[#ReadChristie2024] O Misterioso Caso de Styles

O Misterioso Caso de Styles
Título Original: The Mysterious Affair at Styles
Autor(a): Agatha Christie
Editora: Globo                      Páginas: 288
Lançamento: 2014               Crime, mistério
Tradução: Ive Brunelli
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 
Medium_2545

 

Quando mr. Hastings encontra seu velho conhecido John Cavendish casualmente e aceita seu convite para passar uma temporada na enorme e isolada casa de campo de Styles, não imagina a misteriosa trama que o espera. Mrs. Emily Inglethorp, madrasta de John e Laurence Cavendish, herdou a propriedade de seu marido e tem todo o controle sobre patrimônio da família. Seu segundo marido é Alfred Inglethorp, vinte anos mais novo, cujo passado é nebuloso, o que causa enorme apreensão nos filhos de mrs. Emily e nos demais moradores de Styles. A tensão na propriedade chega ao limite quando mrs. Emily é encontrada trancada em seu quarto nos últimos estertores e morre com o nome de seu marido nos lábios. Morte natural ou envenenamento? Quem além de seu marido teria interesse em sua morte? Como ela pode ter sido envenenada? Para responder a todas essas perguntas, mr. Hastings, velho amigo de Hercule Poirot, pede autorização à família para chamar o excêntrico detetive belga. O astuto e simpático detetive analisa as evidências, entrevista testemunhas e o leitor vai seguindo seus passos a partir da envolvente narração de mr. Hastings. E a ele fica o desafio: diante de provas desconexas, testemunhos duvidosos e inúmeras reviravoltas, como o sagaz Poirot irá desvendar esta imbricada trama onde ninguém é exatamente o que parece? Neste que é o primeiro romance escrito por Agatha Christie, já estão presentes as marcas que a tornarão a maior escritora de suspense de todos os tempos: o mais famoso detetive, as personagens extremamente bem caracterizadas, a trama em que todos são suspeitos e o final estarrecedor, com todas as personagens reunidas - final que foi alterado pelo primeiro editor e aparece restaurado nessa versão.

O Misterioso Caso de Styles, o primeiro mistério de Hercule Poirot, de Agatha Christie, foi um dos primeiros livros da autora que li e agora foi minha escolha para o #ReadChristie2024.

Eu não lembrava praticamente nada da história. Na verdade lembrava onde o crime ocorria e que Poirot ao lado de seu fiel Hastings, iam investigar um assassinato. Então foi como se fosse a primeira vez que eu embarcava na obra. 

Uma mulher rica é assassinada em sua casa durante a noite. O que deveria ser um sono tranquilo foi seu sono eterno e ao que tudo indica foi estricnina (Agatha ama usar venenos). 

Quem poderia ser o assassino? 

A lista de suspeitos é grande, todos que estavam na casa tiveram oportunidade. Temos o atual marido dela muitos anos mais jovem e visto como interesseiro, os dois enteados ressentidos que não se conformam que o pai tenha morrido e deixado o dinheiro para a madrasta, a mulher de um dos enteados, a jovem que mora na casa de favor, os empregados, a melhor amiga, o médico vizinho que parece ter interesse em uma das mulheres da casa e quem sabe outro alguém. Brincadeira! Vamos nos fixar nesse grupo e o que os motivaria ao crime, ou melhor, quem lucraria com essa morte. 

Poirot é o detetive de Agatha para inúmeras histórias e está convenientemente na região onde o crime aconteceu. Ele é chamado por seu amigo Capitão Hastings, que um era hóspede na casa da vítima, para investigar o crime. 

Poirot, unindo engenhosamente pistas extraídas daqueles detalhes que ninguém dá importância, consegue descobrir de maneira brilhante o culpado. 

Ele engana, não entrega fácil nem para o amigo e nem para nós quem pode ter sido, mas aponta muito didaticamente os fatos e pistas, basta que nós sejamos capazes de encaixar tudo no devido lugar. 

E vejam bem... não é fácil. Dessa vez eu errei feio o culpado ou culpada. Fui feita de boba e tiro o chapéu para Hercule Poirot e sua astúcia, além de seu cavalheirismo. Agatha preparou um desfecho e tanto e com tudo muito bem encaixado e explicado, com direito até romance no final.

Essa edição da Globo que li tem um capítulo extra, não publicado no original, que mostra o desfecho de maneira diferente. Na minha opinião o que foi escolhido para a edição final do livro causa mais impacto, adoro ver Poirot desmascarando alguém de forma teatral. 

Não lembrava nada como mencionei e amei revisitar essa história. Não sei dizer bem como me senti na época que li, mas sei que gostei. O que foi novidade para mim foi a opinião sobre Hastings, não lembrava de o ver como alguém tão tolo na maior parte do tempo. 

Eu super recomendo a obra da autora, não deixem de conferir se amam histórias de crime e mistério. 






6 comentários:

  1. Oi Cida, tudo bom?
    Ainda não consegui me encontrar nos livros da Agatha, tenho muita vontade quando leio as resenhas da Silvana e agora com a sua também!!!
    beeeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida! Tudo bem?
    Ainda não tive oportunidade de ler os livros da Agatha!
    Sempre fico curiosa quando leio resenhas sobre eles e espero em algum momento pegar para ler algum dos livros dela.
    É legal assim quando a gente pega um livro para reler sem lembrar muito e é pega de surpresa por fatos ou começa a relembrar no meio do caminho. Segundas leituras são ótimas. Gosto bastante de reler
    beijos
    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Preciso parar para ler mais alguma história da Agatha, pois faz tempo que li algo dela e gostei, não tinha ouvido falar deste título ainda.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    nunca li nada da autora, uma vez tentei ler e abandonei e há um tempo comprei um livro dela, mas até hoje ainda não li , mas a história desse chamou minha atenção.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li esse livro, mas sempre o vejo e tenho vontade de ler. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem? Eu conheci a dupla Poirot e Hastings pelo último caso do detetive em 'Cai o pano'. Não foi intencional, mas eu já tinha o livro aqui, então resolvi ler. Quero muito conhecer essa história e foi muito valiosa essa sua informação sobre os finais diferentes. Vou ver se encontro essa que você leu para conhecer as duas versões.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!