{Resenha} Infinity Ring - Um Motim no Tempo

Infinity Ring - Um Motim no Tempo #1
Título Original: A Mutiny in Time
Autor(a): James Dashner
Editora:  Seguinte (Companhia das Letras)      Páginas: 248
Lançamento: 2013      ISBN: 9788565765114
Lançamento 04/04/2013 - Livro em pré-venda


Quando os melhores amigos Dak Smyth e Sera Froste descobrem o segredo da viagem no tempo — um dispositivo portátil conhecido como Anel do Infinito —, acabam envolvidos numa guerra secreta que existe há muitos séculos e que decidirá o futuro da humanidade. A história havia saído desastrosamente de seu curso natural, e agora caberia a eles voltar no tempo para corrigir as Grandes Fraturas — e, no caminho, ainda salvar os pais desaparecidos de Dak. A primeira parada é na Espanha de 1492, quando um navegador chamado Cristóvão Colombo está prestes a ser lançado ao mar, durante um motim terrível.
Este é o primeiro livro da série Infinity Ring, composta por sete volumes, sendo cada um escrito por um autor diferente, exceto o primeiro e o sétimo, que são de autoria de James Dashner (Mazze Runner). O conceito desta série foi ideia da Scholastic, editora americana que idealizou outra série de livros,  39 Clues.  Ao decidir ler este livro, uni dois desejos, conhecer o trabalho de James Dashner e ler algo da Scholastic, então quando a Editora Seguinte ofereceu a prova do livro, eu disse, manda aí, sem nenhuma dúvida.

Eu amo livro infanto - juvenil, são livros cheios de aventura, energia e muito bom humor. Protagonizados em sua grande maioria por crianças, são sempre diversão garantida e com Um Motim no Tempo, não foi diferente. Tudo começa com uma conversa entre duas crianças, Dak e Sera, que do topo de uma árvore observam o mundo e sonham com uma promessa de um futuro melhor.

Ambos são super inteligentes, tidos como nerds, e  especialistas em assuntos diferentes. Sera é a expert em ciência e tecnologia, enquanto Dak em história.  Eles tem um laço de amizade muito forte, algo raro na realidade em que vivem, um época em que tudo o que conhecemos deixou de existir, um mundo dominado pela organização SQ, que leva todos sob julgo de censura e tirania. Temos aqui uma sociedade ameaçada por um cataclismo e vários desastres naturais, levando o povo à esperar pelo fim próximo. Esta situação é decorrente de Fraturas no Tempo, ou seja, fatos que aconteceram, desde os primórdios da humanidade, mas não deveriam ter ocorrido, como por exemplo a morte de Alexandre, O Grande ou a descoberta da América pelos irmãos Amâncio, ao invés de por Cristovão Colombo.  

Os Guardiões da História, lutam contra o domínio da SQ, e sabem que para salvar o mundo é preciso voltar no tempo e consertar estas fraturas, porém como fazer esta viagem, é um mistério. Então é aqui que nossos amiguinhos entram, já que os pais de Dak fizeram o Anel do Infinito, um dispositivo que permite viajar no tempo, mas falta um toque final para fazê - lo funcionar, e Sera consegue dar este toque na invenção.  Eles então resolvem testar o Anel, mas a viagem não dá muito certo, e os pais de Dak não voltam.  Sem saber o que fazer, as crianças dão de cara com os Guardiões, e descobrem que o dispositivo poderá salvar o mundo da SQ, assim eles embarcam nesta missão, e tentam consertar uma das Fraturas, a descoberta da América.
"O tempo havia saído dos eixos - era nisso que os Guardiões da História acreditavam. E, como as coisas não podiam mais ser consertadas, só havia uma esperança... voltar no tempo e corrigir o passado."
Narrado em terceira pessoa, o livro começa com ar de distopia, mostrando um futuro aterrador, num mundo triste, sombrio e longe do que sonhamos.  Porém não ficamos presos nesta realidade, o clima distópico, dá espaço à um clima histórico, e usando o tema viagem no tempo, o autor nos conduz em uma grande aventura. Pode parecer confuso, pois os temas apresentados são variados, mas Dashner conseguiu uni-los com maestria, e o resultado foi uma história que surpreende a cada página e não nos deixa largar o livro nem um minuto.  Tem bom humor a cada linha, com diálogos pontuados com piadas que tentam suavizar a situação tensa que todos vivem. Puxa vida, é uma pena ser tão curtinho, pois acabei a leitura com aquele desejo de passar mais tempo nesta trama, junto com personagens muito cativantes. 

