[Resenha] Inimigo Sombrio

Inimigo Sombrio
Título Original: Eternally Yours (Immortal Beloved #3)
Autor(a): Cate Tiernan
Editora: Galera Record         Páginas: 322
Lançamento: 2014               ISBN: 9788501092670
Inimigo Sombrio -Amada imortal 3
 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|

Natasya está de volta a River’s Edge, ainda se recuperando dos eventos traumáticos de Cair das Trevas. E, quem sabe, de um entendimento com Reyn, o gato escandinavo que fez parte da horda que destruiu o castelo de seu clã e matou toda a sua família. Só que quando representantes das oito casas imortais aparecem mortos e drenados de seus poderes, e os irmãos de River chegam ao retiro, ela descobre que há coisas muito mais graves em curso.
Chega ao fim a trilogia Amada Imortal de Cate Tiernan, publicada no Brasil pela Editora Galera Record e composta pelos livros Amada Imortal, Cair das Trevas e Inimigo Sombrio. 

Esta série sobrenatural apresenta Natasya (Nas), uma garota de quase quinhentos, nascida na Islândia em uma das grandes casas de imortais já existentes, sua família foi toda assassinada pelo pai de Reyn – sua atual paixão – e ela viveu desde então por aí, sem rumo, sem ser ela mesma. Com o passar do tempo, a maneira como levava sua vida ao lado do melhor amigo Incy, começou a soar fútil e até mesmo maligna, Nas buscou assim uma redenção e foi viver do recanto de imortais conhecido como River’s Edge, lá ela aprendeu muito sobre si e como usar sua magia, ou melhor magick. Nossa protagonista teve que passar por uma reformulação de si e deixar de lado o pior de sua personalidade,  praticamente renasceu, passou a ver o mundo com outros olhos. 

Mas nem tudo são flores, na verdade a vida desta garota é um espinheiro, há alguém que deseja seu poder e quer sua morte, desde o primeiro livro a presença oculta deste inimigo causou muitos danos, não sabemos quem é, nem onde está, pode até ser um dos amigos que vivem em River’s Edge. Neste terceiro volume, chegou a hora de Nastasya descobrir quem quer sua morte, além de terminar seu aprendizado e assumir a herança de poder de sua dinastia, e claro, finalmente aceitar ser amada e se entender com o belo Reyn.

Você não acredita que foram apenas quatro meses desde que mergulhou neste universo, tantas coisas aconteceram, vivemos muitas emoções e aprendemos demais.O primeiro livro me deixou com algumas expectativas não atendidas, senti falta de uma maior abordagem sobrenatural e também de um romance mais forte, na sequencia a autora trabalhou bem estes assuntos e fiquei mais satisfeita com o resultado, o que eu não imaginava era que neste encerramento da trilogia, tudo fosse ficar ainda melhor. Esta é uma série que evoluiu a cada novo volume, tanto no quesito da trama, quanto em relação aos personagens, mas algo que brilha desde o começo é a questão dos seres imortais, que não são nem vampiros ou outras criaturas que já vimos por aí e também a protagonista, uma das melhores de todos os tempos.

Nastasya é uma menina que viveu muitos anos, e dentro deles muitas vidas, possui um humor auto-depreciativo único e dei boas risadas com suas críticas e reflexões, ela cobra muito de si e não acredita que possa fazer algo bom e amar, mas ela faz muita coisa boa e ama as pessoas profundamente, é uma pessoa maravilhosa e desde que a conheci encontrei uma personagem amiga. A narrativa em primeira pessoa é por sua voz e parece que ela está sentada ao seu lado contado sua vida, é um texto divertido, com uma linguagem jovial que cativa. Nas relembra momentos marcantes de sua vida, comparando cada um com seus dias atuais, assim percebemos o quanto ela mudou e evoluiu como pessoa.

A autora inseriu novos personagens na trama, enriquecendo mais ainda seu universo sobrenatural, apresentando mais da história deste povo e criando um clima de ameaça e intriga mais forte. Como eu disse, Nastasya tem um grande inimigo e chegou a hora de descobrir que é ele. A ameaça constante paira no ar enquanto imortais do mundo todo são mortos. A autora foi conduzindo a trama pelo dia a dia de todos preparando o terreno para uma batalha final, é como ver um ciclo se fechando, pois a protagonista quando criança viu sua casa ser invadida e sua família assassinada, ficou perdida sem nunca mais encontrar um lugar para chamar de lar até o dia que chegou em River’s Edge, ali ela viu um lar outra vez e agora a história vai se repetir, uma invasão e a possibilidade de ver quem ama morrer.

