[Resenha] A Coroa

A Coroa
Título Original: The Crown (The Selection #5)
Autor(a): Kiera Cass 
Editora: Seguinte                 Páginas: 312
Lançamento: 2016               ISBN: 9788555340048
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Em A Herdeira, o universo de a Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava. America Singer e o Príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava.
A Coroa chega para finalizar a série A Seleção e acredito que desta vez Kiera Cass realmente tenha dado adeus para estes personagens e com isso logo mais vá escrever novas e empolgantes histórias para a legião de fãs que ganhou ao nos apresentar este universo cheio de romance e intrigas políticas com um toque de contos de fadas.

Até o terceiro livro a protagonista foi America Singer e os dois últimos são protagonizados por sua filha Eadlyn. Em A Herdeira conhecemos esta jovem princesa que estava sendo preparada para assumir o trono, mas que não tinha o carisma necessário para cativar seu povo nem um coração grande o suficiente para amá-lo. Seu pai achou que uma nova Seleção seria o ideal para ajudar a jovem no processo de formação para ser a nova soberana e mesmo com relutância, Eadlyn cedeu e passou a conviver com trinta e cinco garotos na intenção de entre eles escolher seu futuro marido.

Foi um processo cheio de bons e maus momentos. A vida da princesa passou por um abalo enorme e no final até o leitor praticamente surtou com o destino que Kiera Cass reservou para um dos personagens. Veio então a espera pelo último livro e por respostas.

Eu não vou entrar em detalhes sobre os acontecimentos que obrigaram Eadlyn a rever sua vida para não soltar spoiler, mas garanto que a garota fria, egoísta e arrogante do livro anterior despareceu. Ela está tão mudada e agindo de maneira tão diferente que se fosse um livro de ficção científica eu acreditaria que Eadlyn havia sido abduzida por extraterrestres e um outro ser estava se passando por ela. Ela foi trocada? Não! Calma aí! Só que essa grande mudança me deixou sem saber se seria algo bom ou ruim.

Vejam bem que apesar dos inúmeros defeitos de Eadlyn, eu superei uma antipatia por ela e entendi suas razões para ser como era, aceitei seu jeito de ser. Quando terminei A Herdeira desejei que esta princesa achasse um eixo e conseguisse equilibrar sua vida, mas em nenhum momento quis que sua personalidade forte fosse deixada de lado e logo nas primeiras páginas de A Coroa eu fiquei surpresa por vê-la ainda sem rumo e boazinha demais. Não sei, mas parecia algo encenado e não sincero. Uma necessidade de ser e fazer o que os outros esperavam, mas não que ela realmente queria. Eadlyn precisava urgentemente encontra sua própria voz.

No entanto, embora Eadlyn não tenha vindo da forma que eu tanto esperava, gostei de ver que a história manteve o clima politico cheio de intrigas e mostrou de maneira sutil como não é fácil para uma mulher mostrar que pode ter em mãos o mesmo poder que um homem.

Cass não aposta muito no romance nestes dois últimos volumes, até há uma faísca disso no ar, mas vejo algo mais voltado para o mundo atual e nosso papel nele, a nossa luta para conquistar a igualdade e respeito.

Ok! Só que temos uma Seleção acontecendo e Eadlyn precisa escolher um marido. Foi deveras interessante observar os conflitos desta escolha, a pressão de achar amor como obrigação. Fiquei feliz com o que Kiera Cass reservou para o final,  isso porque foi algo libertador e que supriu uma esperança que eu tinha desde que este concurso começou, que era a de que o resultado da disputa pelo coração dela fosse sincero e espontâneo, sem interesse político. Tudo no desfecho foi politicamente correto, sem mortes, sem corações partidos e todo mundo indo para casa satisfeito.

A trama não possui grandes reviravoltas, somente nos capítulos finais fica mais agitada e o ritmo acelerado. A narrativa de Cass mantem toda aquela fluidez tão familiar para nós e muita delicadeza. Há um apelo para nos levar ao clima de contos de fadas nesta série que prevaleceu do primeiro ao último volume e que sempre vai me encantar. Aprecio muito a forma como a autora consegue me fazer acreditar em uma cenário totalmente atual ao mesmo tempo que me envolve numa atmosfera de costumes à moda antiga.  É inegável que o universo desta série evolui em cada volume, uma evolução aceitável e crível, como acontece no mundo real.

Há momentos de nostalgia pura, pois cada vez que os personagens da primeira parte da série surgiam e relembravam grandes momentos, eu sentia saudades de uma outra Seleção e a minha vontade foi a de reler os primeiros livros.

America Singer é e sempre será a minha protagonista preferida da série e sua história aquela me me emocionou e roubou totalmente meu coração. Eadlyn não é a mãe e carece da paixão da mulher que a colocou no mundo, mas sua história é aquela que mostra como a união de America e Maxon foi positiva para Ilea e o quanto foram bem sucedidos em sua jornada. 

Foi muito bom revisitar este mundo nestes dois últimos volumes e no geral as histórias conseguiram me agradar, como citei, especialmente no tocante ao par de Eadlyn. Sem dúvidas uma série apaixonante e que vai deixar saudades.


