[Resenha] O Alçapão

O Alçapão
Título Original: The Trap Door (Infinity Ring #3)
Autor(a):  Lisa McMann
Editora: Seguinte          Páginas: 224
Lançamento: 2014       ISBN: 9788565765299
55014_gg
 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

Depois de lutarem ao lado de guerreiros medievais para corrigir mais uma Fratura, Dak, Sera e Riq retornam aos Estados Unidos e logo se envolvem em uma armadilha mortal. O ano é 1850, um pouco antes da Guerra Civil, quando o país está dividido em relação à escravidão. Nesses tempos sombrios, a Ferrovia Subterrânea é a única esperança de muitos escravos, que conseguem escapar por essa rota secreta. Mas a SQ aos poucos está tomando o controle dos trilhos, colocando a vida de muitos fugitivos em perigo e ameaçando apagar aquela ferrovia da história. Riq é forçado a se separar do grupo e encontrará dificuldades que o levarão a enfrentar seu próprio passado. Dak e Sera, por outro lado, tentam descobrir em quem podem confiar e o que precisa ser feito para consertar mais uma Fratura.
Eu adoro viajar no tempo.

Nossos amigos voltaram, Dak, Sera e Riq estão prontos para consertar mais uma fratura no tempo e derrotar a temível SQ. Ops! Mas o quê está acontecendo aqui?

O Alçapão, de autoria de Lisa McMann, é o terceiro livro da série Infinity Ring, publicada no Brasil pela Editora Seguinte. A série é composta por sete livros, cada qual escrito por um autor. Vocês podem conferir as resenhas dos volumes anteriores Um Motim no Tempo (James Dashner) aqui e de Dividir e Conquistar (Carrie Ryan) aqui.

Dak, Sera e Riq vivem uma realidade caótica e sem esperanças, dominados pela tirania da SQ. Descobriram pelos Guardiões da História que tudo ficou tão ruim e está prestes a ficar ainda pior, por conta das fraturas, que são fatos históricos que aconteceram de maneira errada e precisam ser reparados. Usando um instrumento conhecido como Anel do Infinito (Infinity Ring), os três jovens viajam no tempo acertando estes erros. Nesta loucura toda, Dak perdeu-se dos pais e espera um dia vê-los outras vez, enquanto isso, eles já fizeram Colombo descobrir a América, impediram a dominação viking na França e agora vão lutar contra e escravidão nos Estados Unidos em meados de 1850.

O Alçapão já começa com nossos amigos caindo em uma armadilha, aí você já percebe que a aventura vai ser bem perigosa, isso é um fato que me agrada demais, a cada livro o desafio é maior, exigindo mais e mais desta galera. Eles são postos à prova a todo momento e além de lidar com seus próprios problemas, precisam ajudar os outros. Por mais que a amizade seja grande, o desgaste é evidente, ninguém anda tão paciente e Sera está sentindo na pele como é ser a única menina entre dois meninos, principalmente porque eles brigam o tempo todo e não entendem as necessidades de uma moça.

Cada livro foca mais em um deles, mesmo todos tendo participação na trama, há sempre um que vai ter que enfrentar algo maior, desta vez foi Riq, confundido com um escravo, acabou sendo preso. Ele sentiu na pele as histórias dos antepassados que sua avó contava, mas aquilo que foi fascinante, agora é triste. Riq sente-se péssimo por ver como os negros foram tratados, foi horrível ser visto como uma mercadoria e o pior foi entender que ao consertar esta fratura, poderia mudar seu destino.

Dos três livros foi o que trouxe o tema mais forte e também o mais próximo de nós, a escravidão, o Brasil também viveu esta fase em sua História e por isso fica mais fácil para o leitor entender o tema e sentir-se familiarizado.

Mesmo sendo um livro juvenil, Lisa usa uma linguagem elaborada, não complicada, mas madura, algo que mostra o quanto respeita a inteligência de seu leitor; os sentimentos e conflitos dos personagens foram bem trabalhados, notamos claramente a raiva de cada um, passamos por momentos de melancolia e momentos de decisão.

Eu já conhecia a escrita da autora da série Wake, que amo, ela sabe montar ótimos conflitos emocionais, de maneira inteligente, você consegue sentir, como se estivesse na cabeça do personagem, mas não de maneira dramática, é algo baseado em conflitos e decisões, nada é só certo ou errado, são escolhas decisivas para um bem maior.

