[Resenha] Sem Ar

Sem Ar
Título Original: Breathless
Autor(a): Jennifer Niven 
Editora: Seguinte                 Páginas: 392
Lançamento: 2021               ISBN:9788555341335
Tradução: Alessandra Esteche
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

O romance mais pessoal da autora de Por Lugares Incríveis. Passar o verão numa ilha remota não era o plano de Claudine Henry. Ela deveria estar viajando de carro com sua melhor amiga, aproveitando cada minuto antes de ir para a faculdade. Mas depois que seus pais anunciam o divórcio, o mundo dela vira de cabeça para baixo — e Claude vai parar nesse destino improvável, acompanhando a mãe que tenta se reconstruir depois da separação. Ali, a garota não tem internet, sinal de celular ou amigos. Até que conhece Jeremiah. Com o espírito livre e um passado misterioso, a química entre os dois é imediata e irresistível. Enquanto vivem aventuras pelas praias, dunas e florestas, Claude e Miah tentam não se apaixonar — afinal, esse relacionamento tem os dias contados. Mas talvez viver esse romance seja exatamente do que Claude precisa para começar a escrever sua própria história.

 

Olá! Aqui é a Jô! Quem de nós nunca ficou sem chão e sem ar nessa vida?

Sem Ar é mais uma obra de Jennifer Niven (Por Lugares Incríveis e Juntando os Pedaços), lançada pela Seguinte, voltada para o público jovem.

Em suas histórias, Niven aborda temas muito realistas e atuais e desta forma consegue atingir as pessoas que lêem de maneira muito certeira, pois é fácil se ver ali retratado naquelas páginas.

E Sem Ar traz uma história semelhante a da própria autora, que ficou sem chão no final no ensino médio com o fim do casamento dos pais e depois conseguiu se encontrar novamente em uma ilha.

Na obra, Claudine Henry está pensando apenas no seu último verão com a melhor amiga e na futura faculdade que vai cursar. Seu maior problema é ainda não ter tido chance com seu crush e de resto é uma vida tranquila de uma garota de dezoito anos. No entanto, quando seu pai senta na ponta de sua cama e para falar algo importante, o mundo de Claude desaba. Os pais vão se separar após a sua formatura e ela não deve comentar nada, ainda, com ninguém sobre este assunto.

O livro poderia se chamar sem chão, dada a quantidade de vezes que Claude se refere a sua situação com a sensação de não ter mais onde pisar e se apoiar. Ela se sente sufocada com o que está acontecendo em sua vida e não pode desabafar com amigos. Ela se vê sem saber se a culpa é sua, da mãe ou do pai.

Ela e a mãe acabam indo morar numa ilha bem remota e lá, praticamente isoladas do mundo e convivendo com poucas pessoas, ela fica à deriva em busca de um rumo. Então conhece Miah, que passa as férias lá trabalhando, e seu mundo de expande.

A história gira em torno da busca desta menina por um novo prumo. Ela de começo quer ser rebelde, mas percebe que um corte de cabelo arrojado e fumar alguns cigarros escondida não são a solução.

Miah, que ela nem conhece direito, acaba sento o prumo que precisava. Com ele, Claude consegue abrir seu coração, dizer o que a frustra e revolta. Ele também tem seu pacote de problemas familiares a ambos acabam sendo força um para o outro. É clichê, mas surge um amor de verão.

Assumo que não senti apego pela protagonista. No começo ela é aquele tipo de pessoa que acha ser o centro do mundo. Tudo a incomoda e para ela amigos, pais e qualquer outra pessoa deveriam tomar decisões pensando nela. É meio irritante este seu jeito egocêntrico e a chegada de Miah em sua vida ajudou e muito nesta descentralização.

Claudine, querendo ou não, se vê obrigada a amadurecer e ser também o chão de sua mãe que com certeza é a pessoas mais ferida nesta separação. O pai dela, para mim, era um cretino e covarde. Coitada desta mulher ter sido sua esposa.

Não, eu não queria que ele fosse perfeito, apenas honesto. Ele é uma pessoa falha como todos somos. Mas o que me irritou muito, foi que quando ele conversou com a filha, não disse o real motivo de querer a separação.

Ainda assim, o foco não são os pais e sim a vida da garota, que além de lidar com tudo isso, está lidando com os primeiros passos rumo a vida adulta e também aprendendo sobre sua sexualidade e intimidade com outra pessoa.

O relacionamento com Miah serve para ela como um marco para se formar como mulher e perceber que algumas coisas na vida sexual são superestimadas. Ela aprende, de maneira bem interessante, a ser dona de si e respeitar seu corpo, além de mostrar que ela deve ser respeitada.

Os personagens de Niven são gente como a gente, por isso não se surpreenda ao ver que todos são cheios de falhas e imperfeitos, mas percebemos também que lutam para crescer e se tornar pessoas melhores.

Eu achei que teria uma história mais centrada em romance, mas não, Sem Ar é uma obra que retrata uma jornada de amadurecimento e autodescoberta. O desfecho passou longe do que imaginei, mas não foi triste como em  Por Lugares Incríveis. Eu desejava algo diferente, mas para o fim que a obra se propõe foi o ideal.

Assim como sua protagonista, Niven se perdeu com o divórcio dos pais e acabou achando a si e um amor em uma ilha. 


8 comentários:

  1. Eu não conhecia os outros livros da autora, só Por lugares incríveis mesmo. Gostei por ele trazer personagens "mais gente coo a gente", assim fica até mais crível a trama. Apesar dos pesares, que bom que te foi uma boa leitura.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jô.
    Eu recebi esse livro da editora, mas não quis ler na época porque não queria ler nada dramático no momento. E depois fui lendo as resenhas e achei que não ia gostar mesmo. Provavelmente é um livro que não lerei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Adoro os livros da Jenifer Niven, porém, ainda não li esse. Sem dúvida, o que mais admiro em seus livros é exatamete isso, o fato de seus personagens serem gente como a gente, cheio de falhas...
    Quero ler!

    Bjo

    https://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida,
    Eu tenho o livro no kindle, preciso conferir em breve, porque as outras duas obras da autora eu devorei! KKKK Por Lugares Incríveis é um dos livros que mais me ajudou na vida, então tenho um carinho especial.
    Tomara que eu consiga gostar dessa nova obra agora que estou mais velha.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie, vi alguns comentários sobre ele, mas acho que seria uma leitura para depois.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida!!!

    Eu li apenas por lugares incríveis dela e até comecei a ler esse mas não estava no momento, espero poder ler tambem!!!
    Essa autora sempre traz temas realistas e importantes para serem tratados, né? É muito inteligente e interessante e bem escrito!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu curti muito a leitura do outro livro queridinho da autora, por isso quis dar uma chance pra esse. Não li, estou preparando a mente primeiro, apesar que me soa mais ameno.

    um feliz 2022 tardio e cheio de realizações ;D
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!