[Resenha] Desastre Fashion

Desastre Fashion
Título Original: Model Misfit (Geek Girl #2)
Autor(a): Holly Smale 
Editora: Fundamento           Páginas: 256
Lançamento: 2014                 ISBN: 9788539503292
GEEK II ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||

Meu nome é Harriet Manners e eu (ainda) sou uma geek! Ter entrado por acaso no mundo da moda não transformou Harriet em uma modelo perfeita da noite para o dia. E nem acabou com seus problemas. Na verdade, parece até que as confusões só aumentaram. Annabel, sua madrasta, está grávida e talvez o bebê tenha tirado literalmente de Harriet seu espaço na casa e até o carinho dos pais. Sua melhor amiga, Nat, foi despachada para a França pela mãe, arruinando os planos das duas adolescentes para o verão. E Harriet ainda luta para não pensar em Nick, mas tirar alguém da cabeça não é tarefa simples. Então, quando surge uma oportunidade de estrelar uma campanha exclusivíssima no Japão, é hora de sacudir a poeira e dar a volta por cima. Mas será que vai dar certo? Pelo jeito, não... A avó de Harriet, escalada para acompanhá-la à Terra do Sol Nascente, praticamente some quando as duas chegam lá. Suas companheiras de apartamento parecem legais, mas a maquiagem esconde segredos e sentimentos que não podem ser revelados. Para completar, Nick está no Japão e aparece em todos os lugares aonde Harriet vai. E ele continua lindo! Harriet está carregando um peso enorme nas costas, mas precisa ser delicada como uma flor de cerejeira se quiser pôr ordem no caos que se instalou em sua vida. Será que a geek favorita de todos vai mostrar do que é capaz? Aperte os cintos e embarque para o outro lado do mundo em uma história para lá de bacana!

Desastre Fashion é segundo livro da série Geek Girl de Holly Smale, publicada no Brasil pela Editora Fundamento, aqui reencontramos Harriet Manners, a garota geek que foi descoberta por uma estilista de sucesso e do dia para noite tornou-se a sensação do momento no mundo a moda.

Ela que não era fã de moda teve que aprender a mesclá-la com o seu universo geek , não foi uma adaptação simples, mas Harriet se saiu bem, até um amor arranjou pelo caminho e agora o que espera-se é vê-la arrasando, sendo a garota popular do momento, mas eis que as coisas não seguiram o rumo esperado. Nick a deixou, ela continua sendo alvo de zombaria na escola e para piorar sua madrasta vai ter bebê, assim seu lugar na família parece estar ameaçado, só uma viagem ao Japão, para trabalhar numa nova campanha, pode salvar as férias, mas lá nossa geek percebe que não importa para onde vá , seus problemas permanecem,  e é hora de encará-los.

A narrativa em primeira pessoa, pela voz de Harriet, continua com a mesma fluidez do livro anterior, é bem pessoal e permite ao leitor dividir cada experiência vivida pela protagonista, mas ao passo que ela não percebe fatos evidentes, nós sim, e ficamos malucos com a forma como ela acaba metida em novas confusões a cada virada de página. É um texto leve e divertido, as reflexões de Harriet e seus planos mirabolantes sempre me fazem dar risada, ao mesmo tempo que fico comovida por sua inocência. Não fiquem surpresos ao aprender fatos curiosos durante a leitura, já que como boa geek que é, ela sempre nos brinda com seu conhecimento nos momentos de maior desespero.

Eu gosto muito desta protagonista, mas não nego que seu desempenho inicial neste livro não foi como eu esperei, imaginei que seria só alegria e realizações, mas não, Harriet passou muito tempo triste e chorosa, eu acreditava que depois de sua experiência anterior ela conseguiria lidar melhor com as armações de outras modelos e com a pressão da carreira. Isso mostra como é importante preparar os filhos para assumir responsabilidades maiores e encarar o mundo, os pais que estavam tão presentes anteriormente, desta vez deixaram a desejar por causa da chegada do bebê, se não fosse pelos amigos nossa geek estaria perdida. Harriet despertou em mim um sentimento de proteção, eu queria muito estar com ela no Japão ajudando a enfrentar os momentos difíceis.

Harriet foi amadurecendo e despertando aos poucos,  mas com desafios, não de maneira simples, o que vi no final foi gratificante, mesmo tendo sentido pena dela boa parte da leitura não nego que a experiência foi positiva, você nem acredita na postura que ela assume no desfecho, mais determinada e segura, preservando seu lado doce e gentil.

Geek Girl é uma série voltada para o público jovem, é bem instrutiva, sem deixar de ser divertida ao mesclar certas excentricidades em sua trama, afinal o mundo da moda não é nada simples. Harriet Manners é uma adolescente como muitas por aí, mesmo que você não seja uma modelo como ela, vai compartilhar de suas inseguranças e medos, pois estas são experiências que toda jovem passa, o primeiro amor, o primeiro coração partido, a chegada de um irmão mais novo e também descobrir o que você quer fazer de sua vida, como dar seus primeiros passos sem ajuda. Amigos e família são bons companheiros, mas algumas coisas só nós mesmos podemos decidir. O final é fechado! Gostei muito espero por mais aventuras desta geek.






2leep.com

10 comentários:

  1. Oi, Cida!

    Ainda bem que, apesar do começo conturbado e lagrimejante, deu tudo certo. Gostei de saber que a protagonista amadureceu durante a narrativa - e que alívio, pois é terrível quando uma personagem que adoramos fica chata e não tenta resolver seus problemas.
    Fiquei interessada em ler essa série, parece ser bem divertida. :)
    Adorei a dica!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Não li o primeiro livro ainda e agora já vejo esse....bom saber que continua bom e divertido, espero ler futuramente....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li o primeiro livro, tenho vontade de ler mas não digo que seria uma prioridade pra mim no momento, mas confesso que estou curiosa pra saber como é essa mistura de Geek com modelo.
    Fico contente em saber que a protagonista cresce, amadurece no decorrer do livro, é triste quando um personagem começa de um jeito e mesmo depois de passar por diversas coisas não muda em nada..

    ResponderExcluir
  4. oi Cida, fico pensando no que deu essa mistura rsrsrs parece bem legal tanto o livro quanto o enredo, nem quero pensar nas confusões de Harriet no Japão
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Só pelo titulo, já me interessei super no livro. Faz o gênero que mais curto!
    O enredo parece ser bem bacana
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cida!
    O Japão é o paraíso dos geeks, fico só imaginando a personagem por lá.
    Ainda não li o livro anterior da série mas quero ler os dois, parecem ser divertidos!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Ganhei o primeiro livro dessa série mas ainda não li, está na minha lista de leitura então espero ler logo, me interessei mais pela sua resenha do segundo livro do que pelas que já li do primeiro, enfim, quando ler talvez mude de opinião!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o primeiro livro, mas desde que fiquei sabendo dele, me interessei. Agora já tem o segundo e eu continuo querendo ler. A vantagem é que não vou ficar na expectativa para ler o segundo volume logo que acabar o primeiro, pois pretendo pegar logo os dois.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. É difícil não se interessar por esse livro quando você (eu) também é uma geek hahah Só que não sou modelo. Ainda não li o primeiro livro, mas sempre quis. O título me chamou a atenção, e as capas de ambos os livros têm um ar divertido. Pretendo ler assim que puder.

    ResponderExcluir
  10. Parece ser bem legal, tanto o enredo quando a ilustração da capa, ainda não li o primeiro livro , me parece interessante ...

    *_*

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!