[Resenha + Sorteio] Confesso Que Menti

Confesso Que Menti
Título Original: Liar
Autor(a): Justine Larbalestier
Editora: Galera Record         Páginas: 320
Lançamento: 2014               ISBN: 9788501089168
CONFESSO QUE MENTI
 ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Micah Wilkins é uma mentirosa compulsiva. Para ela, mentir é tão natural quanto respirar. Por isso é preciso prestar muita atenção a seu relato e desconfiar de tudo o que ela disser. Por que ela mente? É um segredo que envolve o outro. Tudo começou quando ela nasceu com a doença da família. E desde então Micah criou um labirinto de mentiras para manter todos afastados da única e terrível verdade. Mas quando seu namorado Zach é encontrado morto em circunstâncias violentas e misteriosas, o comportamento nada confiável da menina a transforma na principal suspeita do crime. Agora, para desvendar essa trama e provar sua inocência, Micah Wilkins promete contar apenas a verdade e nada mais que a verdade.


Confesso Que Menti, de Justine Larbalestier, lançado no Brasil pela Editora Galera Record, traz a história de Micah Wilkins uma mentirosa de carteirinha, que foge de sua realidade utilizando os artifícios de uma boa mentira, muitas vezes nos dando a impressão de que até ela acreditava em suas invenções.

Embora a sinopse dê a impressão de ser um livro policial, não é, este livro viaja por várias vertentes e apresenta uma trama surpreendente e bem elaborada, intrigante foi a palavra que usei para defini-lo enquanto lia, um livro diferente que muito me agradou. É o relato de uma menina que nasceu diferente da gente, que causou repulsa nos pais e teve  que crescer lutando contra a "doença da família", algo que não recebe um nome logo de inicio e torna-se um dos mistérios do livro. 

Micah não é uma garota comum, mente compulsivamente e nos deixa querendo entender a razão de seu comportamento, é a partir da morte de seu namorado Zach que ela se apresenta ao leitor e começa contar sua vida. Seria esta morte um assassinato? Micah conta sua história como confissão? Ela está envolvida?

"É estranho como muitas vezes a verdade parece mentira e a mentira parece verdade."

O livro é narrado em primeira pessoa pela própria protagonista e você duvida de tudo. Quando ouvimos a história de uma mentirosa por ela mesma ficamos com uma pulga atrás da orelha, ela promete dizer apenas a verdade a partir daquele momento, mas será que consegue este feito? É uma narrativa que flui bem, o texto de Justine é inteligente e não se entrega, esconde para poder mostrar, são as entrelinhas que revelam o segredo, não as palavras diretas. O livro é dividido em partes e dentro de cada uma temos tópicos – antes, depois, histórico familiar – a trama viaja entre o passado e o presente de Micah para te fazer entender.

É uma leitura instigante, eu sabia que havia algo não dito, Micah me pareceu estranha demais no começo, apresentava características que eu não entendia porque precisavam ser ressaltadas. Embora falasse bastante sobre si, percebi ao entrar na segunda parte da trama, que tudo que havia sido mostrado, não era nada comparado ao que estava por vir, e a reviravolta que foi apresentada me deixou de queixo caído, nem de longe eu imaginei tal coisa, como eu disse não é um livro policial, foi neste momento que eu soube realmente o que tinha em mãos. Repensando tudo que havia lido entendi cada elemento que achei estranho, foi uma ideia genial.

Se na primeira parte Micah fala muito sobre a morte de Zach e seu namoro nada convencional com ele, na segunda ela preocupa-se em falar sobre a “doença da família”, vemos a garota com outros olhos, seu cinismo inicial, que me deixou distante da personagem, é substituído por um sentimento de compaixão, pois ser Micah não é fácil.

Ela é controversa, tenta aparentar que tudo está bem, mas então revela que não está, ou mesmo mostra o contrário, tudo parece bem ruim e depois revela-se bom. A verdade é que Micah é uma garota perdida em sua própria história e sentimentos, que não sabe qual seu lugar no mundo, sente  - se sufocada onde quer que esteja. Seus pais não ajudam, pode até ser por conta de um fato ligado ao irmão de Micah, mas que ao meu ver não justifica a maneira fria que lidam com a filha. Rejeição, depressão, insegurança, baixa auto-estima, medo. Sentimentos ocultados pelas mentiras de Micah. Não digo que ela agia de maneira correta, mas em um mundo tão complicado como o seu, as mentiras aliviaram o pesar, ajudaram a seguir adiante.

