[Resenha] Quebra de Confiança

Quebra de Confiança
Título Original: Deal Breaker (Myron Bolitar #1)
Autor(a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro                            Páginas: 272
Lançamento: 2011/2019               ISBN: 9788530600204   
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
No primeiro caso de Myron Bolitar, Harlan Coben nos faz mergulhar na indústria do sexo e nos negócios escusos por trás da contratação de grandes atletas. Este é um momento importante na carreira de Myron Bolitar. Depois de agenciar alguns atletas pouco conhecidos, ele agora é o empresário de Christian Steele, a maior promessa do futebol americano de todos os tempos. Talentoso, bonito, centrado e carismático, tudo indica que o rapaz também poderá arrematar milhões em contratos de publicidade. Mas, ao mesmo tempo que vive o auge na carreira, Christian enfrenta um drama na vida pessoal. Um ano e meio atrás, sua noiva, Kathy Culver, desapareceu subitamente e, exceto pelos fortes indícios de que tenha sofrido uma agressão sexual, a polícia não conseguiu descobrir nada sobre sua última noite no campus da Universidade Reston. Prestes a ser contratado em uma negociação que pode ser a maior de todos os tempos em sua categoria, Christian recebe o exemplar de uma revista que traz a foto de Kathy em um anúncio de disque sexo. Além disso, o caso acaba de ganhar mais um ingrediente de terror: três dias atrás, Adam Culver, pai dela, foi morto em um assalto bastante suspeito. Agora, com a ajuda de Win, seu melhor amigo, Myron tentará impedir que as notícias sobre a ex-noiva de Christian atrapalhem a carreira do rapaz e irá em busca da verdade – doa a quem doer.
Quebra de Confiança é o primeiro livro da série Myron Bolitar, de Harlan Coben. A série não foi publicada em ordem no Brasil e nem eu a comecei pela ordem também. Na verdade comecei pelo quinto volume e segui até o oitavo e pulei para o décimo primeiro, que é o ultimo lançado no Brasil. Eu consegui entender? Sim, já que cada livro traz um caso diferente sendo investigado pelo protagonista Myron Bolitar, mas admito que a história pessoal dele fica meio confusa.

Assim resolvi ler os livros faltantes na ordem e deixar a série em dia. Peguei Quebra de Confiança com receio de achar mais fraco, por ser o primeiro, mas fui pega de surpresa. O livro é excelente do começo ao fim. Eu fiquei vidrada em mais este suspense de Harlan e novamente perdi a noite de sono.

Myron Bolitar foi um grande jogador de basquete, tinha pela frente a promessa de ser um astro deste esporte. No entanto, logo no começo da carreira, sofreu um acidente nas quadras e teve que encerrar esse sonho de sucesso. Ele, ainda bem jovem, foi estudar e procurar uma nova carreira. Primeiro foi do FBI ao lado do colega de faculdade Win e hoje é um empresário esportivo, que adora bancar o detetive sempre que a oportunidade surge.

Myron é um cara irreverente, o tipico engraçadinho que adora fazer piadas nos momentos mais tensos. Quem o conhece sabe que é gente boa, mas quem não o conhece ou mesmo quer passar a perna nele, abomina esse seu lado divertido. Eu admito que quando tive meu primeiro contato com o personagem, o achei bem imaturo, mas depois percebi que ele é assim apenas para distrair o inimigo e ganhar vantagem nas negociações e investigações. As graças de Bolitar são uma estratégia de guerra.

Em Quebra de Confiança, ele vai investigar o desaparecimento de uma jovem universitária, que é noiva de seu mais novo agenciado e também irmã de Jessica Culver, o grande e insuperável amor de sua vida. Quem não conhece a Jess pode até simpatizar com ela neste livro, mas como sei a peste egoísta que ela é, já fiquei aqui querendo que sumisse, assim como a melhor amiga de Bolitar, Esperanza, também queria.

Ele vai começar a investigação a partir do surgimento de uma revista pornô com a foto da garota desaparecida. Na revista dá a entender que ela está viva após meses de seu sumiço. Quando o pai dela é assassinado na mesma época que a revista aparece, é fácil pensar que há ligação entre os casos.

Harlan vai levando o protagonista por uma rede de mentiras e muitos segredos. Parece que a garota desaparecida deixou um rastro de promiscuidade por onde passou. E o interessante é que antes de ser uma garota muito envolvida em várias atividades sexuais comprometedoras, ela foi uma garota quieta. Em certo momento algo a fez mudar e isso pode ajudar a entender mais o caso de seu desparecimento.