Sim eu gostei muito de Um Motim no Tempo, me apaixonei por Dak e Sera. Ela uma figura, sem um pingo de paciência (que muito lembrou esta pessoa aqui) , que vive puxando as orelhas de Dak, mas não troca o amigo por ninguém e ele um garoto totalmente sem bom senso, que sempre diz a coisa errada, na pior hora, criando situações constrangedoras e hilárias.  Eles são energia pura, e dão uma dinâmica muito boa à história, totalmente opostos, se completam, e ao lado do Guardião Riq, vão desvendando enigmas e enfrentando muitos perigos, afim de impedir o surgimento da Fratura.
"... Dak, seu eterno melhor amigo para sempre (ela sabia que era uma redundância, mas gostava de dizer isso mesmo assim), e algo dentro dela gritava que a amizade dos dois não era apenas fruto do acaso. Alguma coisa importante parecia aguardar por eles no horizonte de suas vidas."
Os elementos criados para ilustrar a obra foram muito bons, as Fraturas por exemplo, são fatos que conhecemos, mas que aqui, aconteceram de forma diferente, e nos fazem pensar se realmente tivesse sido assim, onde estaríamos hoje. Eu pensei mesmo, pois há uma parte no livro, que mostra que livros impressos são raridade, estão quase extintos, e nosso Dak, que ainda prefere ler assim, sofre bastante para encontrar seus amigos nas poucas bibliotecas que a SQ ainda mantém. Gente, eu não sou adepta de e-books, então senti uma dor no coração. Existem também as Reminiscências, sentimentos estranhos, que muito me intrigaram durante a leitura, dada suas características ímpares.
"Um sentimento de perda misturado com uma incerteza enlouquecedora."
É uma história cheia de surpresas e muito viva, eu virava as páginas com muitas expectativas, e a cada conquista de nossos heróis, eu vibrava com eles, isso é muito bom, ser contagiado pelos acontecimentos do livro, sentir as emoções dos personagens. É como se a luta deles, fosse a minha também.  Fiquei muito feliz com esta mistura de distopia, ficção e história, viajei, literalmente, neste livro.

O final fecha esta primeira aventura, mas não a história. Existem outras Fraturas que precisam ser consertadas e Dak ainda não encontrou seus pais. Então, vamos ter que aguardar a sequencia, escrita por Carrie Ryan, para ver o que acontece e confirmar se este ritmo gostoso vai continuar. Confesso que estou mais ansiosa pelo terceiro livro, pois conheço o trabalho da autora Lisa McMann, de outra série de livros, Wake, e amo de paixão. Fica a dica.


Querem mais um pouco? Para cada um dos livros haverá um jogo online, confiram aqui




Série Infinity Ring e seus autores
#1 James Dashner, autor da série Maze Runner
#2 Carrie Ryan, autora de A Floresta de Mão e Dentes
#3 Lisa McMann, autora de Fade, Wake e Gone
#4 Matt de la Pena,  autor de We Were Here
#5 Matthew J. Kirby, autor de The Clockwork Three
#6 Jennifer A. Nielsen, autora de O Falso Príncipe
#7 James Dashner, citado anteriormente


Confira outras opiniões. Recomendo...
Flavia, Livros e Chocolate
Tati, Leitora Viciada



