[Resenha] A Viajante do Tempo

A Viajante do Tempo
Título Original: Outlander (Outlander #1)
Autor(a): Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência            Páginas: 800
Lançamento: 2014                                  ISBN: 9788567296227
capa_Outlander_lombada41mm.indd ||Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?
E se o seu futuro fosse o passado?

A Viajante do Tempo, primeiro livro da série Outlander de Diana Gabaldon, nos apresenta à Claire Randall, uma mulher inteligente e corajosa, que após servir como enfermeira na Segunda Guerra Mundial, foi ao encontro do marido com a intenção de retomar seu casamento. Ela e Frank passaram um longo tempo separados e nesse reencontro resolveram viajar e conhecer mais sobre os ancestrais dele. Em Inverness eles não desfrutaram somente um do outro, mas também da cultura e das lendas locais, Claire literalmente se deixou levar pela magia e num determinado dia, ao visitar um círculo de pedras, foi transportada para outra época, ela não precisava mais ouvir sobre o passado, ela estava lá.

Esta história foi adaptada para as telas e virou um famoso seriado de TV, vi apenas o primeiro episódio e posso dizer que estava sendo bem fiel ao livro, não sei se continuou desta forma, só achei que a Claire e o Frank do livro pareciam mais jovens e com um humor mais evidente, pretendo voltar à assistir agora que li o primeiro volume, estava com medo de spoilers, mas este sentimento deu espaço para a enorme vontade de rever esta aventura.

A narrativa em primeira pessoa , na voz de Claire, é como um diário, de maneira minuciosa ela nos conta sobre cada um de seus momentos, desde a segunda lua de mel com o marido, até seus dias no passado, na verdade o livro é praticamente todo nesta época. Eu achei o texto delicioso e envolvente, mesmo sendo um livro enorme e que não pude ler em poucos dias, não me descontei da trama em momento algum, mesmo intercalado com outras leituras, sua essência permanecia comigo, a ligação com a história e os personagens é grande, a autora ganhou minha admiração por conseguir me manter cativa de tal forma, tive medo de ser uma leitura cansativa, mas não foi, seguir a jornada da protagonista diariamente foi uma experiência intensa.

Nesta história temos um belo romance, incerto e duvidoso, mas inevitável, Claire tem seu coração dividido, há um certo escocês no passado que aquece seu coração, Jamie é um jovem que exala charme, beleza, bondade e honestidade, vive metido em grandes lutas, mas é alguém que você poderia confiar sua vida. A relação dos dois surge do cuidado mútuo e se firma com base em amizade e confiança, mas há uma dúvida na mente dela, de entregar-se ou tentar voltar para o marido. Os caminhos destes dois foram áridos, e por tudo que passaram, torci para que ficassem juntos, mesmo que ela fosse casada eu não via como pudesse estar errado, afinal não havia muita chance de retorno.

Os personagens são muito bem caracterizados, mesmo que a brutalidade dos antigos escoceses seja assustadora e machista, é o que dá credibilidade para a história, pode ser que você ache um absurdo ver como as mulheres eram tratadas, no entanto se a abordagem fosse diferente não convenceria, bem sabemos que nossos direitos vieram com o passar dos séculos.

Claire foi uma excelente protagonista, equilibrada e sensata, não surtou diante de sua situação, foi fria o bastante para seguir adiante, claro que chorou algumas vezes, mas logo se restabeleceu e adaptou-se, foi útil e corajosa. Eu destaco como sua melhor qualidade a língua afiada, adorava suas respostas e debates, é ótimo ver mulheres fortes e determinadas nas histórias, especialmente quando isso desafia costumes que precisam ser extintos.

Não vou falar de todos, mas Jamie merece ser citado, destaquei suas qualidades anteriormente e assumo que fiquei apaixonada pelo rapaz, especialmente pelo toque de inocência que a autora colocou em sua personalidade.

A história é longa e tem como pano de fundo o iminente levante jacobita,  Diana Gabaldon não teve pressa em desenvolver os acontecimento, o livro é dividido em várias partes e em cada uma a vida de Claire entra em nova fase, ela amadurece a cada capítulo e ao aprender sobre aquele tempo, nos ensina também.  Fechei o livro encantada, não vejo a hora de ler sua sequencia, preciso reencontrar Claire e Jamie e saber o que o destino reserva para ambos, espero que menos sofrimento, pois Jamie passou por momentos sofridos aqui. Foi um livro que sempre desejei ler e minhas expectativas foram plenamente atendidas.