É difícil falar de pontos específicos da história sem revelar algo importante, é um livro que se revela a cada virada de página, aí reside seu segredo. O final é conclusivo, mas a sensação que deixou em mim é a de que eu não soube toda a verdade, até onde Micah foi sincera e até onde manteve seus segredos. Pode ser que algumas pessoas achem estranho este fato, mas comigo deu certo, eu gostei desta incerteza que me permitiu pensar mais profundamente sobre a personagem e me apegar mais à ela, é uma garota multifacetada e uma personagem marcante, minha única ressalva fica por conta da não exploração dos fatos relacionados ao irmão de Micah, ali faltaram respostas, no mais, eu adorei.

"Ser um mentirosa não é fácil."



Que tal levar um exemplar do livro para casa?
Para participar é fácil! Querem saber como? 

Regras:
* Ter endereço de entrega no Brasil
* Preencher corretamente o formulário
(até 09/08/2014)
Atenção: Há muitas chances extras no formulário, assim você aumenta suas chances de ganhar. 






Para reforçar e evitar desclassificações, leia atentamente as regras:
*Qualquer descumprimento nas regras acima invalida a participação no sorteio.
- Caso o ganhador seja sorteado com uma entrada não obrigatória que não tenha sido cumprida, será feito um novo sorteio;
- O livro será enviado ao ganhador num prazo de até 45 dias úteis após o envio dos dados pelo ganhador; No caso do envio por parte das editoras, considerar prazo de 60 dias.
- O ganhador será informado por e-mail e terá um prazo de 02 dias corridos para responder com seus dados, caso contrário, será feito um novo sorteio;
- Não nos responsabilizamos por danos ou extravios durante o transporte, por isso não será enviado outro livro.
- Fique atento(a) ao endereço informado! Caso o livro volte ao remetente por algum erro nos dados passados ou na impossibilidade da entrega por ausência ou outro motivo, não será feito novo envio e o ganhador perderá o direito ao prêmio.


BOA SORTE!!!
2leep.com

47 comentários:

  1. ja que tem tantos elogios não posso de deixar de dizer que será um desejado!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Saber que a sinopse deu uma impressão um pouco diferente do livro me deixou com mais vontade de ler , ainda mais sabendo que você Gostou !
    Tanto o título a sinopse como a personagem me interessam parece ser uma trama ótima e original, me dou bem com livros que se revelam a cada virada de página isso é realmente o que eu gosto em livros. Tudo o que você disse sobre o final me deu vontade de ler o livro . Ou eu ganho no sorteio ou eu compro, só sei que tenho que conhecer essa obra , ela parece realmente muito boa , Ótima Resenha .

    ResponderExcluir
  3. Confesso que me decepcionei quando li que não é um livro policial (meu gênero favorito).
    Uma amiga minha leu e disse que o que ela mais gostou foi o fato da personagem principal conversar com o leitor, achei diferente, ela deu entender que essa interação era muito divertida.
    Porém fico com um pé atrás, talvez o motivo seja que quando ouço alguém mentir descaradamente fico totalmente aflita haha.

    ResponderExcluir
  4. Uauuu!
    Eu realmente pensei que o livro tivesse um viés mais policial. Que bom que me enganei!
    Vou dar um jeitinho de solicitar esse livro no próximo mês e conferir essa história.
    Tô até imaginando a sensação de dúvida de descrença em relação a tudo o que essa personagem peculiar narra ao longo do livro... deve ser desconcertante não saber em que acreditar. Ótima premissa, né?!
    Fiquei bastante curiosa para saber qual é essa reviravolta que te deixou de queixo caído!

    prabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. É existem verdades que muitas vezes se parecem mais com mentiras e vice versa, intrigante esse conto :)

