[Resenha] O Amuleto de Ouro

O Amuleto de Ouro
Título Original: The Golden Specific (The Mapmakers Trilogy #2)
Autor(a): S.E. Grove 
Editora: Verus                      Páginas: 370
Lançamento: 2017               ISBN: 9788576865056
 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
É verão de 1892, um ano depois que Sophia e seu amigo Theo embarcaram na perigosa aventura que redesenhou o mapa do mundo. Desde que eles voltaram para Boston, Sophia continua procurando pistas sobre o desaparecimento de seus pais, vasculhando arquivos e bibliotecas, investigando até mesmo as informações mais vagas. Theo se tornou aprendiz de um explorador e viajou pelo país para seguir as pistas — mas todas elas se provaram um beco sem saída. Sophia, então, descobre que a chave para sua busca está em uma era estrangeira. Ao mesmo tempo, Theo descobre que sua antiga vida de fora da lei ameaça destruir a nova vida que ele construiu com Sophia e o tio dela, Shadrack. O que nem ele nem Sophia sabem é que essas duas descobertas estão interligadas, e que uma pessoa especial está envolvida em ambas. Todas as respostas estão em uma cidade misteriosa — mas ela não pode ser encontrada em nenhum mapa. Cercada de pragas, ela se encontra ao fim de uma jornada através da escuridão. E somente uma coisa pode iluminar o caminho: o amuleto de ouro. Esta é a aguardada continuação de O mapa de vidro, uma aventura fantástica e histórica perfeita para fãs de histórias originais e intrigantes.
mapa
O Amuleto de Ouro é o segundo volume da série Mapmakers, de S.E. Grove, publicada no Brasil pela Verus Editora. Eu li o primeiro – O Mapa de Vidro – em 2015 e já estava mais do que aflita pela sequencia. E antes tarde do que nunca, não é? Finalmente chegou e pude mergulhar novamente neste mundo de fantasia cativante. Acho uma pena a série ainda ser bem pouco conhecida no Brasil.

O primeiro livro foi um dos melhores que li até hoje. Nele conhecemos a jovem Sophia, uma garota que viu os pais partirem numa viagem de resgate e desde então nunca mais teve noticias deles. Ela é criada pelo tio, o grande cartógrafo Shadrack Eli, e sonha com o dia que verá os pais outra vez.

Neste meio tempo, aprendendo com Shadrack a arte da cartografia, ela viveu uma grande aventura. O tio foi sequestrado e com ajuda de alguns amigos a garota precisou viajar pelo mundo para salvá-lo. Assim conhecemos um universo afetado pelo fenômeno da Grande Ruptura, algo que foi capaz de misturas as eras. Em uma cidade você se vê em um cenário pré-histórico e, na outra, na era medieval ou mesmo num futuro distante. É tudo mirabolante e as pessoas precisam aprender a sobreviver em meio a este caos dos tempos. Temos realidades diversas, criaturas novas e antigas, magia, misticismo, mistérios e até mesmo novas enfermidades.

Esta miscelânea me fascinou e terminei a leitura de O Mapa de Vidro encantada. E mesmo sendo série, trouxe um final fechado, que permite ao leitor se quiser parar por ali. No entanto, se você desejar saber se os pais de Sophia estão vivos e como ela e os amigos seguiram com a vida após um ano, é hora de conferir O Amuleto de Ouro.

Finalmente a história dos pais se apresenta e a narrativa se divide em vários focos. Há de um lado a protagonista, de outro o tio e o amigo dela Theo e os pais há muitos anos atrás quando partiram. É possível, desta forma,  mergulhar mais ainda no mundo surgido da Grande Ruptura e finalmente entender o que é de fato este fenômeno e o que o causou. Descobrir mais sobre a atual Era da Ilusão e sobre a antiga Era da Verdade.

Comparado ao volume anterior este tem um ritmo mais lento, mas o carisma que a trama possui não se perde. Os personagens são cativantes e a fragilidade e solidão de Sophia tocaram profundamente meu coração. Eu sinto um carinho enorme pela menina e compartilho com ela a agonia de uma busca que parece infrutífera. A cada passo os pais dela parecem estar mais distantes, mas ela não desiste e luta pelo que acredita. E você torce e sofre com ela a cada página.

Sophia se separa dos antigos companheiros de aventura e ganha um novo grupo de amigos, estes novos personagens são muito bons também e trouxeram novidades para a trama. O antigo grupo de Sophia acaba vivendo uma jornada bem diferente da dela e temos assim a história dividida. Somente no terceiro livro a conexão entre tudo será restabelecida.

