{Resenha} Alma?

Alma? - O Protetorado da Sombrinha #1
Título Original: Soulless
Autor(a): Gail Carriger
Editora:  Valentina      Páginas: 304
Lançamento: 2013      ISBN: 9788542200775



Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido. Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Quando vi que era um livro do gênero steampunk não pensei duas vezes, eu sabia que precisava ler. Este gênero literário definitivamente me conquistou, acho excelente esta mistura de passado com uma tecnologia inovadora e na maior parte das vezes bizarra.

Na Inglaterra, em plena era vitoriana, temos a senhorita Alexia Tarabotti, um jovem de 26 anos, de boa família, frequentadora dos melhores círculos sociais, inteligente, com um humor ácido e uma língua extremamente afiada, que não cabe em sua boca. Alexia possui certas peculiaridades. Em uma sociedade de moças de traços delicados e pele alva, ela contradiz todos estes padrões, tendo um nariz protuberante e a pela muito morena, no entanto é dona de curvas invejáveis, mas em sua época, suas qualidades dificultam encontrar um marido, e Alexia já é considerada uma solteirona. Enquanto esta condição é de conhecimento geral, ela ser preternatural, é de conhecimento de poucos, somente daqueles que fazem parte do mundo sobrenatural.

Preternatural? O que é isso Cida? 

Gente, em uma época em que a sociedade humana vivia normalmente entre vampiros, fantasmas e lobisomens, vamos conhecer outros seres, os preternaturais, seres sem alma. Alexia Tarabotti não tem alma, o que lhe permite, apenas com um toque, anular os poderes dos demais seres sobrenaturais.

O primeiro contato que temos com Alexia é em uma festa, onde um vampiro tenta atacá-la e por fim acaba sendo morto pela moça. Logo entra em cena o DAS, Departamento de Arquivos Sobrenaturais. A frente do DAS temos Lorde Maccon, um lobisomem que  não fica muito contente em encontrar Alexia, afinal sempre é vítima da língua ferina da moça. O DAS precisa investigar este caso do vampiro, afinal pela lei, ele não poderia atacar humanos, pior ainda uma preternatural, e logo descobrem que este vampiro faz parte de um grupo de vampiros desgarrados e que junto com lobisomens na mesma condição, estão desaparecendo sem explicação. O que poderia estar acontecendo? Com a ajuda, ou melhor, intromissão de Alexia, O DAS terá que resolver este mistério.

No começo demorei um pouco para engrenar na leitura, o vocabulário é bem rebuscado, de acordo com a época em que a história se passa, acabei estranhando um pouco, no entanto logo me vi mergulhada no ambiente da Inglaterra vitoriana, e fiquei mais a vontade, podendo assim aproveitar bem a história. A narração é em terceira pessoa e rica em detalhes, podemos "ver" facilmente os grandes salões de festa da sociedade britânica e invejar, de maneira saudável, aqueles belos vestidos que as damas usavam, e ainda desfrutar da companhia de belos cavalheiros.

O mundo sobrenatural criado por Gail é bem diferente do que estamos habituados, aqui os seres sobrenaturais vivem em comunidades fechadas, bem organizados e em paz os seres humanos. É proibido alimentar-se de nós sem permissão e por incrível que pareça, isso é respeitado. Os humanos até consideram os sobrenaturais como bons partidos para casarem suas filhas.

E é exatamente o que foge desta regra, que desperta o interesse do DAS. Vampiros e lobisomens, que aparentemente não pertencem à nenhuma comunidade, surgem e do nada desaparecem. Isto gera um grande mistério, que nos conduz à uma minuciosa investigação, pelas sombrias e nebulosas ruas inglesas. Logo fica claro que existe uma organização por trás de tudo, identificada apenas pelo símbolo de um polvo. E assim um clima das melhores histórias de detetive ganha espaço. Entra aí um homem sem rosto e sem nome, que usa autômatos para executar serviços sujos, e ainda pior que isso, possui um laboratório secreto para realizar pesquisas macabras.