2leep.com

29 comentários:

  1. Parabéns pela resenha, Cida! Não conhecia o livro, mas você me deixou muito interessada em lê-lo. Contudo, o fato dele fazer parte de uma série de sete livros me desanimou bastante.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A capa me lembra coisas como a volta no tempo, e bem elaborada.
    Nao conhecia a estória, mas achei bem interessante a sinopse.
    Hj em dia ando fugindo de séries com muitos livros, pois dinheiro de universitária e bem ralinho kkk. Já tenho tantos pra acompanhar, que é bem desanimador.
    Adorei a resenha.
    Caixinha de Correios #13
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oie Cida!

    Estão falando muito bem desse livro mesmo!Assim como você também adoro livro infanto-juvenil e esse parece ser um daqueles que é impossivel largar rs... o que me desanimou um pouco foi o fato da série ter sete livros ao total, mas mesmo assim acho que dá para arriscar.

    Parabéns pela resenha!

    Beijus e uma ótima semana para você!
    ;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Embora eu tenha um pouco de preguiça com livros que tem sequência porque quase morro de curiosidade para esperar o próximo lançamento gostei bastante desse livro. A capa é bem bonita e como gosto de distopias acho que pode ser uma experiencia bem legal. Ah, curti também o fato de haverem alguns momentos de humor no decorrer das páginas. Isso é bem interessante e no meu caso facilita a identificação com os personagens.


    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Cida,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, já estava curioso e agora com a sua resenha a curiosidade só aumentou....parabéns pela resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A sua resenha ficou ótima, é diferente a estória mas é interessante, me fez querer ler o livro, espero que a continuação da série seja boa pois como muda de autor a cada livro, posso ficar com aquele receio rs.

    http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Vi resenhas super positivas sobre esse livro e a sua não deixa de fugir a regra!
    Ainda não li nada do tipo e isso (mais as resenhas tão boas) que me deixam tão instigadas para dar uma chance a esse série.
    Espero ter uma experiencia tão boa quando a tua =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar muito desse livro e várias resenhas em blogs, mas não sei, não me interessa muito, parece ser extremamente fantasioso sem alguma relação com o real, pode ser que eu esteja enganada, mas a capa não me atrai também.
    Parabéns pela resenha!

    vidradaemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler tudo relacionado a viagem no tempo e com esse livro não é diferente. Ele parece ser super legal e diferente, eu estou bem ansiosa para lê-lo, eu tentei compra-lo no submarino, mas não achei :s. Ótima resenha, aumentou ainda mais a minha curiosidade.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que legal esse livro Cida.
    Me interessei porque também adoro histórias infanto-juvenis e essa me parece ser daquelas que prende o leitor.
    Quero ler!!!!
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. lol eu escrevi um comentário mas não sei se foi '-'
    bom gostei da resenha, eu achei essa história bem legal ;) espero quem sabe ler um dia

    ResponderExcluir
  12. Já li o primeiro livro de The Clues e este me lembrou bastante ele! Se seguir a mesma linha do outro acho que também vou gostar. Também acho super bacana livros infanto-juvenis, sempre tem muito humor e os personagens são muito fácil de se identificar. Fiquei com uma ótima impressão de Sara e Dak.

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!

    Agora eu quero esse livro! Nossa, eu adoro infanto-juvenil também e essa história é bem interessante o Dak chamou minha atenção ele parece ser muito divertido. Parabéns pela resenha! ;)

    Beijos!

