[Resenha] Juntando os Pedaços

Juntando os Pedaços
Título Original: Holding Up the Universe
Autor(a): Jennifer Niven    
Editora: Seguinte                 Páginas: 392
Lançamento: 2016               ISBN: 9788555340246
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||  

Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.
tumblr_mnitwyDE9c1qk0g7po1_r1_1280Depois de ler Por Lugares Incríveis fiquei querendo mais livros de Jennifer Niven. Queria mais histórias para rir e chorar, que tocassem meu coração com dramas da vida real. Na Bienal de 2016 conheci a autora. Esbanjando simpatia e doçura, ela falou não apenas do livro que li e sua adaptação para o cinema, como também de Juntando os Pedaços. E tão logo a Seguinte o lançou não demorei para inclui-lo na meta de leitura.

Libby é uma garota que perdeu a mãe e por conta disso viu seu mundo sair dos eixos. Passou a comer para preencher aquele vazio que havia dentro de si e não demorou para que seu peso subisse vertiginosamente e ela nem conseguisse mais sair de casa. 

A situação ficou tão grave que as paredes de sua casa precisaram ser removidas para que a garota fosse socorrida e levada para um hospital. Ela enfim reagiu e com acompanhamento emagreceu. A adolescente mais gorda dos EUA emagreceu mais de 100 quilos e ainda que obesa resolveu retomar sua vida.

Os estudos em casa substituídos por uma escola convencional e Libby criando coragem para estar no mundo outra vez. Ela se arma com uma capa de coragem e otimismo para tentar superar o bullying que sabe que será inevitável. 

Na mesma escola temos alguém que é oposto de Libby, mas que por uma brincadeira de mau gosto tem sua vida entrelaçada a dela. Jack é um dos rapazes mais populares e bem vistos, mas sua desenvoltura não passa de uma grande farsa. Ele tem uma doença chamada prosopagnosia e isso faz com que ele não reconheça as pessoas. Seus pais, irmãos, amigos, professores são desconhecidos. Ele consegue identificar pessoas por marcas, mas ainda assim não é algo eficaz. Jack vive com medo de que descubram seu problema.

A narrativa se alterna entre o ponto de vistas dos dois, assim como tivemos em Por Lugares Incríveis com Violet e Finch. Este recurso permite ao leitor uma maior interação com os personagens e uma visão mais abrangente de toda a história. Você não apenas acompanha a evolução da relação de ambos, como também sua própria jornada de crescimento, superação e amadurecimento.

A realidade vivida por estes dois jovens não é das mais fáceis e eu logo esperei por algo tão dramático quanto o livro anterior da autora, mas fui surpreendida ao conhecer dois lutadores que queriam superar suas dificuldades. Jack e Libby são cativantes e adoráveis. Eu me apaixonei por esta dupla e me diverti com o começo desastroso de uma relação que foi da amizade a um sentimento mais profundo. Eles se ajudaram mutuamente e de alguma forma juntaram os pedaços deles mesmos que estavam espalhados e meio sem rumo.

Duas pessoas feridas e solitárias que talvez não estejam mais tão feridas e solitárias.

Eles vão brigar, descobrir uma afinidade inegável, perder-se nos olhos um do outro e segurar a mão quando apenas um toque pode significar um mundo de palavras. É algo bonito de se ver, especialmente pela parte que vemos preconceitos serem deixados de lado e generosidade ser esbanjada.

Agora gritamos a letra, e eu bato no volante, e ela joga os braços para cima, e é a melhor musica que já ouvi, e sorrio para ela. E ela sorri para mim. E é um daqueles momentos. Um momento divisor de águas.

Libby é feroz. É sem dúvidas a personagem mais forte e serve como motivação para Jack, para si mesma e para nós. Ela vai ser humilhada muitas vezes e embora sofra com isso, ergue a cabeça e encara tudo de maneira ousada. Quem ler este livro nunca mais verá uma roupa de praia roxa da mesma maneira.

Jack via Libby como o sol, então entendam como esta garota era radiante. Podem ter certeza que o coração de Libby era muito maior do que ela mesma e acredito que seu excesso de peso de fato se devia a ter este coração tão gentil, sensível e acessível.

Eles são dois protagonistas que fogem dos clichês de perfeição sempre tão idealizados e acredito que isso torna Juntando os Pedaços uma obra de maior alcance, com uma história que será crível para muitos jovens e de fácil identificação.

A autora conduz a narrativa de maneira fluida, delicada e sensível. A vivacidade de seus personagens pode até ser atribuída ao seu talento para contar histórias, mas acredito que as próprias experiências pessoais que ela afirma ter colocado aqui é o que torna este livro verdadeiro e sincero.