Não pensem que é apenas tensão, Riq, Dak e Sera têm sus momentos de humor, Dak não deixa uma piada passar e acaba equilibrando a situação, trazendo um sorriso para todos quando parece que não há mais saída.

O final é conclusivo para mais esta aventura e agora nos resta esperar por mais uma fratura e torcer pelo sucesso deste trio. Eu vou continuar a leitura com toda certeza e recomendo para quem quer algo dinâmico, que valoriza a amizade e lealdade e ainda traz conteúdo histórico de uma maneira divertida.

O próximo volume, A Maldição dos Ancestrais, de Matt de La Peña, está previsto para Maio.






2leep.com

30 comentários:

  1. Parece realmente interessante Cida, essa cosia de viagem no tempo, remendar a história, mantê-la nos trilhos. Mas não tenho mais paciência, nem saco, muito menos dinheiro, pra séries. O que anda acontecendo com os autores? Cadê as histórias fechadas ou casos aleatórios como Sherlock Holmes? Gosto tanto de fantasia e infanto-juvenil, mas tá difícil encontrar uma que me empolgue ultimamente com tudo sendo trilogia.

    Multiverso X

    ResponderExcluir
  2. Eu acho essa série bem interessante. Não só por trazer fatos históricos, mas por ser escrita por autores diferentes.
    Não li a resenha completa, pois não sei o quanto dos outros livros pode ser contado. Mas curti o fato de ter tiradas engraçadas e de podermos compreender a cabeça dos personagens. Isso sempre me atrai =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  3. Tenho muito vontade de comecar a ler esse série, parece ser bem interessante.
    Mas acho que, caso venha a dquirir os livros, darei todos eles ao meu irmao!
    Acredito que ele irá apreciar muito mais que eu =)
    Amei a resenha!


    Beijos,
    Carolina'a Book Blog

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?

    Ainda não li essa série, mas sou super curiosa para conhecer. Parece ser muito interessante. Ele é pequeno, deve ter uma leitura bem rápida e agradável.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Li os primeiros dessa série e até gostei. Mas os achei um pouco teen. Os personagens são um pouco superficiais e sempre pareceu faltar algo. E ao descobrir que são 7 volumes, desanimei de continuar a série.

    ResponderExcluir
  6. Olá Cida....Tenho bastante vontade de iniciar esta série,mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros,mas seu gênero me deixa bem curiosa...
    Beijocas♥

    ResponderExcluir
  7. infelizmente Cida não é o tipo de leitura que procuro no momento
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O enredo infelizmente não me chamou atenção suficiente para começar uma nova série :(

    ResponderExcluir
  9. parece ser uma aventura bem legal, mas acho que não leria.. Vou procurar o primeiro livro.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  10. Gosto da temática viagem no tempo mas não uma coisa tão fantasiosa, pois já entra em num gênero que não gosto muito. Amei 'A Mulher do Viajante no Tempo' mas a "teoria" por trás das viagens não era tão fantasiosa. :D
    Apesar da série estar sendo escrita por alguns autores que já li e adorei, não conseguiu me interessar muito.

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!
    Tudo bem?
    Não tenho muita vontade de ler esses livros, principalmente por saber que são sete volumes!
    AFF!
    Não me interessei muito!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Ainda não li nenhum livro da série, mas não me falta vontade e sim tempo e grana! Rs
    Quero mt "A garota que Você Deixou para trás" e "A Ilha dos Dissidentes"
    Bjs!!
    Parágrafos e Capítulos
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  13. Aii, eu não acredito que ainda não li esses livros. Sou doida por viagens no tempo e essas histórias aparentam ser tão criativas e interessantes. Preciso dar um jeito nisso! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida, tudo bem?
    Nossa, adorei sua resenha. principalmente quando disse: "você consegue sentir, como se estivesse na cabeça do personagem, mas não de maneira dramática, é algo baseado em conflitos e decisões, nada é só certo ou errado, são escolhas decisivas para um bem maior."
    Cada livro ser escrito por um autor diferente é uma faca de dois gumes, não li suas outras resenhas, mas pelo o que contou nessa, pelo visto deu certo.
    Dica anotadísima.
    beijinhos.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Uma viagem no tempo? Que perfeito! Só faltava o teletransporte existir também *O*
    Sou fascinada por essas coisas, Cida.
    Adoro quando a gente consegue sentir o personagem de pertinho, saber o que ele pensa e sentir como se fôssemos ele mesmo.
    Adorei.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir
  16. Lendo sua resenha eu acredito que iria gostar, embora anteriormente eu não tenha dado atenção a essa série.
    Também não li Wake ainda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Ah! Então você gosta da série Wake?? Ótimo, porque acabei de pegar este livro numa troca, rsrs. Nada a ver com a resenha né, mas eu tinha que dizer.
    E que bom que a autora é boa na sua opinião, já sei que não irei me arrepender em nenhuma dessas leituras. Porém, esta série Infinity Ring eu não estou acompanhando. Mas sempre me surpreendo com as resenhas positivas.
    Adorei!!

