[Resenha] Jogos Malignos

Jogos Malignos
Título Original: Evil Games (D.I. Kim Stone #2)
Autor(a): Angela Marsons 
Editora: Gutenberg              Páginas: 320
Lançamento: 2019               ISBN:9788582355770 
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Quanto maior o mal, mais mortal é o jogo… Quando o corpo de um estuprador é encontrado mutilado em uma cena de esfaqueamento brutal, a Detetive Kim Stone e sua equipe são chamadas para encontrar uma solução rápida para o caso. Porém, à medida que novos eventos perturbadores vêm à luz, logo fica claro que há alguém ainda mais sinistro por trás do que parecia ser apenas um crime de vingança. Com a investigação ganhando força e tentando expor os segredos de uma doentia rede de pedofilia, Kim encontra-se na mira de um sociopata cruel, que parece conhecer suas fraquezas. Mas cada movimento da Detetive Stone pode ser fatal, e quando o número de vítimas começar a aumentar, Kim terá que cavar mais fundo do que nunca para deter o assassino. Desta vez, ela terá que lutar pela própria vida.

O projeto de leituras da vez é 15 livros para ler em 2020 e Jogos Malignos foi o primeiro da lista a ser lido. Este livro é o segundo volume da série Detetive Kim Stone, de Angela Marsons. O primeiro, Gritos no Silêncio, já foi resenhado no blog. Confira aqui.

Vamos para uma rápida apresentação. Kim é uma policial de trinta e poucos anos que ascendeu rápido na carreira e chefia uma equipe competente que investiga diversos tipos de crimes, de assassinatos a casos de pedofilia. 

Ela veio de um lar problemático e seu passado foi marcado por uma grande tragédia. Desta forma ela não é a pessoa mais aberta aos sentimentos e por conta de seus trauma, vive sozinha, sem conseguir dividir a vida com alguém. Kim é uma pessoa justa, gentil e ainda que muito machucada, sempre está disposta a lutar pela justiça.

Neste volume ela lida com mais de um caso, na verdade são vários e sua equipe precisa se dedicar bastante na busca de pistas que os resolvam. 

O primeiro é um caso de pedofilia, que parecia estar resolvido nas primeiras páginas, mas depois vem a se revelar mais problemático, pois a pessoa acusada e presa não parecia ser a única envolvida. Este caso vai do começo ao fim do livro para ser solucionado, mas não é o principal da trama.

O caso principal se inicia com o assassinato de um estuprador e dali em diante Kim se vê dando de cara com vários outros crimes ou ocorrências suspeitas que têm algo em comum. Nós, logo de cara sabemos o que os liga, mas a detetive não. Ela apenas desconfia de uma pessoa e acha que há algo errado com ela.

Kim tem um excelente poder de dedução e dificilmente se engana em seus palpites. No entanto, desta vez, ela não consegue convencer seu melhor amigo e parceiro de equipe e vai lutar sozinha contra um inimigo que pode conhece todas as suas fraquezas, um sociopata esperto e perigoso.

Pode parecer estranho um livro policial trazer em destaque tantos casos, mas a autora conseguiu equilibrar bem todos eles e nos apresentar uma história muito boa e coerente. Você se vê preso a todas as investigações em curso e apreciando o ótimo desempenho de Kim como policial e pessoa.

Acho que o grande destaque da série não são os casos, embora todos os que vi até agora sejam intricados, interessantes, perturbadores, bem conduzidos e concluídos. O que faz esta série ser especial e tornar impossível largar o livro é a protagonista. Kim é uma personagem incrível. É destemida, honesta, generosa, forte, corajosa e apesar de ter passado pelo que passou, não se deixou afundar em vícios e desventuras como muitos detetives que temos na literatura policial. Ela é uma lutadora, possui muita sensibilidade e força para nos mostrar e inspirar.

É ótimo também ver uma mulher desempenhando um papel tão importante dentro do esquema policial e a mesma não ser podada por ser mulher. Kim é respeitada pelos colegas e tem chance de mostrar seus potencial. Sempre são homens protagonizando estes livros, mas ultimamente tenho  encontrado ótimas obras com mulheres detetives.

Voltando a história atual, Kim se vê tendo que enfrentar seus próprios medos para capturar a pessoas que está causando uma série de mortes e não sabemos se seu frágil psicológico, blindado atrás de muitas paredes, vai resistir ao abalo.

A história vai seguindo uma linha crescente de complexidade e a cada minuto mais perto do final vai ficando mais emocionante. Os últimos capítulos são bem insanos, cheios de ação e de atitudes brilhantes da protagonista. Assim, como no livro anterior, ela vai encarar o criminoso de frente, lutando com as próprias mãos na busca por justiça. 

Eu adorei este livro, que traz uma escrita mais madura que o livro anterior  e uma história mais complexa e densa. Ainda assim, ambos são excelentes e virei fá incondicional desta série, da autora e de Kim Stone.

Se você ama livros policiais e de suspense, gosta de uma investigação e uma carga psicológica complexa, não pode deixar de ler. Amei!   


A série: 
Gritos No Silencio#1 (Silent Scream)  Jogos Malignos #2
 Lost Girls#3 Play Dead #4 Blood Lines #5 Dead  Souls #6   Broken Bones #7  #8 Dying Truth



8 comentários:

  1. Olá, Cida.
    A nossa opinião sobre o livro foi parecida. O que gosto nessa série é a forma como a protagonista toma conta da história e apesar dos casos serem interessantes, o foco é ela. Tomara que continuem lançando os livros porque por enquanto a série está indo numa crescente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida.
    Gosto de livros com esta pegada, ainda mais quando tem a policial feminina como protagonista.
    A dica está anotada.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Cida,
    Eu gosto de livros com carga psicológica complexa sim! Tanto que já tenho o livro 1 aqui em casa, só falta o tempo para ler, rs.
    Se o 2 está ainda mais maduro que o anterior, já vou ficar de olho para comprar também.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oii Cida

    Acabei de ler Gritos no Silêncio, fiquei arrepiada com a estória, é um thriller daqueles bem potente, chocante até, a realmente a trajetória da Kim Stone, uau, achei super bem construída, como pouco a pouco ela revela detalhes da infância, me cativou a personagem, e estou mega curiosa pra ler essa segunda parte. Espero que a editora publique os próximos logo.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem? Ando muito na vibe de livros policiais e já coloquei aqui na minha lista de leituras! Adorei as capas, principalmente a do primeiro livro

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    PS: ignore meu primeiro comentário rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida!
    Faz tempo que não leio nada do tipo, mas esse livro me despertou muito atenção. Pelos seus comentários, Kim é uma protagonista e tanto, sei que irei me afeiçoar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  7. confesso que nao sou tanto de livros policiais, mas uma policial feminina sempre acho bem bacana, gostei de conhecer esse livro por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida, tudo bem?
    Como grande fã de literatura policial devo dizer que sua resenha me instigou! Adorei a forma como você descreve Kim, parece uma personagem digna de admiração. E acho que nunca li um livro do gênero com casos simultâneos, parece bacana.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!