[Resenha] Estudo Independente

Estudo Independente
Título Original: Independent Study (The Testing #2)
Autor(a): Joelle Charbonneau
Editora: Única                      Páginas: 320
Lançamento: 2014               ISBN: 9788567028347
estudo independente ||Compare & Compre||     ||Skoob||  ||Goodreads||
Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio ou proteger a si mesma e as pessoas que ama,  ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.
Estudo Independente, segundo volume da série distópica O Teste, de Joelle Charbonneau, nos leva de volta ao mundo de Malencia Vale (Cia).  Ela está relativamente bem após a conclusão do teste e de ter sido aceita da universidade, a garota passou por poucas e boas e quase morreu numa sequencia de provas onde teve que ter sangue frio, mente de estrategista e muita coragem, mas quem pensa que isso tudo foi guardado como experiência de vida, engana-se, aqueles que sobreviveram tiveram suas memórias apagadas e acreditam que são apenas jovens universitários, contudo Cia deixou uma gravação para si, revelando a verdade sobre o que viveu, mesmo que não lembre de nada, suas próprias palavras são uma perturbação constante, uma afirmação de que nem tudo que parece, é. Ela vive num local de fingimentos e constante risco de vida. O pior ainda está por vir, a universidade é nada mais, nada menos, que a continuação do martírio do teste, ou seja, a vida de todos não está garantida. O fracasso tem um preço muito alto.

O livro é narrado em primeira pessoa por Cia, que nos passa através de cada uma de suas palavras, não só os detalhes de tudo que a cerca, mas também uma infinidade de sentimentos conflitantes que fazem parte de sua vida. Ela vive em uma eterna corda bamba, é assombrada por pesadelos recorrentes de morte e traições e tem que lidar diariamente com a tensão de se superar a todo momento, ser bom não basta, é preciso ser excelente. Mas para quem foi criada em uma família grande e amorosa, estar neste momento no meio de pessoas as quais não pode confiar, é o mais enervante de tudo. No entanto, nossa garota é boa e ainda acredita que os outros também possam ser, embora eu admire sua coragem e força, fico irritada com tanta ingenuidade e boa fé, muitas vezes eu desejei que Cia fosse mais maliciosa, menos boazinha.

Este segundo livro mostra cenas violentas e surpresas como o anterior, mas as jogadas políticas são o foco principal e Cia está no centro de tudo. Ao ser designada para um estágio com a presidente da nação, acaba envolvida com rebeldes e com um possível golpe de estado, algo que visa por fim no teste. A crítica social é forte, Cia percebe que a sociedade em que vive é regida por leis injustas, privilegiando poucos cidadãos. Vivendo no coração do poder, vê a injustiça das leis, que ao passo que punem uns, são moldadas para favorecer outros.

A autora conseguiu manter a trama interessante e com uma narrativa fluida, a aflição que senti na leitura do primeiro permaneceu, um medo crescente a cada nova página, mas se antes era por não desejar nosso mundo desta forma, agora foi pela vida de Cia, eu sentia que algo ruim ia acontecer com ela, pois assumiu tantos riscos, se colocou em tantas situações perigosas, que acreditei que ou seria traída e morta, ou descoberta por um erro bobo, devido ao cansaço e a pressa de salvar o mundo.

Os jovens desta série são ”jovens-velhos”, pois tiveram uma vida tão difícil, que seu amadurecimento foi precoce, você se surpreende com o grau de conhecimento e o comportamento de cada um, não existe espaço para brincadeiras leves, para lazer, é uma vida muito dura. Embora Cia encontre espaço para um romance, eu ainda não me convenci que sua relação com Thomas seja algo bom, não gosto do rapaz, não confio nele e fico sem entender como Cia, uma garota tão esperta, que procura ver tudo por vários ângulos, seja tão cega quando o assunto é coração. Eu não acredito no sentimento de amor deles, é mais como uma tábua de salvação, Thomas veio do mesmo lugar que ela, é familiar, cômodo. Queria que Cia vivesse um amor de tirar o fôlego.

