[Resenha] Casa de Segredos

Casa de Segredos
Título Original: House of Secrets (House of Secrets #1)
Autor(a):  Chris Columbus, Ned Vizzini
Editora: Galera Record (Júnior)          Páginas: 350
Lançamento: 2014               ISBN:  9788501400031
 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
42200432
Brendan, Eleanor e Cordelia Walker um dia tiveram tudo: uma bela casa em São Francisco, pais adoráveis e todo o tipo de bugiganga eletrônica que podiam desejar. Mas tudo mudou depois que o pai perdeu o emprego em um misterioso incidente. A família está em dificuldades e precisa se mudar. À primeira vista, a mansão Kristoff parece perfeita. Mas a casa que pertencia ao misterioso escritor Denver Kristoff é cheia de segredos, e os três irmãos vão parar em um lugar selvagem que parece se misturar ao terreno da casa. Guerreiros medievais patrulham as florestas, piratas fantasmagóricos rondam os mares e uma rainha sedenta por poder governa aquelas terras. À medida que desvendam o mistério, Bren, Délia e Eleanor vão descobrir o verdadeiro significado de lar e perceber que não apenas sua família — está mais para a humanidade — que está correndo perigo.
Como não desejar ler uma obra assinada por Chris Columbus, o roteirista de Gremlins e Os Goonies, diretor dos dois primeiros filmes da saga de Harry Potter e produtor de Uma Noite no Museu? O currículo do moço é invejável, com marcos de nossa juventude, que até hoje encantam pessoas de todas as idades. Em parceria com o autor Ned Vizzini, que já escreveu alguns roteiros de episódios da série Teen Wolf, Chris nos presenteou com Casa de Segredos, uma aventura infanto-juvenil para toda a família, e como disse a senhorita Manoela Alves, um Jumanji literário. Confesso que foi esta declaração que me fez bater o martelo de vez e decidir por esta leitura, a comparação com o excelente filme estrelado por Robin Williams em 1995 foi bem colocada, não por ter a mesma história, mas pela louca aventura que os protagonistas vivem.

Os irmãos Walker, Brendan, Eleanor e Cordelia estão numa fase de readaptação, o pai, um médico bem sucedido, cometeu um erro no hospital (muito estranho por sinal), e está sofrendo um processo, por conta disso, a família perdeu quase tudo o que tinha e agora precisa encontrar uma nova casa para morar.

Em São Francisco temos a mansão do escritor Denver Kristoff à venda, um lugar que vale milhões dólares, um verdadeiro paraíso de relíquias, recheada com as obras de aventura deste escritor que tinha queda pelo oculto e bizarro. Por incrível que pareça está com um preço ótimo, que cabe no bolso dos Walker. Seria um milagre? Quem sabe, não importa, a família não perdeu a oportunidade e fez o negócio, mudaram –se para aquele palacete na esperança de recomeçar, mas eis que nas proximidades vive uma mulher assustadora, a filha de Denver Kristoff, que sabe-se lá porque odeia os Walker.

A criatura assustadora vai visitar a família e apresenta-se como a Bruxa do Vento, ela quer vingança e usando de sua perversa magia dá um sumiço nos pais dos jovens e envia a casa e os irmãos para um mundo de fantasia, o universo de três dos livros de Denver Kristoff.

A aventura vivida pelos irmão Walker é recheada de reviravoltas, os autores não pouparam esforços em criar para seus protagonistas as situações mais bizarras e perigosas, deixando a vida deles por um fio do começo ao fim.

Junto com Brendan, Eleanor e Cordelia, nós mergulhamos em mundo de fantasia bem maluco e muitas vezes bizarro, assim como eles, precisamos descobrir a razão do ódio da bruxa, saber qual a ligação da família Walker com Denver Kristoff, só assim será possível sair daquele mundo paralelo.

Os irmãos são bem diferentes, Brendan, o único menino, adora games e está na fase que prefere ficar no seu cantinho,  desempenha bem seu papel de implicar com as irmãs e ser assim o garoto traquinas que toda família tem, ele é engraçado e não perde a oportunidade de mostrar que tem muita coragem, embora toda vez que faça isso, meta todo mundo em uma confusão ainda maior. 

Cordelia é a irmã mais velha, e como tal a que desempenha o papel de ser responsável pelos demais, ela adora ler e encara tudo com muita seriedade, por vezes até demais, algo que sufoca seus desejos mais secretos e pode torná-la uma bomba relógio ambulante. 

Eleanor é a caçula, manhosa e cheia de dengo, gosta de chorar para conseguir as coisas, é impetuosa e cabeça dura, sofre de dislexia, o que a torna mais frágil para os irmãos, que a protegem com unhas e dentes.

