[Resenha] Baratas

Baratas
Título Original: Cockroaches (Harry Hole #2)
Autor(a):  Jo Nesbø
Editora: Record                    Páginas: 350
Lançamento: 2017               ISBN: 9788501108074

 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

O detetive Harry Hole chega a abafada Bangcoc. Sua missão: evitar um escândalo. O embaixador norueguês foi encontrado morto em um hotel barato, e aparentemente a família dele está escondendo algo importante. Harry, além de preservar o sigilo das investigações, percorre bares, templos budistas e casas de ópio em busca das peças desse quebra-cabeça, mas aparentemente ninguém quer saber de fato o que aconteceu. Quando o detetive põe as mãos em um vídeo bombástico de circuito interno de TV, as coisas se complicam. O homem que lhe entrega a fita desaparece, e outro diplomata é apunhalado. O policial logo descobre que grandes políticos podem ter segredos aterradores, e, à medida que se aproxima da verdade, aumenta o risco de ele se tornar a próxima vítima.

Baratas é o segundo volume da série Harry Hole, de Jo Nesbø, publicada no Brasil pela Editora Record.

Sim! Se você acompanha o blog vai perceber que comecei a ler a série fora da ordem, mas no segundo semestre de 2016 a Editora publicou os primeiros volumes e estou colocando a leitura em dia. Torço para que do terceiro ao sexto volume sejam relançados com estas capas novas para que eu tenha a coleção toda linda na estante.

Neste livro Hole está equilibrando trabalho, bebidas, problemas do coração e familiares. A perda da última namorada, bem como o último caso e o ataque que sua irmã sofreu, cobraram um preço elevado e ele voltou a beber. No entanto, um novo caso consegue tirá-lo da perigosa zona do vício e o policial está disposto tanto a resolver o caso, quanto ficar limpo.

É um caso de assassinato de um embaixador norueguês na Tailândia. Hole dá de cara com o que parece ser um beco sem saída e o tudo está envolto em estratégia política,  o que ata as mãos do detetive e o que o obriga a perseguir a melhor versão para a imprensa e não necessariamente a verdade. Ele não suporta trabalhar em teias de aparências mentirosas e logo fala para quem quiser e para quem não quiser ouvir, que dane-se a boa reputação de um partido, o que ele vai fazer é pegar o bandido.

Em Bangkok, para cada barata que se vê, há pelos menos dez escondidas, à espreita. Em Bangkok, para cada segredo revelado, há pelos menos dez que continuam nas sombras.

Não! Não temos baratas nas cenas do crimes, as mesmas são usadas apenas como analogia e dei graças por isso, já que estava morrendo de medo de ter cenas com corpos e estes insetos horrorosos. Ufa!

Este segundo volume me agradou bem mais do que o anterior (O Morcego), não apenas por o protagonista está em ótima forma, mas também pela investigação ser daquelas cheias de pistas que nos despistam e despertam a curiosidade  e a imaginação para teorias. Além disso, o autor não coloca apenas um morto em cena e uma caçada, ele encorpa a trama como vários temas paralelos como pedofilia, homossexualismo, prostituição, adultério, jogos de azar, agiotas, traição, máfia e muito mais e isso faz você se empolgar com a complexidade e boa construção da história.

Os livros desta série são densos, têm cenas pesadas e personagens com personalidades difíceis para serem trabalhadas durante a história. Não é apenas a jornada da vida de Hole que vamos poder acompanhar, os demais personagens têm dramas bem interessantes também. Eu me envolvi tanto com o protagonista, quanto com os demais e foi como se tivesse ali pessoas reais. A história em si é muito viva e admiro o talento do autor para nos dar esta impressão.

Em determinado momento o culpado ficou evidente, pelo menos pra mim, e o motivo do crime também. No entanto, até que fosse capturado, a história deu boas reviravoltas e os momentos finais foram de pura adrenalina. É claro que outra vez o protagonista passou por grandes apertos e ganhou novas cicatrizes no corpo e na alma.

