[Resenha] O Fantasma

O Fantasma
Título Original: Phantom (Harry Hole #9)
Autor(a):  Jo Nesbø
Editora: Record                    Páginas: 490
Lançamento: 2017               ISBN: 9788501105288
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Para salvar aqueles que ama, Harry Hole precisará enfrentar seus próprios fantasmas em mais um caso brutal que abala Oslo. Depois de três anos morando em Hong Kong e tentando fugir dos traumas de sua vida como detetive em Oslo, Harry Hole retorna à Noruega. O impensável aconteceu: Oleg, o menino que ele ajudou a criar, foi preso, acusado de matar um traficante de drogas. Harry não acredita que ele seja um assassino e inicia uma caçada para prender o verdadeiro culpado. Apesar de não pertencer mais à Divisão de Homicídios, Harry tem um novo caso a resolver. Mais uma vez ele percorrerá o submundo de Oslo, onde uma nova droga está se tornando bastante popular. Mas isso não será o suficiente para salvar Oleg. Para provar a inocência do rapaz, Harry será obrigado a confrontar o próprio passado.

O Fantasma é o nono volume da série policial Harry Hole, de Jo Nesbø, publicada no Brasil pela Editora Record. Este livro vem logo após O Leopardo e como em cada nova aventura o protagonista sempre vence e perde ao mesmo tempo, eu imaginava que encontraria desta vez um Harry totalmente no fundo do poço e acabei sendo surpreendida quando ele surgiu totalmente livre da dependência química e alcoólica e voltando para a Noruega repaginado… ou quase.

Harry Hole é um excelente policial norueguês do departamento de homicídios que já desvendou os mais complexos casos no seu país e em outros (O Morcego – Austrália e Baratas – Tailândia) e se consagrou como eficaz caçador de serial killers. No entanto, ele tem problemas com drogas e álcool e vive na corda bamba por conta disso. Há ainda a questão que sempre seus casos o atingem profundamente, seja de maneira física (Hole tem várias cicatrizes) e  emocionalmente (fracasso total em relacionamentos) e com isso mesmo capturando o criminoso o policial sempre perde algo no final.

Na situação atual ele deixou a polícia há três anos e está trabalhando para empresas privadas como cobrador de dívidas, até que fica sabendo que o filho de sua ex-namorada e ainda seu grande amor – Rackel –, foi preso por homicídio e ele não consegue acreditar que o garoto que considera um filhos tenha sido capaz de ato tão cruel. Hole volta para casa disposto a provar a inocência do jovem Oleg.

Eu gosto bastante desta série e tenho um carinho muito especial por Harry Hole. Ele é um cara teimoso, destemido, de gênio forte e de um humor fora de hora que tira qualquer pessoa do sério e lá no fundo é um cara que preza justiça acima de tudo e tem um coração grande que foi partido vezes sem fim. Eu não li a série na ordem, só há pouco tempo  consegui conferir os primeiros volumes e ainda não li todos, mas a cada livro que leio vejo o quanto o protagonista sofreu e torço demais para que um dia encontre paz e alegria.

Em O Fantasma pela primeira vez vamos nos questionar se ele está certo ou errado, pois o amor que sente por Oleg parece impedi-lo de aceitar que o garoto possa ser o assassino. Hole sempre tão imparcial está envolvido demais e as emoções podem turvar sua visão. E além disso ele reencontra a mulher que ama e não pode ficar ao seu lado e todo o tempo temos a impressão de este caso não é apenas uma investigação policial e sim a oportunidade de Hole passar a vida a limpo, espantar antigos fantasmas e ter sua segunda chance de ser feliz.

E enquanto o protagonista lida com emoções, aproveita para reativar antigos contatos e mergulhar de vez na investigação do assassinato de um jovem traficante e viciado e isso nos leva por um esquema bem elaborado de tráfico de drogas e corrupção policial e política que domina Oslo no momento. Além disso há um chefão das drogas chamado Dubai que ninguém sabem quem é e descobrir a identidade e esconderijo desta figura será essencial para chegar na verdade.

