[Resenha] A Última Festa

A Última Festa
Título Original: The Hunting Party
Autor(a): Lucy Foley     
Editora: Intrínseca               Páginas: 304 
Lançamento: 2020               ISBN: 9788551005729
Tradução: Marina Vargas
||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

 

Todo ano, nove amigos comemoram o réveillon juntos. Desta vez, apenas oito vão voltar para a casa depois da festa. Programado para acontecer em um cenário idílico, o réveillon que Miranda, Katie e os outros amigos que conheceram na faculdade passarão juntos este ano promete refeições deliciosas regadas a champanhe, música, jogos e conversas descontraídas. No entanto, as tensões começam já na viagem de trem — o grupo não tem mais nada em comum além de um passado de convivência, feridas jamais cicatrizadas e segredos potencialmente destrutivos. E então, em meio à grande festa da última noite do ano, o fio que os mantém unidos enfim arrebenta. No dia seguinte, alguém está morto e uma forte nevasca impede a vinda do resgate. Ninguém pode entrar. Ninguém pode sair. Nem o assassino. Contada em flashbacks a partir das perspectivas dos vários personagens, a história deste malfadado encontro é um daqueles mistérios de assassinato cheio de tensão e de ritmo perfeito. Com uma trama assustadora e brilhantemente construída, A Última Festa planta no leitor a semente da dúvida: será que velhos amigos são sempre os melhores amigos?

A Última Festa, de Lucy Foley, traz aquele típico suspense onde temos um grupo de pessoas, um crime e a dúvida sobre quem o cometeu. No entanto, devo acrescentar mais um item nesta lista, também não sabemos quem morreu.

Um grupo de amigos se reúne para passar o final de ano em um local distante nas montanhas. Desde o começo da jornada percebemos que apesar de quase todos se conhecerem desde a época da faculdade, pelos menos há mais de dez anos, nenhum deles de fato é um amigo de verdade e que existem muitas desavenças, inveja e rancores entre os membros do grupo.

É uma turma relativamente grande e bem variada, mas a autora destaca entre os amigos e como narradores as garotas Miranda, Kate e Emma. Além disso, há mais duas pessoas narrando, Heather e Doug, que não são parte do grupo e sim responsáveis pelo local onde os amigos vão se hospedar.

O lugar por si só já é bem estranho e sombrio. Chalés que ficam em montanhas cobertas de neve e longe de tudo. O lugar é tão ermo, que quando a nevasca aumenta, não há nem como sair de lá. Nem um helicóptero chega no local.

A narrativa vai sendo apresentada pelo ponto de vista dos cinco narradores. Miranda, Kate e Emma narram momentos anteriores da trama e Heather e Doug os momentos os quais descobrem um corpo na propriedade e percebem que é de um membro do grupo e que esta pessoa foi assassinada.

E então seguimos com capítulos intercalados entre o presente e os dias que o antecederam. As teorias sobre quem é a vítima e quem é o assassino vão sendo moldadas na nossa mente conforme lemos. Vamos conhecendo aquelas pessoas e os conflitos e segredos que cada uma possui.

Eu gostei bastante da obra e da forma como as coisas foram sendo apresentadas. Os personagens, na minha opinião, são praticamente todos detestáveis e nós nem sabemos quem é o mais capaz de matar e nem qual tem mais chances de ser assassinado.

Na verdade, quanto a vítima, não demorei a desconfiar de quem fosse e acertei. Os personagens que não detestamos, possuem passados tão misteriosos que nós também acabamos desconfiando deles em algum momento.

A forma como estes personagens são apresentados e desenvolvidos é bem intencional, de forma ao leitor não simpatizar mesmo com eles e desconfiar e mudar de ideia a cada novo capítulo. A leitura flui fácil pela vontade que cresce em descobrir a verdade e os capítulos curtos, terminados em momentos intrigantes, nos levam a ler e ler sem vontade de parar.

Acertei a vítima, mas o culpado não. Alguns segredos foram bem fáceis de descobrir. Ainda que muitos acontecimentos sejam narrados pelo ponto de vista de uma pessoa e a mesma não costume dar nome aos bois, se você prestar atenção vai perceber fácil quem está envolvido na situação. No entanto, a pessoa chave para o assassinato, ao menos pra mim, não ficou óbvia nunca e foi uma boa surpresa.

A autora engana, criando ao redor de alguns personagens uma aura perigosa e sombria. É um ótimo desvio de atenção. Fiquem atentos!

Sobre os personagens em geral, acho que Miranda e Emma são as que mais detestei. A Kate, para ser justa, foi a única que não entrou no rol dos detestáveis, mas não vou dizer que é uma pessoa certinha. Na verdade todo mundo aqui aprontou alguma.

Em suma, A Última Festa, foi uma leitura melhor do que eu esperava. Tinha visto o livro ser bem criticado e li sem muitas expectativas, por fim acabei sendo surpreendida positivamente. Não vou negar que em alguns aspectos lembra outros livros que já li, especialmente no começo me lembrou Pequenas Grandes Mentiras e Em Um Bosque Muito Escuro. Mas depois encontrou um caminho mais seu e seguiu bem até o final. Agora quero muito conferir a nova obra de Foley, A Lista de Convidados. Eu curti e recomendo.  

9 comentários:

  1. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Eu também li muitas opiniões negativas sobre esse livro. Mas que bom que você gostou, me deixou mais animada, pois esse ano pretendemos levar para o blog o outro livro da autora, que venceu o goodreads. Gosto muito de ser enganada ainda mais em uma trama de mistério e assassinato. Vou dar uma chance. Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, ao contrário de vc só li críticas positivas, minhas expectativas estão altas!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cida.
    Eu não entendi porque tanta gente não gostou desse livro. Ele tem sim seus defeitos, mas eu gostei bastante. E A Lista de Convidados achei até melhor, mas li antes desse. Os dois são muito parecidos então recomendo que espere um pouco para ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cida! Tudo bom?
    Eu li A Lista de Convidados dessa autora e curti bastante! Foi um thriller gostosinho pra "espairecer", e me surpreendeu com algumas coisas no final - com outras nem tanto. Ainda não li esse, mas tenho muita curiosidade!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura bem interessante e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho vontade de conferir esse livro justamente por ler lido A Lista de Convidados. Eu vi pessoas que leram os dois comentar que eles são parecidos na execução, mas que A Última Festa deixou um pouco a desejar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante de a Lista de Convidados e estou pensando em dar uma chance a este.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida, tudo bem?
    Que bom que sua experiência com a obra foi positiva!
    Pra mim infelizmente não rolou. Empurrei super com a barriga essa leitura. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Eu estava bem animada para ler esse livro, mas foram tantas críticas negativas em relação a ele, que acabei desistindo. Vendo agora sua resenha, me animou novamente. Mas, por garantia, lerei sem criar expectativas.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!