[Resenha] Winter

Winter
Título Original: Winter (The Lunar Chronicles #4)
Autor(a): Marissa Meyer   
Editora: Rocco Jovens Leitores            Páginas: 688
Lançamento: 2016                               ISBN:9788579803086

 ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Bestseller do The New York Times, a série Crônicas Lunares conquistou os leitores com sua releitura high-tech de contos de fadas tradicionais. Depois de Cinder, Scarlet e Cress, inspirados, respectivamente, nas histórias de Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel, Marissa Meyer entrega a eles o último capítulo da série, em que reconta a história de Branca de Neve com tintas distópicas. Na trama, a princesa Winter vive subjugada por sua madrasta, Levana, que inveja sua beleza e não aprova os sentimentos da jovem pelo amigo de infância e belo guarda real Jacin. Mas Winter não é tão frágil quanto parece, e, junto com a ciborgue Cinder e seus aliados, a jovem princesa é capaz de ini¬ciar uma revolução e vencer uma guerra que já está em andamento há muito tempo. Será que Cinder, Scarlet, Cress e Winter podem derrotar Levana e encontrar seus finais felizes?



Winter é o quarto volume da série Crônicas Lunares, de Marissa Meyer, publicada no Brasil pela Editora Rocco (selo Jovens Leitores). Neste livro vamos finalmente saber se a protagonista Cinder terá sucesso em sua jornada e o que o destino reserva para ela e os amigos.
Sem spoilers.

Tal como nos volumes anteriores, Meyer inseriu na trama uma personagem feminina inspirada em contos de fadas. Cinder foi Cinderela. Scarlet, Chapeuzinho Vermelho. E Cress, Rapunzel. Winter é fácil de adivinhar só de ver a capa do livro. Ela é a versão repaginada e futurista de Branca de Neve, mas sem os sete anões e com uma guarda fiel e apaixonado.

Winter é a princesa de Luna e uma garota extremamente bela e cativante. O povo a ama e isso é o bastante para que sua madrasta, a temível vilã Rainha Levana, a odeie. Diferente de outros lunares, a jovem princesa se nega a usar o dom que pode manipular as pessoas e isso a prejudica profundamente, mexendo com sua sanidade e provocando ilusões perigosas. Por vezes ela se vê congelada, em outros momentos as paredes ao seu redor sangram e isso a leva a sentir-se presa e sufocada. Arriscando a cada dia estar mais perto de mergulhar na loucura irreversível, ela será mais uma aliada de Cinder na luta para tirar Levana do trono.

Eu li os quatro volumes em menos de dois meses e posso dizer que esta série entrou para o rol das minhas queridinhas, assim como os personagens maravilhosos que a autora nos apresentou. Ela fez desta versão moderna das personagens de contos de fadas algo criativo e de tirar o chapéu e sei que vou sentir muita falta desta história cheia de aventuras, bom humor, carisma e romance na medida certa.

Winter é o maior volume, quase setecentas páginas, e ainda assim nem vi as mesmas passarem. A leitura é fluida, envolvente e muito gostosa e ao mesmo tempo que você não quer parar de ler, também não quer que acabe.

A história toda foi muito bem pensada e a cada livro sua evolução foi visível, mas em Winter você percebe isso muito mais, já que nada é deixado ao acaso, cada personagem ganha o devido espaço e desfecho e a luta principal é detalhadamente trabalhada até chegar no grande momento decisivo.

A autora foi ousada ao colocar em cada livro uma personagem principal nova e ainda assim nunca deixar a mocinha central perder sue brilho. Cinder rege Crônicas Lunares, mas divide seu palco com Scarlet, Cress e Winter e de alguma forma, todas elas, são protagonistas e têm sua própria jornada. 

Na minha opinião todos os livros são tensos e você sofre com os personagens em suas missões de vida e morte, mas este último superou e fez meu coração acelerar. Perdi as contas de quantas vezes coloquei o livro de lado para respirar e tomar fôlego, eu não tinha coragem de virar a próxima página e ver algo de ruim acontecer com os nossos mocinhos. Foi tão vibrante!

