[Resenha] A Garota no Gelo

A Garota no Gelo
Título Original: The Girl in the Ice (Detective Erika Foster #1)
Autor(a): Robert Bryndza 
Editora: Gutenberg              Páginas: 336
Lançamento: 2016               ISBN:9788582354049
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Seus olhos estão arregalados… Seus lábios estão entreabertos… Seu corpo está congelado… Mas ela não é a única. Quando um jovem rapaz encontra o corpo de uma mulher debaixo de uma grossa placa de gelo em um parque ao sul de Londres, a detetive Erika Foster é chamada para liderar a investigação de assassinato. A vítima, uma jovem e bela socialite, parecia ter a vida perfeita. Mas quando Erika começa a cavar mais fundo, vai ligando os pontos entre esse crime e a morte de três prostitutas, todas encontradas estranguladas, com as mãos amarradas, em águas geladas nos arredores de Londres. Que segredos obscuros a garota no gelo esconde? Quanto mais Erika está perto de descobrir a verdade, mais o assassino se aproxima dela. Com a carreira pendurada por um fio depois da morte de seu marido em sua última investigação, Erika deve agora confrontar seus próprios demônios, bem como um assassino mais letal do que qualquer outro que já enfrentou antes.
A Garota No Gelo é o primeiro volume da serie policial Detetive Erika Foster, de Robert Bryndza. Em cada volume desta série, seguimos com a inspetora chefe Erika na resolução de um caso, que começa e termina no mesmo livro. No entanto, a história pessoal da policial segue adiante e vamos aos poucos a conhecendo melhor.

Eu li primeiro os volumes dois e três, já que não me importo em ler este tipo de série fora de ordem, mas o melhor é sempre ler certinho, isso não nego. Desta forma, ao começar A Garota no Gelo, eu já conhecia Erika e sabia muito sobre sua vida pessoal. Isso não quer dizer que tenha sido uma leitura menos empolgante. O que mudou para mim, se eu não a conhecesse de antemão, é que já abri o livro gostando muito da protagonista e torcendo por ela em mais um caso.

Erika é uma policial que ascendeu rapidamente na carreira por sua competência, mas quando perdeu o marido Mark durante um caso, viu seu mundo desmoronar. Ela se culpa pela morte dele e precisou ficar muito tempo afastada do trabalho para se recuperar. No entanto, logo quando é reintegrada, achando que vai ficar só em serviço administrativo, a filha de um importante nobre inglês é encontrada morta e Erika se vê sendo colocada na chefia da investigação. Acabou para ela o prazo de descanso.

A jovem foi encontrada morta em um lago congelado e Erika começa a investigar o desaparecimento dela, seguido de assassinato. O problema é que a família imponente dela não coopera, quer acima de tudo esconder seus segredinhos sujos e isso atrapalha a investigação.

Erika é uma policial que sempre vai fazer de tudo para pegar um criminoso, mas nem sempre acha colaboração. Seja entre as testemunhas, seja dentro da própria polícia, que conta com sua dose de policiais cretinos e muita, mas muita, politicagem. Este caso mesmo é destes que os superiores de Erika se deixam levar por homens ricos e poderosos (o pai da vítima) e esquecem o que é ir em busca da justiça.

Só que Erika é destemida e pouco se importa em pisar no pé de alguém, o que faz com que eu a admire ainda mais. Ela segue que nem um furação na investigação. Vai ser muito sacaneada no caminho, quase ser assassinada por mais de uma vez e sofrer muita humilhação, mas não desiste e segue em frente, contando com a ajuda de Moss e Peterson (policiais que serão de suma importância no decorrer da série) e do patologista Isaac, outro personagem incrível.

Esse time é fabuloso, assim como o caso em questão. Vamos a partir de um assassinato descobrir a trilha de um serial killer abominável, em especial para mulheres.

Este volume um abre muito bem a série, apresentando uma protagonista carismática e um caso policial instigante. O autor sabe conduzir bem a trama, deixando o leitor ávido pelas respostas, já que sempre traz novos mistérios em quase todos os capítulos. A gente vai lendo e querendo fazer as conexões, querendo saber quem daqueles muitos personagens está por trás de tudo. Eu só descobri bem no finalzinho e achei ótima a escolha do culpado, bem coerente.

O livro tem drama, em especial ligado a superação de Erika pela perda do marido e também relacionado a alguns envolvidos no caso. Ainda assim, há passagens de humor inteligente e as interações de Erika com seus amigos também são bem interessantes e comovem.

Na capa da obra há comparações com os livros Garota Exemplar e A Garota no Trem. Eu não os acho parecidos e já li os três. O de Robert Bryndza é cem por cento mistério policial e os outros dois são suspenses.

Se você procura um livro policial com bom mistério, leitura fluida, casos bem resolvidos e uma protagonista que cativa, não deixe de ler A Garota no Gelo.


7 comentários:

  1. Oi Cida, eu nunca acredito nas opiniões de capa rsrsrrss geralmente não concordo rs E e estou com os livros do autor pra ler, já que estou na pegada de livros de suspense!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Já adicionei ele na minha whistlist há muito tempo mas acabei não comprando. Ainda pretendo comprar por ver várias indicações dele.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cida.
    Eu gosto muito dessa série mas como você li tudo fora de ordem e acredito que ela tem que ser lida na ordem sim para entender as atitudes da protagonista. Acho que esse livro quis pegar carona no sucesso dos "Garota" mas não tem nada a ver mesmo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Gostei da capa do livro, achei bem bonita, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Oie! Estava procurando por uma leitura mais no gênero mistério/policial e esse livro me deixou interessada!
    Achei bem parecido com a escrita da Sara Shepard, uma garota rica que esconde segredos obscuros.. gostei!
    Amei a resenha <3

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Adorei sua resenha, muito bem escrita como sempre!
    Esse livro parece ser bastante interessante e fiquei com muita vontade de ler <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Cida

    Eu li esse livro ano passado acho e na época lembro que gostei bastante. Não sei bem porque não continuei lendo os outros da série... mas pretendo ler assim que der.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!