Cada acontecimento do livro nos conduz para um final onde grandes revelações serão feitas e teremos mais perdas significativas, uma em especial me deixou muito triste. Cia vai finalmente sujar as mãos e apegar-se mais ainda ao seu idealismo, pois será daí que conseguirá tirar forças para seguir em frente. É um círculo que se fecha e não há para onde ir, confesso que achei o desfecho corrido, a autora poderia ter se aprofundado mais em cada cena, eu que vinha cheia de ansiedade e medo, pisquei e o livro tinha acabado. Como assim?! Tudo foi muito rápido e Cia sozinha, sem saber o que fazer.

Gostei, a série é ótima, mesmo com estas ressalvas, o enredo é instigante, complexo e inteligente,  você fica sem unhas durante a leitura. Que venha o próximo sem demora.



Confira a resenha do primeiro livro.


2leep.com

49 comentários:

  1. Oi Cida,
    poxa não li o primeiro ainda, mas adoro saber que a historia continua boa.
    Acho que vou gostar da série.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cida..
    Tenho enorme vontade em ler a série. Tenho visto muitos elogios por ai..
    Gostei de conhecer mais de Cia. Espero ler a obra em breve.
    Ótima resenha como sempre, você escreve muito bem menina.rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cida, acho todo o enredo do livro muito louco e creio que mesmo se tivesse a oportunidade não leria!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Cida =)

    Ainda não li o primeiro livro dessa série, mas já ouvi ótimos comentários inclusive dizendo que é uma das melhores séries de distopia dos últimos tempos. Espero poder conferir por mim mesma em breve.

    Ótima resenha =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. Eu gostei do que li na resenha, mesmo que eu já esteja de saco cheio de distopias (e isso foi após terminar o último livro de Jogos Vorazes, que parecia nunca terminar), eu vou uma chance a esse, porque eu tenho uma forte impressão de que esse será tão bom quanto Legend (meu favorito desse gênero). O que eu não gostei de ler foi que parece que não tem muito romance e que o relacionamento dos dois é bem fraco! É uma pena, porque acho que é o romance que deixa o livro mais completo. Mas mesmo assim eu vou ler, porque já li livros sem qualquer romance envolvido na história e amei.

    ResponderExcluir
  6. Ai Cida!!! E eu não consegui ler o primeiro ainda :(
    Morrendo aqui.
    Acho que vou mergulhar nos dois logo!!
    Depois da sua resenha, mas principalmente, dos seus elogios e também por tê-los chamados de jovens-velhos... são tantas coisas... Ahhhhhhhhhh preciso ler!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cida!
    Não tenho muita vontade de conferir essa série. Possivelmente não me agradaria.
    A premissa não me deixa curioso, sabe? Entendi bem sua opinião e fico feliz que tenhas gostado. E sobre o romance, acho que entendo. Pareceu-me insosso, é isso?
    Ótima resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Cida!
    Só vejo elogios à essa série. Não li muitas distopias mas me parece que essa é muito boa, diferente. Não li nem o primeiro ainda então não tenho muito o que falar. Mas é bom saber que os personagens amadurecem nesse segundo livro, gosto disso. beijos

    ResponderExcluir
  9. Heey!

    Minha flor, eu sou louca pra ler essa nova série, amo distopias. Mas ainda não tive esse prazer, portanto não li a resenha pra não estragar as surpresas do primeiro livro. Dei só uma espiada na nota, pra conferir se era bom ou não. Tenho trauma de segundo livro! Kkkkkk

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Cida! Tudo bem?
    Ótima resenha! Mesmo eu não tendo lido o primeiro livro, fiquei bem empolgada lendo seus comentários sobre o segundo volume. Vou dar mais uma pesquisada sobre a série para, talvez, adicioná-la à lista de leituras futuras! =D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Cida, tudo bem?
    Ótima resenha! Mesmo eu não tendo lido o primeiro livro, fiquei bem empolgada lendo seus comentários a respeito desse volume. Vou pesquisar mais a respeito pra decidir se coloco essa série na lista de futuras leituras. =D
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Cida!

