[Resenha] Mestres do Mistério

Mestres do Mistério
Autor(a): Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe, Jacques Futrelle, G. K. Chesterton e Wilkie Collins   
Editora: Faro                                   Páginas: 160
Lançamento: 2022                         Suspense, Mistério
Tradução: Andre Gordirro
||Skoob||  ||Goodreads||

 

 

Cinco mestres do suspense estão reunidos em uma sala trancada... Imagine o seguinte cenário: um personagem resolve se isolar em uma sala. Diz que quer se concentrar, que precisa de alguns minutos para si, e dá a entender que se sente ameaçado por outra pessoa. Na despedida, faz questão de trancar a porta por dentro. E algo suspeito acontece. Horas depois, ele não responde às batidas na porta. Então ela é arrombada. Dentro da sala, descobrimos o seu cadáver, com indícios de assassinato. Mas como é possível, se a porta ficou o tempo todo trancada e a chave continua na fechadura, do lado de dentro? Essa premissa consagrada pelos escritores mais talentosos é o ponto de partida de todas as histórias reunidas neste livro. E o segredo por trás de cada trama cabe a você descobrir! Então, apure os sentidos, aguce seu senso de detetive e prepare-se para entrar em um mundo de suspense e mistério, desfrutando das histórias mais criativas publicadas em todos os tempos. Com curadoria de Victor Bonini!

Mestres do Mistério é uma coletânea de contos com curadoria do escritor Victor Bonini lançada pela Faro.

Nesta obra vamos conferir histórias de autores que criaram mistérios aparentemente insolúveis, crimes cometidos em situações onde não havia como alguém ser assassinado e o assassino fugir. Contudo, a imaginação destes mestres permitiu que crimes acontecessem e assassinos escapassem. Verdade seja dita, nem todas as histórias aqui tem um assassinato sangrento, mas ainda assim trazem um mistério que não acreditamos que possa ser desvendado.

O leitor que ama este tipo de história vai se divertir tentando achar uma solução, além de ser surpreendido pelas respostas. E há também a possibilidade de conhecer grandes autores do gênero.

A Aventura dos Dançarinos, de Arthur Conan Doyle, traz uma história de Sherlock Holmes. Eu não fui surpreendida neste caso por já ter lido esta aventura de Holmes, mas ainda assim foi maravilhoso reler e lembrar deste caso tão peculiar do detetive. É uma história com códigos secretos, segredos do passado e assassinato brutal. É bem triste e você até chega a pensar que desta vez Holmes não vai descobrir a verdade que liga todos os fatos e ter uma solução. Felizmente ele não falha!

Os Assassinatos na Rua Morgue, de Edgar Allan Poe. Esta é a história do autor que sempre quis ler, imaginando que traria uma onda de assassinatos cometidos em uma rua em clima sombrio. Realmente o clima é meio arrepiante, mas não há uma grande quantidade de mortes. Há um duplo assassinato em uma situação controversa. Há muitas testemunhas, mas ninguém consegue concordar em nada o que confunde ainda mais quem está investigando. Eu nem passei perto da verdade e fui surpreendida, mas não nego que desejei que o culpado fosse outro.

O Homem Invisível, de G. K. Chesterton, traz uma história que me deu medo. Este conto traz um homem vingativo que jura matar seu rival no amor por uma mulher. A disputa pelo coração da garota seria cômica se não fosse trágica. Nós somos levados a imaginar que há algo de sobrenatural na história, dada a forma como as coisas acontecem e quando vem a verdade eu fiquei aqui pensando no quanto aqueles acontecimentos poderiam acontecer com qualquer um de nós e como muitas vezes olhamos para algo, mas na verdade não estamos enxergando. Uma história engenhosa e minha segunda favorita.

A História do Viajante a Respeito de Uma Cama Estranhamente Ruim, de Wilkie Collins. Esse conto é muito divertido de acompanhar. Temos um homem se envolvendo em um jogo e ganhando sem parar. Ele acha que a sorte sorriu para ele, até que uma bebida batizada e um quarto sinistro o fazem desejar nunca ter ido naquele lugar jogar. Eu adorei as cenas do quarto e o que o protagonista veio a descobrir nesta noite traumatizante. Crimes até então tidos como acidente são desvendados e o protagonista vai tentar não ser a próxima vítima.

O Problema da Cela 13, Jacques Futrelle. Vem cá e manda para mim tudo que este homem escreveu. Que história maravilhosa! Um homem muito inteligente garante aos seus conhecidos que com sua mente pensante pode realizar qualquer feito, até mesmo escapar de uma cela de uma prisão de segurança máxima. Os conhecidos dele duvidam que isso seja possível e o homem é colocado por uma semana em uma cela. Sem privilégios e tratado como mais um presidiário, ele vira a prisão de pernas para o ar, deixa o diretor do local maluco e vai tramando sua fuga. Eu ri demais com as peripécias desse gênio e fiquei aqui imaginando como ele ia vencer o desafio. O melhor de tudo é a personalidade dele e suas atitudes. O cara é incomparável. Foi minha história favorita. Vocês precisa ler sem falta, é algo único.

Em suma a obra é gostosa e rápida de ler, deixando o leitor apaixonado por mistérios com água na boca para saborear mais obras destes autores. Adoraria um segundo volume!


7 comentários:

  1. Você acredita que eu nunca li nenhum desses autores??? Eu sei, uma vergonha! Mas um dia vai

    ResponderExcluir
  2. Eita, só conto maravilhoso. Lembrei de uma amiga que adora histórias desse gênero e sempre está procurando por elas. Vou indicar porque acredito que ela vai gostar muito. Acertaram em cheio em fazer a coletânea e além de tudo a capa está uma beleza! Fiquei curiosa pelo homem invisível, acho que já ouvi alguém comentar sobre ela, não sei, fiquei com essa impressão, mas não consigo lembrar onde ou detalhes.

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este livro está no meu radar desde que lançou. Espero poder ler logo também, a edição é linda e as histórias parecem incríveis.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Só faltou uma inédita do Bonini, né? Tá fugindo.
    Estou bem interessada em ler, principalmente a última, agora, com todos seus elogios.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oi
    não sabia dessa coletânea, fiquei curiosa até hoje eu só li um livro dele e na época eu gostei.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Davi Loterias

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cida.
    Eu terminei o livro e já fui procurar mais sobre o Jacques Futrelle porque foi de longe o melhor conto. Pena que não tem muita coisa porque o cara é um gênio. Amei essa edição da Faro, parece edição de colecionador.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!