Você acompanha a jornada de Libby e Jack e compartilha seus sentimentos. Admito que a situação de Jack me deixou mais perturbada, cada vez que ele descrevia a sensação  de não reconhecer alguém era como ele fosse cego para tudo. Eu sei que ele via, mas a verdade é que não via como nós vemos. É bem agoniante.

Juntando os Pedaços vem para mostrar que todos merecemos amar e ser amados. Que alguém gosta de você do jeito você que é. Não deixem que digam o contrário. Alto, baixo, gordo, magro… você não é sua constituição física apenas, é uma pessoa com sentimentos, caráter e ideais que deve ser admirado pelo conjunto da obra. Recomendo!!!

Cada pessoa tem um momento na história que pertence especialmente a ela. Este é o meu.

Nota: Libby gosta muito de ler e por diversas vezes veremos O Sol é Para Todos – Harper Lee (livro que mais vi em outros livros e que amo) sendo citado e também We Have Always Lived in the Castle -  Shirley Jackson. Estou doida para ler este último e saibam que será lançado pela Suma ainda este ano.





2leep.com

35 comentários:

  1. Esse livro é maravilhoso. Por Lugares Incríveis ainda continua num lugar especial do meu coração, mas Juntando os Pedaços traz uma mensagem bem bonita, e acompanhar a evolução dos personagens também é comovente. Só sei que depois dessas duas obras, eu quero a próxima da Jennifer pra ontem!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida!
    Confesso que, apesar de uns comentários negativos que li, estou bem mais interessada em ler esse livro que Por Lugares Incríveis.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. achei a proposta válida e super condizente com a atualidade, um livro com essa pegada merece sim ser lido
    entrou para a lista de quero ler
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, faz um tempinho que quero ler Juntando os Pedaços, mas sempre acabo colocando ele no final da lista.
    Tenho que mudar isso.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  5. Oie Cida =)

    Estou para escrever a resenha desse livro e não sei como colocar em palavras o quando amei a história <3

    Eu estava morrendo de medo de me decepcionar, mas acabei só que para minha felicidade acabei me encantando com a escrita da Jennifer Niven novamente.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida, tudo bem?

    Nunca li nada da autora, mas esse livro tem chamado minha atenção, parece ter uma mensagem linda <3 acho que vou gostar!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha!!! Me deu até vontade de ler.

    bjssss
    Visite o nosso blog:
    http://gemanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cida!
    Só leio maravilhas sobre essa autora! E vou colocar esse livro também na lista de desejados, amo personagens que foge dos padrões. E livros nos faz refletir sobre os nossos relacionamentos.

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida!

    Que resenha linda!Preciso urgente desse livro, antes mesmo de ler já estou apaixonada por essa linda história.

    Beijinhos, Ana

    💞Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida!
    A proposta do livro parece interessante,fiquei curiosa para conhecê-la.

    *bye*
    Marla

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tô aqui com a garganta amarrada. Preciso. Quero. Desejo. Tenho que ler logo.
    Amei a resenha!!!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
  12. Aqui comentando e olhando para minha edição de "Por lugares incríveis" e pensando que quero ler a Jennifer Niver há muito tempo e ainda não li... Adorei a resenha, fiquei cheia de vontade de ler o livro, fui uma criança que teve sua cota de Bullying pesado... Esse tipo de história e protagonistas faz bem, me convida a ter coragem, algo que, tenho que confessar, as vezes me falta.

    ResponderExcluir
  13. Aqui comentando e olhando para minha edição de "Por lugares incríveis" e pensando que quero ler a Jennifer Niver há muito tempo e ainda não li... Adorei a resenha, fiquei cheia de vontade de ler o livro, fui uma criança que teve sua cota de Bullying pesado... Esse tipo de história e protagonistas faz bem, me convida a ter coragem, algo que, tenho que confessar, as vezes me falta.

