[#ReadChristie2024] O Mistério do Trem Azul

O Mistério do Trem Azul
Título Original: The Mystery of the Blue Train    
Autor(a): Agatha Christie
Editora: L&PM                      Páginas: 272
Lançamento: 2009               Crime, mistério
Tradução: Carlos André Moreira
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads|| 
Medium_2545

 

Um milionário norte-americano compra um colar de rubi conhecido como "Coração de Fogo" e presenteia a sua filha, Ruth Kettering. É um colar maravilhoso, muito cobiçado por ladrões e colecionistas. Durante a viagem no “comboio azul” em direção a Nice, Ruth é estrangulada e o "Coração de Fogo" é roubado. Por pura ironia, um dos passageiros era Hercule Poirot, que será encarregado por Rufus Van Aldin, pai de Ruth, de descobrir o assassino. A situação é complexa, mas Poirot contará com a ajuda de outra passageira, Katherine Grey, para resolver o mistério.

E olha aí! Estou seguindo firme, forte e bastante empolgada com as releituras dos livros de Agatha Christie. O Mistério do Trem Azul é o terceiro livro do #ReadChristie2024 e continuamos na década de 20. Se você chegou aqui agora, dá uma lida neste post aqui para entender o desafio. 

Neste livro temos o assassinato da filha de um milionário durante sua viagem no Trem Azul. Não dá para saber se foi um roubo seguido de assassinato, pois ela carregava na viagem um colar de rubis com muita história e valor ou se foi um crime passional, cometido talvez pelo marido traidor e traído, pela amante dele ou pelo amante da vítima. 

O fato é que temos muitos suspeitos, muitos motivos e muitas oportunidades e somente Hercule Poirot poderá juntar as peças e desvendar esse mistério.

Novamente temos o personagem mais célebre de Agatha e um dos melhores detetives da ficção em cena. Hercule Poirot também era um dos passageiros do Trem Azul e acaba ajudando a polícia na investigação. Então embarcamos com ele na busca de pistas, ouvindo muitos depoimentos e observando os diversos comportamento suspeitos. 

Dessa vez eu lembrava de boa parte da história, mas ainda que tivesse quase certeza de quem tinha cometido o crime, Agatha é tão cheia de astúcia na construção de seus mistérios, que eu duvidei até das minhas lembranças. 

É uma trama muito boa, que não entrega fácil a verdade e deixa o leitor doidinho juntando peças. E há uma evolução enorme na escrita da autora se você comparar com O Misterioso Caso de Styles, também do anos 20 e primeiro livro dela e primeiro lido neste desafio. 

Para mim, em O Mistério do Trem Azul, tudo foi bem mais convincente, desde a investigação, as ações e o desvendar da verdade. Senti algo mais elaborado, embora ambos os livros sejam ótimos. Fiquei bastante empolgada com os diversos personagens duvidosos que conheci na história. Não dá para acreditar em ninguém. 

Em suma foi uma ótima leitura e assim como nos dois livros anteriores do desafio, Agatha Christie deu um jeitinho de inserir um romance sutil na trama, que foi ótimo para shippar. Super recomendo!






4 comentários:

  1. Eu amo reler livros! Adorei como você acaba duvidando do que lembra por causa da trama envolvente e a forma como é trabalhada.
    Espero ter a oportunidade de ler os livros da Agatha!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu sempre falo mais acabo enrolando que preciso ler algo da autora, tentei ler um há muitos anos, na época não curti muito, mas agora quero tentar de novo. Que bom que gostou da leitura desse.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida, tudo bem?
    Mais um livro com um bom mistério para conhecer. Que bom que curtiu a releitura!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    A autora adora um mistério em trem né? Só conhecia o do Oriente mesmo. Quel legal que tem uma pitada de romance.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!