[Resenha] Diário de Uma Treinadora de Pais

Diário de Uma Treinadora de Pais
Título Original: Diary of a Parent Trainer
Autor(a): Jenny Smith
Editora: Galera Júnior          Páginas: 304
Lançamento: 2014               ISBN: 9788501099259
Capa ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Katie Sutton é uma treinadora de pais extraordinária. Após anos de experiência, está convencida de que domina a arte de entender e corretamente manejar o seu adulto – no caso, a sua mãe. Tão grandes os seus dotes, que decidiu escrever tudo em um manual, um diário disfarçado de livro de cálculos matemáticos avançados. Mas agora algumas situações inusitadas podem aparecer, e mudar os modos de operação de sua mãe para sempre. Tudo isso devido a um pequeno problema, que tem um péssimo senso de moda e é metido a ecologicamente correto. Depois de tantos anos órfã de pai, parece que as coisas podem dar uma guinada... que bom que Katie é expert em adultos!
Este ano a Galera Record, pelo selo Galera Júnior, tem trazido livros muito bons, tive boas surpresas com os que li (As Herdeiras, O Peculiar, Jeremy Fink, Casa de Segredos), e com Diário de Uma Treinadora de Pais não foi diferente, um livro que é uma fofura , a história de uma menina muito esperta e cativante.

Katie se denomina a expert em adultos, com um diário disfarçado de livro de matemática, tenta nos ensinar como operar nosso adulto, que ela considera seres previsíveis, propensos  a vexames, mas que podem ser manipulados se você for um bom observador e souber aproveitar oportunidades, e claro, se seguir seus conselhos infalíveis. Tudo parecia estar perfeitamente bem e ela poderia ser considerada notável pela sua especialidade, até o dia que a mãe arrumou um namorado, mais conhecido como o homem da gravata amarela ou o brinquedinho (apelido dado por Katie e os irmãos) e cada teoria da garota caiu por terra, seu adulto, ou melhor dizendo sua mãe, estava com defeito, diga-se aqui apaixonada, e Katie descobriu que em caso de não funcionar corretamente, o adulto não poderia ser trocado, nem consertado. E agora? Estaria o mundo de Katie perdido?

Katie é nossa narradora e mostra-se uma garota muito inteligente, madura e perspicaz, observadora em grau máximo, não só nos ensina a lidar com adultos, mas conta sua história, mostra como é a sua vida numa cidade pequena, onde 80% da população é parte de sua família e como é em casa com a mãe, a irmã mais velha o o irmão caçula. O pai morreu jovem, o luto foi uma fase complicada e agora a mãe lembra que está viva e resolve namorar. Fatos comuns ganham outro aspecto por seu olhar, vezes otimista, vezes derrotista (sua vida amorosa estava um caos, já se via como uma freira careca desdentada, montada num burro, no Himalaia), mas sempre crítico.

Podem estar preparados para dar boas risadas, nossa protagonista não é uma garotinha qualquer e consegue fazer seus dramas transformarem-se em momentos hilários e mesmo de bons vexames, não é uma história de uma menina sabichona que quer apenas te ensinar algo, é na verdade a história de uma jovem que está crescendo, aprendendo a lidar com o fato que nem tudo na vida sai como desejamos, que os primeiros amores são os mais complicados e que amigos e irmãos estão ali quando mais precisamos, mesmo quando acabamos de ter com eles aquela briga.

É uma leitura leve e divertida, não tem grandes reviravoltas, mas traz uma bonita mensagem em seu contexto. Vi Katie despir os adultos e mostrar mesmo como nós somos, todas as nossas faces, defeitos e qualidades, aprendam que até mãe mente, claro que com boas intenções. Conforme eu lia cada consideração da garota me peguei imaginando como as crianças me enxergam, será que ando cometendo muitas gafes com meus sobrinhos? E também pensei como teria sido ótimo conhecer meu adulto quando fui criança, este manual de Kate tem dicas ótimas e pertinentes.

Amei conhecer Katie e sua excêntrica família, seus irmão são personagens secundários ótimos e completam os momentos mais divertidos da obra. É um livro muito lindo, destinado ao leitor mais jovem, contudo consegue encantar facilmente um adulto, afinal um texto inteligente, que aborde algo real com tanta propriedade é uma joia rara. Não há profundidade dramática nas questões relacionada ao luto, mas mesmo assim mostra com clareza como é difícil superar a perda de alguém, em especial um pai ou mãe em uma família com três filhos pequenos. Em cada linha percebemos a presença de coisas boas, amor, amizade e o valor da família, seja ela mais comum ou meio maluca como a de Katie.  Preparem-se para passar boas horas em companhia de Katie Sutton!