    Bjkas

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida!
    Super adorei sua resenha! Tenho lido algumas resenhas positivas a respeito dessa série, mas confesso que ainda não tenho muita curiosidade para ler. Ando bem cansada de séries, de vez em quando sinto falta de livros únicos nesse estilo.
    Mas quem sabe mais para frente me bata aquela vontade de conhecer mais a história?
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  19. Todo mundo fala muito bem dessa série,e eu tenho curiosidade em ler, pois faz o estilo de história que eu adoro, mas no momento estou fugindo de séries. Preciso terminar antes as que já comecei. As capas não me agradam. Acho que uma série tão comentada, merecia uma capa mais bem trabalha e mais adulta.
    Agora...como funciona esse negócio de cada livro ser escrito por um autor? A linguagem muda...sei não...tô bem desconfiada com isso...

    ResponderExcluir
  20. Oi Cida, estas viagens no tempo sempre rendem boas histórias. Este eu ainda pretendo conhecer.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. Oie Cida!!! AInda não li nada da serie, mas fiquei super curiosa, achei bacana cada livro focar mais em aventureiro. Outra coisa também foi o tema desse, que aborda a escravidão, deve ser realmente interessante o fato de envolver um tema forte e delicado ao mesmo tempo como esse em uma história de grandes aventuras!! Espero poder ler!!!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  22. Oi Cida
    Ainda não li essa série, mas parece ser muito legal, vou colocá-la na minha lista de leitura ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida!
    Li esse livro esses dias e logo vai sair a resenha no blog também.
    Concordo totalmente com você que esse foi o livro que trouxe o tema mais próximo da gente, afinal, a escravidão é algo que nosso país vivenciou e continua nos afetando de várias formas.
    Mas eu adoro essa aventura do Daq, da Sera e do Riq. Essa série foi uma das minhas GRANDES descobertas do ano passado! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  24. Essa série não tinha chamado muito a minha atenção e nem havia procurado saber mais sobre ela, tudo mudou com essa resenha, misturar aventura com fatos históricos e um autor diferente em cada livro é fantástico, ainda mais algo como a escravidão que ainda é um grande tabu, é muito bom quando os livros por mais que sejam juvenais acabam sendo para todas as idades e cada um consiga absorver de um jeito a mensagem que o autor quer passar.

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não comecei a ler essa série, mas já li muitas resenhas positivas sobre este livros e assim que diminuir a minha lista de leitura vou começar a ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Ahhhhhhhhh Ainda não li os volumes anteriores RSRS Tenho que ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, Cida! Vou confessar que li sua resenha meio que por cima, já que esse é o terceiro volume. Pensei que só tivesse sido lançado os dois primeiros até então, ando desatualizada pacas haha

    Beijo!

    ResponderExcluir
  28. Oie, Cida!
    Primeiro desculpa o sumiço! Segundo, mais uma resenha sua da série IR e eu ainda não li nem o primeiro, muito triste isso (pra mim, é claro! kkk)
    Não conheço a escrita da Lisa, mas parece ser mesmo boa já que você gostou dos dois livros dela ^-^
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  29. Oiii!!!
    Nunca tinha lido nada sobre esses livros, apesar de já ter ouvido falar, fiquei curiosa para lê-lo!
    Beijoss

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  30. Quero muito ler essa série. amei a sua resenha que só me fez ficar com mais vontade ainda de ter o livro e começar a ler. Mas sou paciente, vou esperar por pelo menos até 4 ou 5 e depois vou compra-los para começar a leitura. Pelo que sei, vai até o numero 8. Não sei se terá continuação.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!