A Seleção
Confira as resenhas!



2leep.com

17 comentários:

  1. oi Cida, eu li a primeira parte da série com Maxon e America e agora pretendo dar a continuidade e espero que a trama me atraia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aaaain meu Deus me segura!!
    Estou no começo dessa série, estou apaixonada pela hsitória e pelos personagens!
    Doida pra continuaar essa série maravilhosa!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oe!
    Eu li os livros da Seleção, mas não li A Coroa ainda! É o último que falta pra eu terminar esta série tão falada haha Eu realmente acho interessante o cenário em que se passa a narrativa e há personagens que me instigam a ler esses livros, mas na maioria do enredo eu fiquei meio agoniada. Principalmente porque não sou fã nem do Maxon e nem do Asper haha ai fica difícil já que o romance é importante pra a coisa toda. Mas nesse mundo novo de Eadlyn, eu não estou tão engajada ainda, talvez quando eu ler A Coroa eu me atualize e passe a gostar realmente, mas por enquanto, essa série divide muito a minha opinião!
    Beijos!
    Se esse mundo fosse meu

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Engraçado, quando o primeiro livro foi lançado, eu li algumas resenhas negativas e não me interessei pela série. Mas quando os outros foram sendo lançados, essa série cresceu e só se falava nela, e eu quis saber o que ela tinha. Acabei comprando, mas não tenho esses dois últimos volumes, quero ler tudo de uma fez, assim que a completar. Adoro contos de fadas e gostei muito do aspecto político abordado. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima Cida!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Minha prima tem todos os livros da Seleção. Quero muito ler, mas acho que ela nem empresta pois são seus favoritos T_T
    Vou arranjar um jeito de poder ler. Amei sua resenha.

    www.donadegato.com
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Essa é a minha série de livros favorita e eu amei o desfecho. Com certeza, é uma história que vai deixar muita saudade!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/07/serie-gilmore-girls.html

    ResponderExcluir
  7. Não gostei nem um pouco da Eadlyn quando a conheci em A Herdeira, achei que a autora tinha dado um tiro no pé com o lançamento desse livro, mas A Coroa me surpreendeu bastante, comecei a gostar um pouco da personagem e aceitar toda a situação. Os dois últimos volumes não se comparam com os primeiros da série, mas A Coroa conseguiu fechar muito bem o clico que a Kiera criou para nós, vai ser uma série que vai deixar saudades. Amei sua resenha e adorei lembrar um pouco mais dessa série que amei tanto.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cida.
    Todo mundo foi embora satisfeito menos eu. Odeie com quem ela ficou. Sabe aquela sensação de que ela ficou com essa pessoa por falta de opção. Porque em nenhum momento acreditei no amor dela por ele. É um bom livro, mas poderia ter ficado só na trilogia.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oie Cida =)

    Vamos ser sinceras, A Seleção já deu o que tinha que dá. Na verdade reforço minha opinião que a Kiera devia ter parada em A Escolha. Acho que A Coroa foi condizente com tudo o a Kiera se propôs a escrever na série. Eu gostei do final. Não achei fantástico ou maravilhoso, mas foi bom.

    Poderia ser melhor sem duvidas, porém infelizmente nem tudo é como queremos, não é mesmo?

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ane. Se fosse por mim o irmão dela teria tido outro destino.

      Excluir
  10. Oi Cida, eu comprei o primeiro livro no maior sufoco no começo do ano. Aí fiquei sem dinheiro por meses, até que graças a Deus comecei a trabalhar semana passada. Agora posso comprar esses livros e saber como a história se desenrola. Nem li a resenha para não saber de nada sobre a continuação, mas posso afirmar que está muito bem escrita pelas resenhas que tenho acompanhado aqui no blog.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida,
    Ainda não li esse livro acredita? :(
    Estou enrolando, porque não gostei muito de A Herdeira e to com receio de acabar não gostando desse também.
    Mas vou ler em breve e acabar logo com isso.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!! Eu só li a trilogia de A Seleção, mas vejo que todo mundo pegou antipatia pela Eadlyn que até fico com vontade de ler e descobrir como ela é rsrsrs E bem, acho que vai até bater uma nostalgia ao visitar o mundo da America de novo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Olá Cida, tudo bem?

    Realmente pela quantidade de resenhas positivas que leio essa série deve ser muito boa, gostaria de ter a oportunidade de ler para avaliar melhor...bjs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Estou tão ansiosa pela leitura desse livro, ainda mais porque me encantei por essa serie desde do primeiro livro. Antes estava com altas expectativas em relação a esse livro, porém após ler várias resenhas dessa obra, percebo que a trama não vai ter muitas revira voltas, o que me deixou desanimada. Os personagens parecem estar ainda mais encantadores, e cativantes, estou bastante curiosa para saber o desfecho dessa estória maravilhosa.

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida!
    Eu só li o primeiro livro da série, queria continuar a ler mas tenho um pouco de preguiça pela quantidade de livros...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Estou dizendo a mim mesma que vou ler esse livro ate o fim do ano para encerar pelo menos uma das séries começadas mas está dificil.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!