[Resenha] A Promessa

A Promessa
Título Original: Promise Me (Myron Bolitar #8)
Autor(a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro                 Páginas: 352
Lançamento: 2017               ISBN: 9788580416725  
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Depois de ouvir duas adolescentes trocando confidências no porão de sua casa, Myron faz com que as garotas prometam ligar para ele se um dia estiverem em alguma encrenca e não tiverem coragem de recorrer aos pais em busca de ajuda. Ele garante que irá em seu socorro sem questionamentos, qualquer que seja a situação. Alguns dias depois, às duas da manhã, seu telefone toca. É Aimee Biel, uma das garotas a quem oferecera apoio incondicional. Abalada e nervosa, ela pede que Myron a deixe em frente a uma casa numa rua deserta, o suposto endereço de uma amiga. Apesar de sentir que alguma coisa está errada, Myron honra sua palavra e não faz perguntas. Mas ele se arrependerá profundamente dessa decisão, porque talvez essa seja a última vez que Aimee será vista por alguém. Atormentado pela culpa – ao mesmo tempo que se torna o principal suspeito pelo misterioso desaparecimento –, Myron decide investigar o caso por conta própria. Envolvido numa trama cheia de promessas desfeitas e segredos devastadores, ele descobre que essa não será apenas uma busca por uma adolescente que sumiu: será também uma busca pela verdade em suas nuances mais sombrias.
A Promessa é o oitavo volume da série Myron Bolitar, de Harlan Coben, que havia sido publicado anteriormente  no Brasil pela Editora Arx e agora em 2017 foi relançado pela Arqueiro, deixando nós fãs do autor mega felizes. Eu já havia perdido a esperança de ter este volume na minha coleção.

Este livro bem poderia chamar Seis Anos Depois, tal como outro do autor, já que reencontramos o protagonista Myron Bolitar seis anos após a sua última aventura – O Medo Mais Profundo – e lidando com a sensação de finalmente amadurecer e ser adulto.

Calma! Ele não é um garotão. É um um homem adulto, mas que em alguns aspectos ainda é um menino. Myron viveu com os pais mesmo depois de sair da faculdade, se apaixonou e teve o coração partido como um adolescente em seu primeiro amor e sempre foi o cara engraçadinho nas situações mais sérias e perigosas. Agora seus pais estão aposentados em outra cidade e ele está vivendo uma relação mais contida e madura. Engraçadinho ele continua sendo, mas deixou as aventuras de detetive amador de lado e com isso as situações perigosas. Bem… até fazer uma promessa.

Ele vê a filha de uma grande amiga falando de bebidas a amigos que dirigem embriagados e temendo pela vida da garota pede que ele o chame se um dia precisar de algo como buscá-la numa festa, prometendo ajudar sem perguntas e não contar para os pais da garota. Que roubada! No dia que isso aconteceu ela desapareceu e Myron se vê como principal suspeito. Veio então a segunda promessa, agora para a mãe dela, a promessa de achar a garota.

A tranqüilidade de Myron chegou ao fim e lá vamos nós segui-lo em mais uma investigação de reviravoltas e pessoas cheias de segredos. Não sabemos se a garota - Aimee Biel – foi sequestrada ou fugiu e ele precisa descobrir a verdade. E a cada nova pista a situação fica mais complicada pois há evidências que apontam para as duas direções.

Eu adoro as histórias de Coben por não serem preto no branco, sempre há mais nas entrelinhas e diversos nuances. Descobrir a real nunca é simples. E ainda melhor que o fator suspense, é o lado humano muito bem trabalhado. Seus personagens são vivos, suas emoções palpáveis e realistas. Harlan mescla o suspense com o cotidiano de maneira perfeita. Como o livro faz parte de uma série eu já desenvolvi uma relação bem próxima com o protagonista e sua trupe.

Este livro foi o que mais gostei da série até o momento. O crescimento de Myron como pessoa foi bem evidente e embora eu goste muito de suas piadinhas, gostei mais ainda de vê-lo agindo como gente grande. Eu não li todos, na verdade comecei pelo quinto e preciso ler os primeiros volumes. Como cada livro traz uma nova aventura não me senti perdida, mas acho que o melhor é seguir a ordem certinha para não perder cada passo da evolução do protagonista. Volta e meia Coben resgata alguém do passado e se você leu na ordem já sabe o quem vem por aí.

O final foi mais simples que o desenrolar da história, mas mesmo assim empolgante e o jeitinho que Myron deixou a cena após revelar a verdade não poderia ter sido melhor. Eu adorei sua jogada de mestre.

Não me canso de ler Harlan Coben. Ele é meu autor preferido da atualidade e torço para que em breve venha ao Brasil novamente. Caso eu não tenha comentado aqui, quando ele veio na Bienal de SP eu não era fã ainda e foi justamente ao vê-lo esbanjando simpatia que decidi conhecer sua obra e me apaixonei! Agora quero abraço, foto e livro autografado. Arqueiro! Traz o Harlan pra mim! 


Série Myron Bolitar
*O Medo Mais Profundo #7 *  * A Promessa #8 * * Quando Ela Se Foi #9 * * Alta Tensão #10 *


   
2leep.com

9 comentários:

  1. eu não sou de ler muitos mistérios policias, mas leio ótimos comentários a respeito dos livros do autor que me intrigam e me dão aquela vontade de ler
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida! Lá no blog é a Marise que acompanha os livros do Harlan Coben e confesso que sempre tenho vontade de ler, aliás Myron parece ser um personagem super cativante! Adorei a resenha

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu gosto muito de livros e investigação, e apesar do Harlan estar no meu farol a muito tempo, ainda não consegui ler, acreditas?
    E cada vez que leio uma resenha, tenho mais vontade de ler, e com a sua não foi diferente, que sabe não é dessa vez que eu vou conhecer o Myron Bolitar rsrsrs.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii Cida,
    Tenho muita curiodade em ler os livros do Coben, pois parecem ser ótimos. Mais um para lista.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem?
    Adoro livros policiais, e sempre que você resenha Harlan Coben eu fico com mais vontade de conhecer a escrita do autor. Vou me planejar pra ler um livro dele, prometo hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida!
    Todos falam muito bem do Harlan, mas nunca li nada dele. Ainda porque desejo mudar esse status rapidinho.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  7. Ameeeeei simplesmente amei e leria com certeza, estou nessa vibe de suspense recentemente li o livro Garota Exemplar e me abriu as portas para o suspense, espero poder ler esse livro em breve.

    Bjs

    http://vestigioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cida.
    Eu comecei a ler Harlan Coben depois que indicaram ele em um clube do livro em que participei e não parei mais de ler ele hehe. Adoro chegar no final do livro e quando a gente pensa que já sabe de tudo ele dá uma reviravolta e revela um monte de outras coisas. E os livros do Myron são meus favoritos. Nossa passou bastante tempo depois do ultimo livro. Assim que der eu vou comprar ele para minha coleção.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oie Cida =)

    Olha eu aqui enrolando para ler Harlan Coben rs...
    Mais um lançamento do autor e eu ainda não li nada dele. Preciso perder essa minha ressalva com livros policiais. Sinto que deixou de ler bons livros por causa disso =(

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!