[Resenha] A Escolha

A Escolha
Título Original: The One (The Selection #3)
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte              Páginas:352
Lançamento: 2014            ISBN: 9788565765374
 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
A ESCOLHA
A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.
Exceto pelo quarto parágrafo, a resenha não traz revelações que comprometam a leitura da trama.




Qual seria a escolha? A vencedora da Seleção ou o dono do coração de America?
Tantas opções e opiniões divididas…

Nossa gente! Que loucura foi essa que antecedeu o lançamento deA Escolha”? Foi uma movimentação grande, tanto por parte da Editora Seguinte, quanto por parte dos fãs ficaram muito empolgados com a chegada do desfecho da trilogia, vi gente esperando dar meia-noite para comprar o e-book e saber logo o final; eu esperei o meu exemplar físico chegar e a tortura foi grande, tive que evitar as postagens, os comentários e tanta coisa, morrendo de medo de pegar spoiler, eu via a foto da capa na internet e fugia. Comoção geral!

Em outubro de 2012 eu comecei a ler a história da Seleção, a disputa de trinta e cinco garotas pelo coração de um príncipe. Vibrei bastante no primeiro livro, America foi uma das protagonistas mais brilhantes e ousadas que conheci, sua energia me contagiou e fiquei muito feliz por uma mocinha tão às avessas, mas eis que em "A Elite" as coisas mudaram, ela ficou cheia de mimimi, indecisa e dividida entre dois amores, senti falta da garota decidida, que falava o que queria, me irritei com suas atitudes egoístas e seu comportamento errante. Como seria então a America de A Escolha?

Mas não é só esta garota que faz esta história, temos dois rapazes que disputam seu coração, o príncipe e o guarda, Maxon e Aspen. Desde o começo Maxon foi meu escolhido, sou apaixonada por este príncipe e na verdade queria que America ficasse com ele não por ela, mas para que ele fosse feliz. E Aspen sempre foi o personagem que quis matar, mas quando li os "Contos da Seleção" mudei de ideia, vi seu lado da história e acabei aceitando seu jeito de ser. Quem levará o coração de America?

E finalmente chegamos aqui, agora são apenas quatro garotas e America está mais insegura do que nunca, não sabe como viver sem Aspen em sua vida, mas acredita que ama Maxon. A jovem está decidida a vencer, mas o relacionamento que era tão despreocupado com o príncipe está a cada dia mais difícil, os dois mais distantes. Ele até tenta se aproximar, mas o orgulho de America ergue muros muito altos. Além do romance não estar indo muito bem, o clima entre as garotas está muito tenso, porém com menos rivalidade, pela primeira vez elas abrem-se umas com as outras e são honestas, Celeste, vilã de toda a série, é uma grande surpresa ao revelar-se uma pessoa muito legal. E para agravar o clima final da disputa, a situação política do país está chegando ao caos total, os rebeldes atacando mais e mais e pondo em risco a vida das pessoas.

Aqui vemos claramente a evolução da história e de seus personagens, as mudanças ocorridas no decorrer da série são claras, houve amadurecimento e também adaptações, mesmo sentindo-me brava com o comportamento de America eu entendi sua situação, quem poderia ser a mesma pessoa depois de uma experiência como a que ela viveu?

Eu pensei que leria e as perguntas iriam sendo respondidas, mas a verdade é que só no final isso aconteceu, Kiera Cass dá voltas e voltas, cria muitos conflitos antes da grande escolha, e isso foi algo que me fez roer as unhas, todo momento eu esperava que Maxon descobrisse que o primeiro amor de America era um de seus guardas e mandasse ela embora de vez. O clima tenso deixa a leitura mais empolgante.

Há espaço para todos os personagens, dá para aproveitar bem a companhia de cada um antes de dizer adeus, é uma série que vai deixar saudades, embora seja uma distopia, o romance é o lado mais forte da trama, toda garota sonha em viver seu dia de princesa e nós fãs de "A Seleção" tivemos nosso conto de fadas ao seguir America por estas páginas. Inesquecível, tanto pela doçura, quanto pela beleza. A autora escreveu com esmero, uniu momentos marcantes desde o primeiro livro até agora, para este desfecho, quem não lembra quando Maxon chamou America de “minha querida”? É o cuidado com estes detalhes que deixam as marcas no leitor.

Foi tudo muito bom, mas não digo que foi perfeito, há detalhes que me incomodaram, tal como o resultado do último ataque rebelde e a falta de explicação sobre os mesmos, que estavam tão perto e ocultos. Foi algo que a autora resolveu inserir na trama e não se aprofundou no assunto, contudo, mesmo com estas ressalvas, eu não tiro o mérito da obra e posso dizer que amei, chorei no final e recomendo sem dúvidas.