Jo Nesbø vai além do crime em suas histórias, ele explora profundamente os personagens (lhes dando corpo, alma e vida) e ainda abre espaço para debater problemas atuais e relevantes. Sempre há em seus livros abordagem sobre política, economia, crises sociais entre outros problemas que nos assolam e isso dá para a trama uma consistência única e torna a história complexa e muito bem engendrada. O melhor é que cada um destes elementos acaba sendo parte do assunto principal e nada fica ali ao acaso.

Este livro foi um dos que mais me deixou confusa e sem conseguir elaborar uma teoria para o desfecho, chutei várias vezes e errei todas.  Isso ocorreu porque além do crime central, há diversos outros nas entrelinhas e até mesmo mais graves do que o que envolve Oleg. O autor pode até mesmo aproveitá-los em outros livros se quiser.

Mas nem tudo foi difícil de perceber, aqui e ali até que eu saquei logo a verdade e digo mais uma vez que acaso não existe nas obras de Jo Nesbø. Uma das coisas que mais intriga e até mesmo confunde são as partes narradas em primeira pessoa pela voz do rapaz assassinado e foi exatamente por eu acreditar que desde a primeira página era apenas ele uma vítima que não acertei o desfecho.

Estou aqui aflita pelo volume dez, preciso muito saber no que resultou de verdade a descoberta de Harry Hole, pois mesmo com a identidade do assassino sendo revelada esta história não acaba aqui. Eu adorei! Com certeza este foi um dos livros mais ligados a vida pessoal de Hole. Ah! E quem quiser me presentear com os volumes de 3 a 6 estou aceitando. Recomendo para todo amante de histórias policiais. 

Confira também as resenhas de: O MorcegoBoneco de NeveO Leopardo e Sangue na Neve



2leep.com

12 comentários:

  1. Oi, Cida!
    Você fala tão bem dessa série que estou tentada a começar, apesar da quantidade de livros já publicados
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida :)

    Eu não sabia que esse livro fazia parte de uma série. Acho que nunca nem li resenhas dos outros.
    Que legal que a repaginada do personagem te surpreendeu. Achei interessante o fato dele ser um detetive, mas ter esse problema com vícios.
    Eu curto muito personagens bem desenvolvidos e curto muito o gênero, então acredito que seria um livro que iria me agradar, principalmente porque ele aborda esses outros aspectos que nos envolvem no nosso cotidiano, adorei.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Caramba!!! Preciso começar a ler essa série. Vou demorar pra chegar nesse volume, mas vou chegar!
    Amei a resenha!

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oie Cida =)

    Gente essa série já está no volume 9! Estou chocada agora rs... olha o autor ter que ser muito bom para manter uma série com um bom nível depois de nove livros. Até por que como deu para perceber na sua resenha, você está morrendo de curiosidade para ler o próximo.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Cida.
    Eu tenho bastante interessem em ler essa série. O que me chama a tenção nela, fora a parte policial que adoro, é esses altos e baixos do protagonista. Ele parece ser uma figura muito interessante. Assim que der eu vou ler eles. Acho bem legal as capas serem parecidas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida.
    Menina que trama mais complexa! Este não é um dos gêneros que costumo ler, mas gostei muito da premissa deste. A única coisa que me desanimou, foi saber que é uma série tão longa! Ótima resenha.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. não é um livro que de cara eu leria, isso porque não faz parte das minhas primeiras opções e escolhas por conta da trama desenvolvida, mas os elogios aguçaram minha curiosidade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Não li nenhum livro do autor ainda, mas você fala tão bem dele que fico com vontade de ler. Ainda mais sendo livro policial, adoro!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Ameiiii sua resenha :)
    Eu não conhecia ainda essa saga, e normalmente não me interesso, mas gostei muuuuuito dessa sinopse e da resenha que escreveu.Me chamou a atenção :)

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida!! Caraca a série já está no volume 9!! Eu não acompanho, mas aprece que o autor conduz muito bem os mistérios e para os amantes do gênero isso deve ser ótimo. Bom saber que nada fica por acaso na trama, tudo bem amarrado, acredito que seja uma excelente leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Taí uma série que morro de vontade de iniciar a leitura.. Os livros são independentes, né? ISso facilita muito. Amo histórias policias e misteriosas

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!