É com certeza um thriller policial que reúne uma boa dose de mistério, suspense, intriga, sangue e muita ação. A personalidade forte de Hole marca a história de maneira positiva e seu humor cáustico e irônico é algo que nunca me cansa. Super recomendo! 

Confira também as resenhas de: O MorcegoBoneco de NeveO Leopardo, O Fantasma e Sangue na Neve


2leep.com

14 comentários:

  1. Oi Cida, sua linda,tudo bem?
    Eu já estava me perguntando sobre as baratas quando você respondeu, risos... Tenho horror a elas!!! Esses mistérios onde tem muita política por trás tentando nos desviar da solução correta do crime para acobertar alguém ou algum esquema são muito tensos e perigosos!!! Faz tempo que não leio nada assim, agora, você disse sangue, tomara que não sejam cenas muito explicitas, sou muito sensível, risos... Adorei sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que você gosta mais de romance, mas se desejar arriscar um livro policial este é muito bom.

      Excluir
  2. Oi, Cida!
    Graças a Deus que não tem baratas nesse livro porque eu já fiquei agoniada só com o título do livro e essa baratona na capa.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos de A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Eu ensaiei um bocado pra ler com receio que tivesse mesmo baratas.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Parece ser uma ótima estória, cheia de mistérios, com certeza vou ler... Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 11 kits

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida! Eu acho que mesmo quando a gente resolve o crime e o autor consegue manter a tensão até o final, o livro já vala a pena! Que bom que vc está conseguindo ler os livros agora em ordem e graças da deus não tem nada de barata hehehehehehe

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Socorro o livro parece ser otimo! Eu amo livros com esse tema investigativo é uma maravilha. Aquele clima tenso entre você e o personagem pra ver quem descobre primeiro hehe

    Beijão,
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir
  6. oi Cida, quando eu vejo livro do autor no blog ja sei que vem um bom suspense por ai! impossível não curtir, ainda mais com personagens tão reais
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Aí eu li o título do livro e pensei: acho que não vou querer ler essa resenha! Kkkkkkkkkkkk
    Ainda bem que eu li, pois fiquei feliz em saber que não tem barata aí! E adorei o enredo da trama. Eu sou super fã de thrillers, e faz tempo que eu quero ler algo do Nesbo!

    Beijocas
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu queria saber porque as editoras lançam séries de suspense fora de ordem com tanta frequência?!?!?! E sim, sobre querer capas combinando, Nossa Senhora do TOC rogai por nós néh ahahah! Não sou uma grande fã de suspense, na minha estante são os livros que menos aparecem, mas quando leio uma boa resenha fico curiosa e com o advento do Kindle até tentada a pegar o ebook e da aquela olhada básica afinal um bom suspense faz o sangue correr mais rápido e instiga especialmente quando o autor encorpa a trama com algo mais como aconteceu em "Baratas".

    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
  9. Adorei!! Acho essa sequência um pouco confusa, mas mesmo quando é certinha eu não sigo... hehehe... sempre leio tudo misturado.

    Louca pra ler este livro também. O título me dá uma tremenda agonia. Tenho pânico desse animal aí, mas vale a pena pelo mistério :)

    Bjkssssss

    ResponderExcluir
  10. Olá, Cida.
    Eu morro de medo de baratas, mas imaginei que fosse uma analogia hehe. Eu vi que tem alguns livros dessa série no KinleUnlimited e acho que vou aproveitar para conhecer a escrita do autor. Eu amo livros assim e a cada resenha sua que leio dos livros só fico com mais vontade de ler eles.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oie Cida =)

    Podiam ter dado um nome e uma capa mais bonitinha para esse livro né rs... Quem assim como eu tem pavor de baratas ela é um pouco angustiante rs....

    Fico feliz que você está conseguindo acompanhar a série e principalmente que o autor está a cada livro mantendo o nível da dela. Em uma série longa como essa nós sabemos o quanto isso é dificil.

    Beijos e um ótimo final de semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  12. Oi! Infelizmente não é um gênero que curto rsrs mas a capa e título é bem interessante. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!