Os personagens de Alma? são deliciosos. Alexia é uma protagonista sem igual, de personalidade forte, teimosa, voluntariosa, como eu disse anteriormente, de língua afiada e que não leva desaforo para casa. Ela não é uma mulher que fala por falar, não mesmo. Suas perguntas são inteligentes, ela consegue conversar tranquilamente sobre qualquer assunto, armas, ciências, política e também sobre vestidos e anquinhas, ou seja ela é feminina acima de tudo. Em uma época de mulheres preocupadas em caçar marido e falar sobre assuntos fúteis, Alexia se sobressai e desperta admiração com sua mente perspicaz. Ela ainda é bem humorada, claro que um humor ácido, mas muito divertido. Tem uma amizade muito bonita com outra moça solteira, Ivy. As duas têm pouco juízo, discordam uma da outra a maior parte do tempo, mas estão sempre se apoiando e se ajudando. Ela mostra bem que está pouco se importando com o que pensam de sua condição de encalhada, mas isso não quer dizer que ela não sonhe em viver um romance.

Temos também Lorde Maccon, um lobisomem Alfa, que se mostra sempre muito durão, mas acaba sendo domado pelo jeito arredio de Alexia. Os dois protagonizam um romance sem igual, pois antes de aceitarem a atração mútua, eles brigam muito, e nunca estão de acordo sobre nenhum assunto. Mas logo algo acontece entre os dois, e podemos testemunhar cenas ardorosas de paixão, mas sem nenhuma vulgaridade.

E ainda não posso deixar de destacar as excelentes atuações de lorde Akeldama, um vampiro gay, mas ótimo conselheiro e o fofo Floote, um mordomo pra lá de eficiente.

São personagens bem caracterizados, que divertem e fazem esta história tornar-se única. São aquelas pessoas que sempre vamos nos lembrar e querer mais histórias com eles. Bem, vamos ter mais, afinal este livro é o primeiro de uma série, mas ainda bem que a história fecha. Acredito que cada um traga uma nova aventura da Srta. Tarabotti, e com certeza ela estará envolvida em grandes confusões. Sempre.

Adorei a irreverencia de Alma?, e vou acompanhar  com certeza a série. Não li com a rapidez que costumo ler, acho que fiquei mais ou menos uns cinco dias com ele, pois é um livro para degustar pouco a pouco, mas de um teor muito rico.




A Série
Alma? ( O Protetorado da Sombrinha #1)
Changeless (Parasol Protectorate #2)
Blameless (Parasol Protectorate #3)
Heartless (Parasol Protectorate #4)
Timeless (Parasol Protectorate #5)


2leep.com

40 comentários:

  1. Oi Cida,
    nossa um vamp gay? O livro deve ser mta comédia.
    Adorei a resenha, já estou colocando o livro na minha listinha de desejados.

    bjinhos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida!

    Nunca tive muita vontade de ler esse livro. Mas a sua resenha me deixou interessada, estava mudando a minha opinião quando infelizmente cheguei nessa parte: "demorei um pouco para engrenar na leitura, o vocabulário é bem rebuscado, de acordo com a época em que a história se passa, acabei estranhando um pouco..". Esse era um dos motivos pelo qual não queria ler, e isso me desmotiva sempre. O que é uma pena, porque a história parece ser BEM interessante. Ótima resenha!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, acho muito legal o gênero Steampunk, porém nunca li.
    "É proibido alimentar-se de nós" ahsuahsuah
    Confesso que a obra não me chamou atenção!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida !!!
    Quando vi a capa desse livro imaginei uma história completamente diferente, mas essa sua resenha fugiu totalmente ao que eu tinha imaginado... Adorei!
    Acho que vou rir bastante com essa história :)

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida,
    Quero o livro agora !!
    Você acredita que nunca li nada no estilo steampunk ?!
    Vi conhecer esse gênero semana passada em um blog .-. E me apaixonei por ele. Tenho que ler Alma urgentemente. Adorei o fato de falar em assunto em alta para alguns leitores, que é o sobrenatural, mas ao mesmo tempo deixar de ser clichê. E um vampiro gay ?amei .

    Beijos
    Camila S.
    http://resenhandolivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    Ainda não tinha lido muita coisa sobre esse livro. MAs parece ser uma leitura leve e divertida.
    Quem sabe não leio logo.

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida!

    Nem de longe imaginei que a história seria sobre o sobrenatural,queria viver em um mundo como o de Alexia,kkkk. Amo tudo o que tem haver com o sobrenatural.
    Pela capa já o havia descartado,mas tua resenha acaba de mudar a minha opinião e ele entrou para a minha lista de compras do mês.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha Cida, este livro é ótimo mesmo, e suas palavras dizem tudo...
    Eu amei e aguardo ansiosa a continuação..

    beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida! Ótima sua resenha! Eu estava com grandes expectativas sobre o livro, e agora lendo sua resenha, minha expectativa dobrou! Só não curtir que é série, mas acho que vale a pena ler e se encantar com a estória de Alma?