A relação destes três é linda, mesmo com as diferenças de personalidade e as brigas típicas que têm entre si, eles se amam demais e protegem - se mutuamente, o que falta em um o outro tem, assim, juntos, são a arma perfeita para derrotar a maldade da bruxa.  Gostei mais de Brendan e Cordelia, me cativaram prontamente, o mesmo não posso dizer da caçula, Eleanor é muito mimada e seu jeitinho de querer as coisas e teimar para conseguir não agradaram muito, mas é uma criança de oito anos, que não sabe onde estão os pais, então vou levar isso em consideração. OK?

Além deles, temos a temível bruxa, que assusta até o leitor, é horrorosa e tenebrosa, perfeita como vilã e o aliado dos irmãos, Will, um personagem do livros que estão dentro, ele é um piloto inglês da Primeira Guerra Mundial bem charmoso e que impressiona muito a jovem Cordelia. Todos são personagens bem caracterizados e que desempenham bem seu papel na trama.

Narrado em terceira pessoa, Casa de Segredos é um livro dinâmico, os autores não ficam limitados apenas a casa, embora ela desempenhe um papel importante na história, eles inserem a cada virada de página mais e mais elementos, piratas, maldições, magia negra, colossos, bárbaros e até uma rainha sanguinária, então podem ter certeza que os jovens vão viver muita agitação. E coloquem agitação nisso, coitados, os vilões bateram, chutaram e fizeram tudo com eles, aqui nem criança tem moleza.

Parece uma grande salada, mas no final tudo é unido e chegamos em um desfecho mágico, não imprevisível, mas que encaixa perfeitamente neste tipo de história, fecha bem a aventura, mas termina com aquele vislumbre que mais perigo está previsto no destino dos Walker.

Eu achei este livro bem gostoso de ler,  na verdade ele tem cara de filme, sabe aquela história que você tem certeza que vai ficar perfeita nas telas, que você vai sentar e ficar sem piscar até o The End? Isso mesmo, vindo de dois especialistas em cinema, não poderia ser diferente.

Uma história animada e que ainda traz em suas entrelinhas o amor entre irmãos e o valor da família e das amizades, mesmo em meio as maiores tentações e perigos, esta turminha mostrou seu lado mais honesto e bom caráter, é uma prova que a união faz a força e o amor tudo vence, isso com uma pitada considerável de magia, que pede ao seu leitor que dê asas à sua imaginação.

Para um infanto-juvenil é bem maduro, na verdade eu vejo este livro mais como um livro de fantasia jovem adulto.

É uma duologia, até o momento,  e espero que Battle of the Beasts chegue logo por aqui.






2leep.com

27 comentários:

  1. Perfeito!!!
    Tô muito animada com este lançamento. Quero ler logo. Adorei saber que você curtiu, que é um livro cheio de ação...
    História maluca, mas como você garante que tudo se encaixa, vou sem medo!
    Adorei!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cida,
    Realmente o Chris pegou algumas lições com J.K não é mesmo?
    Aventura é o que não falta nesse livro e você tem toda a razão ao dizer que o amor entre irmãos se sobressai... desde o começo, mesmo quando brigavam, eles sabiam a hora de se proteger...
    E eu sempre ficava imaginando o bafo de esgoto da Bruxa do vento...kkkk
    EEspero que a Galera traga logo a continuação!

    Beijos

    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  3. Já li a resenha desse livro em outro blog , inclusive, a autora dele ganhou um exemplar num encontro (lindo!) que a editora proporcionou. Achei a capa LINDA e a história é chamativa também.

    ResponderExcluir
  4. esse livro parece ser uma graça a gente volta a ser criança e le com tanto gosto... vibrando a cada surpresa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. tenho muita vontade de ler esse livro, espero conseguir. A capa ficou lenda e a trama parece ótima

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, amei a sua resenha e pude reviver as aventuras que vivi ao lado dos irmãos Walker. Quando peguei o livro para ler, não tinha nem ideia de quem eram os autores, depois que fui descobrir e fiquei triste pelo fim trágico de Ned. A Manu também me convenceu com essa história de Jumanji literário e a comparação dela foi certeira. Este livro TEM que virar filme. Ia ser perfeito.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  7. Por incrível que pareça não estou tão animada pra ler esse livro! Isso mesmo, podem me chamar de louca porque o moço possui mesmo um currículo e tanto! Mas sabe quando o livro não chama muito sua atenção, sei lá sou desanimada com obras que a editora faz taaaanto marketing sobre ela, apesar de ser bem escrita, mas sei lá me parece que essa coisa da família ficar desestruturada de sumirem, de aparecer uma bruxa do nada e odiar eles, não me conquistou! Mas quem sabe eu resolva ler né?! hehehehe

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei conhecer a historia do livro melhor, espero poder ler em breve, pois fiquei muito curiosa, e é bom saber que você gostou, pelo visto daria um ótimo filme né, amei a sua resenha, a capa do livro é linda, e tomara que a continuação não demore para ser lançada.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito do filme Jumanji e só a comparação já me deixou instigada a conhecer os perigos e desvendar os mistérios de “A Casa de Segredos”.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha!
    Já li algumas desse livro e todas foram positivas.
    Adicionei esse livro na lista de próximas leituras e espero poder ler em breve.
    Vale mencionar essa capa maravilhosa? Arrasou!