Confesso que a longa preparação para esta batalha me deixou com medo de um final corrido, que quebrasse todo o clima, mas não, foi tudo bem calculado, o suspense mantido até a hora certa e os momentos finais impactantes e cheios de tensão, as cenas bem construídas de forma a consolidar o desfecho, há perdas, há sangue, há superação e muita magick.

Os relacionamentos foram bem abordados e o romance de Nas e Reyn teve seu melhor momento. Que delícia gente ver este casal se entregando! Mas não é só atração que os une, é um relacionamento de apoio, amizade, respeito e cumplicidade, cheio de ternura, é lindo demais e romântico sem exageros e muito mel, é algo mais sólido, que aquece o coração.

Em suma, Inimigo Sombrio foi aquele livro que eu não queria que acabasse, até achei que Nas foi boazinha demais com seu inimigo, eu teria sido bem má com ele, mas mesmo assim eu não deixei de curtir muito e considerar o melhor livro da trilogia, fechei triste por ter que dizer adeus, queria mais deste mundo imortal. A autora poderia tranquilamente fazer uma série paralela usando os personagens secundários e até mesmo mostrar Nas depois de tudo, há material para isso com certeza. Recomendo a série.










2leep.com

13 comentários:

  1. Oi Cida..
    Tenho visto muitas resenhas desta série, as opiniões são bem divididas.
    Confesso que não tenho muita vontade de ler.
    Mas que bom que você gostou tanto.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não faz muito tempo eu estava na Saraiva e vi esse livro.
    Foi literalmente amor a primeira vista.
    Assim que eu puder quero compra-lo!
    Beijooos

    O Outro Lado da Raposa
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
  3. Juraaaaaa!! Eu estou ansiosa com esse final. Estava com medinho, confesso. Mas caraca!!!!
    Tô chocada!!!
    Então Nas e Reyn heim!! Que deliciaaaaaaaaaaaa!!!!!!!
    Não vejo a hora de ler.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu estava falando exatamente sobre este livro ontem com uma amiga. Ela estava me falando que era o terceiro e eu nem me liguei nisso. Achei que fosse volume único e ela ganhou justo o último! Isso é sacanagem.. rsrsrsrs
    Mas acho que eu leria sim, gosto deste tipo de história!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. parece interessante mas não atraiu! entretanto deu pra perceber o quanto a leitura te marcou, suas palavras para descrevê-lo são até pasisonais!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,
    Ainda não li o livro, mas as capas são tão lindas que me chamaram a atenção.
    A história parece ser bem interessante.
    bjs

    http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Cida,
    confesso que não conhecia o livro e mesmo você falando muito bem dele, não me chamou muita atenção.
    quem sabe em outro momento.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii,

    Não conhecia esse livro, na verdade serie. Gostei bastante, vou colocar na listinha. Parabéns pela resenha.

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida,
    Nossa é exatamente o tipo de livro que adorooo
    quero muito ler aagora =)
    Add na minha listinhaa!
    Bjos!

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida tudo bem? não conhecia o livro sabe, e nem sabia que se tratava de uma trilogia então fiquei meio que boiando na historia, mesmo assim depois de tantos elogios seus fiquei mega curiosa! Gostei da maneira que o livro de puxou para dentro e eu adoro quando isso acontece! Dica mais do que anotada!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, tudo bem?
    Confesso que ainda não conhecia a série, acredita? As capas dos livros são lindas, muito bem trabalhadas!
    Ver você falando tão bem me deu uma vontade de ler também! E adorei a temática, viu? Acho que vou apostar na leitura :)

    Beijos,
    Gabi - leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Essa série não chamou tanto a minha atenção. Já li várias resenhas sobre e não é aquele livro do tipo "preciso ler AGORA!". Mas adorei a sua resenha e que bom que você adorou!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida =)

    Nem estou louca para ler este livro. Surtando ao ler a resenha. Quero tanto ler *_*
    Ansiosíssima para conferir, e adorei todos os pontos que citou. Mas confessou que me ganhou com isto: "A autora inseriu novos personagens na trama, enriquecendo mais ainda seu universo sobrenatural, apresentando mais da história deste povo e criando um clima de ameaça e intriga mais forte. Como eu disse, Nastasya tem um grande inimigo e chegou a hora de descobrir que é ele."

    Estou tão curiosa!!!!
    Claro que vou ler!!! Ótima resenha, e ótima dica ;)

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!