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida!
    Já tinha visto esse livro mas não sabia do que tratava, achei a premissa muito interessante, assuntos tão fortes abordados de uma forma bonita e cheia de lições. Sou doida para conhecer a escrita da autora e sua resenha em deixou com mais vontade ainda, espero ter oportunidade em breve.
    Ah, adoro as capas dos livros dela!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  15. Olá, Cida.
    Eu também amei Por Lugares Incríveis, só que não conheci a autora hehe. Quero muito ler esse assim que der. Gostei de saber mais sobre o livro. Não tinha nem ideia de que essa doença que ele tem existisse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oii!
    Eu quero ler Por Lugares Incríveis já faz um tempo! Fora a capa que é muito linda! Juntando os Pedaços parece ser bem divertido também. Um grande beijo!
    Sonho Inverossímil

    ResponderExcluir
  17. Eu ganhei "Por lugares Incríveis" mas ainda não li. Sobre o livro novo da autora que resenhou ele chamou minha atenção e adorei a dica, acho que é provável que no futuro lancem aqui no Brasil o livro traduzido.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Comentando de novo, pois o recado anterior saiu errado, visto que o livro já está publicado aqui no Brasil RSRrs Enfim, fiquei curiosa para ler e assim que puder vou ver se leio meu exemplar de Por lugares incríveis para conhecer a narrativa da autora. ;)
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Cida, me apaixonei por esse livro logo por ele me lembrar "Eleanor e Park". O modo em que personagens totalmente distintos se apaixonam e não enxergam suas diferenças por ter um amor tão forte que os unem.
    Não vejo a hora de conhecer um pouco mais o Jack e a Libby.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Cida :)
    esse livro esta na minha wishlist ja tem um tempinho, porque parece ser maravilhoso!
    quem leu por lugares incríveis sabe que jennifer niven escreve historias tocantes e de um jeito real que te faz sentir conectado com o personagem, espero conseguir ler em breve.
    Adorei a resenha, fez minha vontade e amor pela autora aumentar sem nem ter lido ainda!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Estou muito ansiosa por essa leitura, ainda não li por lugares incríveis, porém tenho o livro e pretendo lê-lo ainda esse ano. Quando vi a sinopse do livro imaginei que a história seria bem dramática e sentimental, no entanto percebo que e completamente ao contrário, pois os personagens iram lutar para viver, mesmo tendo enfrentar os problemas da vida. Gosto muito de livros que tem a visão dos personagens, como você mesmo disse temos a oportunidade de conhecer melhor os protagonistas.

    ResponderExcluir
  22. Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Confesso que o livro "por lugares incríveis" não me fez chorar litros, mas sinto que "juntando os pedaços" irá. Adorei sua resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oi Cida! Cada vez que vejo uma resenha desse livro fico mais curiosa para lê-lo! Eu ainda não li nenhuma obra da autora, mas só vejo elogios à sua escrita. Adoro quando os protagonistas fogem do cliché da maioria dos YA e também gostei de saber que a narrativa é alternada entre os dois personagens. Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Parece ser uma história linda e encantadora, onde o leitor vai se emocionar e muito. Estou muito ansiosa para ler.
    Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia o livro e gostei muito da capa. Li a sinopse e também me interessei. Agora ler sua resenha foi a melhor coisa. Fiquei realmente super interessada na história e espero ter a oportunidade de ler em breve esse livro pois quero muito conhecer esses dois jovens, Jack e Libby.

    ResponderExcluir
  27. Deve ser emocionante este livro, me interessou de ler juntando os pedaços, já coloquei no skoob para ler.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Cida.
    Assim como você eu adorei Por Lugares Incríveis. E depois quis ler outros livros da autora também. Só não conheci ela hehe. Por isso esse está na minha lista. Eu nunca ouvi falar sobre essa doença do garoto. E que legal essa referencia de O Sol é para todos, eu amei ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  29. Olá! Não li nada da Jennifer Niven, mas confesso que tenho certa curiosidade em relação a ela por conta dos vários comentários positivos que vejo acerca de suas obras. Juntando os Pedaços tem uma proposta muito bacana, parece ser um livro interessante. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá!!! Não li ainda, mas Adorei a Resenha me parece ser muito Bom e pretendo ler Urgentemente!!!

    ResponderExcluir
  31. Li por lugares incriveis e me apaixonei, não espero nada de diferente neste livro. A vontade que tenho de ler juntando os pedaços cresce cada dia mais. Estou ansiosa!!

    ResponderExcluir
  32. Fiquei apaixonada pela história de Jack e Libby!! Uma trama bem narrada que mostra o poder da amizade, confiança e lealdade que podemos encontrar no próximo!! Cada personagem com sua dor, mas que tentam superar as adversidades contando um com o outro!!

    ResponderExcluir
  33. Oi.
    Que coisa mais linda, essa história.
    Eu amei a interação entre os personagens, uma situação ruim colocou o jovem casal cara a cara o que eu adorei, espero que a Libby e Jack consigam superar suas dificuldades e problemas, eu adorei de paixão essa premissa.
    Adoro personagens que fogem um pouco do clichê, da mesmice enfim estou louca para ler esse livro.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!