Após ser flagrada beijando Daniel, o filho do rabino, perante os olhares chocados da congregação, Marilyn vê se dissipar a aprovação dos pais para ir à faculdade. Então é enviada para passar um verão sob o olhar atento da tia-avó, Ada Heller, conhecida pela habilidade em restaurar reputações e arranjar bons casamentos. Contrariando as descrições austeras da mãe, Marilyn encontra em Ada uma figura inesperada: uma mulher audaz e independente, conduzindo sua vida e seus arranjos matrimoniais num ritmo inusitado. Sob a tutela de Ada, Marilyn aprende que o amor não se trata de um jogo de concessões, e começa a reexaminar suas escolhas amorosas bem como as expectativas impostas por outros. Enquanto ajuda Ada no delicado ofício de unir almas gêmeas, Marilyn se depara com uma verdade inabalável ― ela mesma não precisa se contentar com o pouco que até então estava disposta a aceitar... um pensamento que começa a crescer dentro dela... Com o verão atingindo seu ápice e a ameaça de isolamento pela família tornando-se cada vez mais palpável, Marilyn enfrenta um decisivo cruzamento de caminhos. Será que ela retorna à vida previsível que sempre conheceu ou arrisca tudo para trilhar uma rota nova, mesmo que isso signifique navegar um mar de incertezas?
Marilyn foi criada em uma família religiosa tradicional. Para o pai ela deveria arranjar um "bom" marido e ser uma feliz dona de casa. No entanto, a jovem aos vinte anos sonha com muito mais para si. Flagrada dando uns amassos no filho do rabino, é enviada para uma tia avó casamenteira. O pai espera que ali ela aprenda a se comportar. A jovem acredita não merecer tal punição e se surpreende ao encontrar uma tia linha dura, sim, mas que a incentiva em seus sonhos e mostra como alcançá-los, ensinando Marilyn a tirar o melhor de seus erros e a caminhar com as próprias pernas.
Eu já havia lido Coisas Que Aprendemos Pelo Caminho desta mesma autora e gostado bastante de como ela criou uma história onde uma mulher mais velha e experiente, muito emponderada, mostra para uma mais jovem o melhor caminho a seguir. Em um Verão Inesquecível, Sara Goodman Confino trouxe novamente essa receita infalível e ganhou meu coração totalmente. Eu me vi imersa nessa leitura desde o começo e não queria deixar o livro de lado.
A tia-avó Ada Heller é uma figura digna de admiração e cercada de mistérios. É linha dura, mas sabe ser gentil quando necessário, embora vista a capa de rabugenta a maior parte do tempo. Só que você percebe que essa postura dela é para tirar o melhor da sobrinha e no fundo tem um coração enorme. A história é ambientada nos anos 60. Ada é uma mulher a frente de seu tempo, de mente aberta, inteligente e que conseguiu enfrentar preconceitos e ter sucesso. Já na casa dos setenta, não se casou (mas se apaixonou duas vezes), gere seu negócio e a fortuna que conquistou.
Ela incentiva Marilyn a investir em seu sonho de ser escritora e não apostar em homens tiranos e sim em um companheiro. A relação das duas que de começo parece impossível dar certo, se torna forte com o tempo e cheia de amor, admiração e respeito. A jovem se inspira na tia e ganha força para lutar por si,.
É uma história linda, emocionante, encantadora e inspiradora, que também faz rir. Temos a oportunidade de conferir uma excelente jornada de crescimento da protagonista. E o clima dos anos 60 me deixou cheia de vontade de ler muitas outras histórias do período. O mundo que Ada mostra a Marilyn é apaixonante e libertador, nos fazendo desejar viver a vida ao máximo, nunca se contentando com menos do que merecemos. O desfecho vem com uma grande reviravolta, que mostra que Ada era uma mulher imbatível. Recomendo!
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirAmo relações como a da protagonista e da tia-avó. Acho tão significativo quando são mulheres inspirando umas às outras. ♥
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Cida, eu acho que nunca li nada da autora. Mas esse livro me chamou atenção. Gostaria de acompanhar a trajetória da protagonista e ver como ela iria lidar com as situações. Ainda mais sabendo que é um livro inspirador. =)
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
TikTok | Instagram | Skoob | Threads
A Tia Heller é uma mistura de pessoa que gosto de encontrar na vida com pessoa que quero ser na vida. Ranzinza já sou, só falta ser sabia. Amei a ideia desse livro e já coloquei a autora no meu mapa de possíveis leituras futuras.
ResponderExcluir