[Resenha] O Gabinete Paralelo

O Gabinete Paralelo
Título Original: The Shadow Cabinet (Shades of London #3)
Autor(a): Maureen Johnson 
Editora: Rocco (Fantástica Rocco)       Páginas: 352
Lançamento: 2017                               ISBN: 9788568263532
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
A capital britânica nunca foi tão assustadora. Os túneis subterrâneos, o Marble Arch e as galerias da rede de esgotos de Ranelagh são alguns dos principais cenários da trama de O gabinete paralelo, terceiro volume da série de mistério Sombras de Londres, de Maureen Johnson. No livro, Rory Deveraux se pergunta se não deveria ter voltado para sua pacata cidade nos Estados Unidos, depois de tudo o que viveu desde que chegou a Wexford. Não bastasse descobrir a habilidade de ver fantasmas e enfrentar uma versão moderna de Jack, o Estripador, ela agora sofre a perda de seu amor, Stephen, e teve sua melhor amiga, Charlotte, sequestrada. Mas é tarde para voltar atrás. Rory tornou-se peça-chave no esquadrão que monitora fantasmas em Londres. E enquanto tenta se recuperar de uma série de acontecimentos trágicos e lidar com todo tipo de surpresas do destino, uma terrível ameaça paira sobre a cidade, exigindo que ela mergulhe ainda mais fundo nas Sombras de Londres.
O Gabinete Paralelo é o terceiro volume da série Sombras de Londres, de Maureen Johnson, publicada no Brasil pela Editora Rocco (selo Fantástica).

Eu comecei a ler esta série no final do  ano passado e me apaixonei pela história de Rory Deveraux. Ela era apenas uma estudante americana que foi passar um tempo em Londres e lá se viu envolta com uma investigação de assassinato, um serial killer e um departamento secreto da polícia que cuidava de assuntos sobrenaturais. Os três assuntos em questão logo me fisgaram e aliados ao clima sombrio e enevoado de Londres, tornaram a leitura empolgante do começo ao fim. Tem bastante mistério, ação e personagens cativantes.

No entanto, o final do segundo livro foi em partes um tiro no peito. Voces não fazem ideia de como eu fiquei frustrada com uma certa escolha da autora no tocante ao destino de um dos personagens, e bem daquele personagem que eu mais gostava. Abri este terceiro volume já desconfiada de como a história seguiria, eu estava muito empolga para retornar a este universo maravilhosamente sombrio e sobrenatural, mas quem disse que ainda confiava em Maureen Johnson…

O Nome da Estrela é bem independente dos demais e a jornada de Rory poderia ter sido finalizada ali, mas com a escolha de ser uma série temos então sequencias bem conectadas e livros com finais parciais, que nos levam adiante para saber no que os atos dos personagens vão resultar.

Em No Limite da Loucura, Rory fez péssimas escolhas e agora está colhendo os frutos e O Gabinete Paralelo começa imediatamente de onde havíamos parado, com um clima triste e todo mundo sem rumo. Só que os bandidos ainda estão a  solta e sequestraram uma colega de Rory e ela e seus amigos da polícia secreta precisam agir, apesar da perda que sofreram.

Acho que o bom de ser autor é que você pode fazer o que quiser com a vida dos personagens e mandar e desmandar na vida deles.  O autor pode ainda acabar com o nosso coração e depois dar um tapinha nas nossas costas e mostrar que não é tão cruel assim. Agradeço por essas mil possibilidades e afirmo que fiz as pazes com Maureen Johnson. Como assim? Vamos dizer que ela se redimiu com louvor e mais uma vez trouxe uma história que me deixou sem sono e muito empolgada.
 
Adorei os novos mistérios surgidos, os novos rumos,  os novos personagens e a profundidade que a trama adquiriu. Ainda tem aquela leveza que é intrinsecamente ligada aos devaneios de Rory e suas experiências excêntricas quando vivia nos EUA. Por mais tenso que seja o momento, ela sempre o alivia quando associa o presente  com as loucuras de sua cidade natal e é impossível não rir com certas comparações. No entanto, este volume foi o mais pesando e que trouxe uma história bem sombria, além de melancólica.