    Beijos!

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  10. Cida
    Fiquei curiosa!
    Acredito que vou gostar desse livro!
    Não tinha visto nenhuma resenha ainda!
    Adorei
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Olá Cida :)
    Como vai?
    Eu já tinha ouvido falar deste livro mas não me lembro de resenhas.
    Vejo que amou a leitura >.<

    Beijos e cuide-se
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o gênero steampunk , mas gostei muito do enredo de Alma?, achei super diferente e divertido. Vou colocá-lo na lista.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Cida
    Inglaterra e era vitoriana já me ganharam completamente ao ler a introdução de sua resenha rs
    gosto de sobrenaturais, ainda mais quando a autora consegue inovar em um segmento que ultimamente vem sempre seguindo a mesma linha.
    Preciso ler o quanto antes
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Não me recordo de ter lido nada do gênero, mas de um modo geral achei a estória bem interessante e muitos outros blogs estão falando sobre esse livro.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Cida!

    Estou fugindo de séries... Pois, dificilmente as termino. :s
    E estou um pouco enjoada desse tipo de leitura.
    Mas a sua resenha e a nota que você deu ao livro fizeram com que eu ficasse bastante curiosa!! :D
    Vou procurar no Skoob!

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida,
    Parece ser um livro bem legal e divertido, quero ler!
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  17. esse livro nada dividindo opinioes
    eu quero ler ele, mas ao mesmo tempo fico com o pé atrás xp

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não me interessei pelo livro, apesar de chamar um pouco a atenção, já que não conheço o estilo steampunk. Quem sabe ele me atrai em algum momento.

    ResponderExcluir
  19. Lorde Akeldama é uma figura! hahaha
    Adorei os personagens, amei demais o livro, muito bom!
    Estou super ansiosa pra ler a continuação dessa série... tomara que chegue rápido!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro
    E pela resenha, a historia parece ser muito boa
    Ainda mais por ser tratar de uma série

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Cida...
    Eu estou tão curiosa por esse livro, aliás pelo gênero de maneira geral... ainda não tive a oportunidade de conhecê-lo...
    Já vi a série completa mas não posso mais comprar um livrinho sequer =X
    Vi também algumas resenhas de blogueiros que se queixaram da denominação 'abelha, zangão e assim lá vai'... isso atrapalha mesmo?

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  22. Nunca imaginei pela capa que se tratasse de um livro assim. Fiquei super ansiosa pra ler, apesar de ter um monte de livros não-lidos que comprei recentemente. Gostei da resenha! =)

    Blog: O silêncio não existe
    FanPage: www.facebook.com.br/osilencionaoexiste
    Beijos, Lenise

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida,
    Fiquei super curiosa para ler esse livro, pois nunca li nenhum steampunk. Adorei a resenha. Adoro mocinhas que não levam desaforo para casa. Fiquei interessada já que mescla o antigo com o futuro. A capa está linda.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida! Nunca li nada de Steampunk, mas adoro romance sobrenatural, de época e hot, então acredito que vou gostar dessa salada estilosa que a autora criou. E a sombrinha? O que acontece com a sombrinha?
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  25. Oi Cida.
    Esse é o meu queridinho mais desejado no momento, estou super curiosa pra saber mais sobre como a sociedade vivia normalmente com vampiros e lobisomens, bizarro isso rsrsrs.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  26. Ainda não tive oportunidade de ler este livro.Mais me parece ser muito bom.Com certeza vou lê-lo logo.

    ResponderExcluir
  27. Oi Cida!!!

    Depois de ler a resenha do livro estou com muita vontade de lê-lo. Mesmo não sendo exatamente o tipo de livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    tenho bastante curiosidade para ler um livro desse genero..acredito que não tenha lido nada ainda, e vejo todos comentarem e so atiça minha vontade rs,
    acho legal a protagonista ter 26 anos e não ser uma mocinha tonta e chata rs, e este mundo cheio de seres..bem curioso.
    Pretendo lê lo em breve, beijos.

