[Resenha] A Pequena Livraria dos Sonhos

A Pequena Livraria dos Sonhos
Título Original: The Bookshop on the Corner (Scottish Bookshop #1)
Autor(a): Jenny Colgan
Editora: Arqueiro                 Páginas: 304
Lançamento: 2019               ISBN: 9788580419535
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Um romance sobre importância da leitura e da literatura para diversos tipos de pessoa. "Nina é uma leitora voraz que sonha em ter a própria lojinha de livros. Só que a vida real é um pouco mais complicada que as histórias que ela ama ler, o que ela descobre quando se muda para as lindas Terras Altas da Escócia para transformar seus sonhos em realidade… Tentei escrever o tipo de livro que adoro – convidativo, engraçado (ESPERO), com caras gatinhos (LÓGICO), mas também totalmente dedicado a nós, amantes de livros: os leitores.Venha se juntar à nossa turma!" Beijos, Jenny Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer. Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar. Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar. Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.
Nina Redmond é uma jovem tímida, que busca refugio nos livros. Ela sonha com aqueles mundos fantásticos, com romances arrebatadores, mocinhos perfeitos e magia. Para ela aquilo é tão real e possível de acontecer, quanto a própria vida real. No entanto, as coisas em sua vida acabam se mostrando um pouquinho mais complicadas do que ela esperava e um final feliz pode não estar logo ali na última página.

Ela trabalha em uma biblioteca na Inglaterra, mas com a onda de modernização, seu local de trabalho vai ser fechado e substituído por um centro multimídia. Nina fica temerosa, sabe que não está apta a trabalhar em um cenário tão distante da biblioteca cheia de velhinhos e precisa, desta forma, arrumar uma saída. A resposta vem quando participa de um workshop, lá ela verbaliza o sonho de ter uma livraria e recebe a sugestão de montar uma itinerante, já que não possui tanto dinheiro para investir em uma loja física.

Assim começa a jornada da protagonista, comprando uma enorme van e se aventurando pela Escócia para vender seus livros.

A principio parece uma premissa simples, mas garanto que não é. Ainda que seja uma leitura leve, a jornada de Nina é cheia de reviravoltas e muita emoção. Até mesmo comprar a van se mostra uma aventura. Vamos poder acompanhar sua luta para montar a livraria, para conseguir fregueses, derrubar preconceitos, se manter sozinha, arrumar um novo local para viver e se habituar com os costumes de um novo país. Acima de tudo, se renovar, enfrentar antigos medos e deixar para trás a timidez e receio de estar com pessoas.

É uma trajetória bonita, cheia de otimismo e bons ensinamentos. Nina consegue nos alegrar quando acha saídas entre mil portas fechadas, quando luta por seus sonhos, quando não desiste frente aos piores obstáculos. E ainda nessa luta, ela mostra um coração gentil, que apaixonado por livros deseja que todos possam também conhecer o prazer da leitura.

E ela não ajuda apenas indicando livros, Nina na pequena cidade escocesa que foi viver, ajuda também os moradores que estão meio perdidos.

O clima é alto astral, a protagonista faz a gente rir com suas peripécias. E não só isso, ainda consegue viver um romance que faz a gente ficar de coração quente.

Eu gostei muito da história, numa época que o clima anda tenso, foi revigorante ler algo tão alto astral. A trama é cheia de bons sentimentos, isso meio que me contagiou e deixou mais leve. Eu me senti feliz, otimista e com esperança.

Eu nunca tinha lido nenhum dos livros desta série da Editora Arqueiro de Romances de Hoje e depois deste já garanti o segundo de Jenny Colgan da mesma coleção. Ambos são de séries diferentes e espero que a editora venha a publicar todos.

A proposta é ótima, pois traz histórias que encantam com pessoas gente como a gente. Em algum ponto da história você pode se encontrar. Ainda se for um apaixonado por livros, vai se sentir em casa com a Nina.

O carisma dos personagens me cativou e a ambientação bem feita me transportou por algumas horas para outro local. A narrativa de Colgan é muito visual e me fez imaginar perfeitamente o local onde tudo se passava. É uma cidade fictícia, mas parecia real.

Em suma, é uma leitura doce e que conforta, ideal para quem não deixa de lado aqueles filmes estilo Sessão da Tarde. Super recomendo. 

12 comentários:

  1. Oi, Cida

    Eu tenho esse aqui e vou ler em breve. O da padaria eu já li e amei, esse pelo visto segue a mesma vibe. Tenho certeza que vou curtir tanto quanto o outro!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cida!
    Quero ler esse livro desde que vi essa capa pela primeira vez. Esses romances leves, com humor são ótimos para dar uma suavizada nesses dias, né?! Já tô aqui imaginando a cidadezinha também...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. Olá, Cida.
    Esses livros dessa série da Arqueiro me lembram a época boa da Novo Conceito. Eu queria ler todos eles. E esses da Arqueiro ainda estão mais caprichados. Pena que falta espaço aqui em casa e por isso não vou ler eles tão logo. Quem sabe em e-book se baixar os preços.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Histórias que fala sobre nossa paixão por livros são encantadoras! É sempre bom ler livros assim.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida,
    Eu também acho esse clima sessão da tarde super recomendável, ainda mais nessa quarentena, né? Amo demais esse livro!!!!! O livro da padaria da autora também tem esse estilo gostoso.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,
    eu adoro livros que envolvam personagens que sejam donos de livrarias, acho que é meu modo de realizar esse sonho, hahaha
    Estou acrescentando na minha lista para a quarentena, acho que me faria bem!

    bjos ;)
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Não conhecia o livro mas após sua resenha ela me parece ser aquelas leituras leves a aconchegantes, vou procurar para ler futuramente
    Beijinhos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. No próximo mês espero conferir esse livro. Parece ser meu tipo de história. Gosto quando as histórias são leves, mas nem por isso deixam de te envolver
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #SorteiodaAmizade no twitter; três livros, um ganhador

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida, tudo bem?
    Consigo imaginar esse livro virando um filme singelo e que aquece o coração. A protagonista parece inspiradora, daquelas que com jeitinho conquista os sonhos!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. ah as vezes eu gosto dessas leituras tipo sessao da tarde pra dar um relax, ainda mais com esse tema de livros fiquei com vontade e ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, eu tb gostei bastante, só achei que o final ficou meio corrido, mas curti mesmo assim. Preciso ler os outros!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Eu não li ainda mas gostei bastante da sinopse.

    Beijo, Bru.
    maniadebruna.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!