Será que ela vai voltar? Vai rever o marido? E se Jamie conseguisse vir para o presente? Tantas perguntas, não faço ideia do que Gabaldon nos reserva.





2leep.com

24 comentários:

  1. Oi Cida, sua linda, tudo bem?
    Fiquei pensando sobre algo que você disse, que você torceu para ela ficar com o Jamie, já que ela não teria como voltar. Não sei, acho que temos que ser fiéis a quem amamos. Então, a questão é: quem ela ama? Eu não conheço o marido dela, mas vou ser sincera, no tempo me que a história se passa, os homens eram verdadeiros heróis, tinham valores que não vemos hoje, então, eu fico com Jamie. E se tem esse diferencial de uma inocência, é porque seu coração deve ser puro e bondoso. Não tem como nãos e apaixonar por ele. Cida, esse livro já está na minha lista, pois adoro o tema viagens no tempo.
    adorei!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta Cila. Quem ela ama? Não pense que a personagem não pensou nisso, e como a resposta pesou em suas decisão num momento decisivo, fou uma parte do livro angustiante.

      Excluir
  2. Oi, Cida.
    Esse livro é um tijolo que dá até preguiça de lê-lo, mas tenho certeza que ele será bem agradável na leitura.
    Outra coisa também que deve ser boa é a série.
    Não vejo a hora de acompanhar.
    Gostei muito da resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É grande mesmo, por isso demorei para terminar a leitura, mas é tão gostoso, que mesmo com tantas páginas você não fica cansado da história.

      Excluir
  3. Confesso que estou louca pra ler essa série de livros! Já tinha ouvido falar antes do seriado começar e achei bem interessante. Depois que o seriado começou então…Vi alguns trailers antes de saírem os episódios e fiquei ainda mais na vontade. Só não comecei a ver o seriado ainda, porque quero ler ao menos o primeiro livro antes de assistir, pra ter uma ideia de como ficou a adaptação e tal. Sempre acho mais interessante ter um contato com a leitura primeiro.
    E nossa, o que dizer sobre a Escócia? Isso só deixa o enredo ainda mais interessante, pois é um dos países que mais tenho vontade de conhecer.
    Fiquei feliz em saber que o livro é bem descritivo. É um aspecto da escrita que aprecio muito.

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. o único problema para mim é que acho essa série longa demais! dá um desanimo ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tô louca para ler Outlander. Uma amiga me indicou no final do ano passado, daí a primeira coisa que fiz foi assistir a série. Me apaixonei pelos personagens, então mal vejo a hora de ter os livros em mãos. E ainda tem o fato de que são enormes, né? Me empolgo demais com livros grandes. KKKKKK
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oie Cida =)

    Eu também terminei a leitura desse livro encantada com a história. Por mais que alguns capítulos sejam "cansativos", a forma com a autora estruturou o enredo faz com que a gente queria ler sempre mais.

    Quero muito saber com essa história termina também *-*

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Sou encantada,apaixonada por essa série! Primeiro tive contato com história criada por Gabaldon pelo seriado,mas a vontade de ler o livro era imensa, então comprei o mais rápido possível e não me decepcionei! Mds.. Como é lindo o amor desses dois, a coragem de Claire é imensa e o coração de Jamie é grande e bondoso demais!! As páginas são muitas mas a história é tão crível que dá vontade que tivesse mais um pouquinho.. kkk A Libélula no Âmbar está na minha listinha e com o coração a flor da pele para as reviravoltas que esta história vem trazendo para nos deixar roendo as unhas :D ..
    Bjoos *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainara! A relação dos dois é muito bela, acredito que a ligação dos dois e sua cumplicidade, forjadas de momentos tão tensos, foi o que me cativou mais.

      Excluir
  8. Oi, Cida! Tudo bem?
    Mulher, quero tanto ler esse livro! Você só conseguiu me deixar mais curiosa ainda. Porém, a quantidade de páginas dele me assusta tanto. Digo isso porque, se eu não gostar da leitura, não vou ter coragem para abandoná-la (nunca fiz isso) e provavelmente ficaria um mês para lê-lo. Já pensou? Um mês empacada com um tijolinho literário?

