[Resenha] Atrás das Linhas Inimigas

Atrás das Linhas Inimigas
Título Original: Behind Enemy Lines (Infinity Ring #6)
Autor(a): Jennifer A. Nielsen 
Editora: Suma de Letras       Páginas: 208
Lançamento: 2015               ISBN: 9788565765589
55017_gg ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Sera, Dak e Riq têm a simples missão de corrigir falhas históricas que podem comprometer o futuro da humanidade, e era de se esperar que em algum momento tivessem que fazer uma parada num dos eventos mais marcantes de todos os tempos — a Segunda Guerra Mundial. Transportados pelo Anel do Infinito até a Europa de 1943, os três viajantes aterrissam num momento do conflito em que as potências do Eixo e os Aliados estão em pé de igualdade. Para evitar que a SQ se aproveite da destruição mútua desses dois blocos inimigos e tome o controle do mundo, os aventureiros mirins precisam dar um empurrãozinho para que os Aliados abram vantagem e vençam a guerra. Mas, para isso, terão de se envolver em uma das missões de espionagem mais arriscadas de toda a história… E além dos nazistas, a SQ também está no encalço dos três.

Atrás das Linhas Inimigas, sexto volume da série Infinity Ring, publicada no Brasil pela Editora Seguinte, nos leva para mais uma aventura ao lado de Dak, Sera e Riq, três jovens que viajam no tempo usando um instrumento conhecido como Anel do Infinito. A missão deles é evitar o Cataclismo, um possível apocalipse, e derrotar uma organização que deseja dominar o mundo, a SQ, corrigindo fraturas no tempo, que são fatos históricos que aconteceram de maneira diferente da que conhecemos hoje. Cada livro é escrito por um autor, e desta vez vamos viajar com Jennifer A. Nielsen.

Em meados de 1940 um acontecimento marcou para sempre a História,  não só por transformar o cenário político mundial, mas também por ter motivado um homem a cometer um dos maiores crimes contra a humanidade, na minha opinião o mais triste e desolador. O acontecimento: a Segunda Guerra Mundial. O homem: Hitler. O crime: a execução de milhares de judeus, o Holocausto.

Para nós já foi cruel com a derrota da Alemanha, imaginem então com sua vitória? É esta fratura que Dak, Sera e Riq precisam consertar, ajudando os Aliados (potências lideradas pelos EUA, Grã-Bretanha e Rússia) na luta contra o Eixo ( potências lideradas pela Alemanha, Itália e Japão). O plano é fazer os nazistas acreditarem que os Aliados pretendem invadir a Grécia, quando seu real objetivo é a Sicília. Nossos amigos para ter sucesso precisam não só virar espiões, mas também agir separadamente em diferentes países. Só com muita coragem, astúcia e força de vontade poderão vencer.

Eu adoro esta série,  isso porque traz personagens cativantes, muita aventura e um conteúdo histórico incrível, é como estudar brincando, ideal para o público juvenil, e claro que o leitor mais maduro vai adorar também.

A narrativa em terceira pessoa nos permite um alcance de toda a situação e ver como cada um dos protagonistas vêm sendo atingido por esta missão, eles já fizeram tanta coisa, mas ao voltar ao presente notam que foi um grão de areia no deserto, o Cataclismo ainda é uma ameaça iminente, e mais do que nunca precisam ter força para lutar. Estão desgastados e fragilizados e certas revelações sobre seus pais, especialmente no caso de Sera, causam um efeito negativo nos ânimos e colocam a missão em perigo.

Riq está cada dia mais triste, pois ao mudar seu futuro em um dos livros anteriores colocou em risco sua vida, Dak e Sera não sabem como ajudar. Hoje vemos como as implicâncias iniciais entre eles acabaram estreitando os laços e agora são amigos. Independente  do que virá pela frente, é esta relação que levarão no coração. É muito bonita a maneira como cada autor reforça esta amizade e salienta a importância de ajuda mútua e trabalho em equipe, saber conviver com as diferenças dos outros e amar sem preconceito. Amigos são irmãos por opção.

A missão atual é cheia de perigos e a SQ está mais ousada ainda, surgiu uma vilã terrível que promete complicar as coisas sem dó, nem piedade. Achei que nossos amigos deixaram a peteca cair em vários momentos, seus erros foram de principiantes, mesmo que seja por conta do abalo emocional, eu espero que nos próximos livros sejam mais cuidadosos.

Na aventura atual senti falta da conexão que os três sempre têm com figuras das época que estão visitando, outros que buscam consertar as mesmas fraturas que eles,  sempre há uma interação e momentos que os marcam. Em cada um dos livros anteriores Dak, Sera e Riq aprenderam com os amigos que fizeram e mudaram, assim como mudaram essas pessoas, foram momentos muito emocionantes que me fizeram ter uma conexão maior com a trama. Jennifer A. Nielsen não trabalhou estas relações, a falta de união com outros Guardiões da História acabou deixando de lado o espírito da missão e os valores e princípios da luta contra a SQ que ultrapassaram séculos.