    ResponderExcluir
  6. A sinopse lembra mesmo um livro policial... rs
    Bom, achei interessante essa temática e a Micah que parece possuir mais de uma versão de si mesma. Sobre o final, bom, acho que uma mentirosa tão habilidosa guardaria alguns segredos, mesmo ao final. Pois há coisas que ninguém diz.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,
    Achei a proposta do livro bem diferente, mas instigante também, já que a curiosidade em saber se a protagonista estar dizendo a verdade ou apenas mentiras, deve deixar você ligado ao livro até que ele termine.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Cida
    confesso que esse livro nem tinha me chamado atenção no início. Mas gostei do fator imprevisibilidade dominar a trama, já que não sabemos se devemos ou não acreditar na protagonista. Achei interessante. Essa capa não colabora muita coisa.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com a pulga atrás da orelha, ou melhor, dos olhos! Com comichão mental. Acho que eu, como provavelmente muitxs outrxs leitorxs, me identifiquei nem que seja um pouquinho com a Micah. Quem nunca teve que mentir que atire a primeira pedra! Me intrigou que a natureza da mentira parecem ser problemas sérios, traumas, e não por puro prazer e diversão! Fiquei ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  10. Nossa parece ser um livro muito inteigante mesmo, fiquei bastante interessada em ler!

    ResponderExcluir
  11. ADORO livros onde o autor não entrega nada fácil. Parecem mais bem construídos, pensados. Sem contar que o fato de não ser um romance policial, me deu a impressão de que a autora trabalha mais o lado psicológico e emocional, isso sempre acaba me deixando grudada no livro HAHAHAHA
    Fiquei curiosa pelo livro, que bom que você está sorteando! :P
    equipesomaisum@gmail.com

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Cida!
    Eu agora quero muito este livro.
    Eu já havia me interessado, mas agora fiquei imensamente curioso. Adorei saber que a trama tem esse fator de imprevisibilidade. Acredito que seja o grande diferencial e espero não me decepcionar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!!
    Uma das coisas que me encantam nas suas resenhas é a sua capacidade de dizer muito sem revelar nada, isso me deixa extremamente curiosa, sua danada!!! Agora quero descobrir o mistério da Micah :)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  14. Cida,

    Vi vc postando no face sobre esse livro e vim correndo conferir. A premissa é ótima e o livro parece ser inteligentissimo, daqueles que deixa a gente totalmente sem rumo. Vou solicitar JÁ.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gostei demais da resenha! já tinha visto sobre ele e me chamou atenção, esse mistério todo e as mentiras, é bem criativo, parece uma historia fascinante, to doida pra saber o que você descobriu. Gosto quando é algo que a gente nem esperava, mas não deixa de ser muito bom. Quero muito!

    ingridmoitinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida,
    menina que capa é essa?
    Adorei!!
    Não conhecia o livro, mas parece ser muito bom!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  17. A principio não tinha me interessado por esse livro,
    tanto que nem sequer solicitei ele para a editora, porém nos últimos dias tenho lido muitas críticas positivas e confesso que estou a cada dia mais desejosa de lê-lo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Confesso que este livro nao me chamou muito atençao, nem tinha colocado na lista, mas depois desta resenha, vou colocá-la! Conhecí uma menina que inventava histórias e palavras, e tudo isso era para chamar a atençao, já que em casa ela tinha problemas, era adotada, as vezes isso se torna uma válvula de escape.

    Bjs,

    Pati

    ResponderExcluir
  19. Este infelizmente não é meu tipo favorito de livro, mas como vc colocou cinco estrelas e elogiou bastante,vou ler.
    Bjoos
    Visite: Tão Bom Quanto Pizza

    ResponderExcluir
  20. Nossa, amei tudo!
    Pra falar a verdade quando vi o título achei que não iria me interessar pelo enredo. Mas foi uma surpresa ler tudo o que você escreveu. Não tinha lido nada sobre esse livro ainda. Agora sei que preciso ler.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
  21. Tenho que confessar que eu iria solicitar ele para leitura, mas acabei desistindo, até porque ando tão cansada que acabei pedindo o mais novo que a GALERA está lançando INVISIVEL. Mas gostei da sua resenha, até porque é a primeira que leio sobre esse livro e fiquei curiosa pra saber do porque a menina mente tanto e qual é essa doença de familia que fica rondando ela. COMO VC DISSE, n pode dizer pra não falar demais né? Mas isso já serviu pra me deixar absolutamente CURIOSA !! hahahahaha....