    Gosto bastante de distopias, mas essa não me interessou muito. Vou esperar pelo próximo volume para decidir se leio ou não.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Cida!
    Gosto bastante do gênero mas pra mim ta ficando cada vez mais genérico, essa parece uma mistura das já conhecidas kkkkk
    Mesmo assim me chamou a atenção, boa resenha

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida <3

    Mesmo com as ressalvas, estou louca para conferir esta série. Só tenho ouvido bons comentários, e estou bem curiosa. Estou com o primeiro livro aqui para ler, espero ter um tempinho para ler logo =)
    Ótima resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  15. Terminei recentemente o primeiro livro e meu Deus ! Que livro ! Me senti exatamente como você, angustiada o livro todo. E também sou meio desconfiada do Thomas ... pra mim ele não é coisa boa. Estou muito ansiosa para a continuação e sua resenha só me deixou mais louca ainda xD Preciso arranjar dinheiro para comprar ele em breve !

    Beijos,

    - Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo está lendo esse livro pelo que tenho visto. Ainda não li nenhum livro da série, mas estou começando a achar que essa série vale a pena.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oieee Cida, tudo bem?

    Olha, se arrependimento matasse, teria virado caveira! Porque na bienal O Teste e Estudo Independente estavam bem baratos! E lendo sua resenha, fiquei bem afim de ler!
    Não sou mega fã de distopias, porque estamos sendo bombardeados delas, mas essa me interessou, deixou aquela sensação de "você deveria ter esse livro e ler um dia".. Ai ai, agora eu acho melhor ler no Kindle!

    Adorei a resenha Cida, me deixou muito mais afim de ler!

    Beijãooo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Mesmo com suas ressalvas, é bom ver que a série mantém o pique e o interesse do leitor. Ainda não conheço infelizmente!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  19. Ganhei o livro, vou ler e depois volto aqui e faço um comentário jus ao livro.

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito de distopia, ainda não li o primeiro livro dessa série, parece ser ótima!

    ResponderExcluir
  21. Acredito nas distopias e as vejo como um aviso, um pedido de socorro, quase uma premonição maquiada de um futuro eminente, já enfrentamos situações quase que idênticas as encontradas nos livros: batalhamos por vagas em universidades, alguns usando de formas escusas para atingir tal objetivo, nossos governos fornecem o minimo possível para manutenção da vida, e preferem favorecer as elites, entre tantos pontos semelhantes.
    Ainda não utilizamos de armas ou opressão, mas é fato que isso é apenas um passo curto para a realização daquela sociedade encontrada na série O Teste.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li o primeiro livro ''teste'' da TRILOGIA O TESTE kk
    mas sinceramente nem seii porque ainda não tenho a coleção
    e muuito boa! Ate estou participando do sorteio em seu blog pra ver ser ganho

    ResponderExcluir
  23. Com certeza continuarei lendo a série. Pelo que estou vendo, ela continua com uma trama envolvente e cheia de emoção. Gostei de saber que a história ainda continua coerente e sem perder o tema distópico proposto. Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Como ainda não li o primeiro volume, fico contente em ver que a história está se mantendo firme e espero que ela continue assim até o final. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  25. Aguardo para ler esse livro. Pedi para minha amiga me dar de presente. Não sei se vai, mas se não, eu mesmo compro. Quero saber como a Cia está depois da memoria apagada e de ter ouvido a voz dela no Comunicador de Trânsito do Zeen. Estou pirando. Já até virei fã.

    ResponderExcluir
  26. O segundo volume da série não parece deixar a desejar e nem dever nada ao primeiro. É sempre bom saber que o autor consegue continuar nos prendendo aos livros, e essa trama me parece ainda mais instigante que a primeira. Apesar de ainda não ter lido o primeiro livro, estou muito ansiosa com eles, e pretendo ler assim que tiver oportunidade, ainda mais agora perto do lançamento do livro que encerra a trilogia.

    ResponderExcluir
  27. estou lendo o primeiro livro e me apaixonei estou louca pra ler todos :)

    ResponderExcluir
  28. Gente o segundo livro é ainda melhor, vem como uma crescente, muito bom mesmo, li em duas noites, muitoooooooooo bom, louca pra ler logo o terceiro.
    A resenha esta super fiel ao livro, ameeei

    ResponderExcluir
  29. Todas a srenhas que leionsobre a serie são muito positivas.... A anciosiedade de começar a ler esse serie é muitoooo grande!