Eu já conhecia o trabalho da autora do livro a Trilogia do Reino, percebo o quanto ela gosta de escrever sobre batalhas pelo poder e situações políticas complicadas, tanto na época medieval, quanto na contemporânea, o texto é ágil e bem humorado.

O desfecho apresentou o lado dos mocinhos e dos vilões. No lado de Dak, Sera e Riq, foi daqueles que fazem leitor e personagens respirar com alívio, já com a SQ ficou claro que nossos amigos e seus pais vão enfrentar em breve o maior desafio de todos. Aguenta coração!

Confira as resenhas dos volumes anteriores.




  


2leep.com

16 comentários:

  1. Oi Cida!
    Nossa, já está no 6º livro!
    Eu li só o primeiro volume mas não curti muito... Mas como é um autor diferente por livro, talvez eu gostei dos próximos!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. não consigo me sentir atraida pela trama da história, simplesmente tem algo nela que não me chama a atenção
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida!
    Já tive vontade de ler essa série, depois a vontade passou quando vi a quantidade de livros. rs
    Você sabe que eu fujo o quanto posso de séries e isso não é só por conta do desfalque no bolso. Ando traumatizada com tanta série que leio e que a continuação nunca é lançada (ou lançam apenas alguns livros e param).
    A cada novo livro lançado fico curiosa, mas não pretendo ler por agora. Mas a frente... quem sabe? Fico contente em ver que a autora mantém a qualidade da trama, tão bom quando isso acontece.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  4. Oie Cida =D

    Essa série é bem longa heim rs...
    Sempre leio boas resenhas de todos os livros, mas desanimo só de pensar em começar mais uma série com mais de três livros. Talvez depois que eu terminar Instrumentos Mortais, criei coragem para começar essa, pois acho a premissa bem interessante.

    Ótima resenha =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler essa série, parece ser muito legal. Acho interessante cada volume ser escrito por um escritor diferente. Gostei da resenha :D

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa série, mas ela parece bacana!
    Estórias que misturam ficção com realidade sempre me chamam a atenção.
    Só achei estranho o fato de cada livro ser escrito por um autor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa não sabia que essa série era tão grande. Costumo evitar séries com tantos volumes mas fiquei curiosa após você dizer que o enredo tem um conteúdo histórico bem elaborado e que é como estudar brincando, adorei e fiquei mais curiosa.
    Enfim adorei saber sua opinião sobre mais um livro dessa série. Valeu pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Acho que gostaria dessa série pelos mesmos motivos que você: ela nos fazer aprender ao mesmo tempo que entretém, além de ser divertida e com muitas aventuras. Não poderia perder!
    Amei a resenha! Abraço, Cida!!

    ResponderExcluir
  9. Oláá
    Já ouvi falar algumas vezes do livro mas não é o gênero que curto ou procuro no momento apesar dos elogios e do enredo que parece se ser bem interessante, mesmo assim, ótima resenha ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia a série, então tomei cuidado em ler a resenha porque eu podia acabar descobrindo alguma coisa indesejada. Mas a parte em negrito de que amigos são irmãos por opção me chamou atenção, porque é a mais pura verdade.Vou ler a resenha dos outros volumes.

    ResponderExcluir
  11. Oieee!
    Nossa que legal, julgando só pela capa achei ser um livro extremamente infantil, mas vi que muito pelo contrário, atende todas as idades, e é rico em conhecimento.
    Confesso que amo livros que abordam fatos históricos, cenários de guerra e principalmente o tema holocausto eu sou fascinada!
    Adorei a dica!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Não tinha ouvido falar dessa série, já tinha visto as capas, e gostei da premissa. E achei interessante
    isso de cada autor escrever um livro. Gostei ainda mais do tema, gosto de livros que tratem da segunda guerra mundial. Só fico meio dividida com tantos livros. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida, tudo bom?
    Eu adoro essa série e já li os dois primeiros livros. Gosto da pegada histórica que os livros tem porque é um assunto que eu adoro. Uma pena que os três protagonistas não tiveram tanta interação. Enfim, estou ansiosa para ler os outros da série, incluindo esse livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Cida!
    Os livros ambientados nas guerras e pós guerras sempre chamam minha atenção, porque foi uma época sofrida e ainda bem que não a presenciamos. Gosto de ler para podermos valorizar ainda mais nossa realidade atual que nem de longe passa por todo aquele sofrimento..
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler essa série, acho que é o tipo que realmente me agradaria. Mas de todas as resenhas que já vi da série, essa foi a que mais me chamou a atenção. Não conhecia o enredo desse livro, mas preciso ler! Eu gosto muito de ler tudo que envolva a segunda guerra mundial, e acho que que esse livro tem tudo para ganhar meu coração, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!!

    Já tinha ouvido falar da série e sua resenha me relembrou essa sinopse dela. É uma série que no momento não me chama a atenção, pela ideia geral. Mas quem sabe mais para a frente quando quiser uma leitura diferente?
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!