A cidade de Londres está mais do que nunca mergulhada em acontecimentos de outro mundo e surge cada bizarrice que você fica de queixo caído. Além disso, eu amo a forma como a autora ambienta a trama, o clima dela é palpável e vivo. É maravilhoso! Eu fico encantada com a forma como eu sou transportada para dentro da história e me vejo caminhando por Londres junto com a protagonista, na companhia de sombras, de fantasmas, de morte, sangue, sociedades secretas, lendas, mitos e muito, muito mais. 

Eu tenho apenas um parênteses em relação a este volume, pois até metade do livro a história se mostra muito instigante e intrigante, com vários mistérios para desvendar. Temos várias situações suspensas dando continuidade as artes da vilã que apareceu no último livro, mas em determinado momento a protagonista comete novamente um erro e por mais que eu goste muito dela não há como não ficar revoltada quando é totalmente tola. Rory poderia ter agido de outra maneira. E depois seu arrependimento e momentos de crise deixaram parte da história um pouquinho arrastada.

Contudo, apesar desta pequena crise, logo vem uma recuperação, mais precisamente uma pessoa que adorei ver por aqui e um final que nos leva a ver Londres em ruínas e duas pessoas em fuga que precisam ser capturadas logo, já que prometem fazer muitos estragos. Surgiram novas nuances deste universo sobrenatural. Tudo ficou ainda mais amplo e complexo e entendo porque a autora resolveu ao invés de manter a trilogia, dar continuidade a série com mais um livro. Há muito para ser explorado e eu não estou pronta ainda para me despedir de Rory e seus amigos. Que venha o próximo. 

CONFIRA







2leep.com

11 comentários:

  1. Oi Cida,

    Não cheguei a ler essa série, mas parece ser bem interessante devido aos suspenses.
    Vou colocar na lista de leituras futuras.
    bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aii Cida vendo vc falar da série bate uma enorme curiosidade. Realmente deve ser bom ser autor, eles acabam com nossos corações na maioria das vezes hehehehe adorei a resenha

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida,
    Gostei da premissa da série, ainda mais por envolver investigação e sobrenatural. Muito bom que as continuações também agradam.

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Eu coloquei essa série na minha lista depois que li sua primeira resenha e até comprei o primeiro livro. Agora entro aqui e descubro que já lançaram o terceiro, eu não tinha visto. Eu adoro livros de mistérios e esse ar sombrio de Londres não tem igual. Estou louca para ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida!
    Não conhecia o livro ainda, parece ser interessante!
    Reparei que na capa usaram a mesma fonte do livro Formaturas Infernais...

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida!
    Eu tinha vontade de ler esses livros, mas não sei por que passou hahhahaha
    Nossa, dá muita raiva quando os personagens cometem o mesmo erro. Dá vontade de entrar na história e dar uns tapas.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida, tudo bem?
    Acredita que ainda não conferi essa série. Parece ser bem interessante hein! Sem falar da capa que está super linda!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida,
    eu super não conhecia o livro, mas fiquei muito intrigada. Assim como foi contigo os assuntos em torno do que o livro giram me deixaram com muita curiosidade para saber mais. Pena que os livros da Rocco sempre são tão caros, ou eu já compraria o primeiro agora mesmo.

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cida.
    Que bom que a autora conseguiu te ganhar novamente. Eu infelizmente achei o primeiro livro tão fraquinho que desisti dessa série. Mas que bom que está gostando tanto e que venham ótimos livros pela frente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cida

    Eu adoro quando as continuações começam onde o livro anterior parou, acho o maior respeito com o leitor! Hahahaha
    Essa garota aí gosta de ficar errando, hein? Acho que eu ia passar raiva com ela... já errou no anterior e foi lidar com as consequências nesse, mas aí erra novamente... tenho paciência não! Ahhahahaah

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida!
    O livro parece ser muito interessante, mas gostaria de ler os livros anteriores primeiro.

    Feliz natal! :)
    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!