Trilogia "A Seleção"
A Seleção #1 (...)
A Elite #2 (...)
Contos da Seleção (...)
A Escolha #3













2leep.com

17 comentários:

  1. Estou muito curiosa com esta série, com tantos falando tão bem sobre este último livro. engraçado é que ela não me chamou a atenção quando falavam dos primeiros livros.

    ResponderExcluir
  2. Oi Oi Cida.
    Já li vaárias resenhas da Trilogia, sinopse de todos os livros, mas ainda hoje a trilogia não me conquistou e eu não sei dizer ao certo o porque. Acho que no fundo é porque enjoei de triângulos amorosos.
    Parabéns pela resenha, está ótima.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. menina to louca para ler esse livro! estou ansiosa para saber a escolha de America, tipo ela precisa ficar com o Maxon ou eu tenho uma síncope!
    e pelo jeito Iléia vai pegar fogo com a divergencia!!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Thaila, você e muita gente, ainda não encontrei quem torça pelo Aspen!

      Excluir
  4. menina to louca para ler esse livro! estou ansiosa para saber a escolha de America, tipo ela precisa ficar com o Maxon ou eu tenho uma síncope!
    e pelo jeito Iléia vai pegar fogo com a divergencia!!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii..
    Acabei de ver uma resenha sobre este livro e que dizia mesma coisa nos pontos negativos. Ela citou esse ataque rebelde que eu nem sei o que é porque não li..rs
    Me sinto um peixe fora d'água, acho que só eu não li os livros..hehe
    Um dia eu leio.

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!!!
    Vou começar a ler A Seleção essa próxima semana (por conta do encontro da editora Seguinte que vai ter aqui em Salvador) e estou mega ansiosa.
    Todo mundo fala super bem dessa série e estou bem curiosa para ler. Há umas semanas só se falava em A Escolha no twitter e fiquei fugindo dos spoillers. rs
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! Espero que vocês goste, depois quero conferir sua opinião.

      Excluir
  7. Hey Cida,
    Bem que você falou da movimentação sobre esse lançamento
    Teve um dia no meu Facebook que só tinha postagem sobre ele e os leitores comentando HAHA

    Daí fiquei bem curiosa para começar a série e me animei com sua avaliação.

    Capa linda.

    beijos e um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Ai, ai, ai, ai, ai. Vou pirar, preciso desse livro pra ontem! Gosto muito da trilogia, e torço pelo Maxon eternamente (assim como você, é mais por ele do que pela America) <3 Estou com expectativas bem altas para o desfecho, espero gostar :)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cida!
    É a segunda resenha desse livro que leio essa semana! Estou super curiosa!
    Acho que vou dar uma chance à trilogia de Kiera Cass.
    Só me pergunto pra quem eu vou torcer... eu sempre fico com pena do "primeiro amor" (no caso, Aspen), até porque eles não podiam ficar juntos por causa das castas. =(
    Enfim, acho que vou colocá-los na lista de leitura!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Flor!
    Arrasou na resenha! Aconteceu a mesma coisa comigo! Eu fiquei esperando o tempo todo o Max descobrir sobre o Aspen e que agonia aquele fim! Claro que chorei. Amei e vai deixar saudades!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/resenhaalma-protetorado-da-sombrinha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a America deu espaço para que ele descobrisse, aqueles encontros furtivos, eu estava vendo a hora dois dois até brigarem por ela.

      Excluir
  11. Realmente foi uma movimentação grande, lembro que no dia seguinte ao lançamento já tinha gente dizendo que pegou o livro pelo kobo e leu madrugada a dentro. Eu pertenço ao seu time, comprei o livro físico e fiquei seca esperando, tentando, no meu caso em vão, não pegar spoiler. kkk

    Eu comecei a ler "A seleção" no inicio desse ano, também me identifiquei com a America que falava duas vezes antes de pensar e me irritei com a Kiera por fazer a menina se ressentir por tudo que fez certo e ficar cheia de mimimi...

    Mas, no fim das contas, o final da série não foi de todo ruim. A Kiera conseguil amarrar suas cordas e nos brindou com um final romantico, digno do conto de fadas que essa história sempre foi.

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, acho que pelo fuzuê que rolou, esse foi o lançamento mais esperado do ano.. kkk que loucura, eu mesma entrei na dança. Concordo com você, por mais que eu tenha amadoooo a história e o desfecho, a Kiera pecou em alguns detalhes que eu relevei.. tapei os olhos e deixei passar.. kk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  13. Aah, tenho que confessar que passei direto pela resenha, deixei pra ler apenas o último parágrafo, pois estou mooorta de vontade começar a ler A Seleção, mas infelizmente ainda não pude começar :((

    ResponderExcluir
  14. ja li os dois p´primeiros e os contos, agora so falta ler o ultimo.. e to super ansiosa para saber com quem a America fica, espero que seja com Maxon...

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!