[Resenha] A Evolução de Mara Dyer

A Evolução de Mara Dyer
Título Original: The Evolution of Mara Dyer (Mara Dyer #2)
Autor(a): Michelle Hodkin
Editora: Galera Record         Páginas: 406
Lançamento: 2014               ISBN: 9788501098597

A evolução de Mara Dyer ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|
As misteriosas e perigosas habilidades de Mara continuam a evoluir. Ela sabe que não está louca e agora precisa se prender desesperadamente à sanidade. Mara sabe que é tudo real: pode matar com um simples pensamento, assim como Noah pode curar com apenas um toque e que Jude, o ex-namorado morto por ela, está realmente de volta. Mas para descobrir suas intenções, deve evitar uma internação em um hospital psiquiátrico. Confusa com as paredes se fechando e ruindo ao seu redor, ela deve aprender a usar seu poder.
A Evolução de Mara Dyer , publicado no Brasil pela Editora Galera Record é o segundo livro da Trilogia Mara Dyer da autora Michelle Hodkin. O livro anterior foi incrível, com uma trama criativa sobre uma menina letal, capaz de matar apenas no ato de pensar, de desejar sua morte. O final foi uma grande reviravolta, eu que tinha construído diversas teorias sobre a protagonista e sua estranha vida, vi tudo cair por terra. Imaginem minha ansiedade para ler a continuação.

No começo da série conhecemos a jovem Mara, sobrevivente de uma desabamento e assombrada por visões de pessoas mortas e  dona de um poder de matar, ela que havia acabado de mudar para uma nova cidade, em busca de um recomeço, viu-se perdida no mistério que cercava sua própria vida e no perigo que a seguia constantemente. Na tentativa de descobrir mais sobre si, contou com a ajuda de Noah, um rapaz com um poder tão peculiar quanto o dela, ele conseguia curar. Opostos em suas particularidades, eles se apaixonaram e dividiram seus segredos, mas a vida de ambos era complicada demais para que pudessem viver seu romance com simplicidade. Após enfrentar tudo que achou possível aguentar, Mara deparou-se com o pior desafio de sua vida, reencontrar alguém que lhe machucou muito e ainda por cima deveria estar morto.

Mara surtou e este livro começa com a garota acordando em uma cama de hospital cercada de pessoas que acham que ela está maluca, apenas Noah acredita no que ela diz, a família, especialmente a mãe, que não suporto, querem que Mara seja confinada em um hospício para sempre. Ela precisa provar que está certa e proteger quem ama, então finge aceitar o que estão dizendo e concorda com um tratamento numa instituição para jovens com distúrbios psicológicos, mas sem a necessidade de uma internação imediata, é como uma escola para terapia de grupo, que ela passa o dia, toma certos remédios, passa por consultas e ao final do dia volta para casa. Não é uma situação agradável, mas permite que Mara tenha uma vida parcialmente normal.

As pessoas acreditam em sua melhora, mas para Mara manter-se controlada está sendo complicado demais, já que está sendo perseguida dentro da própria casa, sendo vítima de truques assustadores, fazendo com que duvide de sua sanidade. Será que Mara é mesmo louca?

A narrativa em primeira pessoa, pela voz de Mara, é intimista e complexa, por mais que possamos sentir a carga sentimental da garota em suas palavras e perceber o quanto ela sofre com os mistérios e ameaças que a cercam, a dúvida sempre nos acompanha, por mais provas que eu tenha de tudo que Mara conte, ainda fico com aquela pulga atrás da orelha sobre a sanidade dela e a verdade de cada acontecimento em sua vida. Será que ela está mesmo ali naquele momento ou é um sonho? Serão devaneios de uma alma perdida? Mara está internada em algum lugar e vive de ilusões, nos enganando? E se tudo for verdade? Minha nossa! Mara Dyer está totalmente perdida!!!

As dúvidas irão fazer parte desta trama em todo seu desenrolar, e as perguntas que surgiram no primeiro livro se acumulam com as novas, não há esclarecimentos, apenas mais e mais mistérios inseridos. Eu lia e lia, e ia ficando mais e mais aflita a cada novo capítulo, confesso que ao chegar no final eu fechei o livro com muita raiva, pois percebi que não sabia nada ainda, depois respirei fundo e percebi o quanto havia adorado cada minuto de suspense e os arrepios que senti, pois é um livro com passagens bem assustadoras e que abre possibilidades para muitos tipos de interpretação. É genial e te deixa cativo. Flashes do passado, mostrando Mara ou alguém de quem ela descende, na Índia, ajudam a ampliar os horizontes e dimensão da história do poder da garota.

“Aquele era o garoto que eu amava. Um pouco bagunçado. Um pouco quebrado. Um lindo desastre. Exatamente como eu.”

Mas não é só de perigos que Mara vive, há em sua vida espaço para o romance, ao seu lado está Noah, ambos estão naquele momento tenso da relação onde o desejo está ficando mais forte e eles tentam resistir, ou melhor, ele tenta, já que ela está disposta a se entregar totalmente ao seu amado, mas antes disso, precisam entender como seus poderes afetariam algo mais intimo e também entender o que os liga. Confesso que por mais que goste de Noah, ele me deixou irritada com a maneira condescendente que tratou Mara. Senti que ali havia algo mais, uma segunda intenção, uma mentira, algo que ele sabia e não queria revelar para ela.

