[Resenha] Boneco de Neve

Boneco de Neve
Título Original: The Snowman (Harry Hole #7)
Autor(a):  Jo Nesbø
Editora: Record      Páginas: 420
Lançamento: 2013      ISBN: 9788501094803
Compare & Compre    Skoob   Facebook   
boneco_SAIDA_CURVAS.indd
Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.


Gosto bastante de thrillers e quando resenhei alguns aqui no blog, uma leitora indicou Jo Nesbo, não foi exatamente este livro, mas como a Editora Record ofereceu Boneco de Neve aos parceiros eu vi aqui a oportunidade de conhecer sua obra.

A história é daquelas que começa com uma série de fatos desconexos, que viajam através dos anos, tendo apenas um ponto em comum, que seria o aparecimento de um misterioso boneco de neve. Em 1980 uma mulher vai visitar o amante que está de partida levando seu filho pequeno e lá no quintal surge o tal boneco; 1992 uma mulher aparece esquartejada num topo de uma montanha, o policial que investiga o crime some e o boneco de neve estava na cena do crime e em 2004, o inspetor de policia Harry Hole, um policial fora do comum, com sérios problemas com álcool, recebe uma carta anônima, que o incita a investigar o boneco e sua ligação com vários crimes.
 
Jo Nesbo nos apresenta estes eventos e várias pistas, e daí em diante cabe a nós juntar as peças e montar o quebra-cabeças. Antes da metade do livro eu já havia juntado várias, mas faltava a motivação. Eu converso muito com minha mãe quando leio e se estou empolgada com a trama, tenho que contar tudo, e foi exatamente nesta hora que estava relatando o que tinha lido, que veio uma luz,  achei a motivação e fiz as ligações, mas não pensem que já sabia o desfecho, eu nem poderia imaginar ainda quem estava por trás de tanta maldade.
 
Não é fácil achar o culpado, são muitos personagens que mostram claramente que estão mentido e escondendo algo, aí você fica naquela de separar o joio do trigo, ou melhor dizendo, ver o que realmente é relevante e está ligado com o boneco de neve e o que está ali só para despistar. Podem estar preparados para muitos desvios, perdi as contas de quantas vezes Jo Nesbo nos deu um culpado, e tirou. Ele é cruel e nos mata de curiosidade e usa o fator psicológico a cada linha. 
 
É uma leitura empolgante e que prende, tem muitos detalhes, mas adianto que não fica cansativo, o texto é recheado de insinuações e pistas, e por ser narrado em terceira pessoa, nós leitores temos mais acesso as informações que a polícia, mas no final descobri a verdade no mesmo momento que Harry Hole. Dada a quantidade de informações e aberturas, eu fique receosa que uma situação absurda surgisse para ligar tudo, ou até mesmo algo ficasse no ar, mas ainda bem que Nesbo conseguiu amarrar tudo e dar respostas cabíveis
 
Realmente eu acertei nas deduções iniciais, mas nem de longe passei perto do que estava por trás do boneco de neve, a revelação é surpreendente e o final tem cenas dignas de pura ação, uma corrida contra o tempo para salvar vidas e pegar o criminoso. Deadline!!!
 
Passada na Noruega, esta história é muito gostosa de acompanhar, com personagens críveis, cheios de falhas de caráter e muitos problemas. Harry Hole nosso protagonista é um cara problemático, não está ali para agradar ninguém. Gostei de seu jeito cínico de ser. Ele é inteligente, eficiente, mas não é invencível, ou seja, perde tanto quantos as vítimas.
 
Boneco de Neve é parte de uma série protagonizada por Hole, onde cada volume traz um caso diferente do inspetor, em questão de entendimento da história, ler fora de ordem não prejudica o aproveitamento da leitura, mas senti falta de saber sobre o passado do protagonista, para entender melhor algumas coisas que ele estava vivendo neste livro.
 
Eu amei, achei uma trama muito bem construída e desenvolvida, uma história cruel e fascinante.



2leep.com

24 comentários:

  1. Caraca que livro é esse, não imaginava que seria assim, já foi lista de desejados.
    Amo trhillers,essa pagada de suspense, que nos deixa agoniada que é legal
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, este estilo de livro não me atrai, é ruim quando uma editora atropela as edições, eu gosto de ler em ordem e como disse, pode não atrapalhar, mais saber algumas coisas do passado do personagem as vezes faz falta!

