[Resenha] Os Três

Os Três
Título Original: The Three
Autor(a): Sarah Lotz
Editora: Arqueiro         Páginas: 400
Lançamento: 2014               ISBN: 9788580412697
os três ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||



Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular: Eles estão aqui. O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele... Essa mensagem irá mudar completamente o mundo.
Quando vi Os Três entre os lançamentos do mês da Editora Arqueiro fiquei muito empolgada com a premissa e solicitei sem medo de ser feliz, mesmo nunca tendo lido nada da autora, eu precisava conferir o que seria a tal Quinta-Feira Negra, eu sempre curto um bom mistério.

Em quatro locais diferentes do mundo, quatro aviões caem, deixando apenas quatro sobreviventes, contudo, a única pessoa adulta entre eles não resiste e sobram apenas três crianças, Jess, Hiro e Bobby, que passaram a ser conhecidos como “ Os Três”.

O que poderia e deveria ter sido considerado um milagre, acabou virando o assunto mais polêmico de todos os tempos, a imprensa em busca de uma história sensacionalista e um pastor em busca de fama e reconhecimento, acabaram dando uma dimensão enorme ao caso, levando o mundo todo a acreditar que estas crianças representavam o fim dos tempos, que eles seriam os primeiros sinais do apocalipse. Estava armado então um circo de horrores.

No mesmo dia que recebi o livro comecei a leitura, se a premissa já tinha me deixado curiosa, imaginem quando vi uma caixa preta me esperando em casa e dentro um livro todo preto, inclusive as bordas das páginas, embrulhado em um papel vermelho sangue, juntamente com uma página rasgada de um jornal relatando as tragédias. Eu precisava descobrir imediatamente o que havia ocasionado tudo aquilo, então como dita a regra, para descobrir sobre um acidente de avião é preciso descobrir o que tem na caixa preta. Ótima sacada da editora ao montar este kit. Amei.

Agora que falei da embalagem, vamos ao seu conteúdo. Este livro é diferente de tudo que já li, a começar pela narrativa, que é feita a partir de relatos, existe uma escritora que está preparando um livro sobre a tragédia e sua repercussão e as entrevistas que ela fez com parentes dos sobreviventes, de pessoas que os conheceram e daqueles que direta ou indiretamente tiveram contato com os acontecimentos, formam a história. 

O livro é dividido em várias partes “Sobreviventes” e “Conspiração”, intercaladas, a primeira relatando a vida dos Três após o ocorrido e a outra mostrando a bola de neve que as teorias do apocalipse estavam formando, tudo isso nos meses que seguiram. Então não é coisa de uma semana ou duas, vamos acompanhar uma história que segue por um longo período de tempo e nos mostra como certos acontecimentos afetam as pessoas de maneira diferente e podem comprometer a integridade e sanidade de maneiras irreversíveis. Tragédia, infelizmente, é algo comercial e o oportunismo de muitos fica evidente aqui, muita gente querendo se promover a até mesmo ganhar dinheiro com isso.

Esta forma inusitada de apresentar a história me deu a impressão de estar acompanhando os acontecimentos em tempo real, como se tudo aquilo fosse verdade, não apenas uma obra de ficção, daí o outro diferencial do livro, a história saiu das páginas e me vi crendo naquela loucura.

Isso mesmo, é loucura atrás de loucura, o ser humano é aberto a sugestões e muitas vezes as palavras certas podem levar as pessoas à abraçarem as causas mais absurdas de todos os tempos, basta quem disse saber como passar sua mensagem. Quando o pastor sugeriu que as crianças eram sinais do fim do mundo, ele conseguiu mobilizar uma legião de fiéis em prol de sua causa e levar alguns à cometer crimes, achando que tudo era justificado por um bem maior. Religião é algo complicado, vejo como uma faca de dois gumes.

Acredito que as partes que falavam sobre os parentes de Jess, Bobby e Hiro são as mais interessantes, pois mostram que as famílias não conheciam mais seus pequenos, que não conseguiam aceitar as mudanças destas crianças e até mesmo têm medo de estar por perto. O caso do tio de Jess foi o mais delicado e grave, ali o limite entre razão e emoção, uma linha tão tênue, foi cruzado e não havia mais volta.