    ResponderExcluir
  30. muito interessante, quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  31. E eu pensando que com o decorrer da história Cia ia ser mais maliciosa. Porque os personagens estragam um pouco o livro?
    Amo escritas fluidas (quem não?) e fiquei empolgada pra conferir a dessa autora!
    Ótima resenha! Abraços!

    ResponderExcluir
  32. Como ainda não li o primeiro livro, não sei bem das personalidades dos personagens, mas ao ler sua resenha, não sei se irei curtir também o tal romance de Cia e Thomas, mas vamos ver..
    Quanto as perdas significativas já sei que vou sofrer com isso, mas como quase sempre isso acontece nesses mundos distópicos, acho que já estou até me acostumando porque né.. ou não :( hahaha enfim.. estou com altas expectativas em relação a esta trilogia, espero realmente gostar muito/amar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Oi Cida!!!

    Adorei a resenha, mas admito que ainda não li o primeiro livro.....mas mesmo assim estou com muita curiosidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo do livro, de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  35. Estou ansiosa para lê, está na minha lista :)

    ResponderExcluir
  36. Oii Cida! Vou ser sincera, só li um pedaço da resenha, mais pro final. Por que o começo dela tava fazendo alguns spoilerzinhos do primeiro livro. E como não li, não quero muito estragar a estória. Mas pelo que li da resenha, fico contente em saber que os personagens amadurecem bastante e não tem essas piadinhas. É legal umas brincadeiras no tempo certo, mas como é um livro tenso (ao meu ver) não combina brincadeira a toa...Eu acho... Faz uma visita, Cida! http://milleguas.blogspot.com TAMBÉM TEM SORTEIO! ;)

    ResponderExcluir
  37. É uma coleção que estou louuuuuca pra concluir!
    Já tenho O teste aqui e em breve vou solicitar esse!
    As capas estao perfeitas!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  38. Poxa! Ainda não li a série, mas a história parece continuar bem boa. Tô morrendo de curiosidade já! Como será a Formatura?

    ResponderExcluir
  39. ameeei ja ta na minha lista esse livro!

    ResponderExcluir
  40. Tem como não gostar de uma distopia que nos faça ficar tensos e com dúvidas do que vai acontecer?!?! Essa atmosfera pesada, de dúvidas e medos só nos fazem deixar mais ávidos pela história. A Cia me parece ser uma protagonista espetacular, e a história também não fica atrás. Estou louco pra ler essa série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  41. Fiquei ainda mais ansiosa pra ler essa série. Adoro distopia as vezes sinto como se estivéssemos a um passo de uma revolução e uma "ditadura" destas.

    ResponderExcluir
  42. Fiquei muito curiosa para ler essa série, sou fã do gênero distópico, eu li algumas resenhas do primeiro livro, e quero muito ler... Vai entrar com certeza para minha lista de leituras...

    ResponderExcluir
  43. Estou ansiosa para saber o resultado do sorteio! Quero muito ler essa trilogia! Já estou participando!

    ResponderExcluir
  44. Eu quero estes livros me apaixonei pela resenha <3

    ResponderExcluir
  45. Parece ser uma boa leitura, daquelas que prende o leitor até o fim

    ResponderExcluir
  46. Parece ser uma boa leitura, daquelas que prende a atenção do leitor até o fim.

    ResponderExcluir
  47. Oi Cida, pelo visto a sequência veio com tudo...tenho sempre medo do livro 02 de uma trilogia pq sempre são meio parados...mas, vejo que isso não ocorre em Estudo Independente, pois vejo que acontecimentos novo surgem direto nesse livro. Quero muito ter esse livro e assim conhecer mais o Thomas e ver se vou confiar nele ou não... parabens pela resneha.
    bjs

    ResponderExcluir
  48. Estou muito curiosa com esse segundo livro da série e eu também não me convenci tanto assim do amor entre Cia e Thomas,mas quero que eles fiquem juntos,se não acontecer nada trágico nesse caminho.Tomara que neste livro apareça mais alguns dos personagens do primeiro de que gostei muito,como o Michal.E é ótimo saber que a escritora não perdeu a mão nessa continuação.
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário.

Sua participação é muito importante.

Um grande beijo!