    Parabens pela sua resenha e também pelo seu ponto de vista, porque isso foi o que mais me chalu atenção. Sucesso para o seu blog linda =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oie Cida =)

    Apesar de ter visto a capa desse livro em alguns blogs, a sua é a primeira resenha que eu leio dele. Tanto pela sinopse, como pela sua resenha achei a história bem interessante. Fiquei curiosa para saber qual era a única verdade na vida da protagonistas.

    Parabéns pela resenha! Dica anotada aqui ^^

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  23. Oi Cida, quando li a sinopse pela primeira vez, não fiquei tentada a ler..ae hj resolvi ler sua resenha pra ver se o livro valia a pena...Menina, que história perfeita e tão complexa ao mesmo tempo...Achei que seria mais um clichê,mas estava enganada..Parabéns pela resenha ficou perfeita...quero muito ler esse livro...Adoreiiiiiiii


    Participando..espero ganhar!!
    Seguidora GFC: Lininha
    Seguidora Face: Aline Costa
    Email: aline.menininhadedeus@gmail.com
    Twitter: @LineRamosCosta

    ResponderExcluir
  24. Engraçado quando li o nome do livro não me interessei por ele, mas após ler sua resenha fiquei bem curiosa para descobrir o porque Micah se esconde atras de suas mentiras, um livro realmente bem diferente do que tem por aí, desejando

    ResponderExcluir
  25. Ahh gostei da descrição deste livro desde que vi o lançamento.
    Parece ser bem legal. Acho que este final que você falou ter ficado alguma verdade no ar, combinou com o livro..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Cida, que resenha maravilhosa. A Dany, colunista do Blog, já leu e também adorou! O Leo, em compensação, detestou.. então fiquei na corda bamba, sabe?! Mas você sabe o quanto prezo pela sua opinião e o quanto pensamos parecido, então agora tenho certeza de que vou gostar, e preciso urgenteeee desse livro! Eu quero.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bem?
    Então Cida, parabéns pelo blog, de verdade, ele é encantador.
    Quanto a descrição do livro, ela está divinamente tentadora, sério, eu não havia me interessado pela leitura, mas depois que li sua resenha, fui procurar outras e mais sobre o livro e autora e me encantei!

    ResponderExcluir
  28. Participando :)
    email: nanda.messias1@hotmail.com
    seguidora: Fernanda Messias

    ResponderExcluir
  29. Assim que li a sinopse desse livro fiquei de cara interessada, achei super interessante e curioso o tema. Como será ser uma mentirosa compulsiva? Graças a Deus nunca conheci ninguém assim, mas acho que o livro deve ser ótimo porque a personagem precisa pela primeira vez dizer totalmente a verdade, mas como vamos saber que é verdade mesmo quando antes ela nunca fez isso? Acho que isso deixa o leitor super curiosa e ao mesmo tempo frustrado. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  30. Caramba, Cida! Você conseguiu me deixar arrependida de não ter pedido ele pra Chrys. rs! Não dava nada por essa capa, e realmente achei que era policial pela sinopse, mas depois de ler sua resenha fiquei altamente curiosa. rs! Mesmo com esse final aberto, sinto que vou gostar.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  31. Nossa, gostei da premissa do livro. Acho que ter uma doença crônica como a mentira seria complicado demais porque parece bem isso, quando mais precisamos falar a verdade depois ninguém mais acredita. Não sei porque mas me veio na mente o Garota exemplar apesar de não o ter lido, mas o trailer me dá esta sensação.

    amigasemulheres@hotmail. com

    ResponderExcluir
  32. Oi Cida =)

    Quando eu vi este livro fiquei logo curiosa com a trama e o que o livro prometia. E a sua resenha é a primeira opinião que vejo sobre o livro. Fiquei mais curiosa para conferir, pois adoro livros assim que têm uma trama que vai se desvendando a cada virar de páginas. Parece ser o tipo de livro que te faz pensar algo para depois você perceber que não é nada daquilo.