Há muita tensão e mistério no ar, sinceramente não dá para afirmar se há algo de sobrenatural aqui ou se são fatos que receberam uma interpretação errônea e passaram uma mensagem errada, seja o que for, não dá para desgrudar do livro sem descobrir a verdade. Confesso que senti calafrios em muito momentos, não é uma história de terror, mas os desdobramentos e o clima que temos aqui são bizarros e assombrosos, mexem com os nervos de qualquer um, não dá para ficar indiferente à uma trama com carga psicológica tão pesada.

Os Três podem ser coisa de outro mundo, já que sobreviver a queda dos aviões seria algo impossível, ou podem ser apenas crianças normais. Não sei, eu prefiro acreditar em algo mais simples, que na verdade Jess, Bobby e Hiro foram vítimas de infelizes acontecimentos, que estavam no lugar errado, na hora errada. Cada um que ler este livro vai ter que decidir no que acreditar,  até mesmo porque o final nos deixa espaço para as próprias interpretações e talvez eu nunca decida realmente qual seria a correta,  já que alguns acontecimentos foram extraordinários demais para serem explicados de maneira racional. 

Complexo, algumas vezes violento e doentio, em outras surreal. Este livro é muito bom, e além de deixar você com a mente trabalhando em um milhão de teorias, abre espaço para temas como luto, sensacionalismo, fanatismo religioso, oportunismo e o poder da mídia. Eu fiquei fascinada, revoltada e muito mais, é uma história inteligente, mas não é fácil de ler, não há romances fofinhos, nem momentos para rir. Talvez muita gente não curta muito, ache sério e louco demais, mas quem quer conferir um livro diferente e aceitar um final aberto, livre, vai apreciar tanto como eu apreciei.

Só posso dizer para você ler e tirar suas conclusões, confesso que até agora estou digerindo esta história.







2leep.com

44 comentários:

  1. Oi Cida!
    Eu também pedi esse livro à Arqueiro e estou louca para começar a leitura! Acabei de ler uma resenha em outro blog que detestou o livro, e você gostou, então já dá pra ver que vai ser um livro polêmico.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai mesmo Sora, as opiniões estão divididas.

      Excluir
  2. Olá Cida,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e essa é a segunda resenha que leio desse livro, e a primeira não me esclareceu muito e não gostou do livro, tendo em conta que muitos só gostam de leitura fácil e descomplicada então resolvi esperar e ler outros opiniões, a sua esta mais coerente e bem clara, agora sei o que esperar desse livro, me deixou intrigado...abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida!
    A resenha está incrível, dá pra entender perfeitamente o clima do livro. Acho interessante quando o autor faz uma narrativa tão crível que quase acreditamos que aquilo tudo aconteceu de verdade.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida! Que bacana! Eu também ando doida para ler esse livro! A sua resenha me deixou com água na boca!! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. As resenhas sobre este livro estão bem variadas entre os que amaram e odiaram e bem, só posso dizer que até agora é a sua que está me convencendo kkkk Fiquei curiosa pra ler o livro pela empolgação q você passou na resenha =D Nunca imaginei que era sobre isso que o livro tratava e a premissa pareceu ser interessante ^^" Parabéns pela resenha =D

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito, mas como disse não é uma leitura fácil, nem leve e pode ser que muita gente acabe não curtindo muito, mas se você estiver afim de algo novo, vai nessa. Bjos!

      Excluir
  6. Esse livro parece ser incrível. Estou com muita vontade de ler essa obra.
    Amei a sua resenha. Me deu ainda mais vontade de conhecer o livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida,
    Essa é a segunda que resenha que leio desse livro hoje e confesso que não imaginava que trama seria tão surpreendente. Ainda não sei se vou lê-lo, mas caso isso aconteça,lerei sabendo que o livro poderá me tirar da minha zona de conforto.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse foi o livro mais comentado do mês!
    eu confesso que não curto, rsrsrs, mas o pessoal ta vibrando muito!
    sua resenha foi a primeira que vi e acredito que o livro tenha cumprido sua proposta de prender o leitor!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Cida
    inicialmente não estava muito curiosa, mas sua resenha me deixou aqui já sem fôlego, ainda mais com esse clima sombrio que você citou.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Ah tenho ouvido falar muito deste livro, eu até tenho vontade de ler, mas tenho medo..rs
    Parece ser super sinistro. Já imagino que não terá coisas fofinhas..rs

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, tudo bem?