    Parabéns pela Resenha!

    Beijos, tem resenha nova no Daily ^^
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/01/resenha-as-criancas-trocadas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila! Na verdade a editora tem outros da série publicados, eu que comecei por este.

      Excluir
  3. Eu estou louca para ler esse livro!

    Um beijo.
    www.deep-luv.com

    ResponderExcluir
  4. Eu me dei este livro de presente de aniversário. Eu mereço né?! Enfim, amei a resenha!!!
    Não vejo a hora de ler isso tudo aí que você elogiou!!! OH!!! LINDO!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este sim é presente Lele, o livro é ótimo.

      Excluir
  5. Oie :)

    Eu estou louco para ler esse livro, e juro que não sabia que fazia parte de uma série, fiquei surpreso, Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sendo série são livros independentes.

      Excluir
  6. Oi Cida!
    Ainda não conhecia o livro, mas eu adoro narrativas com mistérios para desvendar a leitura fica mais empolgante. Fiquei bem curiosa e vou ler o livro com certeza! :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  7. Cida, esse livro pra mim é muita areia pro meu caminhãozinho medroso, achei muito intenso e de enredo forte
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece ser realmente bom. Gostei da resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida,
    já tinha ouvido falar muito bem deste livro e apesar de não curtir muito o gênero, estou quase comprando de tantos elogios rsrsr

    bjos

    http://blog.vanessauseroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Só de ler a sinopse "Boneco de Neve" já entrou automaticamente na minha lista de desejados. A resenha apenas serviu para reforçar as conclusões que eu já havia tirado. Adoro livros de suspense, mistério, serial killer, investigação policial. Achei a premissa original e sem dúvidas, já me cativou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu! Então você vai amar, tem tudo isso aí bem casadinho.

      Excluir
  11. Olá.
    Eu quero muito ler esse livro. Pedi de amigo secreto, mas não me deram UAHSAUHSAU Adoro esses livros de investigação, sempre tento ligar as pistas e descobrir quem é o culpado, mas eu não sou assim tão boa, é dificil eu acertar, só quando estou realmente empolgada UAHSUAHSUA Adorei, adorei a resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha! Adoro thrillers e mistérios e este me chamou bastante a atenção, fiquei muito curiosa! Também converso muito sobre os livros e achei bem legal você ter juntado algumas pistas! Deve ter sido muito emocionante :D
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. "uma história cruel e fascinante " só com isso você já me conquistou... mesmo não sendo lá muito fã de livros do gênero. Impossível não se interessar diante de tantos elogios *O*
    Beijos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto o livro no site da Record, mas imaginei algo diferente. Também gosto dos thrillers e Boneco de Neve parece ser do bom! Vou ver se encontro o primeiro para não me sentir perdida, mas não achar... fazer o que né? A vida segue e vou lê-lo mesmo assim! hehe
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida, tudo bom?
    Eu adoro livros desse gênero e desde o final do ano passado tenho lido muitas resenhas positivas sobre ele. Histórias assim são instigantes, eletrizantes e nos fazem pensar.
    Já está na lista de próximas compras! Adorei a resenha.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não tem coisa que eu mais goste num livro do que criar mil teorias, tentar fazer as conexões e adivinhar o final. E por mais que eu siga corretamente as pistas, adoro quando desfecho me surpreende e me deixa de queixo caído e, pelo visto, este livro é exatamente assim. Já tinha lido uma outra resenha que já tinha me animado a lê-lo. A sua só veio aumentar a minha vontade. Obrigada querida. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  17. Realmente estava uma confusão danada em torno desse livro durante o lançamento... Mas depois q as resenhas começaram a sair, ele se mostrou um livro bem mediano. :/
    Desapontada...

    ResponderExcluir
  18. Dei pro meu noivo (o qual eu me desespero para fazer ler hehe) e ele adorou!
    Não tem uma resenha que eu não leia e não confirme que vá gostar da leitura. Eu estou com ele na cabeceira, me coçando já que minha mãe pegou-leu-gostou. Enfim!

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!