    ResponderExcluir
  29. Steampunk, me parece bem confuso, nunca li nenhum livro desse gênero (o legal é ter conhecimento de tudo, não é msm?!), Mas me interessei bastante pela história, um quê de sobrenatural em meio a sociedade clássica, aaaah sim, com certeza é o tipo de história que me prenderia até o final. A capa é muito linda *--*

    ResponderExcluir
  30. Confesso...Estou louca por este livro,e mais ainda eufórica depois de ler sua resenha(hahahahaha).Serio preciso urgentemente ler ele.
    Eu amo livros que contenham o sobrenatural, fantástico envolvido,agora quando ele envolve uma pitada de romance ao fundo,bom ai é para acabar comigo(hahahaha).Fora que alem de conter tudo que necessito em uma leitura,ele se passa em décadas atras,com o sobrenatural,ate o momento não li nenhum livro que fosse assim,então...sim...eu preciso lê-lo.E sua resenha só aumenta a minha vontade!!!!!


    Parabéns pela resenha!

    beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. bem interessante e diferente esse livro não? Adorei essa mistura de sobrenatural com antigo dele, gosto de livros desse tipo e quando juntos os dois com certeza ficou demais! Bem legal essa história não é?

    ResponderExcluir
  32. Apesar de ser MAIS uma série, que muito ler Alma? Principalmente pela junção de gêneros que o livro possui, ainda mais tendo como plano de fundo a sociedade vitoriana. Deve ser incrível :D
    Bjs
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Gostei de Alma? de primeira, achei a capa linda e o nome bem sobrenatural. Confesso que fiquei com um pé atrás quando vi que tem vampiros, lobisomens, humanos no livro, mas vi também que as resenhas nos blogs estão falando muito bem desse livro. Quero lê-lo por ser de um gênero que eu nunca li nada, steampunk, e acho que depois das distopias, a moda vai ser o steampunk, haha. Estou ansiosa para ler, beijos

    ResponderExcluir
  34. Esse livro é simplesmente demais! Cada vez que leio uma resenha sobre ele, fico com mais vontade de ler! É incrível! E tem tudo que eu gosto, vampiros, lobisomens, muito de sobrenatural.
    Estou ansiosa pra ler!

    Beijokass!

    ResponderExcluir
  35. Esse livro é uma daquelas gratas surpresas, eu vi a capa achei linda e fui ler sobre ele e me encantei , sua resenha só confirma a minha vontade de ler ele o mais rápido possível !

    ResponderExcluir
  36. Estou louca para ler este livro. Já estou participando de vários sorteios,para ver se consigo levar ele para casa...
    Desde que vi a capa pela primeira vez e li a sinopse fiquei super interessada. Depois começaram a surgir as resenhas e todas falando super bem do livro. Então, para uma leitora como eu que adora histórias com sobrenatural, você pode imaginar como fiquei né? Surtando pra ler... Sua resenha ficou super completa. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  37. Até agora só tenho lido resenhas positivas em relação a esse livro. Foi a partir desse livro que passei a conhecer o termo "SteamPunk", pois já tinha assistido um filme com essa pegada, mas não sabia que o nome do gênero era esse.
    Quero muito ler, pois apesar de gostar de sobrenatural, gosto de uma protagonista com um humor bem irônico e sarcástico.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  38. O que mais chamou minha atenção nesse livro foi a capa, principalmente por causa dos escritos. Pela resenha e pelas cinco estrelinhas, o livro parece ser muito bom!! Quero muito ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  39. É pelo jeito esse livro é mesmo muito bom, até agora "Alma?" só vem recebendo muito elogios em todas as resenhas que li, eu particularmente adoro o gênero Steampunk o que me fez querer lê-lo muito antes de saber se era mesmo bom. Os personagens parecem ótimos e só o que não me atraía muito era o -já meio desgastado- tema Sobrenatural, mas em vista de tantas qualidades, gosto era Vitoriana, de personagens marcantes e o enredo parece ser muito envolvente... mal posso esperar para ler "Alma?"!! Gail Garriger deve ser uma escritora e tanto.

    ResponderExcluir
  40. Adorei o livro, adorei ainda mais ontem e adoro ele ainda mais hoje só pq sei que há um vampiro gay na historia, que legal! Queria que ele tivesse um parceiro, enfim, vai que é o mordomo haha... legal.. gostei da ideia, a capa nem parece nem um pouco com a historia, isso é bom p nao jugarmos um livro pela capa, adorei! quero lerrrr <3

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!