    Ah, um livro louco demais é bom as vezes =P. Tenho visto muitas resenhas sobre Os Três. Umas, como a sua, muito boas e outras nem tanto. Acho que só lendo mesmo para eu saber.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Kel, espero que você curta.

      Excluir
  12. Oi Cida, tudo bem?
    Como você escreve bem!!!! Adorei sua resenha. Fiquei aqui pensando no que você falou e estou impressionada, é a mais pura verdade, como as pessoas são sugestionáveis!!!!! E como elas podem cometer crimes em nome de outras pessoas é assustador!!!!!!!!!
    Fiquei muito interessada em conhecer esse livro.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, quem tem o poder da palavra tem uma arma infalível nas mãos.

      Excluir
  13. Oi Cida,
    confesso que a capa não me chamou atenção, e o livro não faz muito o meu estilo, mas leria do mesmo jeito, mas não no momento

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ai Cida, logo eu que sou doida por este tipo de livro, não pude ler ainda :(
    O correio extraviou o meu :((
    E ainda venho aqui pra ver essa resenha e vejo que você curtiu, e falou isso tudo do mistério e da narrativa, e tipo, tô sofrendo mais agora.
    A resenha tá linda e empolgante, quero muito ler!!!

    Bjkas

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que extraviou? Ai, tomara que quando você receber venha com o kit, é muito lindo.

      Excluir
  15. Com certeza o livro deve ser bom, mas não o estilo que estou lendo neste momento ;)

    bjs,

    Pati

    ResponderExcluir
  16. Oi Cida

    Interessante como cada leitor tem uma visão diferente. Acabei de ler uma outra resenha sobre esse livro, cheia de críticas negativas principalmente com relação ao fato de muitas coisas terem ficado em aberto.
    Desde que esse livro foi divulgado fiquei doida para ler. A premissa dele é fantástica e bem diferente.
    Estou divida entre ler e não ler, mas pelo que você falou ele tem todos os elementos que me conquistam num livro.
    Muito tentada a dar uma chance.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é muito lindo (trabalho visual)! Lembro de ter pego ele nas mãos no evento da Arqueiro e ficar no chão com a capa linda, as folhas com laterais pretas e a forma tão diferente da história ser contada. Fiquei babando de vontade de ler. Já senti a pressão do enredo só pela resenha. Um suspense bem guiado é melhor do que tudo e fiquei com ainda mais vontade de ler. Amo sobrenatural e tenho certeza que penderia para a conclusão surreal da história. Amei seu resenha!
    Beijos!
    http://romantic-lit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie Cida =)

    Sábado a Livy do Mundo dos Livros, comentou que tinha começado a leitura desse livro e estava gostando bastante. Eu confesso que apesar de não ser muito o meu estilo, a premissa da história me deixa um pouco curiosa.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela me perguntou se eu estava gostando, acho que ela estava, mas com ressalvas, quero conferir a opinião dela e se você ler a sua também. Bjos!

      Excluir
  19. Oi, Cids! Gostei muito de "Os Três", é realmente um livro diferente e curioso <3 Mesmo não sendo de terrooooor, é impossível não se arrepiar em certos momentos; gostei especialmente dos momentos da Jess e seu tio, sem dúvidas minhas partes favoritas.

    Beijão

    ResponderExcluir
  20. Desde que vi a sinopse deste livro estou me coçando muito pra ler!! Este parece ser um daqueles livros que não nos deixam, mesmo depois de terminar a leitura.

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bom?
    Quando vi a sinopse desse livro na semana passada eu já fiquei curiosa e sua resenha aumentou isso ainda mais. Nossa, que história louca e instigante ao mesmo tempo. É muito aleatório a sobrevivência da criança e obviamente gerou muito burburinho e comoção. Realmente religião é algo complicado, pois quando beira o fanatismo não é algo saudável.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Cida, amei esse livro. Nossa, que história diferente, cheia de reviravoltas. Juro que dava a impressão de ler algo real.. principalmente naquela nota inicial da autora, que se referia a Elspeth. Mas a ficha meio que custou a cair.. uau.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mi, ei li e achei que era a autora, depois percebi que era a personagem.

      Excluir
  23. Estou morrendo de vontade de ler esse livro. Adoro esse tipo de narrativa que te faz ficar em claro pensando em várias teorias haha
    Muito boa a resenha!