2leep.com

25 comentários:

  1. Oie Cida,
    já tinha ouvido falar deste livro. Ainda não tenho nenhum criança para indicar o livro e não acho que eu vá gostar muito.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oieeee!! Adorei seu entusiasmo com o livro, com certeza vou querer conferi-lo também! Vc escreve mto bem, amei sua resenha.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiquei surpresa com esse novo selo e gostei. Parece uma história realmente envolvente. Fiquei feliz com essa coisa de ter reviravoltas, para adolescentes isso é muito bom. Além de ser engraçado também, o que chama a atenção.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida..
    Esse livro parece ser bem bacana. Deve ser uma leitura muito divertida. Fiquei curiosa com a personagem principalmente e suas intenções como treinadora.
    Deve ser uma leitura bem gostosa.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Cida!

    Esta é a primeira resenha positiva que leio desse livro... Fico feliz em saber que você gostou, e se divertiu!
    Adoro livros fofos que nos entretêm por um bom tempo ><
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Que lindeza de livrinho! ^^

    Sou fã da série Diário Otário e com certeza vou adorar conhecer a Katie!
    Vou ver se encontro ele na Bienal! Tomara que não esteja caro! hehehehe

    Beijokinhaaa!

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida já tinha amado a capa desse livro, e me apaixonei pela resenha, adoro livros engraçados! Eu queria essa manual pra mim kkkk!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cida!
    Aww <333 Agora preciso ler realmente este livro.
    Parece ser muito adorável. Adoro leituras assim. E só em saber que a protagonista é tão adorável assim já me deixa animado. Acredito que irei adorar a leitura.
    Essa foi a primeira resenha dele que li e já o quero na minha estante e na minha vida. Haha
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Parece ser muito legal!
    Já fiquei com vontade de ler!
    Amei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Oie Cida =)

    Estou lendo boas resenhas desse livro, e ele parece ser uma graça mesmo. Apesar de ser um livro mais voltado para o publico jovem como você mesmo comentou na sua resenha, ele parece ser uma daquelas história que encantam de forma única.
    Espero tem oportunidade de ler em breve.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  11. Cida tenho lido boas resenhas que muito tem elogiado a autora e a trama e que assim como você muito se divertiram e encantaram com a trama! Espero ler em breve!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida, tudo bem?

    Como estou em época de provas e o ENEM está chegando, está cada vez mais difícil ler livros que exijam mais de mim. Sua resenha veio em uma boa hora, já que estou precisando de livros "bobinhos" assim. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cida!
    Que resenha linda!
    Eu não fiquei especialmente curiosa pelo livro porque acredito que não seja muito o meu estilo, mas adorei ler suas palavras sobre ele. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Acho que vou gostar deste livro. Não é muito o meu estilo de leitura, mas adoro livros que me façam rir.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiii Cida!

    Pelo que li da resenha, esse livro parece muito gostoso de ler, aquela tipica leitura juvenil leve que pegamos pra ler entre livros bem pesados e tensos! Como extraordinario (não achei triste), diário de um banana, que gostei bastante e é divertido, entretenimento na certa, e nos faz rir!

    Quem sabe um dia eu adquira, a historia é diferente, parece boa tambem!


    Beijao!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Cida
    Adorei a resenha. Pelo que descreveu, o livro parecer ser muito divertido e fofo. Infelizmente acho que não seja muito meu estilo.

    Bjs,
    Jéssica

    www.reviewiing.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ai menina!! Jura??
    Eu que não dava nada por este livro acabei de me arrepender e queimei a língua.
    Que fofura gente!!!!

    Amei demais a resenha e me apaixonei por Katie.
    Já foi pra lista!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Cida,
    Ainda não havia lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas achei sua capa uma graça, sem falar que trama parece ser bem divertida. Acredito que ele me agradaria. Dica anotada!!

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Desde que a Galera lançou esse livro eu fiquei bem curiosa, pois estava com vontade de ler algo leve e divertido. E vejo que Katie deve ser uma protagonista muito fofa!!! :D
    Agora, adultos defeituosos são um problema! kkkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  20. Oi
    Achei a capa desse livro bem fofinha, mas não tinha me empolgado muito para ler até conferir a sua resenha, acho que vou dar uma chance pra ele ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  21. Pelo título não me chamaria atenção se eu visse na livraria, por exemplo.
    Mas adorei a resenha e pelo visto não é nada do que imaginei que seria a história.
    E eu fiquei curiosa para ler, porque além de divertido parece ter umas mensagens bem bonitinhas e bacanas. Vou dar uma chance e tentar ler em breve.
    bjo

    ResponderExcluir
  22. Ai que livro fofo Cida! Não imaginava que fosse tão divertido. Já amei a protagonista só pelo seu relato e fiquei doida para descobrir o que vai acontecer. Já vou botar na listinha. Valeu. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  23. Que livro fofo! *-*
    Parece ser muito divertido, adorei!^^
    Eu acho livros infantis fantásticos.
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi :)
    Quantos anos tem a Katie mais ou menos? Adoro livros destinados aos mais jovens, são sempre tão fofos e divertidos!
    beijos

    ResponderExcluir
  25. São livros assim que eu gosto de ler, repletos de amor, carinho, amizade e diversão...
    sei que na vida nem tudo são flores, mas é bom sair da nossa realidade um pouco.
    legal conhecer o mundinho dela...
    Tenho um sobrinho de 4 meses, e as crianças são sensacionais!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!