[Resenha] Até o Fim

Até o Fim
Título Original: Don't Let Go
Autor(a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro                 Páginas: 272
Lançamento: 2019               ISBN: 9788580419382 

 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro" e é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe. O detetive Nap Dumas nunca mais foi o mesmo após o último ano do colégio, quando seu irmão Leo e a namorada, Diana, foram encontrados mortos nos trilhos da ferrovia. Além disso, Maura, o amor da vida de Nap, terminou com ele e desapareceu sem justificativa. Por quinze anos, o detetive procurou pela ex-namorada e buscou a verdadeira razão por trás da morte do irmão. Agora, parece que finalmente há uma pista. As digitais de Maura surgem no carro de um suposto assassino e Nap embarca em uma jornada por explicações, que apenas levam a mais perguntas: sobre a mulher que amava, os amigos de infância que pensava conhecer, a base militar próxima a sua antiga casa. Em meio às investigações, Nap percebe que as mortes de Leo e Diana são ainda mais sombrias e sinistras do que ele ousava imaginar.
Nap Dumas, há quinze anos atrás, perdeu o irmão gêmeo. Leo foi encontrado morto, ao lado da namorada, nos trilhos do trem. Nap nunca superou esta perda, nunca acreditou na possibilidade de suicídio ou acidente. E para completar o golpe, na mesma época sua grande paixão, Maura, desapareceu sem deixar rastros.

Hoje, um competente policial, Nap tem diálogos imaginários com Leo, de forma a não sentir-se tão só e levar a vida em paz. No entanto, quando um policial é assassinado e na cena do crime identificam as digitais de Maura, o passado volta com tudo e Nap finalmente vê a chance de desvendar o mistério que ronda a morte do irmão.

Harlan Coben além de ser o mestre das noites em claro, também é o mestre dos retalhos. Sim, ele não entrega nada fácil para nós, apenas pequenas pistas que precisam ser unidas, costuradas como retalhos de uma grande colcha.

Não é segredo que amo as obras do autor e me delicio em suas tramas. Até o Fim foi mais um de seus suspenses que amei ler e vibrei criando diversas teorias para o mistério que se apresenta.

Nap difere de outros personagens de Harlan por de fato ser um policial investigando um crime e não uma pessoa comum que se depara com um mistério em sua vida e se aventura como detetive. Harlan até mesmo permite que seu detetive amador Myron Bolitar dê as caras nesta história, mas apenas como um personagem secundário, não alguém essencial na trama.

Nap é policial e você acredita que vá agir como tal, mas não, ele age como acha melhor. Nada ortodoxo em seus métodos de justiça, chega mesmo a fazer justiça com as próprias mãos e em algumas situações onde foi interrogar suspeitos, me fez rir com sua loucura ensaiada.

Voltando ao mistério, Nap precisa voltar quinze anos para entender o que aconteceu e quando busca as pessoas que faziam parte do grupo do seu irmão na escola, fica espantando ao ver que estão morrendo em situações suspeitas. Inclusive o policial assassinado é um destes membros do grupo de Leo, o Clube da Conspiração.

Parece que tudo está ligado a uma antiga bases de misseis nas redondezas de onde moravam. Mas o que Leo e os amigos viram lá que resultou em suas mortes? Qual o motivo de Maura fugir? Será que havia mesmo uma ligação entre tudo isso?

Lendo a gente descobre e envereda com Nap numa rede de mentiras e omissões (que para mim não deixam de ser mentiras disfarçadas com a desculpa de boas intenções) e pouco a pouco um cenário disforme vai tomando forma e nossa colcha de retalhos ficando pronta.

Nap não é o mais carismático protagonista de Harlan, mas é competente em sua busca e determinado ao ponto de nos causar certa admiração. Só acho que apesar de passados quinze anos, ele manteve-se o mesmo adolescente da época que perdeu aqueles que amavam e senti falta de certa maturidade no rapaz.

No entanto, isso não afetou meu interesse na trama que estava se desenrolando e fiquei querendo muito entender se havia mesmo ligação entre as mortes, se havia uma grande conspiração e se Leo havia sido ou não assassinado. É uma história intrigante, cheia de ação e com um final bem pensado.

Eu acertei em partes, descobri quem estava enganando Nap e agindo de maneira criminosa, mas do real motivo nem cheguei perto. Foi uma excelente caçada! Eu curti demais!

Já garanti o novo do autor lançado pela Arqueiro. Em breve tem mais Harlan Coben por aqui! 

10 comentários:

  1. Olá!!
    Sempre vejo resenhas muito positivas do autor, porém ainda não tinha visto esse livro. Me interessei muito nele após ler sua resenha e irei procurar para lê-lo.
    Beijinhos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. sempre tive mt curiosidade em ler alguma coisa desse autor, adorei conferir a resenha de mais esse livro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oiii Cida

    Os livros do Harlan Coben são sempre cheio de elogios, ainda não li nada dele, mas tenho muita curiosidade. Adorei essas novas capas da Arqueiro para os livros dele, ficou lindo essa snovas edições.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Opa, tudo bem por aí?

    Eu AMO o Harlan Coben e suas obras. Eu o considero um autor de uma genialidade imensa e capaz de nos fisgar desde a leitura da sinopse até o fim do livro. A gente fica preso na história e não sossega enquanto não termina, não é à toa que é detentor dos prêmios mencionados no post. Esse eu ainda não li, mas pretendo fazê-lo ainda este ano. Adorei a sua resenha!

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida,
    Depois de assitir 2 séries do Harlan para a Netflix, eu estou com medo de ler e me decepcionar com os finais dele. Nenhum deles, para mim, foi satisfatório!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oieee! Eu ainda não li nada de Harlan Coben, mas é tanta gente falando tão bem e, agora com essas edições da arqueiro bombando, eu fico muito curiosa para ler! Achei o enredo desse aqui bem interessante!
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  7. Bom dia :)
    Como você está?
    Adorei a resenha! Adoro livros com temática de investigação assim, parece ser bem interessante.

    Beijos e tenha uma excelente semana
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cida.
    Estou com a resenha desse livro pronta só falta publicar hehe. Como todos os livros do Harlan eu amei. Também descobri algumas coisas, mas fui surpreendida no final.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida,

    Preciso sentar e ler alguns dos livros do autor.
    Pela premissa sinto que eu ia curtir essa história. Mais uma para a lista rs.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!