O desenvolvimento dos dois é ótimo, crescem conforme a trama evolui. A autora ainda deu espaço para novos personagens, e pasmem, tão estranhos quanto a protagonista.

Eu acreditava que esta seria uma série sobrenatural, então mudei para um thriller sobrenatural mesclado com terror, se é que posso dizer assim, mas ao final houve uma revelação bomba, que me deixou em dúvida sobre um caminho pelo gênero da ficção científica. Em suma, do começo ao fim, foi uma leitura instigante e emocionante, que me surpreendeu muito. A autora é criativa e ousada, sabe provocar o leitor como ninguém. O final foi mais dramático que o do outro livro e espero que Mara seja esperta o bastante para não cair em uma armação, pois ficou claro que estão tentando enganá-la com uma grande mentira. Qual o motivo? Nem posso imaginar.

A trilogia Mara Dyer é muito boa, recomendo para todos que buscam uma história nada previsivel, recheada de mistério e suspense, com romance na medida certa (sem muito doce) e claro, uma protagonista capaz de testar até a nossa sanidade. E as capas? Sou apaixonada, me dão a sensação de busca, salvação, amor e proteção.


Trilogia Mara Dyer









2leep.com

15 comentários:

  1. Oi Cida,
    ainda não li nenhum dos livros da série, mas por você falar tão bem deles estou bem curiosa!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida!
    Desde o lançamento do primeiro livro que estou louca para ler essa série. Eu amei o enredo e até hoje não vi uma resenha negativa a respeito desse livro. O mesmo acontece com esse segundo. Parece que essa é uma série que se supera a cada livro, né?
    Como sou uma apaixonada por thrillers, é certeza de que irei devorar as páginas. Já na ansiedade!
    Beijão
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! É uma leitura bem imprevisível, que te deixa sempre desconfiada de tudo, pode ter certeza que não há outro assim por aí.

      Excluir
  3. Acho que este livro mistura tudo que é de bom, mistério, suspense e romance. Leria ele com certeza.
    Apesar de não gosta de histórias sobrenaturais.
    Que bom que gostou tanto da obra.
    Também amei as capas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida, tudo bem?
    A cada nova resenha sua sobre essa trilogia, fico cada vez mais curiosa quanto a ela. Pois parece ser um livro que de certa forma brinca com nossas deduções. Mais uma ótima resenha flor.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bom?
    Confesso que quando o primeiro livro foi lançado eu não fazia ideia do que se tratava. Depois de várias resenhas positivas eu comecei a ficar mais interessada. A trama parece ser muito boa e gosto quando as autoras usam o romance na medida certa durante a narrativa.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. entendo a proposta, mas é uma daqueles livros que não me são muito próximos!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,
    Pelo seu entusiasmo dar para perceber que a autora estar sabendo desenvolver um enredo interessante e instigante. Estou curiosa para conhecê-lo, porém acredito que vou esperar o lançamento do último livro para ver o que ele reserva.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Cida =)

    Não li o primeiro livro dessa série, mas li muitas resenhas divergente e confesso que a temática da história também não me chamou muito a atenção a principio. Quem sabe mais para frente eu leia, mas no momento com o meu ritmo de leitura a passos de tartaruga vai ser bem difícil rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. oie Cida
    menina eu fico toda arrepiada só de olhar pras capas dessa série. Ainda estou terminando o primeiro livro, então evitei os spoiler e pulei pra parte final da resenha. Cada vez fico mais apaixonada por essa trilogia.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Livro bom é aquele que desperta sentimentos conflitantes, autor bom é aquele que sabe escrever e manter um bom mistério. Nem sempre eu gosto de ler suspense, mas você recomenda o livro tão bem e com tanta propriedade que eu me sinto tentada a no minimo comprar o e-book. Parabéns, porque resenha boa é assim, faz o leitor ficar com água na boca!

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cida!
    Não conhecia a série, mas amei a sua resenha.
    Até anotei o nome do livro pra pesquisar mais a respeito. Parece ser uma história bem inovadora e instigante!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. OMG!!!!
    Tá, tô preparada agora!!
    Já sei que vou amar. Mas sério, eu não esperava tantas reviravoltas e revelações bombásticas não. Gente!!
    Vou ler logo!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida

    Sai pulando partes de sua resenha para não pegar nenhum detalhe importante. Espero ler essa série o mais breve possível.
    Sempre tive vontade de ler esses livros, desde quando vi essa capas tão misteriosas e sugestivas em alguns blogs americanos. Elas são assustadoras e ao mesmo tempo aguçam nossa curiosidade.
    Espero ler em breve.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  14. Nossa!! vc não sabe o quanto eu quero ler esse livro!!
    Depois de a Desconstrução de Mara Dyer se tornar um dos meus favoritos, não posso deixar de ler A Evolução de Mara Dyer *-*

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!