[Resenha] Inocência?

Inocência?
Título Original: Blameless (Parasol Protectorate #3)
Autor(a): Gail Carriger 
Editora: Valentina                Páginas: 304
Lançamento: 2015               ISBN: 9788565859554
Inocencia ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Ao abandonar a residência do marido e se mudar de volta para o lar de sua terrível família, Lady Maccon se tornou o escândalo da temporada em Londres. Além disso, a Rainha Vitória dispensa Alexia do Conselho Paralelo, e a única pessoa capaz de ajudar a esclarecer os fatos, Lorde Akeldama, inesperadamente deixa a cidade. Como se não bastasse, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas, indicando – como apenas joaninhas são capazes de fazê-lo – o fato de que todos os vampiros londrinos estão muito interessados em vê-la rigorosamente morta. Enquanto Lorde Maccon concentra seus esforços em ficar cada vez mais ébrio e o Professor Lyall se desdobra para que a Alcateia de Woolsey se mantenha coesa, Alexia deixa a Inglaterra em direção à Itália em busca dos misteriosos Templários. Somente eles têm o conhecimento sobre os seres preternaturais que Alexia precisa para entender sua crescente e inconveniente condição, mas eles podem ser piores que os vampiros – e estão armados com molho pesto.

Inocência? é o terceiro volume da série O Protetorado da Sombrinha de Gail Carriger, publicada no Brasil pela Editora Valentina. A série é protagonizada por Alexia Tarabotti, uma preternatural, ou seja, um ser sem alma que com um simples toque anula os poderes de vampiros e lobisomens, só que ela não anda por aí acabando com estas criaturas, até porque na era vitoriana todos vivem civilizadamente em sociedade e sob com regras rígidas de comportamento. A interação é tamanha, que além de Alexia ter como amigo o purpurinado vampiro Lorde Akeldama (vampiro símbolo da moda e uma pedra de strass no sapato de muita gente), também conseguiu mudar sua condição de solteirona ao casar como o lobisomem Lorde Maccon.

Nos primeiros dois livros da série (Alma? e Metamorfose?), além de termos a oportunidade de conhecer bem a maior parte dos personagens, acompanhamos divertidas e irreverentes aventuras desta personagem sem papas na língua. Alexia dispensa apresentações, mas não canso de elogiar sua inteligência e perspicácia em assuntos nos quais as mulheres de sua época eram bem desinteressadas, além disso, a nossa protagonista é ousada e adora boas confusões.

Acredito que como eu, muitas pessoas ficaram de coração partido com o final de Metamorfose?, já que o relacionamento tão promissor e apaixonado de Alexia e Lorde Maccon, parecia ter ido por água abaixo. Quando a gravidez da preternatural foi revelada, o marido acreditou que tivesse sido traído, pois ambos não poderiam gerar um filho, só que quem conhece Alexia sabe que ela é leal e verdadeira, então o filho não era fruto de adultério e sim algo inusitado, mas possível de ser explicado. Triste, de coração partido, repudiada pela família e pela sociedade e caçada pelo vampiros que desejam sua morte, Alexia deixa de ser Lady Maccon, retoma o nome Tarabotti e vai em busca da verdade sobre sua condição, se não reconquistar o marido, pelo menos conseguirá provar sua inocência.

Eu estava morrendo de saudades desta turma, me sinto em casa com eles e me divirto horrores com cada nova história, mais uma vez a autora conseguiu apresentar uma trama com todos os elementos que me agradaram tanto anteriormente e ainda criar uma nova aventura cheia de surpresas e reviravoltas. Impossível não amar O Protetorado da Sombrinha.

Embora a Inglaterra seja a terra natal da protagonista e partes da histórias sejam ambientadas nas terras da Rainha, Gail não fica presa em um só local, se no livro anterior conhecemos a Escócia, desta vez nosso passeio se estendeu pela França e Itália, o que não só apresentou novos personagens, mas também esclareceu mais sobre a condição de preternatural de Alexia, nos deixou vislumbrar que Floote não é um simples mordomo e que o passado do pai de Alexia esconde grandes e perigosos segredos.