Ver as quatro garotas juntas também foi excelente. Além de todas focarem na revolução, estão vivendo seus dilemas particulares. Cinder pensando em conciliar o que vai conquistar se derrotar Levana e seu futuro com Kai, já que o preconceito pode impedir o final feliz. Scarlet busca esperança. Cress luta para se encaixar e esconder o amor. E Winter é Winter. Doce, delicada, gentil, generosa e flutuando no mundo com sua inocência. Todas são fortes, lutadoras, inteligentes e carismáticas e símbolo vivo do gilr power.

Esta série mostra garotas guerreiras e eleva a moral de qualquer uma que ler cada livro. Mesmo que a realidade aqui mostrada seja distante da nossa, senão impossível, as atitudes das personagens femininas são inspiradoras para nós. Não vamos destronar uma rainha, mas todos os dias encaramos nossos desafios e muitas vezes temos que protagonizar nossa revolução pessoal. E estas garotas são em parte gente como a gente e usam o que têm da melhor maneira possível para contribuir com um mundo melhor e buscar a felicidade. Até mesmo a vilã Levana mostra que não é fraca e posso dizer que no final eu entendi a razão dela ser tão cruel. Não que tenha agido certo, mas ela tinha motivos bem dolorosos para perder a fé na bondade e ser quem era. Em suma, o que importa é lutar, nunca desistir de nós e de quem a gente ama.

A história fecha de maneira redondinha e com espaço para cada um de nosso amigos ter o seu encerramento e o encerramento coletivo. E ainda bem que não foi aquele final corrido horroroso. A autora não teve pressa e isso fica provado em cada um dos noventa e sete capítulos de Winter. Desde cada etapa da revolução de fazer parar o coração, até o momento da grande batalha. Como já citei, tudo muito bem pensado e elaborado com carinho para os fãs da série.

Crônicas Lunares foi uma das melhores leituras deste ano, misturando fantasia, ficção científica, romance, aventura, brigas sangrentas, muita, mas muita ação… esta distopia inspirada em contos de fadas com certeza vai roubar seu coração. Super recomendo!


Crônicas Lunares 

♥ Cinder #1     ♥ Scarlert #2
Winter #4    ♥Stars Above #4.5 (contos)








2leep.com

10 comentários:

  1. Louca pra ler essa série!
    Ainda bem que essa semana acabam as provas da faculdade e terei tempo de ler com calma!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Que texto apaixonante, dá para sentir seu amor pela série. Eu acompanhei suas resenhas e o que percebi é que é uma série incrível, com todos os elementos que eu amo na literatura. Fico muito feliz em saber que todas as personagens foram bem trabalhadas e tiveram espaço em todos os livros e que o desfecho foi perfeito!!! Estou louca para ler!!! Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Cida =)

    Conseguiu colocar a série em dia então rs...
    Fiquei ainda mais curiosa agora, com você dizendo que foi uma das melhores leituras que você teve esse ano.

    Preciso conferir essa história logo!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. a série é bem legal principalmente com essa repaginada nos contos de fadas, dando um ar moderno
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cida, tudo bem?
    Tenho lido muitas resenhas sobre essa série, que tem despertado muito a minha curiosidade pela leitura. Não sabia que os livros eram tão grandes, vou procurar os exemplares quando estiver em alguma livraria. Adorei sua resenha! Fico feliz que tenha gostado, e saber que foi uma das suas melhores leituras do ano me anima muito!

    Obrigada pelo carinho. Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida,
    Gosto de releituras e estou bem ansiosa para começar essa série.
    Parece ser melhor que a Branca de Neve de Veneno.

    tenha uma ótima terça :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Oi cida,

    Eu nunca li essa série, mais adorei a dica, com certeza vou querer ler depois. ^_^

    Beijos :***

    Literatura Por Amor
    Top Comentarista

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida, tudo bem?
    Esta série tem capas lindas! Não sou muito fá de distopias, mas toda releitura de contos de fadas desperta meu interesse, por isso essa série está aqui na minha lista e espero algum dia conseguir conferir essas histórias.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oioi bonita!

    A série parece ser muito boa! Já vi comentários positivos sobre ela antes, mas agora parece que ela é realmente boa haha espero ler em breve!

    Beijão,
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida! Bem, pelo jeito, não é a toa que essa série tem tido críticas tão positivas! Gosto muito de personagem femininas fortes e o fato da autora conseguir manter o brilho da Cinder é muito bom. Com certeza quero ler Cronicas Lunares, vou comprar assim que possível!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!