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Cidaaaaaaaaaaa do céu!!

    Quando vi que tinha postado essa resenha, tive um surto, sempre tenho e sempre terei. Adoro ler as resenhas das colegas blogueiras sobre este livro, que está no meu top 10 da vida!!! <3

    Eu me apaixonei pelo livro e pela série ano passado, fiquei fissurada, ansiosa, louca UHAUHSAHU e acredito que isso nunca mais vai passar. Eu amo livros históricos, tem um pouquinhoooo de ficção nele com a viagem no tempo, e um romance maravilhindooooooo né? *suspiro*

    Jamie e Claire são personagens que se destacam pelo realismo, isso é o ponto forte e espere muito do segundo livro porque é tão bom quanto o primeiro, eu te garanto!! Meu coraçao foi quebrado de novo e de novo hahaha

    Ansiosa pela sua resenha do próximo!! E eu amei e super curti e aprovei sua resenha, ficou perfeita!

    Beijo!! Vou dormir desejando voltar no tempo também hahaha

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já leu o segundo não é? Não fala assim que vou sair pra comprar já, rss. Mas calma, antes vou ver a primeira temporada do seriado, aí sim retomo a leitura, mas pelo visto e pela sua empolgação, é melhor ainda. Quem não quer viajar e encontrar um Jamie.

      Excluir
  10. Olá Cida,

    Esse livro está na minha lista de desejados, mas não sabia o tamanho dele até dias atrás quando fui na Saraiva, enorme, mas com tantas resenhas positivas isso é o que menos importa....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro o tema de viagem no tempo, mas não senti muita sintonia com esse livro, todo mundo fala super bem dele mas eu não consegui ter vontade de ler.. então vou começar pelo seriado, vou ver alguns episódios e ver no que que da.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, retiro o que eu disse anteriormente, estou assistindo a série e amando.. preciso desse livro pra ontem..mas pelo que pesquisei é uma série enoorme chega me da uma dor no coração.

      Excluir
    2. Oi Amanda! Que legal! Bom saber que você deu uma oportunidade para a história e valeu a pena. Obrigada por vir aqui compartilhar. Bjos!!!

      Excluir
  12. Oi Cida, tudo bom?
    A primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro foi a viagem no tempo e depois fiquei mais interessada porque é uma narrativa fluida e rápida. Acredito que poucos autores conseguem envolver o leitor dessa forma e fico curiosa para conhecer a história. Espero ler em breve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já li muitas coisas boas dessa série, porém tenho apenas um receio de ler: o tamanho. Sempre amei ler livros grossos, mas de um tempo para cá estou meio com preguiça desse tipo de livro, tenho a impressão de que a história não acaba nunca. Ganhei a coleção da guerra dos tronos do meu namorado em setembro do ano passado, e li apenas os dois primeiros, o seriado volta em abril e eu queria saber o que vai acontecer pelos livros mas ainda não cheguei lá. Está muito dificil para mim ler livros grossos.
    Enfim, quando isso passar, quero ler essa série.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga, tudo bem?

    Outlander é perfeito né? Li recentemente e adorei esse mundo da Diana. Acompanho a série e posso dizer que está fiel, tem algumas diferenças mas o essencial até agora estar lá. Jamie é muito perfeito. Eu goste de Claire na série de tv e do Jamie, eles tem um química excelente. Já quero ler o próximo livro.

    Beijos
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  15. Estou doida pra ler esse livro, curto muito história sobre viagem no tempo, estou amanda série de TV e cada resenha que leio desse livro me deixa ainda mais ansiosa em conferi isso tudo.

    ResponderExcluir
  16. Eu só não li Outlander ainda porque fiquei intimidada, o livro é muito enorme hahaha Preciso criar um pouco de coragem e diminuir a lista de leituras futuras. Acho que vou acabar assistindo a série primeiro...

    ResponderExcluir
  17. Essa série é enorme, acho que vou desistir dela, preciso criar coragem p ler...^^

    ResponderExcluir
  18. Essa série é enorme, acho que vou desistir dela, preciso criar coragem p ler...^^

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!