O sobrenatural está presente em cada linha, mas desta vez o lado steampunk ganhou ainda mais espaço e foi extremamente útil para todos, o que vem ocorrendo a cada novo livro, o casamento destes dois é algo único e gosto da receita.

Embora Alexia não esteja tão terrível, pois seu estado a deixou – pasmem –, mais sensível, ainda assim continua engraçada e tirando todos do sério, conheci um lado mais doce dela neste livro, muitas vezes me esqueço que ela possui sentimentos e fraquezas como todos nós, não por ser insensível, mas por ser tão corajosa na maior parte do tempo que me fez pensar que nem o amor poderia derrubá-la. Foi possível também saber mais de outros personagens que foram mais explorados, como Floote, Madame Lefoux e Lorde Akeldama, dois deles que fizeram muita falta em Metamorfose?

E tem romance? Sim! Mesmo a distância e as dúvidas não fizeram com que Alexia e Lorde Maccon deixassem de lado seus sentimentos, ao meu ver ficaram ainda mais fortes e sólidos. E com a chegada do bebê–inconveniente, como ela mesmo chamava o filho, nem imagino como estes dois vão ficar mais bobos.

Eu adorei! A cada novo volume a série me deixa mais empolgada, as aventuras são criativas e nada previsíveis. Em Inocencia? todos perceberam que a amizade e o amor transcendem os limites de suas espécies, há possibilidade de união e o significado de O Protetorado da Sombrinha foi esclarecido aqui. O desfecho foi feliz, nada de corações partidos, só mesmo a imensa vontade de ter o próximo volume em mãos.

Floote, não existe destino, apenas lobisomens, nem coincidência, apenas vampiros. Tudo o mais é passível de interpretação.








2leep.com

25 comentários:

  1. oi flor, eu ainda não li o anterior para começar a ler este, mas sempre vejo uma comoção bacana e assim como na sua resenha inúmeros elogios então a trama deve ser MUITO boa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, eu não li nenhum desses livros, mas sempre que vejo uma resenha ela é bem positiva. São mais de três? Também não li nada do gênero e, apesar da curiosidade em conhecer algo tão diferente, não sei se iria gostar. Espero que sim, e espero ter oportunidade de ler a série.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. já estava há um tempinho querendo ler essa série, as capas são lindas e o meu encanto pelos personagem aumentam cada vez mas a cada resenha que vejo.. ^^

    ResponderExcluir
  4. Vixi!!!!

    Estou doida pra ler este livro. Já está aqui, mas ainda não tive tempo. E a Alexia exige de mim um momento só pra ela.

    Adorei a resenha. Que bom que ela está meio sensível e menos durona. Já vou preparada pra isso, rs.

    Bjksssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cida =D

    Ai, flor, como estou querendo ler este livro.
    Passei alguns outros na frente, mas estou pegando ele hoje mesmo para ler!
    Não podia ser diferente depois da sua resenha <3
    Coração partido lendo Metamorfose? é pouco kkk

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida =)

    Estou louca para ler esse livro *----*
    Adoro essa série e já estava morrendo de saudades das loucuras de Alexia e companhia rs...
    Adorei a sua resenha! Preciso ler esse livro para ontem!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. Cida que pena que não temos tanto tempo para ler porque esse livro me chama atenção a um tempo mas ainda não li nada dele, me identifico com o gênero e pela resenha sei que vou curtir a a leitura!
    As capas são super lindas editora Valentina arrasou!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu não tinha muito interesse de ler essa série, mas tenho lido tantas resenhas positivas, que tem despertado muito a minha curiosidade.
    Fiquei bastante interessada em conhecer a história e as loucuras de Alexia!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Esse livro me chama atenção desde o lançamento, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de fazer a leitura. Muita gente fala bem dele. Adorei ver a sua resenha, que me deixou ainda mais curiosa. Adoro essa capa da editora Valentina!