    Adorei a resenha ;)

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  33. Olá...

    Quando eu começo a ler um livro, fico louca pra saber o final da história e o devoro literalmente, rs... Sua resenha aguçou ainda mais a minha vontade de ler esse livro, q me parece ñ apenas intrigante, mas tbm cativante e enigmático, daqueles q te envolve e te coloca no enredo, ansiosa pra lê-lo... Adoro livros, filmes e td o q consegue prender minha atenção ao ponto de me sugar pra dentro do contexto da história... Obrigada por me deixar com ainda mais vontade de mergulhar de cabeça no livro... Agora, é torcer pra ganhá-lo, rsrs...

    Aquela dos 30...
    luaanjo2014@bol.com.br
    http://inevitavelmente30.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  34. O livro me parece encantador! Estou ansiosa para ler.

    e-mail: renata_eberhart@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo do livro, de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  36. O mais interessante é que muitas vezes podemos estar convivendo com uma mentirosa ou mentiroso compulsivo(a), na vida real.
    O livro parece ser intrigante, quem sabe lendo as mentiras contadas pela própria mentirosa, possamos compreender melhor o que leva as pessoas a serem assim.

    jujuca.pereira1996@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Bastante intrigante a resenha e com muitos detalhes com certeza me deixou com uma vontade enorme para lê-lo....
    Quem sabe assim eu posso descobrir o que, realmente, passa na mente dessa mentirosa compulsiva.
    Bem que poderíamos ter 40h por dia apenas para ler livros interessantes como esse!

    adinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Cida
    Ao ler a sinopse do livro me chamou atenção e agora depois do seu relato sobre Micah , sua vida atribulada e tantos acontecimentos e ter achado a história intrigante, não é um policial e nais o fato de você ter se apegado a Micah quero mais ler esse livro.
    Adoro suas resenhas que descrevem detalhes que nos chamam para a leitura e por outro lado nos deixa curiosa
    saletadeleitura@gmail.com



    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  39. Caramba, que livro interessante...ao meu ver, pelo título do livro e a sinopse e resenha, me fizeram interligar que ela tem algo haver com essa morte do namorado, não sei...mas é uma história verdadeiramente diferente das demais, parece realmente uma narrativa que te pega e não larga mais até você descobrir quais são os segredos para ser revelados. E como você disse, os segredos são revelados em entrelinhas, o que é mais significativo para mim, é muito bom ler um livro assim *-*

    Muito bom mesmo. Eu quero ;D

    larissaleal_s@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  40. realmente é um livro muito interessante e de um gênero bem diferente que eu nunca li!!! Espero gostar da leitura :)
    gabiBatista7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. É um livro bem inovador mesmo, eu amei a premissa e pretendo ler logo, anotado. E esse elemento inesperado só me deixou mais ansiosa ainda.
    A capa eu não gostei muito, mas não é das piores.
    Amei a resenha! Abraços

    ResponderExcluir
  42. Fiquei com super vontade de ler esse livro! Só pelo final da resenha que diz que não dá para falar de pontos específicos senão conta o livro já fiquei super curiosa! Como será ler um livro em que você sabe que quem está contando é mentiroso...será que ela está mentindo? quero saber!!!! Tomara que o livro seja meu!!
    ma_cancio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Fiquei muito interessada em adquirir esse livro, pois gosto muito de histórias de - "parece ser mais não é"- ou vice versa . Vc fez uma excelênte resenha!!!

    ResponderExcluir
  44. A capa é linda, bem... intrigante. Fico imaginando como deve ser olhar os acontecimentos pelos olhos de uma mentirosa. E fico me imaginando justamente o que você disse na resenha. E se ela não estiver contando a verdade no livro? E se ela estiver enganando o leitor? Fiquei super curiosa pra ler e espero ter essa oportunidade. Gostei muito da resenha, mesmo você não falando muito sobre o livro.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!