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cida!
    Adorei a sua resenha, o livro parece realmente muito divertido!
    O fato de ter o Chris Columbus como um dos autores instigou a minha curiosidade, mas acho que não estou no melhor momento pra encarar fantasias infanto-juvenis. Quem sabe mais pra frente, né?
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Soube por uma resenha que li recentemente que este livro se parece com aquele famoso filme que passa na sessão da tarde chamado Jumanji, ele é um dos meus favoritos, por isto fiquei bem animada para ler o livro, porém quando vi que ele um coautor fiquei meio que com um pé atrás, porque desde não tive uma boa experiência com livros onde tem coautores, mas você tocou em um ponto que eu não sabia... Que o coautor era um cara que já escreveu roteiros para Teen Wolf, então, apenas por isso, pode ser que eu dê uma chance ao livro.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Segunda resenha que leio desse livro e estou cada vez mais ansiosa para ler. Recentemente também li um infanto-juvenil que também se encaixava no gênero mais adulto.
    A premissa realmente tem a cara de um bom filme! Adoro essa capa e espero ler esse livro em breve.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Achei interessante,depois que li a resenha na verdade não curto muito ler esse tipo de livro prefiro assistir ,mas se eu ganhar ou tiver oportunidade de ler eu leria sim!
    Beijinss!

    ResponderExcluir
  15. Oiiiiiii...
    Eu juro que lli varias resenhas dele e nenhuma me chamou a atenção...
    Você escreveu de um jeito que me fez interessar, sério!! Hahaha!
    O pessoal do marketing do livro tá arrasando, tenho visto falarem demais dele na blogosfera!
    darei uma chance!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida,
    não conhecia o livro, mas gostei. Vou anotar a dica aqui.
    Adoro uma aventura bem elaborada :D

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Esse livro realmente parece ser muito bom. Eu adoro quando eu penso que um livro talvez não seja bom e depois leio resenhas que me fazem mudar de ideia.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Cida, tudo bem??
    Estou com vontade de ler este livro desde que saiu, pretendo comprar ainda este ano.
    A história parece ser incrível!E esta capa é linda, curti bastante livros deste gênero!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  19. Oi Cida
    Esse livro parece ser muito legal, quando eu vi a capa e li a sinopse, ele me fez lembrar o livro "Atlas Esmeralda". Acho que vou comprar ele.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  20. Acho que essa é a quarta resenha desse livro que comento só hoje, rsrsrs
    Bem, como disse em todas as outras, eu ADORO esse tipo de literatura e estou coçando de curiosidade para saber o que os autores fizeram com a história. Desde que soube do lançamento que ando doida para ler, e agora que soube que ganhei o livro de uma amiga, vou passar na frente de todos os outros assim que chegar.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Chris + fantasia + resenha positiva + uma capa linda.
    Fiquei curiosa e com vontade de ler. kk.
    Beijos.

    http://www.some-fantastic-books.com/

    ResponderExcluir
  22. Que pena, a sinopse é até interessante mas esse não é o estilo de livros que leio. Dúvida cruel, se ponho na minha lista ou não...

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida, tenho lido maravilhas a respeito deste livro, e isso me deixou bem curiosa para a leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  24. Não costumo ler livros desse gênero, mas estão falando tão bem dele que não tem como não ficar com vontade de conhecer essa aventura cheia de valores por trás. Como tô com (muitas) outras prioridades literárias no momento, deixarei ele para quando tiver oportunidade. Adorei a resenha!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  25. Desde que vi o lançamento estou bem curiosa sobre esse livro. Parece-me que fantasia e mistérios fazem parte dele e isso já é o bastante para chamar minha atenção. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  26. Realmente, o autor desse livro é brilhante!
    Gostei do enredo, tudo que é relacionado à mansões mal assombradas ou cheias de coisas e acontecimentos estranhos me dá êxtase. Essa mistura de acontecimentos cheios de fantasia mostra o quanto uma pessoa pode ser criativa e ter uma imaginação fértil hahahah adorei
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. É tudo o que procuro em um livro do gênero. Mas também, claro que essa liga iria dar certo, pois os autores dispensam comentários, né?!?! Também não me admiro se essa trama ganhar sua adaptação. Gostei dessa diferença de personalidades entre os protagonistas, e o melhor é que as diferenças acabam formando um belo trio. Enfim, espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!