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,
    Ainda não conhecia esse livro, mas a editora caprichou na capa hein, gostei bastante.
    Adoro histórias nesse estilo :)
    Beijos

    Mari - Stories And Advice


    ResponderExcluir
  15. Pelo visto você amou o livro! Estou vendo muitas resenhas boas dele pelos blogs amigos. Interessada...quero ler.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  16. Ain Cida, essa não é a primeira resenha que eu leio do livro que me deixa super necessitada dele!! Pelo visto é bom mesmo!! Eu super confio nas suas resenhas e opiniões, e é agora mesmo que o livro acaba de entrar para minha wishlist literária *-*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu estou MUITO curiosa para ler esse livro! Todas as resenhas que vi até agora foram super positivas e me deixaram com mais vontade ainda. Sempre fui curiosa para ler uma série escrita dessa forma diferente, com vários autores, e como essa não é tão enorme quanto 39 Clues, vou investir.
    A resenha está perfeita.
    Beijo, Larissa
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    nossa eu não conhecia o livro, mas já gostei!!
    adorei o estilo diferente dele.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gosto de livros que falam sobre viagem no tempo!
    Fiquei bem interessada em ler e a capa é linda
    Parabéns pela ótima resenha

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  20. Gosto de livros que falam sobre viagem no tempo!
    Fiquei bem interessada em ler e a capa é linda
    Parabéns pela ótima resenha

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  21. Já tinha visto sobre o livro, mas essa é a primeira resenha que eu leio, e por sinal, gostei muito. Não sabia muito bem o que esperar e o que o livro apresentava, e acho que ele tem tudo o que eu gosto em um livro só, distopia, história, aventura! Já estou com muita vontade de ler!
    Mas nunca li uma série com autores diferentes, sempre vou ficar com um pé atrás até ler uma, devido ao grande número de falhas que uma série apresenta justamente porque cada episódio é escrito por um roteirista. Então logo imagino, se uma série de TV, é um episódio curto, é cheio de falhas, como um livro não vai ser? Mas talvez realmente não seja, não sei... HAHAHA Só tenho minhas dúvidas.
    Achei a capa bem fraca, muito feia de verdade! HAHAHA Mas creio que isso não vai impedir de ser um ótimo livro!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  22. Sua resenha está ótima, me deixou super curiosa, mais no momento não to podendo comprar nada.. E vou ficar assim até sei lá quando, mais vou colocar nos desejados, quem sabe não ganho de presente..

    Resenha em video no blog ^^
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi, Cida!

    Esse parece ser um livro realmente bom, pelo que você escreveu na resenha. Estou super curiosa, ainda mais agora que descobri que a série será escrita por seis autores diferentes... Nunca vi isso antes.

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida!
    Não conhecia o livro e gostei bastante do enredo dele. Confesso que essa capa não me agradou muito, mas a história é ótima! Eu adorei a resenha e deu pra perceber o quanto vc curtiu a leitura! Espero ter a oportunidade de ler!
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia esse livro
    E apesar de não fazer parte das minhas leituras costumeiras
    Achei bem interessante

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oie Cida
    estou numa vibe livros infanto-juvenis que adoro. Ultimamente todos que tenho lido tem me surpreendido positivamente.
    Este livro parece ótimo, ainda mais esta proposta inovadora de cada autor escrever um volume. Muito curioso isso, quero ler para ver se todos irão manter a coerência da história.
    Adorei a resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  27. Oi Cida
    essa é a 1a resenha q eu leio sobre esse livro e vc me empolgou. confesso q não tinha dado bola para o livro quando vi a capa, mas depois da sua resenha, eu quero ler esse livro!!! adorei q vc disse que ele é uma mistura de distopia, historia...muito legal
    parabens pela resenha

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  28. Oi Cida!
    Que interessante essa série escrita por diversos autores, me causa apreensão e curiosidade ao mesmo tempo. Curto bastante o tema viagem no tempo, e a história me pareceu bem legal, percebe-se sua empolgação com o livro durante a resenha.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  29. Olá Cida!
    Me interessei em ler esse livro parece ser muito legal mesmo!
    Achei legal a série ser escrita pior diversos autores, assim a gente passa a conhecer o trabalho de cada um deles!
    Beijos...Samantha
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!