Charlie Spring e Nick Nelson não têm quase nada em comum. Charlie é um aluno dedicado e bastante inseguro por conta do bullying que sofre no colégio desde que se assumiu gay. Já Nick é superpopular, especialmente querido por ser um ótimo jogador de rúgbi. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro toda manhã, uma amizade intensa se desenvolve, e eles ficam cada vez mais próximos. Charlie logo começa a se sentir diferente a respeito do novo amigo, apesar de saber que se apaixonar por um garoto hétero só vai gerar frustrações. Mas o próprio Nick está em dúvida sobre o que sente – e talvez os garotos estejam prestes a descobrir que, quando menos se espera, o amor pode funcionar das formas mais incríveis e surpreendentes.
Heartstopper, de Alice Oseman, lançado no Brasil pela Editora Seguinte, traz um romance maravilhoso entre dois garotos que veio para dar um quentinho no meu coração no final de 2020.
No primeiro volume, Heartstopper: Dois Garotos, Um Encontro, conhecemos Charlie e Nick, que estudam na mesma escola, mas nunca fizeram parte do mesmo grupo de amigos.
Charlie já assumiu sua homossexualidade faz um tempinho, sofreu bastante preconceito e ainda que todos saibam que ele é gay, ainda não tem um parceiro que se assuma ao seu lado. Ele se relaciona com outro garoto da escola, mas sempre as escondidas e este outro garoto é muito abusivo nesta relação.
Já Nick, é esportista, hétero, enquanto Charlie faz o tipo nerd. Ambos acabam se conhecendo em uma aula do colégio e acabam por sentir uma grande afinidade.
A amizade que surge é muito honesta, doce e Nick meio que acaba tomando Charlie como seu protegido. Ele detesta ver seu amigo sendo tratado de maneira maldosa e até ajuda Charlie a se livrar do atual crush.
Daí em diante vamos conhecendo melhor cada um e vendo a maneira adorável que vão se ligando. Para Charlie fica bem óbvio que Nick é mais que um amigo e ele sofre por estar se apaixonando por alguém que não vai corresponder. E Nick acaba sentindo algo por Charlie que o confunde bastante e entra no dilema de saber se gosta de garotos, já que sempre achou que preferia garotas.
É muita bonita a evolução da relação dos dois e a forma como ambos vão descobrindo o amor e, no caso de Nick, se descobrindo. Eu adorei os dois garotos, mas Nick foi o que mais me abalou neste volume. Sua jornada para assumir o que sente por Charlie é muito emotiva, muito comovente e a autora soube abordar isso de maneira delicada e sem sensacionalismo.
Charlie também emociona o leitor, ele é bem mais sensível, mas ainda assim me liguei mais em Nick.
O volume um foca mais na forma como ambos se aproximam e termina em um momento que os coloca frente a decidir como vão seguir. Charlie acha que colocou tudo a perder e Nick não sabe o que fazer. E agora garotos?
No segundo volume da série Heartstopper, Charlie e Nick precisam entender o que um beijo significa para a relação dos dois – e, principalmente, para eles mesmos. Charlie e Nick são melhores amigos, mas tudo muda depois que eles se beijam em uma festa. Charlie acredita que cometeu um grande erro e arruinou a amizade dos dois para sempre, e Nick está mais confuso do que nunca. Mas aos poucos Nick começa a enxergar o mundo sob uma nova perspectiva e, com a ajuda de Charlie, descobre muitas coisas sobre o mundo que o cerca, sobre seus amigos – e, principalmente, sobre ele mesmo.
E agora é hora de ver que amor é amor, não importa se entre um homem e uma mulher ou entre dois rapazes.
E neste segundo volume há um desenvolvimento maior da relação. Além de ambos decidirem como vão seguir, também chega o momento de cada um abrir seu mundo para o outro, apresentando amigos e tentando criar um novo espaço para eles.
O legal é que não há um drama desnecessário, ambos conversam com honestidade e caminham juntos nesta estrada. São verdadeiros companheiros e sabemos que este amor vai ser muito sólido e respeitoso. A forma como eles agem, a maneira como suas famílias os apóiam, é de encher nosso coração de ternura e felicidade.
É um romance fofo, com dois protagonistas cheio de carisma. E não apenas Charlie e Nick roubam a cena, gostei bastante da mãe de Nick e da irmã de Charlie. Tori super torce pelo irmão e descobri que a autora possui um livro onde ela é a protagonista. Já quero ler!
Esta história me lembrou bastante o anime Given, também ambientado em partes na escola, onde há um casal de rapazes que se apaixona aos poucos e um deles de começo não entende o que está acontecendo. Na verdade há outros casais de rapazes neste anime e desde que o assisti, fiquei em busca de mais histórias com esse mesmo clima e plot. Ambos são obras maravilhosas que recomendo muito.
Charlie e Nick vão, sim, enfrentar preconceitos, sempre existem aqueles que torcem o nariz para a relação que os dois têm, mas podem acreditar que vão lutar juntos e sempre se apoiar. Aqui Nick mais uma vez se destaca e mostra que Charlie pode sempre confiar nele.
Eu amei Heartstopper e a escrita de Alice Oseman. Ela sabe como tocar nosso coração e criar personagens cativantes e uma história que valoriza o ser humano, sua jornada de autodescoberta, o respeito, a honestidade e o amor.
E ao ler a nota de Alice sobre a obra fiquei surpresa ao saber que as ilustrações da HQ são todas dela. É um trabalho magnifico.
A história continua, vi que já existem outros dois volumes lançados lá fora e torço para a Seguinte lançar em breve aqui. Super recomendo!
Heartstopper vai virar série na Netflix. Vai ser imperdível!
Oi, Cida! Tudo bom?
ResponderExcluirEu amo amo amo essas histórias. Li em uma sentada e foram uma salvação pro estresse, que queridinhas! Amei a história de amor deles, personagens, etc. Tô ansiosa pelos próximos volumes!
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Oi
ResponderExcluireu estou bem curiosa com esse hq, estou lendo muitas histórias positivas e espero ler ainda em 2022.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Cida, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a resenha, esses títulos tão na minha wishlist. Só li um livro da Alice Oseman até o momento, mas gostaria de ter mais experiências com sua narrativa. E o traço parece ser muito fofo também!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Olá...
ResponderExcluirQuero muito ler Heartstopper!!! Ultimamente ando lendo comentários tão bons a respeito desses livros que minha ansiedade pra ler já está a mil.
bjo
http://coisasdediane.blogspot.com/
Já passei algumas vezes por esse livro, agora fiquei curioso!
ResponderExcluirhttps://clebereldridge91.blogspot.com/
Olá, Cida.
ResponderExcluirEu amei essas HQs. Os dois são muito fofos e me vi suspirando e torcendo por eles. Deu aquele quentinho no coração e aquela nostalgia de lembrar a época do primeiro amor hehe. Tomara que lance logo as continuações.
Prefácio