título da autora, pois nunca tinha ouvido falar nos personagens "Tommy & Tuppense" dela!
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei conhecer esse lado da Agatha que foge do "quem matou?", que é o mais popular. E eu nunca tinha ouvido falar desse casal, então foi bacana também pra entrar em contato com uma nova possibilidade dentro das obras dela. :D
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Tenho um único livro dela aqui e ainda não li.
ResponderExcluirEsse não tinha visto, mas achei legal a sinopse.
Beijos!
https://www.pamlepletier.com/
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirEstou gostando de acompanhar seu desafio para conhecer mais obras da autora. Dica anotada!!
*bye*
Marla
https://loucaporromances.blogspot.com/