    ResponderExcluir
  10. Tenho o livro 1 aqui em casa e ainda não li... Tenho que ler RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Dei uma olhada na resenha já que não li os anteriores, mais quero ler esses pois essa parece ser uma série de livros interessante e só vi comentários positivos e a sua é mais uma.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Morro de vontade de ler essa série do Protetorado da sombrinha! Sempre leio resenhas super positivas e tenho várias amigas que me recomendam muito esses livros.
    Adoro histórias sobrenaturais então é mais um motivo para eu querer ler essa série!
    Espero em breve poder comprar e realizar essa leitura!

    Beijo ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Gostei bastante do livro, apesar da temática já ser meio batida gostei dos personagens e desse meio que eles vivem, dá um toque requintado à história esse negócio de Lorde e Lady rsrsr
    Ainda não conhecia essa série mas me conquistou por esse aspectos.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que resenha linda, Cida!
    Tenho muita curiosidade em ler essa série, mas ainda não comecei. Dá até vergonha, afinal é uma das que me deixa doida a cada nova resenha lida. Tenho que tomar vergonha na minha cara e começar a leitura logo!
    Tem bebê nesse volume, é? Huuum... eu ri da forma como ela chama o filho. rs Tadinha da criança!
    Espero ler em breve.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! Ela chama assim de tão desesperada que fica, mas depois vai mudando de opinião. O bebê está a caminho, mas não nasceu ainda.

      Excluir
  15. Cida!
    Recebi hoje um exemplar de Alma? e devo começar a leitura da série que uma das mais desejadas por mim.
    Quando se tem mistério, feitiços e outras tramas misturadas, sempre fico com a curiosidade aguçada e quero ler.
    As capas são lindas dessa série;
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    eu sou louca para ler essa série, mas os preços são muito salgados :(
    Adoro sobrenaturais, e esse toque de humor que a série tem é ótimo. Creio que eu também iria gostar dessa protagonista sem papas na língua, kkkk. Adoro mocinhas fortes e com personalidade
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cida.
    Eu adorei Alexia em Alma?, super divertida, mas não me empolguei a dar continuidade a série por causa do steampunk, isso tornou minha leitura arrastada e não me animei a ler os outros livros.
    E já que em Inocência? o steampunk tomou mais espaço, com certeza o livro não vai me agradar, mas até que fiquei curiosidade pra saber como está a Alexia sendo mais sensível rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Eu simplesmente amo essa série! O final de Metamorfose? foi muito triste e estou louca para ler Inocência? A Valentina trouxe uma das melhores séries literárias e espero que os demais livros cheguem logo! Gostei de saber que veremos uma Alexia mais sensivel e mesmo com aquele final tragico do segundo livro, Alexia e Maccon continuam apaixonados! Ah eles são meu casal favorito na literatura! <3

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nenhum livro dessa série, curto muito sobrenatural e cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais interessada em conferi isso tudo que estão dizendo.

    ResponderExcluir
  20. Oiee

    Só vejo elogios a essa série e quero muito ler toda a série o primeiro volume esta na estante aguardando seu momento rsrs espero que consiga ler em breve.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu sou uma devoradora compulsiva por livros, e meu médico disse que ganhar livros em promoções é um santo remédio. Por favor me ajudem. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Oi Cida, tudo bom?
    Depois que li meu primeiro steampunk, fiquei com vontade de ler outros livros do gênero e essa série está na minha lista de desejados. Eu gosto da premissa e também curto o jeito da Alexia.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá... tudo bem???
    Adorei a sua resenha... eu tive uma época que quis muito ler esses livros e depois perdi a vontade, mas agora me interessei de novo... não sei quando vou ler... porque ando sem dindin... mas quero começar logo rs... eu já gosto da personalidade da Alexia... ela parece ser uma pessoa interessante... e sempre com algo bom para se dizer... fico imaginando como deve ser a convivência em seu casamento... e agora com a sua condição... desejo que as coisa melhorem... xero!

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida, tudo bem?

    Eu ganhei esse livro de aniversário, mas ainda não consegui ler. Sempre acabo demorando para ler os livros dessa série e acho que é porque preciso ler com calma. Fiquei com o coração na mão quando terminei de ler Metamorfose? e quero só ver o que vai acontecer em Inocência?

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!