Ainda que o ritmo seja mais lento, não faltam momentos de muita emoção. A história é muito humana, muito cheia de sentimentos e envolve a gente naquele clima de esperança, medo e melancolia. Há um pouco de tudo aqui e mesmo que existam vilões, algo bom se sobressai. Os amigos não abandonam os amigos, lutam por eles mesmo quando não parece possível achar uma saída. Há solidariedade entre os desconhecidos, encontramos gestos de bondade onde menos esperamos e isso faz com que o leitor acredite em um mundo melhor, um mundo onde as pessoas não pensem apenas em si mesmas e que ainda sejam capazes de estender a mão para os que precisam de um apoio.

E se não bastasse esse clima acolhedor, o lado da fantasia é único e fascinante. O mundo originado da Grande Ruptura é muito rico e intrigante e quem curte viagens por novas realidades não pode deixar de conferir a série Mapmakers. A narrativa e os personagens são muito bem desenvolvidos.

Em suma, assim como o volume anterior, O Amuleto de Ouro virou favorito da vida. Que o terceiro e último volume chegue logo por aqui e eu possa estar novamente na companhia de personagens apaixonantes. Leiam! 

2leep.com

16 comentários:

  1. Olá, Cida.
    Por isso que não gosto de começar novas séries sem ter todos os livros lançados. A gente lê tantos livros que quando vai ler a continuação á até esqueceu da história hehe. Mas achei o enredo bem interessante, principalmente o que você citou sobre o lado fantástico e o mundo gerado. Quando lançar todos vou querer ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida!
    Eu ainda não li nem o livro 1, mas fico feliz que a série acabe de uma maneira satisfatória.
    Vou colocar na lista, afinal, quero me aventurar em gêneros mais fantásticos ultimamente.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi Cida, agradeço a dica, ainda não li os antecessores então não tenho muito a tecer sobre a trama, mas achei a capa linda!!!!!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu achava que gostava de fantasia, mas se olho para você eu sou uma mera curiosa com o gênero. Você é uma enciclopédia de livros de fantasia, se brincar a gente encontra 80% das principais publicações por aqui kkkk Essa resenha teve um toque emotivo, senti seu carinho pela Sophia e a empatia com a busca dela. Achei interessante essa ideia da ruptura da linha do tempo, vários tempos misturados é uma coisa que vale a pena ver! Estou curiosa em serio risco de embarcar também nessa aventura.

    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante, ainda que eu leia de tudo um pouco, este é meu gênero favorito. Bjos!!!

      Excluir
  5. Oi Cida! Meu maior problema com séries é justamente o tempo de espera, às vezes eu acho que as editoras esquecem de publicar, não é possível rsrrss Mas em relação ao livro, Grove parece ter criado um universo bem rico mesmo e uma excelente fantasia!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida

    Quando um livro demora a ser lançado é bem chato. Eu costumo lembrar do enredo pq tenho a memoria muito boa, o que me mata é a espera mesmo. Hahahah
    Que bom que o carisma continua apesar do ritmo ser mais lento nesse volume. Confesso que não conhecia a série e infelizmente não fui fisgada pelo enredo. Mas que bom que gostou.


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Cida!
    Acho lindas as capas desses livros. Como a Sil comentou aí em cima, eu gosto de comprar livros que são séries só quando todos já foram lançados. De jeito nenhum que eu ia lembrar da história de um livro que li em 2015... Minha memória é muito curta!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cida!
    Eu não sabia dessa trilogia, mas gostei bastante do enredo.
    Já que a Verus demorou um pouco a lançar esse segundo, acho que vou esperar sair logo o terceiro para começar a leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  9. Oi Cida,
    Ainda não conhecia o livro ou a série, mas já gostei de saber que a protagonista vive várias aventuras. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla Almeida
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida,
    Parece ser uma boa trilogia, mas não consigo me apegar às fantasias.

    tenha uma ótima segunda :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, tudo bem?
    Não conhecia essa série, mas gostei da resenha!
    Que bom que, apesar de mais lento, o enredo se manteve tão bom quanto o volume anterior.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Não lembro de conhecer essa série, mas fiquei curiosa para ler... Os livros parecem ser ótimos!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  13. Também ainda não conhecia o primeiro livro desta trilogia, mas pela sua resenha posso perceber que esta e uma aventura, em um novo mundo criado, de maneira intrigante, e rico que foi o bastante para me deixar curiosa e entusiasmada. Outro ponto e a personagem Sofia, que acaba encontrando novos amigos, personagens essenciais, para deixar esta leitura tão envolvente, e cativante.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida,

    Não li o primeiro livro, mas como gosto de fantasia acredito que vai ser uma boa leitura.
    Adorei.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie Cida =)

    Como fã de fantasia estou namorando essa série faz tempo. Mas ai lembro das que comecei e ainda não terminei e fico me sentindo mal rs...

    Ela está na minha lista, porém vou ter que esperar um pouco para ler.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!