    Bjs

    http://eternamentecativadas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/eternamentecativadas
    https://twitter.com/cativadas

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro livros que me fazer ficar em claro pensando em várias teorias haha
    Adoro esse tipo de livro, estou louca pra ler esse!
    Muito boa a rsenha!

    Bjs

    http://eternamentecativadas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/eternamentecativadas
    https://twitter.com/cativadas

    ResponderExcluir
  25. Oi, Cida!
    Confesso que eu curti a sinopse até chegar nessa mensagem sem pé nem cabeça, mas pela sua resenha fiquei interessada sim! E que kit incrível foi esse? Agora além de vontade de ler o livro pra saber mais sobre a história tô com muita vontade de pôr minhas mãos nesse kit tão bem bolado! /o\

    ResponderExcluir
  26. Oi Cida =)

    Eu li este livro e concordo com você em tudo. Mas não gostei tanto do livro quanto esperava gostar =/ Na verdade a leitura foi demais! Entre loucuras e emoções acabei tendo uma overdose literária hehe. Eu achei bem genial, surreal. O livro é bom sim, mas o que eu não gostei foi justamente o desfecho do mistério envolvendo as crianças (ODEIO finais ambíguos). Mas confesso que o finalzinho (Como tudo começa) me deixou de queixo caído. Enfim, é uma leitura que nos faz ficar pensando por dias e dias. Eu ainda não consegui me desligar do livro.

    Parabéns pela resenha, adorei =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  27. Oi Cida

    adorei sua resenha! Estou no início do livro, mas até agora gostando bastante. Ele é mesmo bem diferente de outras coisas que já li, fiquei surpresa quando vi que o livro é contato através de relatos e como se fosse um outro livro.

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Cida, sem duvidas você capitou a mensagem do livro, creio que será dividido os gostos, acredito que ele será bem polêmico. Mas, não importa quais opiniões negativas ele receberá, pois, já tenho a minha formada. Eu o achei perfeito, fantástico e perturbador.
    Adorei sua resenha.
    Parabéns
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  29. Essa capa é demais, não? Arrepiante (se for observar que há um risquinho, representando um quarta pessoa, apagado), mas bem convidativa.
    Amei que você solicitou esse livro ''sem medo de ser feliz'' (como você mesma cita no começo da resenha), pois estava mesmo querendo ler uma resenha sobre o mesmo.
    Também sou grande fã de mistérios, ainda mais um loucura dessas de quatro aviões e quatro (três) sobreviventes.
    É maravilhoso quando entramos tanto na história, que até parece que estamos vivenciando tudo aquilo.
    Amei demais ler um resenha assim, tão empolgada, pois estou louca para iniciar essa leitura.

    ResponderExcluir
  30. Nossa esse livro parece muito interessante, pelas resenhas que já li uns amam outros odeiam, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  31. Simplesmente sensacional sua resenha, e quem diria que poderia existir um livro tão fantástico como esse. Adoro livros que deixam em aberto a desfecho e ainda nos permite imaginar inúmeras possibilidades de enredo e até de uma continuação. Acho que a autora acertou ao escolher abordar fanatismo religioso e a influência da mídia na sociedade, são dois temas atuais e que vivemos diariamente, aborda-los e ainda mesclar o sobrenatural, mesmo que este não esteja escancarado no texto e simplesmente perfeito. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  32. Totalmente perfeita sua resenha..adorei a abordagem que você fez do livro. Pelo visto, a trama foi muito bem elaborada e nos prende totalmente, nos fazendo tentar prever o desenrolar da história. bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  33. Adorei sua resenha, já havia lido em outros blogs, e posso dizer que este livro está bem dividido em amor x ódio com os leitores, pq já li vários comentários positivos e vários negativos também, então só me resta ler, pra ver qual vai ser minha opinião sobre, rs.
    É um livro diferente, o que me empolga ainda mais, espero lê-lo em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  34. A resenha bem descrita,no inspira o interesse de ler o livro.

    ResponderExcluir
  35. Tenho muita vontade de ler o livro desde que vi seu lançamento. Amei a resenha, está bem escrita e fez aumentar a minha vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  36. Também gostei muito dessa leitura. Muitos não curtem final aberto, mas para mim isso não é problema. Fiquei completamente imersa em toda aquela loucura das conspirações. Foi uma leitura maravilhosa!!

    Conhece o nosso blog? Estamos sempre retribuindo visitas e comentários de nossos amigos blogueiros :D
    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!