[Resenha] Coisas Que Aprendemos Pelo Caminho

Coisas Que Aprendemos Pelo Caminho
Título Original: She's Up to No Good
Autor(a): Sara Goodman Confino
Editora: Faro                                   Páginas: 288
Lançamento: 2023                          Romance, drama 
Tradução: Willians Glauber
||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

Duas mulheres, separadas por gerações, fazem uma viagem a um lugar do passado... E o que encontram é transformador. Quatro anos após se casar, Jenna é pega de surpresa quando o marido pede o divórcio. Com tempo livre e sua vida em transformação, ela concorda em acompanhar sua excêntrica avó, Evelyn, em uma viagem de carro até a cidade litorânea onde grande parte da família cresceu. Durante a viagem, Evelyn conta a história do romance adolescente cheio de obstáculos que conquistou seu coração há mais de setenta anos e mudou o rumo de sua vida. Ela insiste que o retorno à cidade natal não tem nada a ver com isso, apesar de falar muito sobre Tony, seu primeiro amor – inesquecível e proibido. Ao chegar lá, Jenna conhece Joe, o atencioso sobrinho-neto de Tony. A nova amizade e a brisa do oceano lhe dão a confiança e distância necessárias para começar a superar a dor de um casamento desfeito. À medida em que os segredos e verdades do passado de Evelyn se desdobram, Jenna se depara com um novo lado da avó e, principalmente, de si mesma, que ela nunca soube que existia. Uma história comovente sobre família, segredos, corações partidos e sobre o que podemos aprender nos momentos mais inesperados da vida.

Jenna se vê sendo trocada por outra mulher após seis anos de relacionamento. Os planos para filhos, uma casa maior e tantos outros estavam apenas na mente dela, já que o marido só estava planejando dizer que queria a separação. 

Totalmente surpreendida e sem chão, ela volta para casa dos pais e passa a maior parte do tempo trancada em seu quarto de infância. Um dia a mãe resolve dizer que Jenna precisa achar outra pessoa e seguir a vida. É quando sua avó de quase noventa anos aparece para visitar e diz que vai viajar para sua cidade natal, ali Jenna vê a oportunidade de adiar uma discussão com a mãe e resolve ser a motorista da avó. O que a jovem não imaginava, é descobrir segredos do passado de sua família e a missão de rever sua vida. 

Coisas que Aprendemos Pelo Caminho é uma história sobre família, amores perdidos, novos amores e recomeços. É sobre ter coragem para deixar de lado certas coisas e buscar algo novo que nos faça feliz. É sobre uma avó peralta, que tentar mostrar para sua neta que ela merece ser feliz, afinal nunca é tarde para realizar um sonho. 

Vovó Evelyn é a melhor personagem dessa história e a autora não apenas foca no presente dela com Jenna, mas também volta ao passado para mostrar a vida desta mulher desde a adolescência. 

Evelyn veio de uma família de judeus imigrantes nos EUA. Seu pai, apesar de muito bom e gentil, não abria mão de ver cada filho casado com alguém de mesma origem. Ela, infelizmente, se apaixonou por um português e esse romance lhe foi proibido. 

Evelyn conta, em seu ritmo, para a neta como foi viver esse romance proibido e um dia ter que escolher entre Tony e a família. Ela narra sua jornada enquanto visita velhos amigos e locais de infância e com isso mostra muitas coisas para Jenna que a fazem refletir sobre a própria vida. 

É uma história bonita, com certa dose de drama, mas que foca mais em esperança. A relação de neta e avó é de aquecer o coração e Evelyn é do tipo que gosta de viver a vida cheia de segredos e muitas traquinagens. Ela é uma mulher que luta contra limites, que ousa, que não entrega nada facilmente e deixa você buscar a resposta nas entrelinhas. Jenna se vê desafiada pela avó dia a dia e instigada por sua história que só é de todo revelada no final. 

Evelyn brilha em cada aparição, seja no passado ou no presente. Seu humor tão típico, é um refresco para o leitor. Eu me diverti demais com sua jornada e diálogos espertos. Além disso, pude aprender algo sobre imigrantes judeus que não fazia ideia. 

O livro é encantador, tem uma clima gostoso e confortável, no melhor estilo de filmes Hallmark. Eu recomendo. 


6 comentários:

  1. Olá,
    Achei a premissa superfofa, ótima pra depois de leituras mais pesadas.
    Espero ler futuramente.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, esse livro parece ter a mesma vibe da coleção romances de hoje da Ed. Arqueiro. Gostei da trama e vou adicionar na minha lista de leituras.

    Até breve;
    Helaina (Escritora || Blogueira)
    https://hipercriativa.blogspot.com
    https://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. nossa, Cida, que maravilha. Eu estava de olho nesse livro faz um tempinho! Não sei se lia alguma resenha anterior, mas a sua me fez ficar com mais vontade ainda de ler. Já estou bastante curiosa para saber um pouco mais sobre Evelyn e sua neta

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da sua resenha, a história parece ser bem interessante e a capa é bem fofinha!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo, parece ser uma história cativante. E quando tem vovós no meio, certo que vai ser fofo.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem?
    Gosto de tramas que falem sobre familias, e a relação da vovó Evelyn com sua neta Jenna, parece ser bem interessante de acompanhar. Dica anotada!!


    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!