É uma investigação muito cheia de detalhes, pistas verdadeiras e outras falsas, muita gente envolvida. Bolitar tem que ser astuto nesta busca, separar bem o que é real e o que é disfarce, para então compor o cenário do desaparecimento e do assassinato. E ele não faz feio e nem dá uma solução incoerente para o caso. Tudo vai sendo bem amarrado e no final a solução apresentada é convincente e deixa a gente bem satisfeito.

Eu desconfio sempre da pessoa mais boazinha, não confio em quem passa a imagem de perfeição. Muitas vezes a pessoa é boa mesmo, mas em outras é o tal criminoso disfarçado. Desta vez fui recompensada com minha desconfiança e acertei em cheio quem estava por trás de tudo, só o motivo que eu não descobri.

A história é ótima. Apesar da tensão, consegue ser divertida demais e os personagens são muito carismáticos. Bolitar e seu time sempre me deixam mais alegre, adoro a parceria dele com Win e Esperanza. A trama, para mim, não teve defeitos. Gostei do caso, da investigação e do final. Foi uma história de suspense e mistério vibrante e acho que abriu muito bem a série.  Eu super recomendo!

Não sei quando teremos livro inédito desta série, mas acredito que ainda este ano venha novidades por aí. Na live da Editora Arqueiro com o Harlan, ele afirmou que os fãs da série em breve vão ser surpreendidos.


Série Myron Bolitar

10 comentários:

  1. Oiii Cida

    Eu quero começar essa série do Myron Bolitar na ordem, porque como vc disse embora os casos não sejam conectados e dá pra ler fora de ordem, a vida pessoal dele segue a cronologia do livro anterior e isso deixa a gente confuso se vai lendo fora de ordem, e nesse ponto sou bem metódica, gosto de acompanhar tudo. Vai ser uma leitura que pretendo fazer em breve até porque ainda não li nada desse autor e sou bem curiosa pra conferir a escrita dele.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cida.
    Tomara que venha mais livros da série porque amo os personagens. Eu também li tudo fora de ordem, comecei por alta Tensão e depois li o Jogada Mortal e me confundi com as esposas dele hehe. Acho o Harlan um autor genial desde o primeiro livro já mostrava a que veio.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adoro os livros do Harlan e essa série também. Como você comecei tudo errado, lá pelo Alta tensão, e já tentei ler na sequência mas acabei parando. Mas ainda quero reler tudo, na sequência certa.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  4. Quando leio livros do gênero eu entro inteiramente dentro da investigação e tento descobrir quem foi a todo custo kkkkk. Amo a satisfação de acertar em cheio. Todos falam bem do autor, e tenho muita vontade de ler suas obras.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou dessas que desconfia dos bonzinhos porque ninguém é bonzinho demais.
    Nossa, que paia ter sido lançado em ordem aleatória hein....
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida
    Acredita que nunca li nada do Harlan mas quero muito começar a ler suas histórias. Recentemente vi duas séries baseadas em seus livros e adorei as premissas e quero começar para ontem alguma história.
    Adorei sua resenha e a forma que o autor montou a história, com certeza vou ler futuramente. Já está anotado.

    Beijinhos!
    http://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,

    Tenho muita vontade de ler essa série, mas acho que acompanharia na sequencia, me dá um tique se ler fora de ordem rs.
    Bom saber que mesmo sendo o primeiro o livro em si é bom quanto os outros.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida, tudo bem?

    Quando a pessoa é boazinha demais, eu já fico com a pulga atrás da orelha rs...

    Não conhecia essa nova série do Harlan, mas espero que os livros não tenham muita relação entre si, porque foi meio mancada da editora lançar na ordem aleatória.

    Ainda não li nada do autor, mas como esse ano estou dando oportunidades a gêneros que normalmente não lei, fiquei curiosa com a premissa de Quebra de Confiança.

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou igual você, sempre desconfio dos personagens que querem passar a imagem de perfeitinhos, bonzinhos demais hahaha. Nunca li nada do Coben, mas sempre que vejo resenhas eu fico curiosa!
    Os Delírios Literários de Lex
    Participe do Top Comentarista de Julho ♥

    ResponderExcluir
  10. Nossa, faz bastante tempo que vejo e ouço falarem bem do Harlan Coben e ainda parei pra ler nenhum!

    Fiquei curiosa com esse, resenha incrível! Parabéns!

    Beeijo!

    http://estanteflordelis.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!